Buscar

ÉTICA 10


Continue navegando


Prévia do material em texto

ÉTICA
CCJ0184_A10_201809028191_V1
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Aluno: JULIANO DOS SANTOS CORTES
	Matr.: 201809028191
	Disc.: ÉTICA 
	2020.1 EAD (GT) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		O que são Direitos Humanos?
	
	
	
	A definição clássica é que são os direitos a nós atribuídos tão somente pelo fato de sermos humanos.
	
	
	São direitos onde todos os seres humanos são obrigados a usufruir.
	
	
	Tem raiz filosófica, onde as pessoas são donas dos seus direitos.
	
	
	São direitos dados aos seres vivos de modo geral.
	
	
	São a soluções dos problemas da humanidade.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Quais são os direitos humanos relacionados à terceira geração?
	
	
	
	Os direitos civis, políticos e econômicos.
	
	
	Os direitos ao progresso, ao meio ambiente, à autodeterminação dos povos.
	
	
	Os direitos sociais, econômicos e culturais.
	
	
	Os direitos à informação e ao desenvolvimento.
	
	
	Os direitos à informação e ao pluralismo.
	
Explicação:
Pelo desenvolvimento da tecnologia e da ciência, surgiu a necessidade de estabelecer um conjunto de direitos humanos de terceira geração. Entre estes direitos encontram-se os direitos ao meio ambiente saudável, à paz, à proteção de gênero, ao desenvolvimento, à autodeterminação dos povos etc.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		(Enem 2014) Parecer CNE/CP nº 3/2004, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Procura-se oferecer uma resposta, entre outras, na área da educação, à demanda da população afrodescendente, no sentido de políticas de ações afirmativas. Propõe a divulgação e a produção de conhecimentos, a formação de atitudes, posturas que eduquem cidadãos orgulhosos de seu pertencimento étnico-racial ¿ descendentes de africanos, povos indígenas, descendentes de europeus, de asiáticos ¿ para interagirem na construção de uma nação democrática, em que todos igualmente tenham seus direitos garantidos.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Disponível em: www.semesp.org.br. Acesso em: 21 nov. 2013 (adaptado).
Qual é a orientação, que deve ser  adotada por esse parecer, fundamentada em uma política pública que associa o princípio da inclusão e da promoção social daqueles que pertencem ou descendem dessas Etnias Raciais?
	
	
	
	medidas de compensação econômica.
	
	
	estratégias de qualificação profissional.
	
	
	práticas de valorização identitária.
	
	
	instrumentos de modernização jurídica.
	
	
	dispositivos de liberdade de expressão.
	
Explicação:
Estados com políticas que visam garantir o bem estar dos cidadãos criam formas de integrar os indivíduos de todas as etnias no meio social em que estão inseridos, um ótimo exemplo para ilustrar isso são as ações afirmativas, que buscam integrar e valorizar as diferenças, além de gerar oportunidades para indivíduos históricamente desprivilegiados.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Os direitos denominados por direitos de cooperação ou fraternidade, conforme expressões utilizadas por um estudioso checo, ou ainda direitos de solidariedade (nomenclatura usada por Etienne-Richard Mbaya), trazem como particularidade o fato de buscarem proteger grupos humanos (família, povo, nação), desprendendo-se, em tese, da originária perspectiva que era a de proteger o homem como pessoa individual. Esse estudioso que criou o termo direitos de cooperação ou fraternidade chama-se:
 
	
	
	
	Edmund Husserl
	
	
	Amartya Sen
	
	
	Peter Singer
 
	
	
