Buscar

questionario de filosofia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso: Direito
Disciplina: Filosofia
Profº Dr. Darley Alves Fernandes
Nome do Aluno: Ana Clara Silva Marques
Matrícula: N6177A
Turma: DR1P42
Valor: 3,0
Ler a Antígona, tragédia de Sófocles (p. 231-299 – em anexo).
Nessa tragédia é possível observar algumas questões já enfatizadas em sala de aula, como a relação entre as “leis divinas” (eternas e imutáveis) e as “leis escritas”, as leis jurídicas e políticas. Em Antígona esse conflito aparece sobre uma perspectiva moral, a defesa das crenças e valores morais que se baseiam em “leis” não escritas frente às leis civis que proíbem a manifestação desses valores. Problematize as seguintes questões a partir da leitura do texto, apresente razões e argumentos, utilize citações do texto, faça uma defesa do seu ponto de vista.
1. Qual é o conflito que há entre Antígona e Creonte, o rei de Tebas? Por que Antígona desobedece às leis do rei, e, mais do que isso, as razões para tal desobediência são justificáveis?
RESPOSTA: Édipo (antigo rei de tebas) se uniu com sua mae e teve quatro filhos. Creonte era irmao de Jeocasta, e acreditava que a relação incestuosa de Édipo, fez com que seus quatro filhos fossem amaldiçoada pelos deuses. Como Creonte queria salvar sua cidade do miasma, ele pensava que a salvação de Tebas era a expulsão ou eliminação de todos os descendentes de Édipo. Após Édipo ter seus filhos com suas mãe, ele consultou um oráculo e esse lhe disse: ‘‘você matará seu pai e unirá a sua mãe’’, isto faz com que ele ache que seja certo oque ele fez.
2. Antígona cumpre uma lei e é castigada por outra que descumpre, quais são essas leis? Considere as seguintes passagens para formular a sua resposta.
“ANTÍGONA: E não pareceu que tuas determinações tivessem força para impor aos mortais até a obrigação de transgredir normas divinas, não escritas, inevitáveis” (515).
“ANTÍGONA: Mas na opinião da gente de bom senso todo o meu cuidado foi justo. Sim! [...] Que mandamentos transgredi das divindades?” (1025)
RESPOSTA: Antígona viola a lei que Creonte impôs, ao sepultar o corpo de Policenes, pois Creonte proibe os cidadões tebanos de sepultar o corpo de Policenes. Ele é castigado por descumprir a lei humana, porém ele tambem cumpre a lei divina de sepultar nossos entes queridos. 
3. Por muitas vezes o texto estabelece uma conexão entre “prudência” e “justiça”. Creonte é o governante cujos atos e decisões careceram de prudência. O que é “prudência”, de acordo com o texto? Leve em conta passagens como essas duas:
“1º MENSAGEIRO: A irreflexão é incontestavelmente o máximo” (1380).
“CREONTE: Ai! Infeliz de mim por minhas decisões irrefletidas! Ah! Filho meu! Levou-te, ainda imaturo, tão prematura morte – ai! ai de mim! – por minha irreflexão, não pela tua! – CORIFEU: como tardaste a distinguir o que era justo!” (1405).
RESPOSTAS: No texto prudência quer dizer, sempre ter sabedoria ao tomar suas decisões, como era muito importnate para o rei de tebas, Creonte. Fala tambem que seria agir de modo correto evitando erros ou os extremos.
4. Se a lei positiva, a lei instituída jurídica e politicamente, é fruto da vontade de um tirano, é um dever desrespeitá-la? Exponha e fundamente a sua posição.
RESPOSTA: Não há cidade que pertença a um homem só, Péricles ao dizer isto, ele tinha a intação de se caso Antígona o contrariasse ele podia culpa-lá e livrar Tebas de miasma, com os fundamentos jurídicos.
5. Do lado de quem o povo de Tebas “parece” se manifestar, de Antígona que cumpre as leis dos deuses, ou de Creonte, que como rei faz da própria vontade uma lei?
RESPOSTAS: Antígonas diz que o povo de Tebas esta ao seu lado, em cumprir as leis divinas, que diz basicamente que devemos sepultar nossos entes queridos, porém eles tem medo de falar por causa das consequências que pode acontecer.
Orientações: responder cada questão logo após o enunciado, editando o texto – não esquecer o NOME, a MATRÍCULA e a TURMA. Assim, será preciso digitar e imprimir antes de entregar. O critério de avaliação contempla não só a “resposta” direta da questão, mas principalmente o desenvolvimento e a arguição. Logo, é importante fundamentar bem a resposta.
Bom Trabalho!

Continue navegando

Outros materiais