Buscar

Fenação: Definição, Importância e Passos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Pamela Rocha, med. Veterinária, nível 3. 
CAPINEIRAS: DEFINIÇÃO, IMPORTÂNCIA, FORMAÇÃO E MANEJO.
1- Qual a sua definição para feno?
O feno é um alimento volumoso preparado mediante o corte e desidratação de plantas forrageiras, num processo denominado de fenação, é o processo de desidratação que transforma a forragem verde, com 65-80% de umidade, em feno com 10 a 20% de umidade.
2- Qual a quantidade, máxima, ideal de umidade de um bom feno?
10 a 20%
3- Descreva, detalhadamente, os passos relacionados à fenação.
Três passos:
· Corte: separar a forragem do solo, cortar a forrageira para que ela comece seu processo de secagem. Para isso, usa-se um trator acoplado a uma máquina chamada ancinho ou uma ceifadora, máquina que vai fazer o corte. Essa máquina, geralmente, tem um conjunto de facas, um prato sobre essas facas para evitar o processo de picagem ou trituração, porque não é interessante que a forrageira seja picada, já que dará mais trabalho para coletarem no solo.
· Espalhamento: espalhar a forrageira pelo solo para que seque de forma uniforme, utiliza-se o ancinho, que vai rodar sobre a área e espalhar o material, permitindo sua secagem uniforme, a cada uma ou duas horas, dependendo do processo de secagem, das características da região, o ideal é que se revire o material, para que o material mais úmido seja enviado para cima e o mais seco, para baixo. Isso garante a uniformidade do processo de secagem.
· Enfardamento: Essa etapa serve para adensar o material e colocá-lo em fardos, facilitando a comercialização, depois disso, existe a etapa de armazenamento, onde o feno precisa ficar em um local coberto com telhado. Deve-se evitar usar muito plástico, porque se tiver um aquecimento, pode ocorrer incêndio. 
4. Quais características a forrageiras aptas a fenação devem possuir?
As principais características de uma planta para produção de feno são a boa quantidade das folhas, a boa composição bromatológica, os talos finos e pequenos, a desidratação rápida após o corte, a grande capacidade de produção e a resistência a cortes frequentes.