Buscar

Av1 - Educação e Diversidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Av1 - Educação e Diversidade
1)A educação compreende os processos formativos que ocorrem no meio social, nos quais os indivíduos estão envolvidos de modo necessário e inevitável pelo simples fato de existirem socialmente; neste sentido, a prática educativa existe numa grande variedade de instituições e atividades sociais decorrentes da organização econômica, política e legal de uma sociedade, da religião, dos costumes, das formas de convivência humana.
Assinale a alternativa que corresponde ao sentido mais amplo do conceito educação:
Alternativas:
· a)Quer dizer que as coisas mudaram na sociedade e o conceito de educar mudou muito, não tendo validade a educação informal para o aprendizado dos clássicos da ciência.
· b)O texto fala de situações de aprendizado que poderiam ser realizados em muitos setores da sociedade, mas que devido ao avanço do pensamento científico esses outros saberes não conseguem ser associados a educação formal.
· c)Esse texto mostra que não podemos ficar alheios à educação, pois ela está em todas as instâncias da vida e por isso é uma condição fundamental do homem como ser social.
· d)A educação das novas gerações na sociedade capitalista é hegemônica e se dá apenas nas escolas.
· e)Um projeto educativo nem sempre se relaciona com um projeto de sociedade, pois os projetos sociais não interferem na educação.
2)"O que faz os sérvios serem sérvios, os cingaleses serem cingaleses, os franco-canadenses serem franco-canadenses, ou qualquer outra pessoa ser qualquer outra pessoa, é que eles e o resto do mundo, num dado momento e até certo ponto, para certos fins e em certos contextos, passaram a se ver e serem vistos como contrastantes com o que os cerca". (GEERTZ, CLIFFORD. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: LTC. 2001, p.218)
A notícia diz que: "É curioso, porque justamente a Alemanha, o Império Austro-Húngaro, a Itália, a Irlanda e a Suécia despejaram, no século XIX, milhões de camponeses esfomeados para fora de suas fronteiras, o que provocou um reequilíbrio demográfico, possibilitando o reerguimento econômico no século seguinte. Estes, que deveriam ser os primeiros a abrir as portas para os estrangeiros, veem em uma dimensão cada vez larga (maior) crescer o preconceito étnico e religioso. Aliás, de forma patética, algo semelhante começa a ocorrer no Brasil. País de diversidade étnica, acompanhamos horrorizados as manifestações explícitas de xenofobia e racismo contra os médicos cubanos e mais recentemente contra senegaleses e haitianos. Onde vive o ser humano, mora a estupidez."
Todos os dias saem notícias nos jornais que falam sobre pessoas que vão para outros países fugindo da guerra, da fome, de perseguição religiosa. São os refugiados de guerra. Baseado no texto de Clifford Geertz e na notícia do jornal, assinale a alternativa correta em relação a esses acontecimentos e os direitos humanos:  
Alternativas:
· a)Os refugiados de guerra trazem consigo hábitos, modos de viver que acabam desestruturando as organizações dos países desenvolvidos que são mais civilizados.
· b)Conviver com pessoas de maneiras estranhas de viver é muito difícil, pois eles não mudam hábitos que são inaceitáveis para as culturas mais evoluídas.
· c)Os imigrantes ao chegarem nos países mais desenvolvidos não devem ter direitos ao trabalho e assistência social, pois são direitos dos cidadãos locais.
· d)O mundo atualmente é marcado pela fragmentação que demarcam as identidades coletivas. Sem a mútua compreensão e respeito surgem atitudes xenofóbicas, genocídios e racismo.
· e)Os refugiados geram roubos, violência e moradores de rua por isso deve ser vetada a sua entrada nos países civilizados.
3)Reflita sobre este trecho retirado da obra de Pierre BOURDIEU (2007):
As tomadas de posição, objetiva e subjetivamente, estéticas – por exemplo, a cosmética corporal, o vestuário ou a decoração de uma casa – constituem outras tantas oportunidades de experimentar ou afirmar a posição ocupada no espaço social como lugar a assegurar ou distanciamento a manter (BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre: Zouk, 2007. p. 57).
