Buscar

Antropologia Social e Cultural av III

Prévia do material em texto

1.
	A Antropologia, análise científica das culturas, práticas e discursos sociais, nos ajuda a desenvolver o "olhar distanciado". Isso nos permite relativizar nossos valores e compreender melhor aqueles valores que professam outros grupos sociais. Assim procedendo, a Antropologia facilita que nos distanciemos daquilo que nos parece "natural" e percebamos a arbitrariedade da cultura. Nesse sentido, o conhecimento antropológico favorece o desenvolvimento do pensamento crítico. Com base no exposto, disserte sobre o pensamento crítico.
	Resposta Esperada:
Nossa sociedade apresenta contradições históricas relevantes que resultaram em uma condição de desigualdade social, étnica, econômica e de oportunidades. O pensamento crítico nos permite identificar e entender a heterogeneidade da sociedade em que vivemos. Através do exercício da crítica, podemos então discernir as diferentes facetas dos acontecimentos sociais e a complexidade da vida em sociedade. Pela crítica construímos novas maneiras de pensar e solucionar os problemas que afligem a todos na vida social.
	2.
	A Antropologia pode ser compreendida como uma ciência que busca analisar, compreender e explicar o comportamento do ser humano. Diante disso, a primeira grande corrente de pensamento da Antropologia é influenciada, sobretudo, como o próprio nome sugere, pelas teorias evolucionistas de Charles Darwin. Neste sentido, disserte sobre as características da Antropologia Evolucionista.
	Resposta Esperada:
A Antropologia Evolucionista foi influenciada por Charles Darwin. Esta perspectiva cria uma corrente de pensamento, uma perspectiva de homem, sociedade e evolução, contribuindo com novos saberes para a antropologia e para a compreensão das diversas culturas. O evolucionismo favoreceu o surgimento de diversos grupos de estudos antropológicos no século XIX, na Europa, envolvendo várias áreas de conhecimento para definir o homem enquanto ser.

Continue navegando