Buscar

Pancreatite: Inflamação do Pâncreas

Prévia do material em texto

Pancreatite
 O pâncreas é uma glândula que se localiza atrás do estômago, bem próxima ao duodeno. É responsável por produzir sucos digestivos e enzimas, exerce importante papel na digestão dos alimentos e metabolismo dos nutrientes.
O que é Pancreatite?
 A pancreatite é uma inflamação do pâncreas. Elapode ser classificada em pancreatite aguda ou pancreatite crônica. Os casos leves de pancreatite podem desaparecer sem tratamento, mas casos graves podem causar complicações com risco de vida.
Pancreatite aguda
O início da pancreatite aguda é frequentemente muito repentina. A inflamação geralmente desaparece dentro de poucos dias, uma vez que o tratamento começa. Os cálculos biliares são a causa mais comum da pancreatite aguda. O cálculo biliar é uma massa pequena e sólida que forma a partir de bile na vesícula. O alcoolismo também pode também contribuir para a pancreatite aguda.
Pancreatite crônica
A pancreatite crônica é uma inflamação que se repete. Os pacientes com pancreatite crônica podem sofrer danos permanentes ao pâncreas. O tecido cicatricial se desenvolve a partir de inflamação de longa duração e pode fazer o pâncreas parar de produzir a quantidade normal de enzimas digestivas. O abuso de álcool é a causa mais comum de pancreatite crônica em adultos. Doenças autoimunes e doenças genéticas, tais como a fibrose cística, também podem causar a pancreatite crônica em alguns pacientes.
Sintomas
Tratamento de Pancreatite aguda
Na pancreatite aguda, o tratamento requer internação hospitalar, pois o paciente deve ficar em jejum e receber hidratação com soro na veia. Por não haver nenhuma medicação específica capaz de desinflamar o pâncreas, é necessário deixá-lo em repouso até que a inflamação regrida, o que normalmente acontece.
Tratamento da pancreatite crônica
O tratamento da pancreatite crônica também é clínico e deve ser feito a partir de repouso, e de uma dieta livre de alimentos gordurosos, mas que contenha alimentos ricos em hidratos de carbono. As dores abdominais podem ser controladas com analgésicos receitados pelo médico. Pacientes que apresentam diarreia e insuficiência na produção de enzimas devem receber, via oral, as enzimas digestivas que não produzem. Os diabéticos devem controlar a alimentação e fazer uso de alguns medicamentos.
Prevenção
Você não pode impedir completamente a pancreatite causada por cálculos biliares. Mas você pode ser capaz de reduzir o risco de cálculos biliares se formarem mantendo um peso saudável, fazendo uma dieta equilibrada e praticando exercício físico regular.Você pode reduzir a sua chance de ter pancreatite não ingerindo bebida alcoólica. Fumar pode aumentar suas chances de ter pancreatite.

Continue navegando