	Karel Vasak
	
	
	Hans Kelsen
	
Explicação:
"Karel Vasak é um jurista tcheco-francês
Vasak nasceu na Tchecoslováquia e foi estudar direito na França, onde decidiu se fixar após a invasão soviética ao seu país em 1968. Adquiriu nacionalidade francesa e trabalhou para o Conselho da Europa em vários cargos.
Em 1969, Vasak tornou-se o primeiro secretário-geral do Instituto Internacional de Direitos Humanos em Estrasburgo, cargo que ocupou até 1980. Foi diretor da Divisão de Direitos Humanos e Paz da UNESCO e assessor jurídico do referido instituto e da Organização Mundial de Turismo.
Em 1979, inspirado nos ideais da Revolução Francesa (Liberdade, Igualdade e Fraternidade), Vasak foi o primeiro a propor uma divisão dos direitos humanos em gerações.[1].
Tal divisão seguiria a seguinte estrutura:
1ª Geração: Liberdade Foco no indivíduo visando diminuir a influência do Estado na vida particular. Esta geração é representada pelo Estado Liberal.
2ª Geração: Igualdade Após notar que o Estado obrigatoriamente precisava intervir na vida da sociedade para regulá-la da melhor forma possível, foi proposta a intervenção deste, aplicando e respeitando os Direitos Humanos, Fundamentais e Sociais. Esta geração é representada pelo Estado Social e Democrático.
3ª Geração: Fraternidade (Solidariedade) Após a Segunda Guerra Mundial, houve uma forte comoção mundial a respeito da necessidade da proteção da humanidade como um todo. Foram propostos nesta geração direitos muito mais amplos, como o Direito ao Meio Ambiente, à Paz e ao Desenvolvimento."
https://pt.wikipedia.org/wiki/Karel_Vasak
 
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Modelo de Estado em que a lei conduz a vida social e também a do Estado. Por meio da lei, todas as competências e funções dos órgãos do Estado são definidos, além disso, os cidadãos estarão protegidos por meio de mecanismos que lhes darão o direito de requerer do Estado, quando este não tiver cumprindo os seus objetivos. Essa tipo de Estado é denominado de:
	
	
	
	Estado Liberal
 
	
	
	Estado Socialista
	
	
	Estado de Bem-Estar social
	
	
	Estado de Direito.
	
	
	Estado Social
	
Explicação:
Estado de Direito é aquele cuja lei torna-se princípio diretivo da vida política de uma nação.  
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Existe um princípio constitucional, extensão dos direitos humanos, conhecido por meio da expressão latina nullum crimen, nulla poena sine lege, que significa que 'não há crime, nem pena, sem lei anterior que os defina', é muito importante no estudo do Direito, sendo um norteador para leis e dispositivos. Esse princípio encontra-se em várias partes da Constituição Federal Brasileira e também em códigos penais e outros documentos. Este princípio de conhecido como:
 
	
	
	
	Princípio da anterioridade da lei
 
	
	
	Princípio da retroatividade da lei
	
	
	Princípio da autoridade da lei
	
	
	Princípio da legitimidade
	
	
	Princípio da legalidade
	
Explicação:
Princípio da legalidade.
Através da lei é possível criar deveres, direitos e impedimentos, estando os indivíduos dependentes da lei. Nesse princípio, aqueles que estão dentro dele devem respeitar e obedecer a lei. Pode-se ainda dizer que esse princípio representa uma garantia para todos os cidadãos, prevista pela Constituição, pois por meio dele, os indivíduos estarão protegidos pelos atos cometidos pelo Estado e por outros indivíduos. A partir dele, há uma limitação no poder estatal em interferir nas liberdades e garantias individuais do cidadão.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		É uma visão filosófica que defende que as diferenças entre culturas devem ser mais do que respeitadas, devem ser encorajadas e reconhecidas. 
   
	
	
	
	interculturalismo
	
	
	intraculturalismo
	
	
	globalização
	
	
	Etnocentrismo
	
	
	multiculturalismo
	
Explicação:
O multiculturalismo é uma visão filosófica que defende que as diferenças entre culturas devem ser mais do que respeitadas, devem ser encorajadas e reconhecidas.8.
		Quais são os direitos humanos da segunda geração?
	
	
	
	Os direitos civis e políticos.
	
	
	Os direitos ao meio ambiente saudável e ao paz.
	
	
	Os direitos sociais, econômicos e culturais.
	
	
	Os direitos à informação e ao paz.
	
	
	Os direitos à informação e ao pluralismo.
	
Explicação:
Os direitos sociais, econômicos e culturais foram estabelecidos para assegurar as condições de igualdade nas áreas social, econômica e cultural. Esses direitos exigem a prestação de serviços públicos por parte do Estado.
	
	
	
	Legenda:   
	 
	 Questão não respondida
	 
	 
	 Questão não gravada
	 
	 
	 Questão gravada
	
Exercício inciado em 11/04/2020 17:50:40.