Buscar

Espaços Públicos e Infraestrutura Urbana

Prévia do material em texto

Espaços Públicos e Infraestrutura Urbana
O papel que o espaço público desempenha para a vida urbana, possibilita planejar uma infraestrutura que atende às necessidades tanto da cidade quanto qualifica a vida das pessoas.
O desenvolvimento urbano se dá a partir da consciência de utilização da cidade, as pessoas precisam ver o benefício que cidade pode trazer em suas vidas. E com infraestrutura bem planejada, pensando na necessidade dessas pessoas, os impactos serão diretos. Calçadas com pavimentação acessível, ciclovias contínuas, faixa de pedestres e equipamentos urbanos, auxiliam na qualificação e na benfeitoria da cidade.
Um grande exemplo de excelente utilização de espaços públicos, apesar do Caos por não ter planejamento urbano coordenado para toda a cidade, Tóquio no Japão apresenta um urbanismo de excelência, a alta qualidade urbana inspira em acessibilidade, humanismo, dinâmicas e diversas formas de sustentabilidade.
Os espaços compartilhados, onde a calçada e a faixa de rolamento no mesmo nível e no mesmo calçamento, auxiliando na locomoção e a eliminação de placas de trânsito, que tem mostrado eficiência e menos confusão. Além das grandes barreiras que são os viadutos, que aqui no Brasil servem apenas para passagem de veículos, dificultando o entorno e a passagem de pedestres, e com espaços pouco aproveitados, no Japão os viadutos são uteis na parte inferior dos viadutos, sendo utilizadas para pontos comerciais, ativando as áreas ao seu redor.
Por fim, pensando no que pode ser absorvido no projeto, é possível observar que, quando há intervenções urbanísticas mais estruturais, é preciso pensar em aspectos relacionados à segurança, tal relação se dá nos projetos e programas que executam intervenções mais pontuais nos espaços, como reformas de praças e quarteirões, sendo expressamente importante para poder desenvolver um espaço público qualificado.

Continue navegando