Buscar

PCC AVALIAÇAÕ INSTITUCIONAL

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE PEDAGOGIA
KARINE DE SOUZA
PROPOSTA DE PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR DISCIPLINA: AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL \u2013 CEL 0379
ITABUNA
2020
KARINE DE SOUZA 
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
A AVALIAÇÃO EM GRANDE ESCALA NO BRASIL.
 Trabalho exigido como parte dos requisitos,
 para conclusão da disciplina Avalição
 Institucional.
 
Orientador: MARILDA FRANCO
ITABUNA
2020
INTRODUÇÃO
Avaliar, significa determinar o valor, apreciar o merecimento ou estimar o juízo. A avaliação institucional, é um processo de reflexão da instituição escolar sobre a própria prática pedagógica, é a avaliação do contexto escolar de forma crítica e reflexiva a respeito dos processos educativos, é o levantamento das fragilidades e a busca pela melhoria da qualidade de ensino a partir da identificação de potencialidades.
Nesse contexto de busca por excelência na educação dentro da instituição e também na educação de larga escala da educação básica no Brasil, contamos com ferramentas que funcionam como um indicador nacional que monitora a qualidade da educação.
O Ideb é uma dessas ferramentas e uma das médias utilizadas pelo Ideb é a Prova Brasil, que faz avaliações diagnósticas em larga escala, com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro.
Contamos ainda com outras ferramentas de avaliação na educação básica no Brasil, como a Provinha Brasil, o ENEM e o ENCCEJA, que serão observados nessa prática, além do Plano Nacional de Educação.
A aplicação em larga escala tira do foco da avaliação o aluno e coloca a escola, rede, município ou estado. Dessa forma, a avaliação em larga escala busca avaliar de maneira independente e comparável ao longo do tempo, a educação de uma determinada região.
A AVALIAÇÃO EM GRANDE ESCALA NO BRASIL
 A avaliação em grande escala, é uma avaliação aplicada às instituições de ensino, é uma ferramenta que auxilia no planejamento, na gestão e na prestação de contas da qualidade do ensino da instituição.
É um processo de discussão e avaliação que visa detectar as fragilidades de um sistema de ensino e exaltar suas potencialidades.
 O que implica em um processo contínuo de aperfeiçoamento do ensino, necessitando de um acompanhamento de perto, junto com uma interação integrada entre a equipe avaliadora e a instituição avaliada.
Teoricamente, é o momento de revisar e aperfeiçoar de forma democrática o Projeto Político Pedagógico (PPP), promovendo melhorias na qualidade e ajustes necessários e esperados neste processo.
 As avaliações em larga escala realizadas no Brasil, usam, como instrumentos, testes de proficiência e questionários como o ENEM, ENCCEJA, Prova Brasil e o SAEB que permitem avaliar o desempenho escolar e os fatores intra e extraescolares associados a esse desempenho. Os testes de proficiência são elaborados a partir das Matrizes de Referência.
"Os resultados não refletem a porcentagem de acertos de um aluno respondendo a uma prova, mas a de um conjunto de alunos respondendo às habilidades do currículo proposto, distribuídas em várias provas diferentes. O resultado se dá pela representatividade de um grupo de alunos como uma unidade dentro do sistema de ensino." Fonte: Portal do Inep
 Os objetivos da avaliação em larga escala do sistema escolar, são os de informar o que populações e subpopulações de alunos em diferentes séries sabem e são capazes de fazer em um determinado momento, e acompanhar sua evolução ao longo dos anos. Não é seu objetivo fornecer informações sobre alunos ou escolas individuais.
 IDEB - é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.
 Os cálculos do IDEB são realizados a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar realizado todos os anos, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, a Prova Brasil (para IDEBS de escolas e municípios) e a Saeb (no caso dos IDEBS dos estados e nacional) – avaliações aplicadas no 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e no 3º ano do Ensino Médio.
 Existem algumas metas para indicar se a educação básica do Brasil, está melhorando e avançando com qualidade. Essas metas foram instituídas em 2005 e são aferidas a cada dois anos pelo IDEB, criado dois anos depois.
 Para verificar se o Brasil vai atingir até 2021 a nota 6.0, patamar educacional correspondente ao de países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) -, foram instituídas metas bienais, que por sua vez devem ser atingidas não apenas pelo país, mas também por escolas, municípios e unidades da Federação. A ideia é que cada instância evolua de forma a contribuir, em conjunto, para que o país alcance a meta final. Nas páginas das escolas, cidades e estados no QEdu, na aba “IDEB”, você sempre verá o gráfico das metas e dos valores alcançados desde 2005.
