A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
APOL 2 - Fundamentos Psicológicos da Educação - NOTA 100

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/10 - Fundamentos Psicológicos da Educação
Leia o seguinte fragmento textual:
“Segundo os filósofos da Escola de Frankfurt, Bacon teria capturado bem a mentalidade de um modelo de ciência que nascia: a ciência moderna. Nela, o entendimento, o intelecto ou razão estava disposto a vencer a superstição e dominar a natureza para que o saber se tornasse senhor das coisas. Nesse ‘casamento feliz’ entre entendimento e natureza, a técnica torna-se a expressão de um método que a tudo quer e pode dominar”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARVALHO, Alonso Bezerra de. A filosofia da educação moderna: Bacon e Descartes. Acervo digital da Universidade Estadual Paulista – UNESP. <https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/127/3/01d07t02.pdf>. Acesso em 2 de out. 2018.
Levando em conta o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico sobre Francis Bacon, um dos principais filósofos da Idade Moderna, é correto afirmar que:
	
	A
	Bacon foi o fundador e principal representante da doutrina conhecida como estoicismo.
	
	B
	Bacon ficou conhecido sobretudo por sua visão mecanicista e racional do homem.
	
	C
	Bacon destacou a observação, a comparação, a repetição e a análise das experiências, reunindo-as na direção do conhecimento.
	
	D
	Bacon é considerado um filósofo de transição dentro do iluminismo por ter criticado os excessos racionalistas.
	
	E
	O pensamento filosófico de Francis Bacon foi profundamente influenciado pelas ideias de Georg Hegel.
Questão 2/10 - Fundamentos Psicológicos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"Uma vez que a psicologia é, em essência, uma disciplina prática, os psicólogos centram sua atenção primordialmente no self-como-objeto, o aspecto 'mim' do self. Este é o aspecto que podemos conhecer, explorar e tentar mudar nas direções desejadas. Este é o aspecto produzido em grande medida pelas primeiras experiências aprendidas já discutidas, sendo o aspecto de interesse mais imediato para os educadores. Entre os psicólogos que contribuíram para nosso conhecimento do seIf-como-objeto, talvez o mais conhecido seja CarI Rogers (1902-1987)".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FONTANA, David. Psicologia para professores. 2 ed. São Paulo: Loyola, 1998, p. 269. 
Com base nos conteúdos das aulas e livro-base Teorias da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, é possível dizer que o método criado por Rogers, no qual o cliente é compreendido como pessoa, caracteriza-se como...
	
	A
	Behaviorista.
	
	B
	Não diretivo.
	
	C
	Esquizoanálise.
	
	D
	Sócio-histórico.
	
	E
	Cognitivista.
Questão 3/10 - Fundamentos Psicológicos da Educação
Leia a citação:
“Ainda que não tenha publicado um texto específico a respeito da educação, esse tema sempre esteve presente em Freud. Como exemplo, citamos o texto de 1927, ‘O futuro de uma ilusão’, que é, por muitos, considerado seu testamento pedagógico. Nesse tempo de suas reflexões, ele define que a finalidade da educação é a instauração do princípio de realidade, ajudando a criança a renunciar ao seu modo de funcionamento quase todo submetido ao princípio do prazer”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARIOTTO, Rosa Maria Marini. Algumas contribuições da psicanálise à educação a partir dos conceitos de transferência e discurso. Educar em Revista, Curitiba, n. 64, p. 35-48, abr./jun. 2017. p. 36. <http://www.scielo.br/pdf/er/n64/0104-4060-er-64-00035.pdf>. Acesso em 5 out. 2018.
Em conformidade com a citação e os conteúdos do livro-base, Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, sobre a psicanálise freudiana e o processo de ensino-aprendizagem, analise as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras, e F para as asserções falsas:
I.  ( ) A partir das contribuições da psicanálise freudiana, a educação passou a considerar o desejo do aluno, tornando-se menos modeladora.
II. ( ) As teorias psicanalíticas, aplicadas à educação, transformaram o aprendizado por meio de práticas menos coercitivas e mais prazerosas.
III.( ) Com as mudanças no processo de ensino-aprendizagem, a partir das teorias psicanalíticas, as instituições e professores que adotavam práticas coercitivas deixaram finalmente de existir.
IV. ( ) O educador, alicerçado em ideias psicanalíticas, adota atividades de ensino bem programadas pois compreende que, assim, poderá controlar os efeitos produzidos em seus alunos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – F – V – F
	
	B
	V – F – V – V
	
	C
	V – V – F – F
	
	D
	F – V – F – F
	
	E
	F – F – V – V
Questão 4/10 - Fundamentos Psicológicos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"Wallon não propõe uma teoria pedagógica, mas seu interesse pela educação levou-o a elaborar textos específicos sobre educação e, junto com outros educadores, um projeto de reforma do ensino francês, que ficou conhecido como Projeto Langevin-Wallon". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. Wallon e a educação. In: MAHONEY, Abigail Alvarenga; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de (orgs). Henri Wallon: psicologia e educação. 6 ed. São Paulo: Loyola, 2006, p. 71.
De acordo com o conteúdo das aulas e livro-base Teorias da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, as proposições teóricas de Wallon apontam para duas ordens de fatores, os fatores orgânicos e os fatores...
	
	A
	Biológicos.
	
	B
	Genéticos.
	
	C
	Educacionais.
	
	D
	Sociais.
Questão 5/10 - Fundamentos Psicológicos da Educação
Observe a citação:
“O trabalho do epistemólogo suíço Jean Piaget é, sem dúvida alguma, uma das principais contribuições ao entendimento de como o ser humano se desenvolve. A Epistemologia Genética proposta é essencialmente baseada na inteligência e na construção do conhecimento e visa responder à questão não só de como os indivíduos, sozinhos ou em conjunto, constroem conhecimentos, mas também por quais processos e por que etapas eles conseguem fazer isso”.
Considerando a citação acima e os conteúdos apresentados no livro-base, Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, sobre a epistemologia genética de Jean Piaget, analise as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras, e F para as asserções falsas.
I.  ( ) A teoria formulada por Piaget, denominada epistemologia genética, tem, como fontes, o conhecimento empírico (epistemologia) e também os meios de obtenção desse conhecimento (genética).
II. ( ) O sujeito epistêmico, o indivíduo em seu processo de construção de conhecimento configura-se como o foco da teoria epistemológica genética.
III.( ) Em suas pesquisas, Piaget abordou o processo do conhecimento pelo sujeito, do nascimento até a idade escolar, por volta dos 6 anos.
IV. ( ) Entre os conceitos desenvolvidos por Piaget, destacam-se: a assimilação e a acomodação. Sendo que a acomodação é definida como “uma estruturação por incorporação da realidade exterior a formas devidas à atividade do sujeito”.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – F – V – F
	
	B
	V – F – V – V
	
	C
	V – V – F – F
	
	D
	F – V – F – F
	
	E
	F – F – V – V
Questão 6/10 - Fundamentos Psicológicos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"Nove anos após a proclamação da Terceira República, exatamente quando a França reerguia-se das ruínas provocadas pelo império de Napoleão III, nasce em Paris, numa família republicana, Henri Wallon. Esse autor dedicou sua vida a viver para os outros. Além de acadêmico, foi um homem político. Mesmo trazendo de berço a tradição política herdada do deputado e seu avô, também chamado Henri Wallon, sua participação