Buscar

Arbitragem e sua equipe

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Referente a arbitragem, quem a compõe e o que cada um faz
Os árbitros estão ali para fazer com que os jogadores cumpram as regras estabelecidas e sinalizem o final de uma jogada através de sinais manuais oficiais para informar quem venceu o rally, falta cometida. Desta forma para minimizar os erros a equipe de arbitragem deve trabalhar em conjunto e se comunicar visualmente antes de tomar qualquer decisão.
Assim a equipe de arbitragem é composta pelo primeiro árbitro deve exercer sua atividade em pé, deixar o restante da equipe trabalhar dentro de suas competências, ao final de cada jogada ao apitar, imediatamente deve olhar para sua equipe antes da decisão por sinais manuais e também se certificar se o apontador está conseguindo registrar todas as anotações.
Segundo árbitro tem as mesmas competências do primeiro, pois pode substituí-lo em algum imprevisto, ele fica perto da rede e verifica algum toque ilegal na rede, invasões e ações ilegais no lado da equipe que recebeu o saque.
Apontador fica sentado no lado aposto ao árbitro e sua função e manter a súmula de acordo com as regras, preencher com os dados necessários de cada equipe, quem irá iniciar o set, as substituições, pontos, quem saca, controla o rodizio, enfim, e caso ocorra alguma infração utiliza uma campainha para avisar alguma irregularidade.
Apontador assistente fica ao lado do apontador, podendo substituí-lo caso o apontador não consiga mais realizar suas atividades, no entanto ele trabalha registrando a troca dos líberos, antes da partida e do set, prepara a folha de controle do líbero e a súmula reserva, também durante a partida marca o placar, inicia e termina o tempo técnico, informa qualquer falta envolvendo a troca de líbero.
Juízes de linha são utilizados dois e estes se posicionam nos ângulos da quadra mais próximo a mão direita de cada árbitro e tem a função de controlar ambas as linhas de fundo e lateral do seu lado, no entanto para competições mundiais e oficiais da FIVB é obrigatório a utilização de quatro juízes linha se posicionando um em cada ângulo da quadra.

Continue navegando