Buscar

avaliação discursiva Temas Contemporâneos em Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão A
As principais dificuldades consistem na própria inflexibilidade dos educadores em construir novos tipos de currículos que abordem a interdisciplinaridade, visto que muitos ainda estão "presos" à metodologia tradicional, pautada na transmissão de conhecimentos de forma unilateral. Dentre as principais dificuldades para colocar em pratica uma educação interdisciplinar, pode-se citar:
falta de recursos físicos;
dificuldade em se aliar diferentes áreas de conhecimento;
Com isso, em vez de trabalharmos separadamente com aulas de, por exemplo, frações em matemática de um lado, reações químicas de outro e interpretação de texto em outro, a interdisciplinaridade é a favor de juntar tudo em um único lugar. 
Assim, em vez de seguir um planejamento rígido e tradicional, a ideia é romper os limites entre as matérias, a fim de tornar o ensino mais genuíno. Com isso, o aluno enxerga o aprendizado como algo mais tangível à sua realidade.
Questão B
A educação interdisciplinar é importante no processo de formação dos alunos, pois ensinam a relação entre diferentes áreas de conhecimento, o que é de vital importância para a formação de um cidadão. A educação interdisciplinar deve ser trabalhada por meio da ligação entre teoria e prática, de forma ao aluno aprender também pelo o que ele pode validar de maneira prática. Para isso, as disciplinas devem ser apresentadas com ligações a diferentes áreas de conhecimento, de forma a consolidar o conhecimento dos alunos.
Isso acarreta certa responsabilidade para o educador, que, para atingir tais propósitos, não deve estar preso apenas à sua disciplina. Entramos, assim, na importância da interdisciplinaridade, que é a melhor maneira de preparar o aluno para o pensamento crítico e para estimulá-lo a ter uma atitude mais ativa diante da vida. 
Sendo assim, podemos dizer que o grande objetivo da interdisciplinaridade na educação é sair do tradicional e mostrar ao aluno um conhecimento globalizante, rompendo qualquer limite. Por meio dessa metodologia, é possível capacitá-lo a ter uma nova postura diante do conhecimento adquirido. Ou seja, a interdisciplinaridade age em prol de construir mais contextualização e de formar profissionais que enxergam muito além do que o visto em sala de aula.

Outros materiais