Buscar

Prova Final Discursiva - Didática e Formaçao do Professor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Toda avaliação em sua conceituação busca determinar de maneira criteriosa os indicadores que auxiliam na produção e verificação dos conhecimentos adquiridos no ano letivo. Desta maneira, a avaliação sempre vem com uma pergunta a cada profissional da educação: quando e como devemos avaliar os alunos? Para Jorba e Sanmartí (2003, p. 25-26), "toda atividade de avaliação é um processo em três etapas: coleta de informação, que pode ser ou não instrumentada; análise dessa informação e conclusão sobre o resultado dessa análise; tomada de decisões de acordo com a conclusão". Disserte sobre como essas etapas podem e devem ser utilizadas pelo professor em suas avaliações.
FONTE: JORBA, Jaume; SANMARTÍ, Neus. A função pedagógica da avaliação. In: BALLESTER, Margarita. Avaliação como apoio à aprendizagem. Tradução Valério Campos. Porto Alegre: Artmed, 2003.
	Resposta Esperada:
*Na avaliação, o professor deverá utilizar-se das três etapas, pois uma se insere na outra. *No momento em que o professor avalia, inicialmente necessita realizar uma coleta de dados relativo aos alunos, sendo ela diagnóstica para verificar em que nível eles se encontram junto à determinada temática. *Na segunda etapa, o professor realiza a análise dos dados e a partir dele constrói novas estratégias de continuar a construção dos conhecimentos, considerando como importante todos os erros e acertos, identificando-os e buscando solucioná-los no processo de ensino e aprendizagem. *Por último, busca-se tomar decisões ao final dos estudos de um determinado conteúdo, verificando se o aluno absorveu os conhecimentos e, assim, se não os conseguiu, o professor buscará novas metodologias para que ocorra esta interiorização do conhecimento.
	2.
	Segundo Antunes (2009, p. 13-14), o papel do professor pode ser algo positivo ou algo que engessa o processo de ensino e aprendizagem. Isso se caracteriza a partir de uma maneira divertida que o professor que trata o ensino como algo enfadonho é chamado de professauro. Disserte sobre a diferença de um professor e um professauro.
FONTE: ANTUNES, C. Professor e professauros: reflexões sobre a aula e práticas pedagógicas diversas. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
	Resposta Esperada:
*Como professor, busca-se a cada momento ou a cada dia uma oportunidade de aprender e de ensinar junto a meus alunos. *Deve-se manter sempre uma positividade, acreditar que é possível a construção de uma escola em que todos possam ter voz e vez. *Em que os alunos sejam os construtores de seu próprio conhecimento, sendo o professor um mediador deste processo. *Deve-se criar novas situações de aprendizagem, deixando o aluno curioso na busca de mais informações e transformá-las em conhecimento para seu dia a dia. 
*Já o professauro é amargurado, acorda cansado e vê o seu trabalho como um espaço de martírio. *Os alunos são seres desprovidos de inteligência. *Sua função é a de repetir as informações, que se encontram nos livros, não tendo mais necessidade de participar de formações continuadas, pois acredita ser o detentor de todo o saber necessário para repassar aos alunos. Espera a cada dia que chegue o Natal.

Continue navegando