Buscar

teste conhec aula 5 antropologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Teste antropologia aula 5 - 1
	Foi a denominação dada pelo sociólogo comunista Karl Marx juntamente com Friedrich Engels para designar o confronto entre a burguesia e o proletariado, consideradas classes antagônicas e existentes no modo de produção capitalista:
	
	
	
	Massa
	
	
	Luta de Classes
	
	
	Proletariado
	
	
	Alienação
	
	
	Mais Valia
Entre as noções desenvolvidas por Marx e Engels no Manifesto do Partido Comunista, de 1848, destaca-se que
	
	
	
	o capitalismo é um modo de produção que reduz tudo ao econômico e por isso não deve ser estudado a partir de outras dimensões, como a política e a ideológica.
	
	
	a história das sociedades tem sido a história da luta de classes, que no regime social capitalista tende a se polarizar em duas classes antagônicas: a burguesia e o proletariado.
	
	
	a união dos proletários deve ser meramente sindical, pois a única luta possível no capitalismo é a econômica, o que exclui a necessidade de militância política.
	
	
	os fenômenos sociais decorrem de causalidades econômicas inevitáveis, o que torna desnecessária a resistência revolucionária fora de momentos de crises financeiras.
	
	
	Nenhuma das alternativas.
Os operários que, desprovidos da propriedade das fábricas e dos meios de produção, "vendiam" aos burgueses, donos destes estabelecimentos, o único bem que possuíam, que seria a sua força de trabalho. Assim, neste modo de produção, como afirmava Marx, as principais contradições seriam aquelas existentes entre a burguesia "dona dos meios de produção" e o proletariado, que compreenderia os operários e trabalhadores de um modo geral.
Esta definição se refere ao modo de produção:
	
	
	
	Socialista
	
	
	Feudal
	
	
	Capitalista
	
	
	Escravista
	
	
	Imperial
Consideramos que é progressista, sã e legitima a tendência da indústria moderna de incorporar as crianças e os jovens para que cooperem no grande trabalho da produção social, embora sob o regime capitalista ela tenha sido deformada até chegar a uma abominação. Em todo regime social razoável, qualquer criança de 9 anos de idade deve ser um trabalhador produtivo, do mesmo modo que todo adulto apto para o trabalho deve obedecer à lei geral da natureza, a saber: trabalhar para poder comer, e trabalhar não só com a cabeça, mas com as mãos (MARX, Karl apud RODRIGUES, Alberto Tosi. Sociologia da educação. 6. ed. Rio de Janeiro: 2007, p.44). De acordo com o pensamento de Karl Marx, qual relação é possível estabelecer entre o trabalho produtivo e o ensino nas escolas?
	
	
	
	A entrada das crianças e dos jovens no mundo do trabalho deveria ser proibida por lei, pois o trabalho é uma atividade abominável e deformadora do ser humano.
	
	
	Caberia às escolas fornecer a formação intelectual e física das crianças e jovens, pois a formação para o trabalho seria uma responsabilidade das fábricas.
	
	
	As fábricas deveriam assumir o papel de educar as crianças e os jovens, reservando o ensino escolar somente para quem não tivesse a necessidade de trabalhar.
	
	
	A formação integral do indivíduo decorreria de uma combinação entre o trabalho produtivo e o ensino escolar, respeitando-se a faixa etária das crianças.
	
	
	A decisão de combinar da forma mais conveniente o trabalho produtivo e o ensino escolar é uma decisão familiar, não cabendo ao Estado qualquer tipo de ingerência.
Para Marx era fundamental que todos os indivíduos combinassem educação intelectual, educação profissional e educação física, na sua formação. Com esse tipo de educação Marx esperava que todos os indivíduos se tornassem:
Marque a opção que não está de acordo com a ideia de Marx.
	
	
	formados harmoniosamente dividindo seu tempo entre o trabalho manual.
	
	
	integralmente desenvolvidos na capacidade intelectual e física.
	
	
	capazes de desenvolver diferentes tarefas e atividades sociais.
	
	
	dsesenvolvidos somente nas capacidades físicas.
	
	
	valorizados pela superar da divisão entre trabalho mental e trabalho manual.
Na sua concepção materialista de sociedade, ele afirma que "a estrutura de uma sociedade qualquer reflete a forma como os homens organizam a produção social de bens". Esse pressuposto que envolve as forças produtivas e a relações sociais pertence ao pensador: Marque a única opção correta
	
	
	
	Augusto Comte.
	
	
	Pierre Bourdieu.
	
	
	Karl Marx.
	
	
	Émile Durkheim.
	
	
	Max Weber.
As sociedades modernas são complexas e multifacetadas. Mas é com o capitalismo que as divisões sociais se tornam mais desiguais e excludentes. Marx já observava que é conflito entre as classes que move a história. Assim sendo, para o referido autor, em qual das opções abaixo se evidencia uma característica de classe social?
	
	
	
	A ação política dos indivíduos nas sociedades hierarquizadas.
	
	
	A função social exercida pelos indivíduos na sociedade.
	
	
	A identidade social, cultural e coletiva.
	
	
	A posição que os indivíduos ocupam nas relações de produção.
	
	
	O status social e cultural dos indivíduos.
	
		8.
		A transformação de um tipo de sociedade para outro, ou de um modo de produção a outro, se dá por meio dos conflitos abertos entre a classe dominante e as classes exploradas num determinado período. Assim, de acordo com Marx, a história humana é uma história das:
	
	
	
	conquistas libertadoras
	
	
	eleições democráticas
	
	
	lutas partidárias
	
	
	Lutas entre as classes.
	
	
	políticas públicas

Continue navegando