Buscar

Fixação 03 Língua Portuguesa e as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação

Prévia do material em texto

A leitura, de modo geral, aumenta e diversifica nossas visões e interpretações sobre o mundo e da vida como um todo. Segundo Bloom (apud FAULSTICH, 1987), o desenvolvimento do leitor depende de cinco capacidades cognitivas, são elas: compreensão, análise, síntese, avaliação e aplicação. Relacione às capacidades as suas devidas características:
(1) Compreensão;
(2) Análise;
(3) Síntese;
(4) Avaliação;
(5) Aplicação;
( ) é a capacidade de emitir um juízo de valor a respeito do que o autor veicula no texto;
( ) é o momento mais importante do ato de ler, pois, se há compreensão, há assimilação e, portanto, as ideias, os conceitos poderão ser aplicados em situações semelhantes, ou para criar novas ideias;
( ) é quando somos capazes de reconstituir o todo decomposto anteriormente atendo-nos às ideias essenciais, do ponto de vista do original, nem nos importando com a sequência oferecida pelo autor do texto.
( ) é a primeira leitura, quando se identifica o tema, a tese, busca-se o significado no dicionário para a palavra desconhecida, ou seja, é a decodificação do texto.
( ) é quando se busca compreender as ideias contidas em cada segmento do texto, percebendo que o todo é composto de partes que se relacionam entre si: os parágrafos nos textos, os capítulos nos livros.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a. 2, 3, 1, 4, 5;
b. 3, 4, 5, 1, 2;
c. 4, 5, 3, 1, 2;
1. Compreensão: é a primeira leitura, quando se identifica o tema, a tese, busca-se o significado no dicionário para a palavra desconhecida, ou seja, é a decodificação do texto. 2. Análise: é quando se busca compreender as ideias contidas em cada segmento do texto, percebendo que o todo é composto de partes que se relacionam entre si: os parágrafos nos textos, os capítulos nos livros. 3. Síntese: é quando somos capazes de reconstituir o todo decomposto anteriormente atendo-nos às ideias essenciais, do ponto de vista do original, nem nos importando com a sequência oferecida pelo autor do texto. 4. Avaliação: é a capacidade de emitir um juízo de valor a respeito do que o autor veicula no texto. 5. Aplicação: é o momento mais importante do ato de ler, pois, se há compreensão, há assimilação e, portanto, as ideias, os conceitos poderão ser aplicados em situações semelhantes, ou para criar novas ideias. P. 32 e 33.
d. 5, 4, 3 ,2 ,1;
e. 1, 2, 3, 4 ,5;
Feedback
A resposta correta é: 4, 5, 3, 1, 2;.
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo (GARCIA, 2010, p.203) O parágrafo é uma unidade que transmite uma ideia e tem como intenção atingir um objetivo. Para o autor o parágrafo padrão é composto por três partes que são elas:
Escolha uma:
a. Introdução, desenvolvimento e tema central
b. Introdução, frase chave e conclusão
c. Introdução, desenvolvimento e conclusão.
Resposta: Para Garcia, o parágrafo-padrão é composto por três partes, a introdução, com um ou dois períodos curtos iniciais na qual se apresenta de forma sucinta a ideia-núcleo, também chamada de tópico frasal; o desenvolvimento, no qual se faz a explicação, ou argumentação da ideia-núcleo e a conclusão, que fecha o parágrafo ou remete ao próximo para acrescentar novas ideias.
d. Ideia central, secundárias e coerências.
e. Ideia central, frase síntese e tópico frasal.
Feedback
A resposta correta é: Introdução, desenvolvimento e conclusão..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com (PAREJA, Cleide, 2013, p.77 e 78) os conectivos coordenativos são realizados pelas conjunções coordenadas. E os subordinativos são aqueles que unem duas orações que dependem sintaticamente uma da outra, ou seja, não fazem sentido se ficarem sozinhas. Assinale a opção onde figura as funções dos conectivos em um texto.
Escolha uma:
a. Função de adição, oposição; conclusão; concessão; tempo; condição; contraste; dúvida; certeza; causa, exemplificação e comparação. Adição; alternância; oposição; conclusão; explicação.
Resposta Correta: Função de adição, oposição; conclusão; concessão; tempo; condição; contraste; dúvida; certeza; causa exemplificação e comparação. Adição; alternância; oposição; conclusão; explicação.
b. Função de adição, regência; conclusão; concessão; tempo; condição; contraste; dúvida; certeza; causa, conjunção e comparação. Adição; alternância; oposição; conclusão; explicação.
c. Função de conectivos coordenativos, subordinativos, referencial, semântica, pragmática; narrativa; dúvida; certeza; causa, exemplificação e comparação. Adição; alternância; oposição; conclusão; explicação.
d. Função de conectivos coordenativos, subordinativos, referencial, semântica, pragmática e narrativa.
e. Hipótese, conjunção verbal, oposição, concessão, tempo dúvida; certeza; causa, exemplificação e comparação. Adição; alternância; oposição; conclusão; explicação.