OS PRINCIPAIS TIPOS DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO BASICA NO BRASIL.
 O Saeb, (Sistema de Avaliação da Educação Básica), é de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é um sistema composto por três avaliações externas, que são aplicadas em larga escala e que têm como principal objetivo diagnosticar a Educação Básica do Brasil. Ou seja, ele avalia a educação nacional em suas diversas esferas.
 O resultado dessas avaliações é usado para calcular o IDEB, que também considera os dados de fluxo escolar fornecidos pelo Censo Escolar e consiste, portanto, em um indicador da qualidade do ensino oferecido nas escolas de todo o país.
 Durante alguns anos de aplicação o Saeb avaliou somente as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Porém, mudanças em relação às áreas do conhecimento entraram em vigor, com sua aplicação a partir de 2019. Serão avaliadas, também, as áreas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, de acordo com as competências e habilidades previstas pela BNCC.
 A partir de 2019 o Saeb passa a contemplar a Educação Infantil, além dos Ensinos Fundamental e Médio, que já eram avaliados. Sendo assim, os alunos que devem participar do Saeb 2019 são das turmas de: creche e pré-escola da Educação Infantil; 5º e 9º anos do Ensino Fundamental; e 3ª série do Ensino Médio. Os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental só serão avaliados a partir de 2021.
A PROVA BRASIL
  A Prova Brasil foi criada com o objetivo de avaliar a qualidade de ensino das escolas públicas localizadas nas regiões urbanas, é uma avaliação censitária das escolas das redes municipais, estaduais e federal, visando identificar o desempenho da qualidade do ensino das escolas públicas e suas respectivas turmas de alunos. Participam desta avaliação as escolas que possuem, no mínimo, 20 alunos matriculados nas séries/anos avaliados, sendo os resultados disponibilizados por escola e por ente federativo. 
 Conhecida como uma avaliação voltada para as habilidades em Língua Portuguesa (foco em leitura) e Matemática (foco na resolução de problemas) avalia estudantes do ensino fundamental.
Os participantes da Prova Brasil são:
· Alunos do 5º ano (antiga 4ª série) do Ensino Fundamental de escolas públicas urbanas e rurais
· Alunos do 9º ano (antiga 8ª série) do Ensino Fundamental de escolas públicas urbanas e rurais
Não há necessidade de todas as escolas serem avaliadas, por uma questão de logística e custos, nas diferentes edições da Prova Brasil algumas escolas e seus alunos não participaram. No entanto, vale ressaltar que a Prova Brasil é uma forma de diminuir as diferenças regionais existentes no meio, aproximando os currículos, visto que cada estado possui sua própria organização curricular.
O PLANONACIONAL DE EDUCAÇÃO - PNE
 O PNE ( Plano Nacional de Educação) foi aprovado em 2014, no Congresso Federal com a finalidade de direcionar esforços e investimentos para a melhoria da qualidade da educação no país, e apresenta diretrizes e metas para a educação no Brasil com validade de 10 anos.
 O PNE, definiu as diretrizes para que o Brasil atinja uma Educação de Qualidade até 2024. As metas tem grande importância e todas visam garantir educação acessível e de qualidade em todos os níveis, da educação Brasileira que vai da educação básica ao ensino superior.
 Os principais desafios do plano estão relacionados à evolução dos indicadores de alfabetização e inclusão, à formação continuada dos professores e à expansão do ensino profissionalizante para adolescentes e adultos. 
CONCLUSÃO
 Esta pesquisa foi de grande relevância, onde foi possível aprofundar os meus conhecimentos no processo de avaliação em nosso país, onde tal processo possibilita diagnosticar e contribuir para uma educação de qualidade.
 A avaliação no Brasil, é realizada de forma transparente e responsável. Porém é necessário que aja mais investimentos em infraestrutura nas nossas escolas, assim como uma capacitação profissional de qualidade .
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
http://ideb.inep.gov.br/
http://idebescola.inep.gov.br/ideb/consulta-publica
http://portal.inep.gov.br/consulta-ideb
https://www.mec.gov.br/
http://pne.mec.gov.br/
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/educacao/a-contribuicao-prova-brasil-para-ensino-publico.htm
https://www.somospar.com.br/saeb/
https://academia.qedu.org.br/ideb/metas-do-ideb/
http://www.est.ufmg.br/proav/avalesc.html

Continue navegando