Buscar

Atividade Legislação Educacional -

Prévia do material em texto

Curso de pós-graduação em Políticas Públicas da Educação Básica
DISCIPLINA – Legislação Educacional
DATA – 28/11/2019
ROFESSORA – Cínthia Seibert
Município: ITAPÉ – BAHIA
Por: Pérola Fernanda dos Santos Souza
Legislação Educacional
	Tem como objetivo refletir sobre os fundamentos legais da educação brasileira para orientar o exercício do trabalho que cada um educador desenvolve na escola ou em outras instâncias do sistema educacional.
Nessa espectiva compreendemos que as funções administrativas ou função que cada um desenvolve no estabelecimento Educacional, que cada um requer, exigem, uma postura, de simples educar, que vai muito além de regra de norma mas exigem uma postura ativa, ética e reflexiva frente a necessidade colocada pela escola e pela sociedade.
 O que entendemos por legislação? interrogação é um conjunto de leis que regula as relações sociais em um país que é um determinada área. A legislação representa para nós e para a sociedade e para a educação. É que toda sociedade ela precisa ter normas da vida de código e construir com vivenciar entre todos no que fazemos parte da sociedade brasileira; O que podemos atender sobre a legislação da Educação? pode nos dizer que é um conjunto de leis que normatiza nas escolas, quando as questões pedagógica e administrativa.
Assim esté é um conjunto de leis, normas, resolução, portarias decretos que são chamados atos normativos nos queremos dizer que está a participação de cada um de nós é fundamental para que o direito e deveres seja garantido.
.
Na constituição Federal a legislação Educacional possui duas naturezas uma reguladora e uma regulamentadora ela é uma reguladora quando se manifesta através de lei sejam federais, estaduais ou municipais Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional que não podem ferir a Constituição Federal ela tem que respeitar a orientação constitucional na sequência da( LDB) decreto, portaria, resoluções parcerias, Esses são os documentos legais.
 órgãos federais( representam a união) são eles: Ministério da Educação; Conselho Nacional de Educação, esses órgãos define as políticas e diretrizes da Educação Nacional. já na sequência órgão estaduais no nosso país está estruturando nas três esferas: Órgão federal, órgão estadual ,e órgão Municipal ,São três esferas administrativas, Secretaria Estadual da educação,conselho estadual da educação estes órgãos que vão orientar a organização da e da educação estadual e com as diretrizes emanadas dos órgãos federal. se tratando dos órgãos municipais secretarias municipais de educação Conselho Municipal Estaduais de educação esses órgão tem poderes para organizar gerenciar a educação nas Instancias locais em todas as nossas escolas.
A educação na constituição tem sua primeira manifestação no Brasil na Constituição Brasileira de 1822 com uma pequena passagem das câmaras que teriam dentre outras atribuições de cuidar das escolas primárias de letras e de outras estabelecimento de educação que fosse pagos pelos rendimentos públicos.
Com a independência do Brasil foi organizada a Constituição de 1823 para elaborar a primeira constituição brasileira está com constituinte foi desenvolvida pelo imperador D. Pedro primeiro este nomeou uma comissão de jerusta de sua confiança para elaborar a primeira Constituição do país ou seja de certa forma ele neglegenciou de certa parte os aspectos da Constituição democrática na participação para a elaborar está a primeira constituição sendo elaborada por esse grupo Jerusta porém ela foi outorgada em março de 1824 .
A Constituição de 1824 sobre a educação apenas trouxe gratuidade da instituição primária para todos os cidadãos e a possibilidade de criação de colégios e universidades.
Na constituição de 1934 a matéria Educacional evoluiu e desenha-se algo próximo ao modelo atual, com planejamento e criação de um órgão Central para normalizar .Portanto são incluído tanto obrigatória quanto a gravidade do ensino primário o qual deveria ser intensivo aos adultos.
A educação na constituição de 1946 descentralizou a organização da educação e a recreação dos conselhos de educação com funções normativas .
Costa 2004 o ensino primário é obrigatório e será dado na língua nacional. O ensino primário oficial é gratuito para todos. 
Educação na Constituição de 1967 o ensino dos 7 anos aos 14 anos é obrigatório para todos e gratuito no estabelecimento oficial artigo 168.
Educação na Constituição de 1988, então na nossa Constituição de 1988 é fruto de abertura política de nosso país, nos vamos sair de uma política militar ,várias ter um outro cenário. Então a nossa Constituição vigente ela garante e diz: com todas as letras o direito à educação não se limita a oferta de vagas, mas garantia de condições a permanência do aluno na escola a continuidade de estudar e qualidade. FNDE ele foi criado desde 1968 o (governo militar )tem por finalidade a capacitação de recursos para projetos educacionais os principais do FNDE, Programa Nacional do livro didático PNLD, programa nacional de alimentação escolar PNPE programa dinheiro direto na escola, PDDE Programa Nacional biblioteca do escola PNBE, Programa Nacional da Saúde na escola PNSE programa de transporte da escola,Fundo de manutenção e Desenvolvimento do ensino fundamental e valorização do magistério FUNDF,fundo de manutenção e desenvolvimento da Educação Básica e valorização dos professores da educação, FUNDEB contribui para a ampliação oportunidades da Educação Básica inclusiva educação de jovens e adultos.
 Nessa perspectiva a disciplina legislação Educacional, possibilitou como cursista e docente novos conhecimentos, Podendo ressaltar O projeto político pedagógico torna-se fundamental na instituição escolar pode ser o elemento norteador da organização de suas ações, visando o sucesso no desenvolvimento das crianças, é importante tem em mente também, que o PPP não é apenas uma obrigação legal que a instituição escolar deve atender, mas uma conquista que revela o seu poder de organização, procurando cada vez mais autonomia em suas decisões. Nesse sentido, o nosso PPP orientará o trabalho pedagógico integrado no diálogo e na busca de soluções de problemas, com base na educação coletiva. Visando uma gestão democrática e participativa, reunir ao colegiado escolar em cada bimestre, ou qualquer ou quando houver necessidade, para juntos discutir os rumos da instituição escolar.

Continue navegando