Buscar

Aula 03-ÉTICA E SAÚDE(Exercício 02)

Prévia do material em texto

Os profissionais de saúde, em especial os médicos, tomam decisões continuamente na sua prática diária. Os aspectos éticos são um importante elemento no processo de tomada de decisão. A Ética sendo considerada como o estudo da justificativa das ações, ao contrário do Direito e da Moral, não se baseia em regras, mas busca pesquisar o que é correto ou incorreto, adequado ou inadequado. A importância destes aspectos éticos fica mais evidente quando esta decisão envolve a alocação de recursos escassos. Não se pode tomar decisões baseando-se apenas em fatos. Os valores são componentes respeitáveis deste processo. O processo de tomada de decisão envolvido na alocação de recursos escasso é complexo, envolvendo aspetos referentes ao recurso em si, ao critério utilizado na alocação do recurso, e quanto a forma, âmbito e abrangência do processo. Estes aspectos têm que ser contempladas de forma integrada para garantir a adequação das decisões tomadas. Marque a resposta correta sobre o processo de tomada de decisão envolvido na alocação de recursos escassos.
	
	
	
	Critérios de alocação: Merecimento, Afetividade e não necessidadeAula 04-ÉTICA E SAÚDE (Exercício 02)
	
	
	Processos de tomada de decisão: Racional, conflituoso e desgastante
	
	
	Abrangências das decisões a serem tomadas: Microalocação, Macroalocação e Macreconomia
	
	
	Âmbito do processo de tomada de decisão: Microbioético e Macrobioético
	
	
	Tipos de recursos a serem alocados: Homogêneo , heterogêneo e decisório
	
	
	
Explicação: A realização de pesquisas por profissionais da área de saúde, em especial os profissionais de educação física, envolve em grande parte seres humanos, tornando necessária a avaliação dos projetos de pesquisa antes da sua fase de execução, objetivando avaliar, do ponto de vista ético, garantindo aos participantes da pesquisa integridade e dignidade.
	
	
	 
		
	
		2.
		A Reunião de Asilomar teve como objetivo:
	
	
	
	tratar de assuntos relacionados à criação dos códigos de ética em pesquisa
	
	
	tratar de assuntos relacionados às atrocidades ocorridas na Segunda Guerra Mundial
	
	
	tratar de assuntos relacionados às leis federais de combate à pesquisa com seres humanos
	
	
	tratar de assuntos relacionados aos experimentos com código genético
	
	
	tratar de assuntos relacionados aos experimentos com animais
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Em consequência dos abusos criminosos promovidos por experimentações nazistas no decorrer da segunda grande guerra e do subsequente julgamento de Nuremberg, foi elaborado em 1947, o Código de Nuremberg. Objetivando eliminar futuros episódios semelhantes aos praticados pelos nazistas, o código de Nuremberg surge como um importante marco na história da ética envolvida em pesquisas médicas. Em síntese, ele determinava que deveria haver consentimento prévio e voluntário de todos os sujeitos envolvidos em pesquisas e para garantir que não haveria indução à participação, os sujeitos deveriam receber informações sobre riscos, objetivos e procedimentos experimentais. Determinava também que:
	
	
	
	toda pesquisa deveria apresentar a impossibilidade de resultados não alcançáveis por outros procedimentos não invasivos e exigia a realização de experimentos sempre posteriores em animais.
	
	
	nenhuma pesquisa deveria apresentar a possibilidade de resultados não alcançáveis por outros procedimentos não invasivos e não exigia a realização de experimentos anteriores em animais.
	
	
	toda pesquisa deveria apresentar somente a possibilidade de resultados alcançáveis por outros procedimentos não invasivos e refutava a realização de experimentos anteriores em animais.
	
	
	a realização de toda pesquisa com experimentos em animais deveriam ser feitas com leões.
	
	
	toda pesquisa deveria apresentar a possibilidade de resultados não alcançáveis por outros procedimentos não invasivos e exigia a realização de experimentos anteriores em animais.
	
