Buscar

Caso Concreto 11 - Petição Inicial I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso Concreto 11
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 1ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE ANÁPOLIS/GO
(pula 5 linhas)
PROCESSO Nº ...
(pula 5 linhas)
JOÃO PINHO, espanhol, viúvo, contador, portador do RG nº ..., expedido pelo ..., CPF nº ..., e-mail ...@..., residente e domiciliado na Rua Uruguai, 180, Goiânia/GO, por seu advogado com endereço na (endereço completo), onde recebe intimações para os atos processuais, nos autos da AÇÃO DE ANULAÇÃO DE NEGÓCIO JURÍDICO que tramita pelo procedimento comum movida pela Empresa XYZ, já qualificada nos autos em epígrafe, vem, respeitosamente perante esse juízo, APRESENTAR:
CONTESTAÇÃO
I – DA PETIÇÃO INICIAL
Conforme alegado em síntese na petição inicial o autor requer seja declarada a nulidade de negócio jurídico referente a parte ré ter sido fiador de um contrato de locação, contudo o pedido não deve prosperar sendo julgado totalmente improcedente a demanda pelos motivos de fato e de direito a seguir expostos:
II – PRELIMINARES
1 – DO DEFEITO DE REPRESENTAÇÃO
Da análise dos autos constatou-se a ausência de procuração do advogado da parte autora, configurando defeito de representação, devendo a parte autora ser intimada por esse Douto juízo para que proceda a correção da irregularidade, sob pena de extinção do feito sem resolução de mérito nos termos do art. 485, IV do CPC.
2 – DA INCOMPETÊNCIA DO JUÍZO
Conforme informado nos autos, sendo o réu residente e domiciliado em Goiânia/GO, em conformidade com o art. 46 do CPC é competente o foro do domicílio do réu para as ações fundadas em direito pessoal, sendo portanto, competente para o julgamento da presente ação o Juízo Cível da Comarca de Goiânia/GO devendo ser os autos remetidos àquele juízo consoante o art. 64§3º do CPC.
III – PREJUDICIAL DE MÉRITO
1 – DA DECADÊNCIA
A doação feita pelo réu à suas filhas ocorreu em 06/01/2012 tendo o autor ajuizado a ação em 08/11/2016, prazo de 4 anos 10meses e 2 dias. Portanto, após o prazo decadência que em conformidade com o art. 178,II do CPC é de 4 anos a partir da realização do ato, decaindo do direito de pleitear a anulação do negócio jurídico.
IV – DO MÉRITO
O contrato de locação em questão, que hoje é por tempo indeterminado, tinha prazo de duração de 30 meses, ciente das disposições do art. 39 da Lei do Inquilinato, o réu com 120 de antecedência do termino do contrato, notificou o locatário e afiançado de que não renovaria a fiança, atendendo ao art. 40, X da lei supra citada, logo, como não assinou novo contrato de fiança, ao termino do prazo de 30 meses finalizou o contrato de fiança celebrado, não podendo a parte ré ser demandada por obrigações posteriores que não assumiu. Ademais, quanto a doação dos imóveis às herdeiras, a parte ré antecipou a legitima, consoante permissão prevista no art. 544 do CC cumprindo ser a última vontade da esposa da parte em leito de morte.
V – DOS PEDIDOS
Diante do exposto, requer-se:
1 – o acolhimento da preliminar de defeito de representação, com a consequente extinção do processo sem a resolução de mérito conforme o art. 485, IV do CPC;
2 – acolhimento da preliminar de incompetência, com a consequente remessa dos autos para o juízo da Comarca de Goiânia/GO conforme art. 64,§3º do CPC;
3 – o acolhimento da prejudicial de mérito, com a consequente extinção do processo com resolução do mérito conforme art. 487, II do CPC;
4 – no mérito, a improcedência do pedido autoral;
5 – condenação da autora ao pagamento do ônus sucumbenciais (custas processuais e honorários advocatícios).
VI – DAS PROVAS
Requer-se a produção de todas a provas em direito admitidas, conforme art. 376 e seguintes do CPC em especial, a documental, a testemunhal, a pericial e o depoimento pessoal do representante legal da parte autora. 
Neste Termos,
Pede Deferimento.
Local, data
Nome do Advogado
OAB Nº/UF

Outros materiais