Buscar

TRABALHO FILME

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE AVALIATIVA
FACULDADE UNINASSAU- REDENÇÃO- TERESINA- PI
DISCIPLINA: PSICOLOGIA EM SAÚDE; 1° PERÍODO FISIOTERAPIA NOITE (TURMA CONTRAFLUXO)
PROFESSOR: PEDRO WILSON RAMOS
ALUNA: DANYELE HOLANDA DA SILVA- 20006563
TRABALHO SOBRE A CORRELAÇÃO DO FILME GATTACA: UMA EXPERIÊNCIA ADQUIRIDA COM A DICOTOMIA INATO ADQUIRIDA.
	Inato é uma expressão referente ao debate acerca da importância relativa das faculdades inatas de um indivíduo versus suas experiências pessoais, em ser a causa determinante de seus traços físicos ou de comportamento. Inato seriam todas as características que o indivíduo em geral nasce, sejam elas predispostas geneticamente ou congênito. Adquirido seriam todas as características adquiridas pelo indivíduo ao longo de sua vida, sejam em aspectos culturais, sociais, etc.
	O filme Gattaca, retrata a história, de um tempo onde a genética é tão avançada, que no ato do nascimento de uma pessoa, é possível prever toda a vida, características que ele terá, doenças, comportamentos, expectativa de vida.
	A história acontece quando um casal tem seu primeiro filho, Vincent Freeman, vindo através de uma fecundação convencional, e ao nascer, o teste do “pezinho”, em virtude de avanço da tecnologia, já mostra informações de comportamento, do bebê, e que o mesmo teria pouco mais de 30 anos de expectativa de vida, além de 99% de chances de ter problemas cardíacos, resumindo: diante da oportunidade, os pais dessa época sabendo que as crianças concebidas naturalmente corriam o risco de apresentar traços genéticos inesperados, acabavam optando pela procriação em laboratório, pois teriam a oportunidade de escolher as características que gostariam que seus filhos tivessem, criando desta forma seres perfeitos aos seus olhos e aos olhos da sociedade também.
	Como “a moda pegou”, em decorrência do próprio comportamento, essa sociedade futurista acabou dividida em duas castas. Uma era composta por seres perfeitos que eram criados em laboratório e tinham performance para ter os melhores empregos e ocupar os melhores cargos, e a outra era constituída pelos “inválidos”, seres imperfeitos, naturalmente concebidos, e que tinham predisposições genéticas para doenças e deficiências físicas e mentais.
	Essa diferenciação entre seres perfeitos e imperfeitos levou esses cidadãos classificados como “inválidos” a não terem a mesma oportunidade que os perfeitos, fazendo com eles ocupem os setores menos privilegiados da sociedade.
	Vincent seguiu seu sonho sozinho, indo contra familiares e sociedade. Apesar de ter sido uma fraude, Vincent mostrou coragem e capacidade, enfatizando que ele também era capaz apesar de não ter os parâmetros de materiais biológicos que a sociedade exigia. Ele tentava, lutava e não desistia até conseguir, vencendo seu irmão em uma corrida de natação. No filme mostra também a sensibilidade de pessoas, nascidas artificialmente, em relação aos inválidos e Vincent, como Jerome, que se sentia orgulhoso de Vincent, a amiga de Vincent, Irene Cassini e Dr. Lamar que, ao saber de sua verdadeira identidade, não o entregou. 
	Essa ficção científica é muito importante para um público, em geral , mas principalmente, para estudantes e atuantes da área de saúde, mostrando que a genética ilimitada pode prejudicar a sociedade, esquecendo-se de que os seres humanos, além de ser racionais, são sentimentais, e não apenas uma máquina de produzir e realizar ciência.

Continue navegando