Buscar

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - questionario sanção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO – QUESTIONÁRIO
Marianna Costa Morato
Prof. Ênio Xavier
A base para a resolução do tema proposto está inserida no texto do CAPÍTULO VII SANÇÃO E COAÇÃO - A ORGANIZAÇÃO DA SANÇÃO E O PAPEL DO ESTADO da obra Lições Preliminares do Direito
1- Quais as duas acepções diferentes do termo técnico “Coação” empregado pelos juristas, conforme informado por Miguel Reale?
O termo “coação’’ tratado por Miguel Reale terá dois significados, sendo o primeiro deles mais genérico configurado no art. 151 do Código Cívil de 2002 e que corresponde “à violência, à força que, inferindo, vicia o ato jurídico”. Seu segundo significado usa o próprio direito como arma de força para garantir seu cumprimento. 
2- O que são as "sanções" e qual a importância destas no cumprimento das normas?
Sanção é toda regra, seja religiosa, moral, jurídica ou de etiqueta, que são formadas e estabelecidas pela sociedade para serem cumpridas - sanções garantiriam que tais regras seriam cumpridas. Sanções de ordem moral (remorso, arrependimento) é de suma importância para o cumprimento de normas, uma vez que alem da censura pessoal do individuo, este seria mal visto diante do grupo social que esta inserido. 
 3- Qual o papel do Estado na aplicação das “sanções”?
O estado deve aplicar sanções para bom funcionamento da sociedade e para isso detém o monopólio da coação podendo assim distribuir a justiça de acordo com cada caso. É assim que serão decididas as penas de acordo com as circunstâncias legais de cada pais – seja a perda de um imóvel, da liberdade no caso de prisão ou mesmo a própria vida.

Continue navegando