Feedback
A resposta correta é: Função de adição, oposição; conclusão; concessão; tempo; condição; contraste; dúvida; certeza; causa, exemplificação e comparação. Adição; alternância; oposição; conclusão; explicação..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Com base no que estudamos nesta disciplina, para que possamos dominar a linguagem como língua, é preciso que desenvolvamos várias habilidades necessárias ao processo de comunicação. Que ações, irão gradualmente propiciar o desenvolvimento desse domínio?
Escolha uma:
a. ler, falar e escrever;
b. entender, expressar vontades e criar condições;
c. criar, aplicar e escrever;
d. Ouvir, ler, entender e desenvolver a leitura;
e. Ouvir, falar, ler e escrever;
Para dominar a linguagem como língua, é preciso que a pessoa desenvolva várias habilidades necessárias ao processo de comunicação. Ouvir, falar, ler e escrever são as ações que, gradualmente, vão propiciar o desenvolvimento desse domínio. P. 11.
Feedback
A resposta correta é: Ouvir, falar, ler e escrever;.
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Leia um fragmento de um artigo de opinião sobre e-books.
Livro digital ou de papel?
Depois de quase 600 anos, uma invenção que revolucionou o mundo tem finalmente um concorrente forte. Os livros digitais já existem há algum tempo, mas a enxurrada de novos e-readers confirma uma tendência: eles querem fazer parte da sua vida, tal como os livros de papel fazem desde o século XV. Apesar de estarem na moda, muitas pessoas ainda torcem o nariz para os e-books e se valem de todos os argumentos a favor dos livros de papel. É claro que ambos os formatos possuem suas vantagens e desvantagens e é exatamente isso que vamos abordar neste artigo.
A chegada do Kindle
É possível afirmar que a chegada do leitor de livros digitais Kindle, da Amazon, foi um marco na briga entre os e-books e os livros de papel. Com ele ficou mais fácil transportar e organizar livros, mas sua maior contribuição foi com a melhora no conforto ao ler em uma tela. Com a e-ink, quem já experimentou o aparelho afirma: parece mesmo uma folha de papel. (Disponível em https://www.tecmundo.com.br/ces-2010/3934-livro-digital-ou-de-papel-.htm)
Sobre o uso de e-books em diversos setores da sociedade, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. Tem como característica a mobilidade, facilitando a leitura em diversos ambiente virtual.
O livro que se lê em meio virtual é chamado de e-book ou livro digital. Antigamente, os e-books somente podiam ser acessados por computadores. Atualmente, podem ser lidos em qualquer tela: celulares, tablets, computadores, etc...
b. Amplia o domínio da leitura.
c. Apenas pode ser utilizado por pessoas que tenham um computador.
d. Há uma inferioridade linguística em relação ao livro comum, de papel.
e. Causa problemas de leitura nas crianças que estão sendo alfabetizadas.
Feedback
A resposta correta é: Tem como característica a mobilidade, facilitando a leitura em diversos ambiente virtual..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
No Livro da Disciplina consta a seguinte citação de Jakobson (2001): “O processo de leitura e escrita constitui-se enquanto um ato comunicativo. Para tal, ele precisa de um emissor, aquele que fala ou escreve, um receptor, aqueleque lê ou escuta, um referente, que é constituído pelo contexto, situação ou objetos reais ao qual a mensagem remete, um código, que é o conjunto de signos e regras de combinação a ser usado, um canal de comunicação, que é a via de circulação da mensagem, e a mensagem, que é o conteúdo da comunicação”. Em seus estudos linguísticos, ele estabeleceu a cada uma das situações do ato comunicativo uma função da linguagem. Dependendo da ênfase que se dá a cada um dos processos comunicativos, a linguagem apresenta uma função com recursos linguísticos próprios. Qual a resposta que mais se aproxima às funções estipulados por Jakobson?
I – A função expressiva, a função conativa, a função metalinguística, a função poética e a função referencial.
II – A função expressiva, a função conativa, a função fática, a função poética e a função referencial.
III – A função expressiva, a função metalinguística, a função fática, a função poética e a função referencial.
IV – A função expressiva, a função conativa, a função metalinguística, a função fática, a função poética e a função referencial.
