Buscar

Atividade complementar: Série da Netflix Anne

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Série da Netflix: Anne With an E
De 2017 com 3 temporadas.
Autora: Kathryn Borel
Baseada num livro de 1908, conta a história de uma garota órfã chamada Anne, a criança desde muito pequena mostra que é muito curiosa e falante, o que acaba deixando as pessoas ao seu redor desconfortáveis, pois na época de Anne, o tradicionalismo era mantido e tudo que era diferente era considerado como abominável, e como Anne tinha a mente aberta e não tinha medo de confrontar as ideias tradicionais, muitas vezes era punida e isolada.
Sua vida muda quando é adotada por um casal de irmãos, indo morar em uma cidade onde os habitantes zelavam pelos ensinos antigos, ela se viu numa escola em que o ensino era rigorosamente mantido em repetição e decoração, o professor nunca permitia ser confrontado.
Uma mudança significativa aconteceu quando um grupo de mães, que se consideravam “mães progressistas”, que estão começando a conhecer o feminismo, conseguem colocar uma professora como educadora na cidade.
Com as aulas diferenciadas, a professora logo consegue o interesse e respeito de seus alunos, seus ensinos centrados em coisas novas e eficazes, mas os habitantes se sentem desconfortáveis sobre os métodos e o que se ensina, principalmente porque a professora não se vestia de acordo com padrão e saía de seu “papel de mulher”. Tentaram tirar a educadora, mas os alunos lutaram e conseguiram que ela ficasse.
Vendo que uma mulher poderia se tornar o que quisesse, através do exemplo da professora, as meninas da escola começam a se questionar sobre o papel da mulher na sociedade e sentem que podem quebrar os padrões, que era de se casar e criar filhos, para poderem ser o que quisessem.
Na série fica claramente evidente a luta do feminismo e a quebra do ensino tradicionalista, pode-se notar que foi um processo lento e cheio de conflitos na educação, levando a refletir sobre como as mudanças mexem com as pessoas, mas para haver uma sociedade mais crítica e diversificada, ela é necessária.

Continue navegando