Buscar

ad2 ed amb 19-10

Prévia do material em texto

AD2 Educação Ambiental
 “Apesar de haver inúmeras definições de gestão ambiental, partimos da concepção de que Gestão Ambiental é um processo de mediação de interesses e conflitos entre atores sociais que agem sobre o ambiente, objetivando garantir o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado conforme determina a constituição federal (QUINTAS, 2005)”. Esta é uma afirmativa contida no capítulo 17 de seu caderno didático.
Vivemos hoje, numa das secas mais pronunciadas na região sudeste de nosso país, uma crise no abastecimento de água e também de energia que afeta as principais cidades  do país.
Considerando que:
	o período de chuvas está terminado e que os próximos meses são de estiagem na mencionada região;
	você e sua família e as escolas do estado do Rio de Janeiro estão contidas no universo de dificuldades de obtenção de água em curto período de tempo;
	a escola gasta água e energia, os atores sociais envolvidos diretamente na vida escolar estão sujeitos às mesmas influências de gasto e consumo em seu município;
Pense a Educação Ambiental nos currículos escolares, na gestão escolar e nas práticas educativas e elabore um projeto, utilizando o tema transversal “Água na escola: de onde vem para onde vai?”. Estabeleça, para tal , uma reflexão sobre as aulas 17, 18, 19, 20, 21 e 22.
Considere:
A) Resumo de todo o projeto, em no máximo 12 linhas; (3.0 pontos)
Projeto: Consumo consciente da água e sua conservação.
O tema “Água: de onde vem? Para onde vai?” será utilizado no Projeto na Escola Municipal Surubi na cidade de Resende RJ, com os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental.
 O projeto terá início nas aulas de ciências visando a promoção de melhorias no ensino-aprendizagem através da contextualização e da participação dos estudantes em atividades interdisciplinares e extraclasse, complementares às desenvolvidas em sala de aula pelo professor. 
Possui cinco etapas: através de debates informais será levantado o nível de conhecimentos prévios dos estudantes; aulas expositivas com apresentação de seminário seguido de debates; visitação a uma estação de tratamento de água; produção de textos, cartazes e exposição do material em uma Feira de Ciências realizada na escola.
O conjunto de atividades realizadas terá a finalidade de fazer os alunos repensarem suas ideias da água, e por consequência disseminá-las em suas comunidades e arredores.
B) Justificativa do projeto no contexto regional; (1.0 ponto)
A principal motivação para sustentar o presente projeto reside na importância que o tema possui para a sociedade atual, sendo considerado um tema clássico. Contudo a sociedade ainda não se conscientizou do tamanho da responsabilidade que temos ao fazer o uso correto da água, pensando não apenas no presente, mas também nas futuras gerações. É preciso reforçar nas escolas, o bom uso e a conservação da água pois esta não é um recurso renovável, e seu uso desenfreado pode nos levar a escassez e até a morte, pois sem esta não haverá vida, e pensando neste sentido é preciso sensibilizar os alunos e alertá-los para que possam levar o que foi aprendido adiante e mudem não apenas seus hábitos, como os das pessoas ao seu redor como amigos e família.
Resgatar as práticas ambientais nas escolas desperta nos alunos a capacidade de praticar os conhecimentos que possuímos tanto no coletivo quanto no individual.
Em tempos turbulentos em termos políticos e econômicos como os atuais, inserir a prática do uso consciente da água nas escolas pode funcionar como um catalisador para mudanças. Garantindo assim, uma sociedade mais madura e consciente no futuro. 
A Escola Municipal Surubi fica situada próxima ao Rio Paraíba do Sul, e ali ocorrem casos de mau uso da água e descarte inapropriado de lixo, queimadas ao redor, etc, e além disso a população possui baixo nível escolar, sendo assim os alunos podem levar o conhecimento para seus vizinhos e parentes e mudar este quadro, pois com a informação haverá mudança de hábitos.
C) Atores envolvidos na realização do projeto e justificativa (1.0 pontos)
Todo o corpo docente da escola terá participação no projeto visando a interdisciplinaridade e participação coletiva.
Os alunos e a comunidade também estão inseridos. No momento da feira de ciências e nos debates estarão abertos os espaços para participações coletivas.