V - A função conativa, a função metalinguística, a função fática, a função poética e a função referencial.
Leia atentamente as questões acima e marque a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Apenas a alternativa IV está correta.
Gabarito: referente à questão IV (capítulo 1, página 24, do Livro da Disciplina), onde consta que: O processo de leitura e escrita constitui-se enquanto um ato comunicativo. Para tal, ele precisa de um emissor, aquele que fala ou escreve, um receptor, aquele que lê ou escuta, um referente, que é constituído pelo contexto, situação ou objetos reais ao qual a mensagem remete, um código, que é o conjunto de signos e regras de combinação a ser usado, um canal de comunicação, que é a via de circulação da mensagem, e a mensagem, que é o conteúdo da comunicação. Roman Jakobson (2001), em seus estudos linguísticos, estabeleceu a cada uma das situações do ato comunicativo uma função da linguagem. Dependendo da ênfase que se dá a cada um dos processos comunicativos, a linguagem apresenta uma função com recursos linguísticos próprios. Temos, assim, a função expressiva, a função conativa, a função metalinguística, a função fática, a função poética e a função referencial. Sabe-se que não há na linguagem uma função pura, várias podem aparecer ao mesmo tempo no processo comunicativo, no entanto, conhecê-las ajudará a melhorar a elaboração da fala e da escrita ( JAKOBSON, 2001).
b. A alternativa V está correta.
c. Apenas as alternativas II e III estão corretas.
d. Todas as alternativas estão corretas.
e. As alternativas IV e V estão corretas.
Feedback
A resposta correta é: Apenas a alternativa IV está correta..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Após ler a ata abaixo, indique quais aspectos estão incompletos no texto. No mês de outubro de dois mil e dezessete, reuniram-se na sala do diretor geral da empresa, os conselheiros fiscais Tarsila do Amaral, Matoso Câmara e Osvald de Andrade para tratar de um novo modelo de ampliação e inovação dos serviços prestados por agentes terceirizados. O funcionário Osvald de Andrade perguntou como ficarão os custos de ampliação 30% nas despesas com funcionários. O diretor explicou que isso trará novos custos de início, mas também, terá vantagens, pois agilizará o processo de contratação de funcionários, colocando todos em uma plataforma única de contratação. Os demais funcionários presentes, Matoso Câmara e Tarsila do Amaral concordam com todas as medidas tomadas pela direção geral da empresa. Contudo, Osvald de Andrade disse que iria pensar melhor sobre o assunto, não dando nenhuma resposta de imediato.
Escolha uma:
a. Não apenas o encerramento do ata.
b. Não há aspectos incompletos. A ata contém todas as informações.
c. Não há indicação dos participantes da reunião.
d. Não há título, não há indicação de dia e horário da reunião, não há encerramento.
Uma ata é um documento oficial que deve ser fidedigno, portanto deve conter: título; introdução com data, local e hora; registro dos presentes; composição da mesa; discriminação das publicações relacionadas com a reunião, como relatórios, editais, deliberações e encerramento.
e. Apenas não apresenta título e indicação de dia e horário.
Feedback
A resposta correta é: Não há título, não há indicação de dia e horário da reunião, não há encerramento..
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Conforme Jakobson (2001): “Dependendo da ênfase que se dá a cada um dos processos comunicativos, a linguagem apresenta uma função com recursos linguísticos próprios”. Assinale a resposta que mais se aproxima às características das funções citadas acima.
I – Função metalinguística - é centrada no emissor da mensagem, exprime a sua relação com o conteúdo transmitido, a sua opinião, emoções, avaliações.
II – Função fática - é centrada no emissor da mensagem, exprime a sua relação com o conteúdo transmitido, a sua opinião, emoções, avaliações.
III – Função referencial - é centrada no emissor da mensagem, exprime a sua relação com o conteúdo transmitido, a sua opinião, emoções, avaliações.
IV – Função conativa - é centrada no emissor da mensagem, exprime a sua relação com o conteúdo transmitido, a sua opinião, emoções, avaliações.
V – Função expressiva - é centrada no emissor da mensagem, exprime a sua relação com o conteúdo transmitido, a sua opinião, emoções, avaliações.
Leia atentamente as questões acima e marque a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Apenas as alternativas II e III estão corretas.
b. As alternativas IV e V estão corretas.
c. Todas as alternativas estão corretas.
d. A alternativa I está correta.
e. Apenas a alternativa V está correta.
