Buscar

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA PATOLOGIA

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	
	A palavra Patologia etimologicamente designa estudo das doenças, apresenta o prefixo grego pathos que significa doença ou sofrimento e o sufixo logos que corresponde a estudo ou doutrina. Patologia pode ser conceituada como a Ciência que estuda as causas das doenças, a fisiologia das enfermidades bem como a (X) das doenças, analisando e avaliando as sedes e as alterações (Y) e (Z) que cada doença exibe. As incógnitas X, Y e Z podem ser, respectivamente, substituídas por:
		
	
	morfologia, fisiológicas, físicas
	 
	etiologia, morfológicas, funcionais
	
	fisiopatologia, etiológicas, genéticas
	
	genética, etiológicas, fisiopatológicas
	
	fisiologia, morfológicas, patológicas
	Respondido em 09/04/2020 14:45:24
	
Explicação: A palavra Patologia etimologicamente designa estudo das doenças, apresenta o prefixo grego pathos que significa doença ou sofrimento e o sufixo logos que corresponde a estudo ou doutrina. Patologia pode ser conceituada como a Ciência que estuda as causas das doenças, a fisiologia das enfermidades bem como a etiologia das doenças, analisando e avaliando as sedes e as alterações morfológicas e funcionais que cada doença exibe.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Um homem de 56 anos de idade, com história de tabagismo,apresenta uma história de 4 meses de dor torácica, tosse com hemoptise e febre branda. A radiografia do tórax demonstra massa periférica nos brônquios centrais. Foi solicitado um lavado traqueobrônquico para avaliar se haviam células malignas. Que tipo de método de estudo consiste o lavado traqueobronquico?
		
	 
	Citologia aspirativa
	
	Citologia esfoliativa
	
	Punção aspiirativa com agulha grossa
	
	Biópsia excisional
	
	Biópsia incisional
	Respondido em 09/04/2020 14:45:17
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A primeira manifestação de quase todas as formas de lesão celular reversível é o aumento no volume da célula devido:
		
	
	ao acúmulo intracitoplasmático de lipídios.
	
	à diminuição no metabolismo celular.
	 
	ao acúmulo intracitoplasmático de água e eletrólitos na célula.
	
	à hipertrofia celular.
	
	ao acúmulo intracitoplasmático de proteínas.
	Respondido em 09/04/2020 14:45:32
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Quanto às lesões celulares é INCORRETO afirmar:
		
	 
	Em uma lesão celular, primeiro haverá alteração morfológica e depois alteração bioquímica.
	
	Em resposta ao processo lesivo ocorrerá uma reação inflamatória na tentativa de defender o organismo do agente agressor.
	
	A Resposta à lesão depende do tipo, intensidade e duração do estímulo.
	
	O comprometimento de algum sistema celular produz efeitos secundários generalizados.
	
	Conseqüências da lesão dependem do tipo, estado e adaptabilidade da célula.
	Respondido em 09/04/2020 14:45:36
	
Explicação:
As conseqüências da lesão dependem do tipo, estado e adaptabilidade da célula.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Baseado no breve histórico da disciplina:
		
	
	Considerasse doença apenas a interrupção da ocorrência de Saúde originada por microrganismos que geram anormalidades e distúrbios fisiológicos.
	
	A Patologia Especial estuda os fundamentos das doenças objetivando compreender e classificar as lesões relacionadas as mesmas, enquanto, a Patologia Geral estuda cada doença isoladamente e sua relação morfofisiológica com o organismo.
	
	Os 05 (cinco) sinais cardeais propostos por Celsus são: calor, rubor, dor, tumor e necrose.
	
	Os 04 (quatro) sinais cardeais propostos por Celsus são: calor, rubor, dor e necrose.
	 
	De acordo com sua aplicação e abordagem, a Patologia pode ser subdividida em Etiologia, Patogenia, Morfopatologia e Fisiopatologia.
	Respondido em 09/04/2020 14:45:40
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Saúde e normalidade não têm o mesmo significado. A palavra saúde é utilizada em relação ao indivíduo, enquanto o termo normalidade é utilizado em relação a:
		
	
	Variações do meio ambiente
	 
	Parâmetros estruturais e funcionais
	
	Aspectos das doenças
	
	Variações metabólicas
	
	Conceito biológico de adaptação
	Respondido em 09/04/2020 14:45:34
	
Explicação:
A palavra saúde é utilizada em relação ao indivíduo, enquanto o termo normalidade é utilizado em relação a parâmetros estruturais e funcionais.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Embasando-se no seu conhecimento a cerca da importante área da Patologia, é importante confirmar que:
		
	
	A mesma pode ser compreendida apenas como a ciência que estuda as causas das doenças e os mecanismos etiológicos que as caracterizam, sem objetivar a identificação de vetores e hospedeiros.
	 
	A mesma pode ser compreendida como a ciência que estuda as causas das doenças, os mecanismos que as produzem, as sedes e as alterações morfofisiológicas que as caracterizam, resultando em lesões reversíveis ou irreversíveis.
	
	A mesma pode ser compreendida como a ciência que estuda as ocorrências das doenças e as alterações morfofisiológicas que não envolvam alterações celulares.
	
	A mesma pode ser compreendida como a ciência que estuda as causas das doenças, os mecanismos que as produzem, as sedes e as alterações morfofisiológicas que as caracterizam, porém, sem fazer uso de testes ou técnicas biológicas específicas.
	
	A mesma pode ser compreendida apenas como a ciência que estuda as causas das doenças, sem objetivar a identificação de vetores e hospedeiros.
	Respondido em 09/04/2020 14:45:53
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Saúde e normalidade  não apresentam  o mesmo significado. A palavra saúde é empregada relacionada ao indivíduo, enquanto o termo normalidade é aplicado à:
		
	
	parâmetros de parte apenas estrutural, estabelecido a partir da média de várias observações de um determinado parâmetro, utilizando-se para o seu cálculo métodos estatísticos.
	
	parâmetros de parte apenas funcional, estabelecido a partir da média de várias observações de um determinado parâmetro, utilizando-se para o seu cálculo métodos estatísticos.
	
	parâmetros de parte apenas morfológica, estabelecido a partir da média de várias observações de um determinado parâmetro, utilizando-se para o seu cálculo métodos estatísticos.
	
	parâmetros de parte apenas fisiológica, estabelecido a partir da média de várias observações de um determinado parâmetro, utilizando-se para o seu cálculo métodos estatísticos.
	 
	parâmetros de parte estrutural ou funcional, estabelecido a partir da média de várias observações de um determinado parâmetro, utilizando-se para o seu cálculo métodos estatísticos.

Continue navegando