Buscar

O que é uma organização enquanto entidade social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. O que é uma organização enquanto entidade social? Como podemos relacionar a organização, enquanto função da organização, à questão do assédio nas organizações? 
Segundo Maximiano (1992)1 "uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. Uma grande empresa ou uma pequena oficina, um laboratório ou o corpo de bombeiros, um hospital ou uma escola são todos exemplos de organizações."
Há um agrupamento social com a finalidade de atingir um propósito singular, com uma serie de tarefas que se integram para atingir esse objetivo, sendo assim, é qualquer empreendimento como: empresas, órgãos públicos, universidades e comércio em geral.
Para alcançar esses resultados é preciso um conjunto de funções e de diferentes perfis de pessoas, porém essa busca pelo resultado muitas vezes é feita com uma pressão continua, desestabilizando o empregado com exposições e situações de humilhação, tornando uma violência psicológica constante.
Uma forma de melhorar o desempenho do colaborador é entender as razões da baixa produtividade e deste modo trabalhar para seu desenvolvimento, pois a partir do momento que o empregado é desmoralizado, ele se sente incapaz trazendo danos a sua saúde mental.
2- Organizar é um processo de tomada de decisões que envolvem dois processos antagônicos: 
a)Diferenciação e integração. Defina estes conceitos.
b)Quanto à diferenciação aponte, segundo o documentário, como o conceitose apresenta. 
A) Essas duas expressões se originaram através da Teoria de contingencia. Segundo Chiavenato (1997) a palavra contingencia significa algo incerto ou eventual, que pode suceder ou não. Isso explica o principal conceito da teoria: não existe forma ideal de administrar empresas, tudo é relativo, o que é bom para uma, pode não ser para outra, não existe um modelo absoluto, que seja padrão para todas as organizações. A teoria foi baseada em três pesquisas e uma delas foi a do ambiente feita por Lawrence e Lorsch:
Diferenciação: cada departamento desempenha uma tarefa especializada para um contexto ambiental, ou seja, cada subsistema conforme sua função. 
Integração: processos gerados por pressões vindas do ambiente global da organização no intuito de obter unidade de esforços e coordenação entre vários departamentos, unindo os subsistemas.
B) Conforme o Médico do trabalho Alvaro Merlo citou: “Tu não tem mais um colega, tu tem um competidor do teu lado e os modelos são ambivalentes porque na verdade eles querem que as pessoas trabalhem em equipe mas ao mesmo tempo a equipe não é uma equipe.” Portanto não há unidade entre as partes, se torna uma competição.
3. Segundo o documentário, é possível pensar que tipo de estratégia de gestão a empresa utiliza?
Sim, a empresa utiliza a diferenciação, pois incentiva a individualidade e não a unidade entre as partes.
4- Quanto à cadeia de comando qual a responsabilidade desse processo de organização em relação ao assédio?
A cadeia de comando é a hierarquia, linha de autoridade que determina a quem se reporta. É uma forma de mostrar quem tem mais autoridade, porém deve-se haver respeito e não usar o poder para diminuir os subordinados. 
5. Quanto ao poder e autoridade como estes conceitos podem se relacionar coma questão do assédio organizacional?
As autoridades tem por obrigação saber se relacionar com as pessoas e entender que precisam de diferentes tipos de tratamentos simultaneamente com o respeito.

Continue navegando