Buscar

portifolio ciclo 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ergonomia e Ginastica Laboral: Portfólio ciclo 2
Jennifer Polyana Soares Duarte
1) Qual a sua visão/conceituação sobre a Ginástica Laboral? Quais são as divisões didáticas de sua prática?
É uma série de atividades físicas praticadas pelos trabalhadores no local de trabalho, com a função de prevenir doenças/lesões ocupacionais.
Suas divisões são:
a) Ginástica Laboral Preparatória: São exercícios físicos realizados pelos funcionários no próprio local de trabalho, antes do trabalho ou logo nas primeiras horas deste.
b) Ginástica Laboral Compensatória: exercícios físicos realizados no meio do expediente de trabalho, como uma pausa ativa para executar exercícios específicos de compensação que agem de forma terapêutica, para relaxar os músculos que trabalham em excesso durante.
2) Cite os objetivos da implantação de programas de Ginastica Laboral, baseado em vários autores.
A Ginástica Laboral Compensatória é realizada durante a jornada de trabalho e tem por objetivo prevenir a fadiga, pois compensa as tensões musculares adquiridas pelo uso excessivo ou inadequado de algum músculo e atua de forma a prevenir a fadiga (ZILLI, 2002). Essa ginástica é muito importante, pois quebra a rotina prevenindo acidentes de trabalho (PIGOZZI, 2000
A ginástica laboral são exercícios efetuados no próprio local de trabalho, em sessões que variam de 10 a 15 minutos, tendo como principais objetivos a prevenção das doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho e a diminuição do estresse, através de exercícios de alongamento e relaxamento. Esta atividade pode ser realizada antes (preparatória), durante ou após (compensatória) a jornada de trabalho (MICHELS, 2001; CARVALHO, 2003, BERGAMASCHI, 2003).
De acordo com Sharkey (1998), a atividade física durante o expediente de trabalho tem a importante tarefa de prevenção, das DORTS, bem como do sedentarismo, diminuindo os riscos de invalidez decorrentes do ofício ou de se aposentarem precocemente devido às doenças.
De mesmo modo, Militão (2001) demonstrou que a ginástica laboral, quando orientada diretamente pelo professor de educação física, reduz significativamente as dores nas costas, de cabeça, nos ombros e pescoço, nos membros superiores e inferiores. Diminuiu também o desânimo, a falta de disposição, insônia e irritabilidade e, por conseguinte, melhora a qualidade de vida.
3) Em um posto de trabalho, onde a demanda cognitiva é grande, com um gasto mental alto, e o trabalhador fica a maior parte do tempo na postura sentada em sua jornada de trabalho, qual é o melhor programa de Ginástica Laboral? Justifique e elabore um Programa de Ginástica Laboral para tal atividade.
Um exemplo é um trabalhador de escritório, a meu ver o melhor programa é o de ginastica laboral compensatória, pois os trabalhadores ficam muito tempo sentados, na maioria das vezes no computador, causando um desgaste nas mãos, coluna e nas pernas. Sendo assim, um intervalo nas atividades diárias seria o ideal, para que haja relaxamento dos músculos, com alongamentos e descontração.
Programa:
Alongamentos dos membros superiores:
Pescoço: olhando para frente, gire a cabeça para a direita e em seguida para a esquerda, repetindo 5x para cada lado.
Olhando para frente, incline a cabeça para cima e para baixo, repetindo 5x.
Gire o pescoço 360° para o lado direito e para o lado esquerdo, repetindo 3x
Alongamento para os braços (com os pés paralelos aos ombros e afastados e joelhos levemente flexionados) :
Gire os braços em torno do corpo, para o lado direito e para o lado esquerdo, 5x para cada lado.
Braço direito estendido para frente, mão esquerda sobre o cotovelo direito levando-o para o lado esquerdo, afim de alongar os músculos do ombro. Repita para o braço esquerdo, por cerca de 15” cada lado.
Braço direito estendido para cima, mão direita sobre cotovelo direito, flexionando-o e direcionando a mão direita para as costas. Repita para o lado esquerdo, cerca de 15” para cada lado.
Alongamento para membros inferiores:30” cada
Alongamento para parte anterior e posterior de coxas:
Pernas ligeiramente afastadas, flexão de quadril levando as mão para o chão.
Com as costas retas e as pernas juntas, dobre uma das pernas para trás segurando no pé, se necessário apoiar na parede. Repetindo a outra perna
Abdução de quadril
Alongamento para panturrilha:
Estique uma perna, mantendo apenas o calcanhar no chão e tente tocar com as mãos nesse pé, como mostra a imagem. Mantenha a posição durante 1 minuto e repita com a outra perna.
colocar a ponta dos pés para cima e para baixo até o máximo possível 10 vezes pra cada pé. Fazer círculos com os pés nos sentidos horários e anti-horário 10 vezes para cada pé.
Todos os exercícios devem ser realizados de acordo com a capacidade de cada individuo.
4) Em um ambiente de trabalho cuja Ergonomia é perfeita, não oferecendo risco ocupacional nenhum aos seus funcionários, é necessária a aplicação de Ginástica Laboral? Por quê?
Sim, porque a ginastica laboral é uma forma da manutenção da qualidade de vida e saúde do funcionário.
5) Descreva os benefícios do exercício nos sistemas a seguir: a) Sistema Cardiorrespiratório. b) Sistema Musculoesquelético.
a) Sistema cardiorrespiratório: Melhora o rendimento do coração ao produzir as necessidades energéticas do miocárdio mediante a redução da frequência cardíaca e da pressão sanguínea. Incrementa o débito cardíaco à custa de maior volume sistólico e de diminuição da frequência cardíaca. Aumenta a diferença arteriovenosa de oxigênio, como resultado da distribuição mais eficiente do fluxo sanguíneo para os tecidos ativos e da maior capacidade desses tecidos em extrair e utilizar o oxigênio. Eleva a taxa total de hemoglobina e beneficia a dinâmica circulatória, o que facilita a capacidade de fornecimento de oxigênio aos tecidos. Favorece o retorno venoso e evita o represamento do sangue nas extremidades do corpo. 6) Aumenta a ventilação pulmonar mediante ganho no volume-minuto e na redução da frequência respiratória.
b) Sistema Musculoesquelético: Aumento do número e da densidade dos capilares sanguíneos dos músculos esqueléticos. Elevação do conteúdo de mioglobina dos músculos esqueléticos e aumento da quantidade de oxigênio dentro da célula. Melhora da estrutura e das funções dos ligamentos, dos tendões e das articulações. Aumento da força das inserções ligamentares e tendinosas; além disso, o ponto de ruptura dos ligamentos e tendões fica maior após o treinamento físico (principalmente ao treino de força), resultando em menor probabilidade de lesões. 5Promove hipertrofia da camada cortical óssea e do osso trabecular; porém, essas adaptações são dependentes da intensidade do programa de treinamento. Aumento do conteúdo mineral ósseo específico no local onde o estímulo é realizado; sendo assim, levantadores de peso possuem maior densidade mineral óssea nos braços que a dos corredores. Aumento na espessura da cartilagem responsável pela sustentação das sobrecargas.

Outros materiais