Explicação:
  O Código de Nuremberg é constituído por dez tópicos, dos quais o primeiro é o que melhor contempla seus preceitos, e um deles é:
3) O experimento deve ser baseado em resultados de experimentação em animais e no conhecimento da evolução da doença ou outros problemas em estudo; dessa maneira, os resultados já conhecidos justificam a condição do experimento.
Fonte:ANDRADE ML; SILVA OS; DUARTE MR et al. Código de Nuremberg e Declaração de Helsinki: transformações e atualidades. Disponível online: http://www.efdeportes.com/efd183/codigo-de-nuremberg-e-declaracao-de-helsinki.htm
 
	
	
	 
		
	
		4.
		O evento constituído por um tribunal militar internacional que efetuou os julgamentos dos primeiros criminosos de guerra, incluindo médicos, ocorrido entre 1945 e 1946, na Alemanha, denomina-se:
	
	
	
	Julgamento de Nuremberg
	
	
	Evento de Guerra
	
	
	Avaliação de Casos
	
	
	Determinação Jurídica
	
	
	Linguagem de Hitler
	
Explicação:
A partir desse julgamento foram crados vários balizadores para que não houvessem mais abusos nas pesquisas envolvendo seres humanos.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Ricardo é um pesquisador e está desenvolvendo uma pesquisa com grupo de controle e grupo experimental. Ele acredita que sua pesquisa, por não ser na área de medicina, não envolve riscos. Podemos afirmar, então, que:
	
	
	
	Ricardo está correto, pois segundo a Resolução 196/92, toda pesquisa envolvendo seres humanos não envolve riscos.
	
	
	Ricardo está equivocado, pois segundo a Resolução 196/96, toda pesquisa envolvendo seres humanos envolve riscos.
	
	
	Ricardo está correto, pois segundo a Resolução 196/93, toda pesquisa envolvendo seres humanos está isenta de riscos.
	
	
	Ricardo está equivocado, pois segundo a Resolução 196/93, toda pesquisa envolvendo seres humanos não envolve riscos.
	
	
	Ricardo está correto, pois segundo a Resolução 196/96, toda pesquisa envolvendo seres humanos não envolve riscos.
	
Explicação:
Toda pesquisa, mesmo quando não invasiva, oferece riscos, pelo fato de trabalhar com condições variáveis que podem afetar ainda que de maneira psicológica os seus participantes.
 
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Considerando que o risco de danos em pesquisas biomédicas pode se dar sobre o paciente em tratamento e sobre a própria coletividade, é CORRETO afirmar que:
	
	
	
	O médico pesquisador é tão responsável responsável pela saúde do paciente quanto o próprio paciente no qual os procedimentos experimentais são efetuados, de forma que o risco de um processo judicial recai sobre o médio, o paciente ou  a sociedade.
	
	
	nenhuma das alternativas está correta
	
	
	O médico pesquisador é responsável pela saúde do paciente no qual os procedimentos experimentais são efetuados, porém o risco de um processo judicial sempre recai sobre o paciente ou sobre a sociedade.
	
	
	O médico pesquisador nunca é responsável pela saúde do paciente no qual os procedimentos experimentais são efetuados, de forma que o risco de um processo judicial sempre recai sobre o paciente ou sobre a sociedade.
	
	
	O médico pesquisador é responsável pela saúde do paciente no qual os procedimentos experimentais são efetuados, de forma que o risco de um processo judicial não recai sobre o paciente ou sobre a sociedade.
	
Explicação:
O médico pesquisador é responsável pela saúde do paciente no qual os procedimentos experimentais são efetuados, de forma que o risco de um processo judicial não recai sobre o paciente ou sobre a sociedade.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Em consequência dos abusos criminosos promovidos por experimentações nazistas no decorrer da Segunda Grande Guerra, houve a necessidade de uma nova concepção ética voltada aos aspectos associados à saúde e às pesquisas científicas que envolvessem seres humanos. A qual nova concepção o enunciado está referindo?
	
	
	
	Ética dos seres humanos Ética Médica
	
	
	Bioética
	
	
	Ética dos seres humanos
	
	
	Ética da Saúde
	
	
	Nenhuma das respostas anteriores8.
		De acordo com a resolução 196/ 96, um "Sujeito de pesquisa seria:
	
	
	
	Pessoas que são forçadas a participarem de experimentos
	
	
	Um decreto no qual consta todas as informações sobre a pesquisa e os direitos das partes envolvidas na pesquisa
	
	
	Pesquisadores que realizam experimentos com seres humanos
	
	
	Voluntários que aceitam participar de pesquisas científicas
	
	
	Animais que sofreram em experimentos ilegais
	
Explicação:
A Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde é o documento que, ainda hoje, representa a legislação regulatória geral vigente na referência à pesquisa com seres humanos. Nasceu de um amplo debate entre a comunidade científica e representantes da sociedade civil, e foi elaborado pelo Ministério da Saúde com o intuito de normatizar as diretrizes de todas as pesquisas que envolvessem seres humanos no território nacional. Um sujeito de pesquisa, ou participante de pesquisa, é o indivíduo que, de forma esclarecida e voluntária, ou sob esclarecimento e autorização de seu responsável legal, aceita ser pesquisado.

Continue navegando