Em seguida leia a reportagem:
Em 2014 Uma professora universitária postou no Facebook com o título de "Aeroporto ou Rodoviária?" portando a fotografia de um passageiro em um aeroporto tomou grandes proporções quando foi divulgada num perfil do Facebook chamado "Dilma Bolada". Essa postagem teve 11.300 de curtidas."  Algumas delas com comentários preconceituosos, mas muitos outros indignados com a postura da educadora. O homem é um advogado mineiro que estava de férias e foi flagrado vestido de camiseta regata e bermuda no Aeroporto Santos Dumont, no Rio.
A posição da professora foi suficiente para que outras professoras demostrassem "nojo" de se sentarem ao lado dele. Essa notícia retratada no G1 de 10/02/2014.
A reportagem fala de um tipo de preconceito. Assinale a alternativa que traz o tipo de preconceito exercido por essa professora contra esse advogado:
Alternativas:
· a)Preconceito racial.
· b)Preconceito de classe.
· c)Preconceito contra o gordo.
· d)Preconceito de gênero.
· e)Preconceito religioso.
4)Canclini, um antropólogo argentino, escreveu sobre uma entrevista de rádio em que foi perguntado à Gómez-Peña editor da "revista bilíngue La Línea Quebrada/ The Broken Line, com sede em Tijuana e San Diego:
Repórter: Se ama tanto o nosso país, como o senhor diz, porque vive na Califórnia?
Gómez-Peña: Estou me desmexicanizando para mexicompreender-me...
Repórter: O que o senhor se considera então?
Gómez-Peña: Pós-mexica, pré-chicano, panlatino, transterrado, arteamericano... depende do dia da semana e do projeto em questão." 
Sobre essa conversa de Gómez-Peña, em que ele elabora seu próprio laboratório intercultural é correto afirmar:
Alternativas:
· a)Na modernidade há a fragmentação da identidade. Ao se tornar diversa, são assumidas conforme o interesse, sem que nenhuma delas anule a outra, mesmo que pareçam antagônicas.
· b)Quando o sujeito é reconhecido de diferentes maneiras, ele fica fragmentado e a identidade não se conclui, não se fecha dificultando a maneira de se ver e ser aceito pela comunidade cultural.
· c)A existência dessas contradições de nomes assumidos, revela que as diversas identidades que um sujeito pode assumir, não necessariamente o fragmenta, pois há um centro que permanece intacto.
· d)Como num carnaval as identidades são como vestir e tirar as máscaras. Entretanto, as identidades não são assumidas se parecerem antagônica, pois elas têm que ser coerentes.
· e)As diversas possibilidades identitárias expressas no texto demonstram que na modernidade os sujeitos podem ser considerados de diversas maneiras, mas não podem assumir todas  essas possibilidades para não se fragmentarem.
5)A escola deve punir a ignorância com as provas, os exames, as avaliações, as correções, as repetições, as cópias dos modelos... alunos e professores devem permanecer em silêncio, cumprir as ordens, sentarem-se assim ou de outra forma, conforme a determinação "da mais moderna pedagogia". Devem escrever mais neste material do que em outro, também conforme as mais atuais determinações de algumas autoridades que ninguém sabe muito bem quem são... Sentar-se perto dos amigos, nem pensar.... Vai sair conversa vão formar grupinhos, e conversa e grupinhos não são coisas boas para a escola, para os presídios, para os hospícios. O corpo deve ser dócil e obediente... silente.
Na escola disciplinadora a disposição das carteiras, o silêncio, as matérias homogeneizantes, a avaliação, indica quem detém o poder. Essa homogeneidade circular é imposta como modelo para escola pela política da educação. Assinale a alternativa que indique qual é a consequência desse tipo de educação em relação a diversidade na escola.
Alternativas:
· a)Uma escola disciplinadora ensina os alunos a se comportarem de maneira correta.
· b)A diversidade deve ser aceita mas as normas disciplinadoras deve ser aplicadas.
· c)Uma escola elaborada nesse contexto leva a exclusão dasdiferenças.
· d)Uma escola deve se importar com a diversidade mas não toma-la como norma.
· e)Disciplinar é uma obrigação da escola por isso os corpos devem ser dóceis.

Outros materiais