Buscar

AULA 5

Prévia do material em texto

AULA 5 – GENÉTICA
		1.
		Sabendo-se que o daltonismo é um caráter recessivo responda a questão que segue. Um homem daltônico casou-se com uma mulher de visão normal em cuja família não havia relatos de casos de daltonismo. Este casal teve dois filhos: João e Maria. a) Qual a probabilidade de João ter herdado do pai o gene para daltonismo? Qual a probabilidade de Maria ter herdado do pai o gene para daltonismo?
	
	
	
	a) A probabilidade de João herdar é zero e b) Maria é 100%.
	
	
	a) A probabilidade de João herdar é zero e b) Maria é 25%.
	
	
	a) A probabilidade de João herdar é 100% e b) Maria é 100%.
	
	
	a) A probabilidade de João herdar é 50% e b) Maria é 50%.
	
	
	a) A probabilidade de João herdar é zero e b) Maria é 50%.
	
Explicação: herança ligada ao X o pai passa para todas as filhas e não passa para os filhos.
		2.
		O conceito de crossing-over é:
	
	
	
	Processo onde há deleção de material genético em um cromossomo durante a meiose.
	
	
	Processo onde há adição de material genético em um cromossomo durante a meiose.
	
	
	Processo onde há troca de material genético entre cromossomos heterólogos durante a meiose.
	
	
	Processo onde há troca de material genético entre cromossomos homólogos durante a meiose.
	
	
	Processo onde há duplicação de material genético em um cromossomo durante a meiose.
		3.
		A hemofilia é uma doença hereditária recessiva ligada ao cromossomo sexual X, caracterizada por um defeito na coagulação sanguínea, manifestando-se através de sangramentos espontâneos que vão de simples manchas roxas (equimoses) até hemorragias abundantes. Frente ao exposto, analise as afirmativas a seguir: I ¿ Quando a mulher apresenta o genótipo XHXh, embora não seja hemofílica, é portadora. II ¿ Se um homem é hemofílico e se casa com uma mulher normal heterozigota para hemofilia, há 50% de probabilidade de seu filho homem ter a doença. III - Mulheres hemofílicas podem ser filhas de pai hemofílico e mãe heterozigota para esse gene. Assinale a opção correta:
	
	
	
	Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
	
	
	Somente a afirmativa III é verdadeira.
	
	
	Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
	
	
	Somente a afirmativa II é verdadeira.
	
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
		4.
		(Mack-2002) As flores da planta maravilha podem ser vermelhas, brancas ou rosas. As flores vermelhas e brancas são homozigotas, enquanto as rosas são heterozigotas. Para se obter 50% de flores brancas, é necessário cruzar:
	
	
	
	Uma planta de flores vermelhas com outra de flores brancas.
	
	
	Duas plantas de flores rosas.
	
	
	Uma planta de flores brancas com outra de flores rosas.
	
	
	Uma planta de flores rosas com outra de flores vermelhas.
	
	
	Duas plantas de flores vermelhas.
	
Explicação:
Esse é um caso de herança intermediária. No cruzamento de animais homozigóticos teremos em F1 animais heterozigóticos que terão um padrão fenotípico intermediário, sendo assim, teremos vermelhos VV e brancos BB, e os heterozigóticos VB que são rosas. Para se obter flores brancas com 50%, teremos que cruzar os hibridos (heterozigóticos) VB x VB, dando 50% de VV (vermelhos) e 50% de BB (brancos). 
 
 
 
 
	
		5.
		Um casal apresenta a seguinte constituição genética: o marido é albino e normal para o daltonismo e a mulher é heterozigota PARA OS DOIS LOCI. A probabilidade de nascer, deste casal, um filho do sexo masculino, de fenótipo completamente normal, é:
	
	
	
	100%.
	
	
	12,5%.
	
	
	25%.
	
	
	0%.
	
	
	37,5%.
	
	
		6.
		Uma mulher heterozigota para um gene recessivo ligado ao X poderá apresentar o fenótipo do gene recessivo por que:
	
	
	
	Os dois cromossomos X são inativados e não se expressam
	
	
	O cromossomo X com o gene dominante pode ter sido inativado
	
	
	Os genes recessivos ligados ao X nunca se manifestam em mulheres heterozigotas
	
	
	Na herança ligada ao X não existe dominância entre os genes
	
	
	Ela possui dois cromossomos X iguais e ativos ao mesmo tempo
		7.
		Em uma população de mariposas, um pesquisador encontrou indivíduos de asas pretas e indivíduos de asas cinza. Ele cruzou machos pretos puros com fêmeas cinza puras. Obteve machos e fêmeas pretas em F1. Cruzou os descendentes F1 entre si e obteve, em F2, 100% de machos pretos, 50% de fêmeas pretas e 50% de fêmeas cinza. Em cruzamentos de machos cinza puros com fêmeas pretas puras, ele obteve, em F1, machos pretos e fêmeas cinza. Cruzando estes F1 entre si, obteve machos e fêmeas pretos e cinza na mesma proporção. Aponte, a partir dos resultados obtidos, qual o padrão de herança de cor das asas e qual o sexo heterogamético nessas mariposas.
	