O projeto visa melhorar a qualidade vida da população por meio de ações de uso consciente da água no município.
D) Roteiro de atividades e tempo de duração: (1.0 ponto)
O projeto terá início no Mês de Novembro e terá duração de 2 semanas. O projeto será aplicado no 2º semestre de 2019, em conformidade com o 4º bimestre dos alunos.
Os alunos possuem 2 tempos semanais para a disciplina de Ciências portanto as outras disciplinas terão participação com ênfase em suas áreas.
1º dia (4/11) – Roda de conversa em sala de aula com o tema “Água: de onde vem? Para onde vai?” 
Neste primeiro dia será feito um levantamento acerca do conhecimento dos alunos sobre este tema, e a partir disto será aplicado um questionário com perguntas abertas, com as seguintes questões: 
1. De onde vem a água que abastece a cidade de Resende e dos municípios vizinhos?
2. Por que motivo a água é tratada antes de chegar as nossas residências?
3. Qual empresa é responsável pelo tratamento e distribuição da água?
4. Para onde vai a água depois que é utilizada? Ela pode ser reaproveitada? Como?
5. O que você entende por uso racional da água?
2º dia (5/11) – Os alunos irão contabilizar as respostas do questionário e categorizar, e ao final farão uma apresentação explicitando as respostas através de gráficos, utilizando conhecimentos matemáticos.
3º dia (6/11) – Os alunos das turmas de 9º ano farão uma visita à Estação de Tratamento de Águas e Esgotos da Agulhas Negras em Resende, sob a supervisão de professores e inspetores, e o técnico da estação. Na oportunidade de conhecer mais detalhadamente todas as etapas do tratamento de água e de obter respostas para questionamentos iniciais. 
4º dia (7/11) – Os alunos farão cartazes e materiais diversos sobre a estação de tratamento de água para serem apresentadas posteriormente na feira de ciências.
5º dia (8/11) – Palestra educativa com profissionais da área ambiental com os temas: Interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social, Medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica,
- levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos, e Consciência do não desperdício da água e sua poluição.
6° dia (11/11) – Apresentação da feira de ciências dos alunos. O corredor cultural estará aberto durante toda a semana para a comunidade poder apreciar e sanar suas dúvidas com os professores e alunos.
7º dia (12/11) – Exposição fotográfica de fotos antigas do Rio Paraíba do Sul fazendo um paralelo comparativo com fotos atuais. 
8° dia (13/11) – Confecção de um livro com figuras e produções de texto individuais para distribuição na escola para alunos de outras séries.
9º dia (14/11) – Continuação da feira de ciências com exposições feitas ao longo da semana.
10º dia (15/11) – Finalização da semana do projeto com café compartilhado e roda de conversa aberta.
E) Formas de envolvimento dos atores acima propostos: (2.0 pontos)
Alunos, professores, comunidade, família, etc., são responsáveis pelo andamento do projeto, sendo assim a participação de todos é importante e as formas de envolvimento se dão de forma coletiva e respectivamente serão direcionadas durante a execução do projeto.
F) Pense e descreva um método para avaliar o projeto que você elaborou (2.0 pontos)
A avaliação deverá ser feita de forma contínua, com relatórios descritivos de cada etapa, das discussões do grupo, das atitudes diante do projeto, etc. O professor deverá avaliar também a participação e o envolvimento de cada aluno, de forma individual, bem como avaliar o desenvolvimento de seu trabalho de forma crítica e construtiva.
REFERÊNCIAS:
BRASILESCOLA. ÁGUA: A IMPORTÂNCIA PARA NOSSAS VIDAS. Disponível em: https://educador.brasilescola.uol.com.br/orientacoes/projeto-agua-importancia-para-nossas-vidas.htm. Acesso em: 13 out. 2019. 
UFBA. Água: de onde vem? Para onde vai?. Disponível em: https://portalseer.ufba.br › index.php › anaiseneq2012 › article › download. Acesso em: 13 out. 2019.
BRASIL ESCOLA. água. Disponível em: https://escolaeducacao.com.br/projeto-agua-para-educacao-infantil/#targetText=A%20%C3%A1gua%20%C3%A9%20um%20recurso,n%C3%A3o%20%C3%A9%20pr%C3%B3pria%20para%20consumo.. Acesso em: 13 out. 2019. 
LOPES, A. F. et al. educação ambiental: módulo 2. 2. ed. rj: fundação cecierj, 2006

Continue navegando