Buscar

PROVA FINAL OBJETIVA Didática e a Formação do Professor AVALIAÇÃO UNIASSELVI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	)
	
	Disciplina:
	Didática e a Formação do Professor ()
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:) ( peso.:4,00)
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Entre os grandes filósofos da educação, encontramos também Froebel, que tinha como base de estudos a infância. Este dizia que a educação na infância servia como base de sustentação para o seu desenvolvimento. Quanto a isso, disserte sobre o porquê de Frobel acreditar ser a infância a base do desenvolvimento educacional.
	Resposta Esperada:
Para Froebel, a infância é a base da educação, pois é a fase em que a criança necessita de maiores cuidados, pois obtendo estes cuidados tanto físicos como psicológicos tenderá a possuir uma vida alicerçada no sucesso. 
Froebel acreditava que é na infância que a criança pode conhecer sua essência boa, dando condições de que assim cuidada não declinará aos escambos do convívio da sociedade.
Sua forma de ver a infância lhe deu o singelo nome de ?Pai  do jardim de infância?, pois as brincadeiras  levavam a criança a se conhecer e a se desenvolver socialmente e, assim, conseguir aprimorar seu caminho para a aprendizagem.
Para Froebel, a criança era a base de sua filosofia, sendo que predominava assim uma ideia humanitária.
	2.
	Toda avaliação em sua conceituação busca determinar de maneira criteriosa os indicadores que auxiliam na produção e verificação dos conhecimentos adquiridos no ano letivo. Desta maneira, a avaliação sempre vem com uma pergunta a cada profissional da educação: quando e como devemos avaliar os alunos? Para Jorba e Sanmartí (2003, p. 25-26), "toda atividade de avaliação é um processo em três etapas: coleta de informação, que pode ser ou não instrumentada; análise dessa informação e conclusão sobre o resultado dessa análise; tomada de decisões de acordo com a conclusão". Disserte sobre como essas etapas podem e devem ser utilizadas pelo professor em suas avaliações.
FONTE: JORBA, Jaume; SANMARTÍ, Neus. A função pedagógica da avaliação. In: BALLESTER, Margarita. Avaliação como apoio à aprendizagem. Tradução Valério Campos. Porto Alegre: Artmed, 2003.
	Resposta Esperada:
*Na avaliação, o professor deverá utilizar-se das três etapas, pois uma se insere na outra. *No momento em que o professor avalia, inicialmente necessita realizar uma coleta de dados relativo aos alunos, sendo ela diagnóstica para verificar em que nível eles se encontram junto à determinada temática. *Na segunda etapa, o professor realiza a análise dos dados e a partir dele constrói novas estratégias de continuar a construção dos conhecimentos, considerando como importante todos os erros e acertos, identificando-os e buscando solucioná-los no processo de ensino e aprendizagem. *Por último, busca-se tomar decisões ao final dos estudos de um determinado conteúdo, verificando se o aluno absorveu os conhecimentos e, assim, se não os conseguiu, o professor buscará novas metodologias para que ocorra esta interiorização do conhecimento.
Parte inferior do formulário

Continue navegando