Buscar

APH- AFOGAMENTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Janete Pereira Ribeiro Viana
Enfermagem 8º Semestre Noturno.
APH - AFOGAMENTO
Urgência e Emergência em Enfermagem
Resumo estendido sobre Afogamento relacionado à matéria de Urgência e Emergência
Prof: Igor Andrade
Brasília, Abril 2020.
RESUMO
AFOGAMENTO 
O afogamento é uma situação de urgência e emergência, pois requer cuidados imediatos de suporte básico de vida e mais suporte avançado de vida. No Brasil criança de um a nove anos é segunda causa de morte, adolescentes a terceira causa e adulta quarta causa de óbitos. A cada dia no Brasil 17 pessoas morrem afogadas. E mais a cada piscar de olhos um pessoa no mundo morre afogada. E a maioria dos afogamentos, acontece em: piscinas, rios, lagos e represas, pois, não existe uma salva – vidas, que o profissional capacitado para fazer esse tipo de atendimento, ou acontece com super estima suas habilidades de nadar em qualquer lugar, e isso pode ser fatal.
 De acordo a sociedade brasileira de salvamento aquático (SOBRASA) a cada piscar de olho uma pessoa é afogada no mundo. Para isso a prevenção é muito importante. Medidas de prevenção devem ser adotadas como: instalar cerca de isolamento de 1 metro e meio entorno das piscinas, com portões e fechaduras não utilizar bóias e evitar brinquedos dentro da piscina ou nas proximidades, não ingerir bebidas alcoólicas e evitar competições de apeia dentro das piscinas. É importante conhecer o local antes de entrar, avaliar se não tem pedras e profundidade, atenção água no umbigo e sinal de perigo. Se possível nade em local onde tem salvado- vidas. 
Fisiopatologia do afogamento: fazer apeia vontade de respirar, a aspirar o líquido, vem a tosse que um reflexo, perda da consciência devido a epóxi, aumenta a freqüência cardíaca 
Evolui para bradicardia e evoluindo para uma AESP
Sinais que identificam um afogamento acenam e tosse. Como agir nesta situação, conforme a SOBRASA, manter a calma, se saber nadar bem e tiver segurança do procedimento, utilize algo para que a vítima possa segurar assim você, consegue ter êxito, ou chame à salva – vidas, ele é o profissional capacitado para atender nestes casos. 
O atendimento após a retirada da vítima da água, apoiar em uma superfície plana, ver ouvir e sentir, primeiro chegar à resposta, se não chame o SAMU, sentir o pulso , não tem, inicie o protocolo de salvamento, hiper estender o pescoço, retirar o excesso de espuma ou saliva, pinçar o nariz, fazer seis ventilações, em seguida 30 compressões e duas ventilações, e checar pulso, se tiver o DEA providenciar, manter as compressões até exaustão, se ou chegada do SAMU, caso a vítima tenta reflexo de tosse, manter em decúbito lateral direto, isso favorece expansão do pulmão. 
 O afogamento tem 6 graus, onde cada grau deve ser avaliado, diferenciado conforme os sinais e sintomas.
Grau Um: aspirou pouca água e tem tosse; cuida Fraude enfermagem, manter em repouso, cabeceira semi Fowler e aquecer.
Grau Dois: Tosse, espuma rosada, hipoxemia, ausculta com créditos, ofertar oxigênio sob cateter tipo óculos, manter semi Fowler e repouso. 
Grau três: edema agudo, abdômen entendido, 
Hipoxemia, instalar máscara de Venturi, manter em decúbito lateral direto e avaliar a necessidade de IOT / VM.
Grau Quatro: edema agudo, sem pulso radial, e mais os cuidados do grau três, paciente pode evoluir para uma parada cardíaca. 
GRAU cinco: parada respiratória necessita de IOT/VM, pois o paciente pode evoluir para uma parada cardiorrespiratória. 
Grau Seis: paciente já está em parada cardiorrespiratória, risco alto de morte ou seqüelas.
Os cuidados no interno hospitalar é diverso, ofertar oxigênio terapia, coleta de hemograma, gasometria, passagem de sonda nasogastrica, entre outros.
 Segundo a SOBRASA pessoa vítima de afogamento, o atendimento deve ser feito, mesmo que tenha uma hora submersa, pois na broncospiração o corpo sofre uma hipotermia, e isso faz com que os neurônios sejam preservados. É fundamental que profissionais de saúde, tenham conhecimento, desse tipo de atendimento à vítima de afogamento, para que não possam atestar óbitos, pois nesse caso, não pode ser equiparada a uma parada cardíaca patológica. 
É notável que o afogamento seja uma causa de morte, que pode ser prevenida, para isso e primordial que a população, tenha conscientização dos riscos e tomes todas as medidas de precaução em suas residências e durante o lazer.

Outros materiais