Buscar

Historia DE SAÚDE NO BRASIL

Prévia do material em texto

Historia DE SAÚDE NO BRASIL: Um século de luta pelo direito à saúde
A busca na melhoria a saúde aconteceu em diversos momentos na história do país e esse é o tema do vídeo “história de saúde pública no Brasil”.
O vídeo mostra a evolução das políticas de saúde pública no Brasil, mostra como ela se desenvolveu com a história política brasileira, ressaltando os meios que foram criados para sua implementação, desde as Caixas de Aposentadorias Pensões (essas instituições eram mantidas pelas empresas que passaram a oferecer esses serviços se saúde aos seus funcionários) até a implantação do SUS. O video inicia com o surto de várias epidemias, criação de vacinas para lutar contra as diversas doenças sendo instituída a lei de vacinação obrigatória contra a varíola. Era de grande interesse controlar as doenças, pois prejudicava a produção e a exportação do café, para manter boas relações comercial com o exterior, além de manter a política de imigração .
A Constituição de 1934, promulgada durante o governo Vargas, concedia novos direitos aos trabalhadores, como assistência médica e “licença-gestante”. Além disso, a Consolidação das Leis Trabalhistas de 1943, a CLT, determina aos trabalhadores de carteira assinada, além do salário mínimo, também benefícios à saúde.
Em 1953, foi criado o Ministério da Saúde. Foi a primeira vez em que houve um ministério dedicado exclusivamente à criação de políticas de saúde, com foco principalmente no atendimento em zonas rurais, já que nas cidades a saúde era privilégio de quem tinha carteira assinada.
A saúde pública durante a ditadura militar (1964-1985)
A saúde sofreu com o corte de verbas durante o período de regime militar e doenças como dengue, meningite e malária se intensificaram. Houve aumento das epidemias e da mortalidade infantil, até que o governo buscou fazer algo. Uma das medidas foi a criação do INPS, que foi a união de todos os órgãos previdenciários que funcionavam O movimento sanitarista foi de importância ímpar ao entendimento de saúde pública, do conceito de saúde e também da evolução do direito à saúde no Brasil.desde 1930, a fim de melhorar o atendimento médico.
Outras movimentações da Reforma Sanitária foram as primeiras greves realizadas depois de 1968 e os sindicatos médicos, que também estavam em fase de transformação. A Constituição Federal de 1988 foi o primeiro documento a colocar o direito à saúde definitivamente no ordenamento jurídico brasileiro. A saúde passa a ser um direito do cidadão e um dever do Estado
A Constituição ainda determina que o sistema de saúde pública deve ser gratuito, de qualidade e universal, isto é, acessível a todos os brasileiros e/ou residentes no Brasil.
O Sistema Único de Saúde foi regulado posteriormente pela lei 8.080 de 1990, em que estão distribuídas todas as suas atribuições e funções como um sistema público.
.

Continue navegando