A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
RESENHA- COM DEV XI'AN - SARAMARQUES

Pré-visualização | Página 1 de 1

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO DA SAÚDE COM ÊNFASE EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA 
Resenha Crítica de Caso 
COM DEV XI’NA – REGISTRO ISO 9000
Sara Alves Marques de Freitas
Trabalho da disciplina:
 Qualidade nos Serviços de Saúde 
 	 Tutor(a): Mirna Miguel Passos Godoy
Horizonte/ CE
2020
1
COM DEV XI’ AN – REGISTRO ISO 9000
Referência: 
COM DEV XI’AN. The University of Western Ontario. Disponivel em: http://pos.estacio.webaula.com.br/Mensageria/Anexos/22042020/3497323/120580.PDF 
O estudo de caso inicia-se com a ambientação do que estava a acontecer na empresa CDX. O então gerente geral Ken Zelazny no final de 1996 se preparava para explanar aos demais membros da diretoria sobre as vantagens e desvantagens da obtenção da certificação ISO 9000 para a instituição e o seu desejo era que tudo ficasse o mais claro possível. 
A COM DEV Internacional (CDI), fundada em 1974, localizada em Cambridge, Ontário. A empresa era uma grande exportadora de equipamentos para satélites. A companhia possuía duas unidades operacionais. O primeiro era composto pelo Grupo Espaço que atuava com equipamentos para satélites comerciais. O segundo era o Grupo Wireless que trabalhava na comunicação sem fio de solo. Os dois eram vistos como complementares uma vez que compartilhavam de suas tecnologias e recursos na fabricação.
O sucesso da CDI era atribuído a fatores como: a) desenvolvimento da pesquisa; b) os responsáveis consideravam que com conhecimento amplo de oportunidades novas que possuíam eram capaz de antecipar seus movimentos e estratégias de mercado; c) a CDI havia fortalecido o contato com as firmas lideres; d) o acesso da empresa a tecnologia de solo e espacial a colocou em uma posição de exclusividade no campo wireless, a busca por comunicação móvel em varias partes do mundo incrementou um progresso para a CDI.
A atenção dos clientes estava atrelada a qualidade, projeto, como os produtos atendiam as especificações, assim como massa e mão de obra. Como solução para a sua queda na participação de mercado, a COM DEV Internacional, começou a elaborar produtos com diversas configurações, aumentando seu poder de competitividade.
Em junho de 1996, foi criada a COM DEV Xi’an (CDX). Um empreendimento conjunto a CDI e a Xi’na Institute of Space Radio Technology (XISRT). A entrada da CDI no mercado chinês levou pouco mais de um ano, atraída pelo crescimento acelerado, infraestrutura, além da mão de obra com baixo custo. Os indivíduos que mais demonstraram interesse em trabalhar na CDX eram jovens engenheiros e cientistas que almejavam a experiencia de trabalhar em uma empresa que possuía capital estrangeiro.
A gestão da qualidade com a abordagem ocidental não era tão explorada na china. As operações com certificação ISO 9000 ainda eram limitadas, embora houvesse empresas que buscavam tal certificação. A obtenção da ISO 9000 aumentava o grau de aceitação por parte dos clientes que acreditavam que as empresas que a possuíam tinham produtos de qualidade. 
O gerente da CDX Ken Zelazny, ao observar percebeu que era diferente o modo como se dava a abordagem chinesa quanto ao conceito de qualidade. Além disso, o Sr. Zelazny ponderou algumas observações em relação a certificação ISO 9000 para a CDX. Primeiramente, iria aumentar o poder competitivo, seriam vistos como líderes, e seus clientes teriam a visão de uma empresa que presa a qualidade. 
Por segundo, aderir a ISO 9000 ajudaria a manter um nível aceitável de excelência para os clientes, além disto a serie oferta uma estrutura que pode ser usada como sistema de avaliação interna do sistema de qualidade. Em terceiro, ajudaria a potencializar a mente dos funcionários quanto a qualidade, envolvendo o grupo de trabalho no processo da busca pela certificação com que eles entendam a importância.
A questão foi discutida informalmente com os membros da diretoria, porém, estavam receosos, uma vez que não sabia se compensava o custo para obter o certificado e o retorno poderia não ser vantajoso para o empreendimento a longo prazo, já que a empresa já tinha uma reputação no mercado. Outras empresas já estavam criando seus próprios padrões de qualidade de modo alternativo baseado na Isso 9000, mas focando no seu próprio mercado.O Sr. Zelazny acreditava que não tinha muita escolha quanto ao nível que melhor cobria suas atividades na CDX. Ainda mostrou que a decisão de implementar a certificação ISO 9000 traria a empresa tanto vantagens, quanto desvantagens, ambas podendo ser definitivas. 
O artigo nos mostra que estudo e estratégia são ferramentas que ajudam ao administrador a encontrar o momento certo para a tomada de decisão e a calcular o risco da mesma. E a compreensão da qualidade vai depender da missão de cada empresa que mesmo sem ter um registro ou certificado “físico”, muitas empresas já tem seus próprios padrões de qualidade de alto nível.