Buscar

Projeto Beijinho sim ! Mordida não !-1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Projeto: Beijinho, sim. Mordidas, Não!
Objetivos: 
Auxiliar as crianças a compreenderem que morder não é o melhor modo de agir.
Atividade 1: 
Sente com as criança na roda e conte uma história sobre a temática mordidas. Sugiro o livro digital Mordida não, Napoleão (baixe aqui).  Após a história converse sobre por que morder não é legal, enfoque que machuca e que deixa todos tristes. As crianças podem contar situações em que foram mordidas por outras crianças ou animais e como elas se sentiram. Como são crianças pequenas vá fazendo perguntas que as ajudem a encontrarem a continuidade do relado.
Atividade 2:
Confeccione uma boca grande com material reciclado e mostre os dentes para a crianças. Fale para que serve a boca, comente sobre como nossos dentes servem para triturar os alimentos. Entregue toalhas para as crianças e deixe-as morderem as toalhas, mostre que fica as marcas dos dentes e reforce que no colega machuca. Deixe as crianças irem até a boca gigante e brincar, quando elas fazem de conta que foram mordidas entre na fantasia e mostre sua preocupação e diga para a “boca” como aquele comportamento foi errado.
Entregue uma folha para as crianças com uma boca e deixe que colem pedacinhos de papel branco ou isopor para serem os seus dentinhos. Reforce para o quê a boca serve: beijar, comer comida, falar…
Atividade 3:
Proponha brincadeiras com bonecas ou bichinhos de pelúcia, no qual as crianças precisam cuidar desses por estarem machucados ou doentes. Deixe que colem esparadrapos e enrolem faixas, façam de conta que colocam gelo. Use essa brincadeira para ensinar o cuidado. Incentive que as crianças beijem as bonecas e as consolem durante a brincadeira.
Atividade 4:
Traga imagens de crianças e pessoas felizes se abraçando ou com beijos nas bochechas. Mostre as imagens e pergunte se as crianças gostam de serem abraçadas e beijadas. Faça uma roda com as crianças e convide que uma por vez beije e abrace seu coleguinha. Volte a conversar sobre como beijar é melhor do que morder.
Cole as imagens de carinho em um cartaz. Sempre que uma criança for iniciar o processo de morder, relembre-a do cartaz e a convença a abraçar o colega. Ou a ajude a conversar para resolver os conflitos com a outra criança.
Essas atividades podem ser feitas com frequência para relembrar as crianças a não morderem, pois estarão aprendendo outro modo de se relacionarem.

Continue navegando