Buscar

Princípios e Garantias do Poder Judiciário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÕES
1. O que você entendeu pelo princípio da inércia junto ao Poder Judiciário?
R: É o princípio dispositivo que informa que nenhum juiz prestará a tutela jurisdicional senão quando a parte ou o interessado a requerer, ou seja o direito só responde a quem ele procurar.
2. Uma pessoa poderia entrar para o cargo de Juiz sem prestar concurso? Justifique.
R: Sim e não ao mesmo tempo, com base no artigo 93 da CF. o ingresso na carreira, cujo cargo inicial será o de juiz substituto, mediante concurso público de provas e títulos, com a participação da Ordem dos Advogados do Brasil em todas as fases, exigindo-se do bacharel em direito, no mínimo, três anos de atividade jurídica e obedecendo-se, nas nomeações, à ordem de classificação. Porém no art. 94. O chamado um quinto dos lugares dos Tribunais Regionais Federais, dos Tribunais dos Estados, e do Distrito Federal e Territórios será composto de membros, do Ministério Público, com mais de dez anos de carreira, e de advogados de notório saber jurídico e de reputação ilibada (com base a 20% do total), com mais de dez anos de efetiva atividade profissional, indicados em lista sêxtupla pelos órgãos de representação das respectivas classes.
3. A vitaliciedade é uma das garantias conferidas ao Juiz, só podendo ser demitido por sentença transitada em julgada. Sou funcionário da Prefeitura de Assis, se praticar uma ilegalidade só poderei ser demitido depois de um processo judicial e uma sentença transitada em julgado? Justifique.
R: O Juiz em primeiro grau pode sim perder o cargo caso sentença transitada e julgada nos dois primeiros anos que somente após este tempo será adquirido a vitaliciedade, no caso de um funcionario da Prefeitura de um município ou estado ou até Federal pode se ser demitido a bem do serviço em sentença transitada e julgada com os devidos processos legais da ampla defesa.
4. O que significa dizer que o Poder Judiciário é autônomo?
R: O Poder Judiciário é um dos três poderes clássicos previstos pela doutrina e consagrado
como um poder autônomo e independente.
5. Explique dois impedimentos conferidos aos Juízes.
R: Quando não for imparcial em suas decisões, podendo alguma das parte ser tanto conjugê, amigo ou inimigo intimo, quando beneficiar a ele próprio pelo simples fato obvio de estar relacionado diretamente ao próprio. 
6. Tenho uma ação de poupança para ajuizar contra o Banco do Brasil e outra contra a Caixa Econômica Federal. É correto afirmar que os dois processos serão ajuizados na Justiça Federal? Justifique.
R: Não somente se tiverem que recorrer acima dos tribunais estaduais.
7. Como é dividido o Ministério Público no Brasil?
R: O Ministério Público é dividido em Ministério Público da União e Ministério Público dos Estados. Com as mesmas atribuições funcionais, cada um deles atua em uma esfera de poder (federal, estadual e municipal) o Ministério Público da União, que compreende: o Ministério Público Federal; o Ministério Público do Trabalho; o Ministério Público Militar; o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios; os Ministérios Públicos dos Estados.
8. Quais as funções do Promotor?
R: A promotoria é a parte responsável por lei para oferecer acusação (denúncia) contra um indivíduo suspeito de contrariar a lei em um julgamento criminal, ou defender, em juízo ou extrajudicialmente, os interesses coletivos da sociedade, individuais indisponíveis ou de incapazes.
9. O que significa dizer que o Promotor possui a garantia da inamovibilidade?
R: A inamovibilidade é uma garantia da magistratura para assegurar a independência e imparcialidade do próprio Poder Judiciário;Verifica-se assim, a possibilidade de alteração da lotação inicial do magistrado substituto desde que por motivo de interesse público, devidamente justificado, salvo por motivo de interesse público, mediante decisão (não do Procurador-Geral, mas) do órgão colegiado competente do Ministério Público, através de votação qualificada de dois terços dos seus membros, assegurada ampla defesa.
10. O Advogado é essencial a realização da Justiça. Os atos judiciais podem ser feitos somente por advogado? Justifique.
R: Art. 133. O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, sendo necessário para a efetivação do estado democrático de direito e realização da justiça, nos limites da lei. Baseada na Lei nº 8.906, de 4 de julho de 1994, se tratando da atividade de advocacia o Art. 1º diz que são atividades privativas de advocacia; A postulação a qualquer órgão do Poder Judiciário e aos juizados especiais.
Prof: Marcelo Doracio
Aluno: José Correia S. Júnior

Continue navegando