Buscar

Prova Gestão Educacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Gestão Educacional (PED89)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:638977) ( peso.:4,00)
	Prova:
	17448739
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A constituição dos conselhos escolares se fundamenta nos preceitos dispostos na Carta Magna, na Constituição de 1988, no artigo 206, e na LDB nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Esses documentos apontam para a organização da gestão democrática. Disserte sobre a contribuição dos conselhos escolares para a efetivação da gestão democrática na escola.
FONTE: BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Ministério da Educação, 1996.
BRASIL. Constituição Federal. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
	Resposta Esperada:
Os conselhos escolares contribuem para a organização da gestão democrática e efetivamente para a construção da cidadania, da autonomia, da participação nas decisões e elaborações coletivas. A atuação prática nos conselhos escolares constitui um aprendizado de um processo democrático e um exercício para a cidadania.
	2.
	O princípio do direito a educação é universal. Nos anos de 1990, "a educação passou a ser compreendida pelos mesmos critérios do capital" (JESUS; TORRES, 2011, p. 136). Entende-se por capital qualquer bem econômico que pode ser utilizado na produção de outros bens e serviços. Nesta perspectiva o poder público facilitou a entrada do ideário empresarial na educação e assumiu um novo papel, o de servir as demandas do mercado. Disserte sobre a principal consequência dessa lógica educacional.
FONTE: JESUS, S. M. S. A.; TORRES, L. de M. Educação e Movimentos Sociais: tensões e aprendizagens. In FREITAS, A. G.; LUZ, L. X. Empresas privadas e educação pública no Brasil e na Argentina. Educ. Soc., Campinas, v. 32, n. 115, p. 437-452, abr./jun. 2011.
	Resposta Esperada:
A entrada do ideário empresarial na educação fez com que a educação servisse as demandas do mercado. A principal consequência foi uma formação desvinculada dos graves problemas sociais que afetam a todos que convivem em sociedade. O processo educacional foi concretizado a partir das demandas definidas pelo mercado e seus agentes reguladores, ou seja, a educação abandonou sua função social e cultural e os ideais de autonomia e passou a servir o capital.
Parte inferior do formulário

Outros materiais