Buscar

Avaliação em Temas Transversais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Maria das Montanhas dos Santos Bispo (2076816)
	
	Disciplina:
	Temas Transversais (EDU08)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:513413) ( peso.:1,50)
	Prova:
	17329910
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A produção do conhecimento escolar crítico requer que a teoria anunciada na forma conceitual se transforme em ações no contexto de vida do aluno para alcançar uma visão crítica que move o seu agir no mundo para superar a visão fragmentada da realidade. Sobre a perspectiva dessas ideias, avalie as asserções a seguir:
I- A concepção crítica de conteúdo fundamenta-se na relação entre o saber cotidiano do estudante, suas condições existenciais e o saber metódico já produzido. O produto dessa relação constitui sínteses qualitativamente melhoradas. 
PORQUE
II- Pela reflexão crítica da realidade presente, o estudante busca organizar um novo saber na forma de teorias explicativas que identificam contradições e buscam sua superação com posturas concretas renovadas diante do seu contexto de vida.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 b)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	 c)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	 d)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
	2.
	A Educação de Jovens e Adultos (EJA) traz seus sujeitos impressos em seu nome e isto não é à toa. São justamente esses sujeitos com toda sua diversidade e heterogeneidade que demarcam as especificidades da modalidade. É a partir deles que a EJA vem sendo pensada no campo acadêmico, de maneira que uma proposta curricular adjacente a essas questões traga como pressuposto teórico o legado da Educação Popular, em que educador e educando entrelaçam uma postura dialógica. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- As especificidades dos alunos da EJA precisam ser consideradas e avaliadas constantemente, com intuito de que os conhecimentos trabalhados em sala de aula sejam significativos.
II- Os pressupostos teóricos e a proposta curricular da EJA são os mesmos da alfabetização nas séries iniciais, de modo que os jovens e adultos recuperem os conhecimentos aos quais não tiveram acesso em idade regular.
III- A relação dialógica entre professores e alunos potencializa o processo de ensino-aprendizagem ao dar espaço para a diversidade e heterogeneidade presentes nas salas de aula.
IV- O legado da Educação Popular deve nortear a proposta curricular da EJA numa perspectiva compensatória, de modo a favorecer indivíduos que não obtiveram sucesso na educação regular.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	3.
	A sociedade passou e passa por diversas transformações e a educação também participa deste movimento. A hierarquização do sistema educacional também é construído. Com isso, cria-se as categorias que se caracterizam por quais profissionais?
	 a)
	Xamã, advogados, arquitetos e pastores.
	 b)
	Médicos, professores, sacerdotes e ceramistas.
	 c)
	Policiais, freiras, empresários e legisladores.
	 d)
	Guerreiros, professores, reis e sacerdotes.
	4.
	Na sociedade atual, o pedagogo, ao organizar e/ou mediar o planejamento das ações pedagógicas nas instituições de ensino, seja na gestão administrativa escolar, na coordenação, supervisão, orientação educacional ou na docência, deve promover ações que contemplem as discussões propostas pelos Temas Transversais, devido a sua relevância na vida social dos sujeitos. Sobre a justificativa desse papel do pedagogo no planejamento, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Priorizar as peculiaridades regionais em detrimento de uma cultura nacional, elaborando e implementando projetos, cujos temas transversais foram previamente definidos pela direção da escola.
	 b)
	Utilizar estratégias pedagógicas centradas em um currículo disciplinar e homogeneizante, que desconsidera as relações entre as diversas áreas do conhecimento.
	 c)
	Promover a cooperação institucional, por meio de parcerias e programas que apoiam propostas pedagógicas que atendem à realidade.
	 d)
	Estabelecer objetivos pedagógicos e orientações didáticas capazes de desenvolver atitudes e valores que transcendam o âmbito específico das disciplinas, com a finalidade de promover a formação crítica e reflexiva do cidadão.
	5.
	Os Temas Transversais não se encontram somente em uma disciplina, mas são partes do comprometimento com o educar, perpassando por todas as áreas. Sobre o objetivo dos Temas Transversais (Transversalidade), assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Eliminar todas as disciplinas e organizar um novo currículo.
	 b)
	Incluir temas, não apresentados no currículo convencional.
	 c)
	Organizar as disciplinas da área das humanas.
	 d)
	Eliminar somente as disciplinas da área das exatas.
	6.
	As propostas interdisciplinares e a transversalidade surgiram a partir da necessidade de questionar a fragmentação dos conhecimentos na escola a partir do currículo. Essa fragmentação do saber está pautada nos princípios da ciência. Sobre esses princípios, analise as opções a seguir:
I- Positivista.
II- Marxista.
III- Cartesianista.
IV- Extrativista.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a opção III está correta.
	 b)
	As opções I e IV estão corretas.
	 c)
	As opções II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a opção I está correta.
