Buscar

Educação na Mesopotâmia pdf

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: História da Educação I
Lic. Ciências Biológicas – 7º Período
Aluno: Prof: 
Educação na Mesopotâmia
O grande processo na educação da Mesopotâmia veio através da escrita cuneiforme, ou seja, uma escrita que era feita por auxílio de objetos em forma de cunha que eram gravados em tabuletas. Sendo assim, a base de transmissão de todo conhecimento na antiguidade. Entretanto sendo o primeiro sistema prático de escrita nas cidades de Mesopotâmia que levou a civilização daquela época, buscando o conhecimento econômico intelectual e cultural do homem. A marca registrada naquela época foi o pioneirismo sendo as invenções, e os projetos que começaram a interferir no curso de seu tempo, Pois a cerâmica foi um dos exemplos que passou a ser utilizados no aprimoramento das habitações. As escritas naquela época tendo ocorrido dentro do templo, por meio da casta sacerdotal. Sendo quase unânime na antiguidade, a leitura e a escrita compondo o processo ensino aprendizagem dando o primeiro passos por meio dos sacerdotes. Tendo ao lado dos mesmos, se encontram os artista, artesãos, camponeses e escribas.
A escrita cuneiforme teve grande importância, pois deu aos escribas status profissional qualificada para que pudesse desempenhar o ofício de um escriba. Os escribas começam na escola no início da juventude até a idade adulta tendo também como grande interesse de ensino a adivinhação que consistia em ler a vontade dos deuses e prever o futuro. O grande alicerce do ensino Mesopotâmia era a literatura composto por várias obras literárias. Havia também um segmento da literatura pautado em provérbios e dito populares, além de sua significativa contribuição para o direito, devido isso vários códigos visando a ordem e conduta foram criados, sendo um deles o Hammurabi um rei que criou conjuntos de leis.
Educação do Egito 
A educação do Egito era diferente ao da Mesopotâmia sendo que as escolas funcionavam como templos e a aprendizagem se fazia por transcrições de hino, livros sagrados, auxiliados de exortações morais e do forçamento de aprendizagem. Além desses ensinamentos eles aprendiam aritmética com sistema de cálculo e geometria associados à agrimensura. Assim o primeiro instrumento do sacerdote-intelectual e a escrita, que no Egito era hieroglífica, ou seja, escreviam nas paredes de seus templos ou até mesmo em monumentos públicos. Ao lado da educação escolar, havia a família atribuída sendo a mãe o pai e em seguida ao ofício, que se fazia nas oficinas artesanais e que atingia a maior parte da população. Estes aprendizados vinham através dos pais ou parentes artesãos que ensinavam a arte aos seus filhos através do observar para depois reproduzir. Os populares eram excluídos da ginástica e da música, reservada apenas a casta guerreira e colocada como adestramento para guerra.

Mais conteúdos dessa disciplina