Buscar

prova discursiva psicologia FAEL 2020

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Iniciado em
	quarta, 11 Mar 2020, 19:19
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	quarta, 11 Mar 2020, 19:22
	Avaliar
	Ainda não avaliado
Parte superior do formulário
Questão 1
Texto da questão
QUESTÃO A
Três das principais teorias que contribuíram para o entendimento dos processos de aprendizagem são o construtivismo de Piaget, o sociointeracionismo de Vygotsky e a análise do comportamento de Skinner. Embora tais teorias sejam essencialmente diferentes entre si, elas possuem em comum o pressuposto interacionista, ou seja, a ideia de que as interações do sujeito interferem no seu desenvolvimento e suas aprendizagens. 
Baseado nessa afirmação, no material escrito e vídeoaulas da disciplina, elabore um texto com suas palavras que explique por que a biologização do fracasso escolar se trata de um equívoco e contradiz as correntes teóricas citadas. 
Resposta:
A teoria do construtivismo de Piaget remete a concepção de que o processo de aprendizagem acontece de acordo com as interações dos conhecimentos que a criança adquire no meio em que vive e que vai se tornando complexo à medida em que a criança evolui, ou seja, leva em consideração a questão da idade dela em um determinado contexto. O ser humano se constrói a partir de suas experiências com o meio e essas experiências é que faz o sujeito ao amadurecer ter autonomia, questionar, ter capacidade de compreender o que está ao seu redor e se adaptar as novas situações de vida. 
A aprendizagem na teoria socio interacionismo de Vygotsky não se limita apenas ao desenvolvimento das bases biológicas, mas que se constrói a partir do conhecimento que a criança possui e que se amplia, se aperfeiçoa nas relações com outras pessoas mais experientes, ou seja, há uma contribuição dos grupos que mantém comunicação, compartilham informações, experiências, resultando em uma aprendizagem contínua, onde cada processo de aprendizagem possui uma contextualização histórica.
Já na visão de Skinner, a construção do conhecimento é um resultado da experiência e se constitui da organização racional do saber, logo, o ensino é organizado de forma reflexiva, baseada no comportamento final a ser esperado do aluno, ou seja, espera-se que o aluno tenha futuramente um outro comportamento que não é totalmente livre das influências dos ambientes em que ele mais convive ou que é criado, pois em algum momento o aluno irá receber estímulos sejam eles positivos ou negativos em depois será externado por ele, como sendo uma resposta individual ao meio social. Skinner acredita que “Os homens agem sobre o mundo e o modificam e, por sua vez, são modificados pelas conseqüências de sua ação” (SKINNER, 1957, p. 1).
Diante desses conceitos, entende-se que os processos de aprendizagem aqui abordado tem como característica a interação com o contexto social. No entanto, entra em contradição com as definições da biologização, em que muitos tem criticado que o aluno que não demonstra bom comportamento na escola, que não aprender e não tem rendimento é resultado restrito do aluno, sendo que há diversos fatores que influenciam na aprendizagem e comportamento. 
Por isso, que entra em contradição com as teorias mencionadas anteriormente, porque a justificativa é de que o aluno fracassa na escola por conta dos maus funcionamentos de suas funções como sujeito, causando transtorno durante o ensino escolar. Interpretar que o aluno não evolui na escola por causa das disfunções biológicas se torna uma avaliação equivocada, pois se o aluno não consegue ter bom rendimento escolar é devido a fatores internos, biológicos e fisiológicos, os quais necessitam da intervenção de profissionais.
Por exemplo, se uma família não consegue manter a harmonia no seu lar é muito provável que o aluno tenha dificuldade em se integrar e ter afinidade com os colegas, ou se a família comete violência constante, a criança na escola também terá atitudes agressivas, logo, pode-se observar que há fatores que influenciam no comportamento e aprendizagem do aluno começando do seu ambiente é que é criado. Além disso, se a escola não possui uma boa estrutura, não tem condições de propiciar de um ambiente agradável, de fornecer recursos didáticos e o corpo docente ainda fazer uso de metodologias tradicionais, influencia negativamente no desempenho do aluno.
Portanto, não se deve afirmar que o aluno não consegue aprender e ter um melhor desempenho por questões exclusivas dele, mas que seja feito procedimento legais através de profissionais e não julgar de forma precipitada, já que a maioria das escolas públicas não apresentam condições que favoreçam nos processos de ensino-aprendizagem.
 
Referência: 
VARGAS, Ernst A. et al. Análise do comportamento verbal segundo B.F. Skinner: um estudo, 2007. (Artigo) Revista Bras. de Ter. Comp. Cogn., vol. IX, nº 2, Belo Horizonte MG, 2007, p. 175-194. Disponível em:<http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbtcc/v9n2/v9n2a03.pdf>;. Acesso em: 4 de mar. 2020.
Parte inferior do formulário

Continue navegando