	7.
	As escolas brasileiras não têm um único jeito de ensinar sobre gênero e sexualidade; pesquisas evidenciam currículos e práticas pedagógicas e de gestão marcadas pela discriminação. Distinções sexistas nas escolas, na chamada, nas filas de meninos e de meninas, nos uniformes, no tratamento e nas expectativas sobre alunos ou alunas, tolerância da violência verbal e até física entre os meninos, representações de homens e mulheres nos materiais didáticos, abordagem quase exclusivamente biológica da sexualidade no livro didático, estigmatização referente à manifestação da sexualidade das adolescentes, perseguição sofrida por homossexuais, travestis e transexuais, evidenciam o quanto a escola (já) ensina, em diferentes momentos e espaços, sobre masculinidade, feminilidade, sexo, afeto, conjugalidade, família. Nesse contexto, para construir uma prática pedagógica que promova transformações no sentido da igualdade de gênero a partir do respeito às diferenças, o que se espera da escola?
FONTE: http://www.spm.gov.br. Acesso em: 11 jul. 2017.
	 a)
	Refira-se à questão de gênero de forma tangencial, suficiente para promover vivencia menos intransigente e mais equânime entre homens e mulheres.
	 b)
	Se valha das diferenças sexuais naturais entre meninos e meninas para conduzir a classe e manter a disciplina.
	 c)
	Realize atividades em seu cotidiano que definam para as crianças o que é masculino e o que é feminino.
	 d)
	Incorpore o conceito de gênero nos diferentes componentes do currículo de maneira transversal.
	8.
	Para os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN -, os princípios passam a ser considerados instrumentos que dão validade e se adéquam a uma sociedade mais justa e cidadã. Frente a isso, sobre os princípios que orientam os Temas Transversais, analise as afirmativas a seguir:
I- Respeito aos direitos humanos; garantia a todos a mesma dignidade; participação como princípio democrático; corresponsabilidade pela vida social.
II- Respeito mútuo nas relações interpessoais; igualdade de direitos; trazer a noção de cidadania ativa; partilhar as responsabilidades pelo destino da vida coletiva.
III- Participação de segmentos da sociedade com a representação única de políticas tradicionais; responsabilizar o governo como prioritário na manutençãodo sistema.
IV- Considerar o princípio da equidade; alcançar a igualdade socioeconômica; compreender a sociedade com suas diferenças de classe, etnia.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	9.
	Placedemônio Pedarete apresenta-se para ser admitido ao conselho dos trezentos; é recusado; volta satisfeito por ter encontrado em Esparta trezentos homens mais dignos do que ele. Suponho que essa demonstração era sincera; é de se acreditar que era. Eis o cidadão. Uma mulher de Esparta tinha cinco filhos no exército e aguardava notícias da batalha. Chega um hilota; ela pede-lhe, trêmula, informações: "Vossos cinco filhos morreram". - Vil escravo, perguntei-te isso? - "Alcançamos a vitória!" A mulher corre ao templo, onde rende graças aos deuses. Eis a cidadã.
Tendo como referência o texto apresentado e a noção de verdadeiro cidadão desenvolvida por Rousseau, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Rousseau acredita que a educação realizada pelas boas instituições consegue desnaturalizar o homem e torná-lo um verdadeiro cidadão.
PORQUE
II- A natureza é de grande violência e os instintos naturais precisam ser contidos pela educação, para que ele atinja a condição de civilidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ROUSSEAU, J. J. Emílio ou da Educação. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1973.
	 a)
	As asserções I e II são proposições falsas.
	 b)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é um a proposição falsa.
	 c)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	 d)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	10.
	De acordo com Siegel (2012, p. 30), "a metáfora do rizoma subverte a ordem da metáfora arbórea, tomando como paradigma imagético aquele tipo de caule radiciforme de alguns vegetais, formado por uma miríade de pequenas raízes emaranhadas em meio a pequenos bulbos armazenatícios, colocando em questão a relação intrínseca entre as várias áreas do saber, representadas cada uma delas pelas inúmeras linhas fibrosas de um rizoma, que se entrelaçam e se engalfinham formando um conjunto complexo no qual os elementos remetem necessariamente uns aos outros e mesmo para fora do próprio conjunto". O rizoma é administrado por seis princípios básicos: princípio de conexão; heterogeneidade; multiplicidade; ruptura assignificante; cartografia; decalcomania. Sobre o princípio de heterogeneidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) No princípio da heterogeneidade, toda conexão é possível de ocorrer, tendo a heterogeneidade como o guia do rizoma.
(    ) No princípio da heterogeneidade, o rizoma é multiplicado e é reduzido a uma unidade da árvore.
(    ) No princípio da heterogeneidade, as relações devem estar sempre mediatizadas, obedecendo a uma classe.
(    ) No princípio da heterogeneidade, o rizoma pode ser mapeado, podendo ser acessado em diversos pontos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: SIEGEL, Norberto. Temas transversais. 2. ed. Indaial: Uniasselvi, 2012.
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	F - F - V - F.

Continue navegando