Gabarito: referente à questão V (capítulo 1, página 24, do Livro da Disciplina), onde consta que, conforme Jakobson (2001): “Dependendo da ênfase que se dá a cada um dos processos comunicativos, a linguagem apresenta uma função com recursos linguísticos próprios. Temos, assim, a função expressiva, a função conativa, a função metalinguística, a função fática, a função poética e a função referencial. Sabe-se que não há na linguagem uma função pura, várias podem aparecer ao mesmo tempo no processo comunicativo, no entanto, conhecê-las ajudará a melhorar a elaboração da fala e da escrita. São elas: Função expressiva - É centrada no emissor da mensagem, exprime a sua relação com o conteúdo transmitido, a sua opinião, emoções, avaliações. Função conativa - É centrada no receptor da mensagem, com a intenção de persuadi-lo, seduzi-lo. É uma comunicação imperativa, faz uso dos verbos no modo imperativo afirmativo ou negativo. Função referencial - É centrada no referente da mensagem, valoriza o objeto da mensagem. É uma comunicação objetiva, impessoal, com preferência pela frase declarativa. Função fática - É centrada no contato, demonstra o desejo de abertura para a comunicação, que se dá com uso de frases breves, consagradas pelo uso. No texto escrito, costuma-se usar imagens, tamanho diferenciado das letras, cores para chamar atenção. Função metalingüística - É centrada no código, é tudo o que, em uma mensagem, serve para dar explicações ou tornar preciso o código utilizado pelo emissor no ato comunicativo. É uma comunicação explicativa, faz uso de sinônimos, definições. Função poética - É centrada na elaboração da mensagem, usa formas inovadoras com combinações inusitadas, ofertadas pela própria língua. É uma comunicação artística com predomínio da conotação. Pode ser usada em todos os gêneros textuais, é a marca textual do gênero literário.
Feedback
A resposta correta é: Apenas a alternativa V está correta..
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Sobre as características dos gêneros relatório e ata, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. São subgêneros dos gêneros científicos e acadêmicos.
b. São textos subjetivos que devem expressar a emoção de quem os escreve.
c. São desdobramentos das resenhas temáticas.
d. São textos de base descritiva, somente.
e. São textos narrativos que devemter como meta a objetividade da informação, utilizando da descrição.
O relatório e a ata têm como modo discursivo a narração, auxiliada pela descrição. Relatar é escrever, para alguém ausente, os acontecimentos, fatos ou discussões ocorridas em um determinado local, descrevendo, narrando e, muitas vezes, dissertando. A ata é o registro escrito de uma reunião, sessão, assembleia geral ordinária ou extraordinária, que tem efeitos legais. Quando não houver necessidade de formalidades legais, pode-se fazer apenas um relatório de reunião.
Feedback
A resposta correta é: São textos narrativos que devem ter como meta a objetividade da informação, utilizando da descrição..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A coerência textual é o atributo responsável pelo sentido que o texto apresenta quando da leitura. Há dois tipos de coerência textual. Sobre esse assunto leia as proposições a seguir.
I- A coerência interna é o sentido do texto projetado no processo de produção do texto, na codificação dos termos e recursos de sentido, como por exemplo, pontuação e acentuação gráfica.
II- A coerência externa ocorre no encontro do leitor com o texto no processo de decodificação e interpretação do texto que cria argumentos de verdade, harmonia e conexão entre as ideias.
III- Cada tipo de texto apresenta sua estrutura, seus mecanismos de coerência e de coesão conforme se trate de um texto narrativo, descritivo ou dissertativo-argumentativo.
Estão corretas:
Escolha uma:
a. As proposições I e III.
b. As proposições I, II e III.
GABARITO: A coerência interna é centrada no escritor e na compatibilidade entre o texto como um todo e as partes que o compõem, e concretiza-se na interação que se estabelece durante o ato de leitura, logo ela existe antes da leitura, como potencial do texto, sendo concretizada durante e após este ato. A incoerência ocorre motivada por vários fatores, como problemas de acentuação, ortografia, junção das frases e parágrafos, uso inadequado de vocabulário, aspectos relacionados à coesão textual e que comprometem a lógica na exposição das ideias. A coerência externa está centrada no leitor, que ocorre no encontro do leitor com o texto no processo de decodificação e interpretação do texto. Ele, porém, pode não entender o que o texto quer dizer e não conseguir compreender a lógica do autor, por mais que a coerência interna tenha sido bem arquitetada. Desta forma, o leitor considerará o texto incoerente. PAREJA, Cleide J.M. Leitura e Escrita na Era Digital. Curitiba: Fael, 2013. p.68-70.
c. Somente na proposição II.
d. As proposições II e III.
e. Somente na proposição III.
Feedback
A resposta correta é: As proposições I, II e III..

Continue navegando