	
	
	Ligada ao sexo, a cor preta é dominante e o macho é o sexo heterogamético.
	
	
	Autossômica, a cor preta é recessiva e a fêmea é o sexo heterogamético.
	
	
	Ligada ao sexo, a cor preta é dominante e a fêmea é o sexo heterogamético.
	
	
	Restrita ao sexo, a cor cinza é recessiva e o macho é o sexo heterogamético.
	
	
	Autossômica, a cor preta é recessiva e o macho é o sexo heterogamético.
	
	
		8.
		A distrofia muscular do tipo Duchenne, doença recessiva ligada ao cromossomo X, caracteriza-se por debilidade muscular progressiva e deformidades ósseas, inicia-se na infância e impede a reprodução dos afetados. Considerando-se essas informações e outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que.
	
	
	
	indivíduos do sexo masculino que possuem um gene mutante para essa distrofia manifestam a doença.
	
	
	indivíduos do sexo masculino afetados por essa distrofia muscular são filhos de mães heterozigotas.
	
	
	Casais com filhos afetados têm 25% de probabilidade de ter outra criança com essa doença.
	
	
	TODAS CORRETAS
	
	
	mulheres afetadas recebem os cromossomos X materno e paterno com o gene para essa distrofia
 Atividade
1 - (SANTOS, s/d) Sabemos que o DNA fornece informações para a produção das proteínas, sendo o responsável por formar nosso código genético. Esse código pode ser definido como a relação existente entre as trincas de bases nitrogenadas encontradas no RNAm e os aminoácidos de uma proteína. A trinca de bases encontradas em um RNAm recebe o nome de:
a) Triplete
b) Proteína
c) Nucleotídeo
d) Códon
e) Gene
2 - (SANTOS, s/d) Existem 64 códons diferentes no código genético. Desses códons, apenas 61 codificam aminoácidos, sendo os outros três chamados de códons de parada. Entre as alternativas a seguir, marque aquela em que todos os códons sinalizam o término da síntese de proteínas.
a) UAA, UAG, UGG.
b) UAA, UGG, AUC.
c) UAG, UUU, UUA.
d) UGA, UCG, UAG.
e) UAG, UGA, UAA.
3 - (SANTOS, s/d) A fase de iniciação começa quando a RNA polimerase reconhece no DNA a região que marca o início da transcrição. Que nome recebe essa região?
a) Transcritora
b) Promotora
c) Iniciadora
d) Start
e) Reconhecedora
4 - (KHAN ACADEMY, s/d) O fator de crescimento é um sinal químico, proveniente de células vizinhas, que instrui a célula alvo a crescer e dividir. Podemos dizer que a célula nota o fator de crescimento e decide dividir-se, mas, como esses processos realmente acontecem?
a) A célula detecta o fator de crescimento por meio de uma ligação física entre o fator de crescimento e o receptor proteico em sua superfície. A ligação do fator de crescimento faz com que o receptor mude de forma, desencadeando uma série de eventos químicos na célula, que ativa proteínas denominadas fatores de transcrição.
b) A célula detecta o fator de crescimento por meio de uma ligação física entre o fator de crescimento e o receptor proteico na matriz extracelular. A ligação do fator de crescimento faz com que o receptor mude de forma, desencadeando uma série de eventos físicos na célula que inibe proteínas denominadas fatores de tradução.
c) A célula detecta o fator de crescimento por meio de uma ligação física entre o fator de crescimento e o receptor proteico na superfície da célula. A ligação do fator de crescimento faz comque o receptor mude de forma, desencadeando uma série de eventos químicos na célula que inativa proteínas denominadas fatores de transcrição.
d) A célula detecta o fator de crescimento por meio de uma ligação química entre o fator de crescimento e o receptor lipídico na superfície da célula. A ligação do fator de crescimento faz com que o receptor não mude de forma, desencadeando uma série de eventos químicos na célula que inativa proteínas denominadas fatores de transcrição.
e) A célula detecta o fator de crescimento por meio de uma ligação física entre o fator de crescimento e o receptor glicídico na superfície da célula. A ligação do fator de crescimento faz com que o receptor não mude de forma, desencadeando uma série de eventos químicos na célula que ativa proteínas denominadas fatores de tradução.
5 - (KHAN ACADEMY, s/d) A transcrição é um ponto-chave de regulação para muitos genes. Conjuntos de proteínas de fator de transcrição se ligam a sequências de:
a) DNA específicas dentro ou perto de um gene, promovendo ou reprimindo sua transcrição para um RNA.
b) RNA específicas dentro ou perto de um gene, promovendo ou reprimindo sua transcrição para um DNA.
c) Aminoácidos específicas dentro ou perto de um gene, promovendo ou reprimindo sua transcrição para um RNA.
d) Proteínas específicas dentro ou perto de um gene, promovendo ou reprimindo sua transcrição para um DNA.
e) RNAm específicas dentro ou perto de um gene, promovendo ou reprimindo sua transcrição para um RNAt.

Continue navegando