Buscar

anatomia cardiaca

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Anatomia do Coração
Apesar de toda a sua potência, o coração, em forma de cone, é relativamente pequeno, aproximadamente do tamanho do punho fechado, cerca de 12 cm de comprimento, 9 cm de largura em sua parte mais ampla e 6 cm de espessura. Sua massa é, em média, de 250 g, nas mulheres adultas, e 300 g, nos homens adultos.
O coração fica apoiado sobre o diafragma, perto da linha média da cavidade torácica, no mediastino, a massa de tecido que se estende do esterno à coluna vertebral; e entre os revestimentos (pleuras) dos pulmões. Cerca de 2/3 de massa cardíaca ficam a esquerda da linha média do corpo. A posição do coração, no mediastino, é mais facilmente apreciada pelo exame de suas extremidades, superfícies e limites. A extremidade pontuda do coração é o ápice, dirigida para frente, para baixo e para a esquerda. A porção mais larga do coração, oposta ao ápice, é a base, dirigida para trás, para cima e para a direita.
O Coração
O coração é um órgão muscular, auto-excitável, e contrátil. Seus movimentos ritmados de contração (sístole) e distensão (diástole) são os responsáveis por bombear o sangue pelo sistema circulatório.
Nos humanos ele é chamado de tetracavitário, pois apresenta quatro cavidades: duas superiores, denominadas átrios, e duas inferiores, denominadas ventrículos.
O átrio direito comunica-se com o ventrículo direito através da válvula tricúspide. O átrio esquerdo, por sua vez, comunica-se com o ventrículo esquerdo através da válvula bicúspide ou mitral.
Câmaras cardíacas
As câmaras cardíacas são formadas por três camadas de tecidos:
- Endocárdio que é formado por tecido endotelial e reveste internamente as câmaras cardíacas.
- Miocárdio que é formado por músculo estriado cardícaco e está inserido na região central do coração conhecida como esqueleto fibroso.
- Epicárdico que é formado por tecido pavimentoso simples, e reveste o coração externamente, e é nessa camada que se origina a maior parte da gordura que reveste o coração.
O lado direito do coração
• O lado direito do coração recebe sangue das veias que trazem o sangue de todo o corpo. Este sangue é pobre em oxigênio e rico em gás carbônico - é chamado de sangue venoso.
• O átrio é a primeira câmara cardíaca que recebe o sangue.
• A câmara se enche a medida que seus músculos se relaxam para encher com sangue venoso que retornou de todo o corpo.
• O sangue entra em uma segunda câmara muscular chamada de ventrículo direito.
• O ventrículo direito é um das duas principais bombas do coração. Sua função é levar o sangue aos pulmões.
O lado direito do coração
• O lado esquerdo recebe o sangue depois que ele volta dos pulmões, já tendo recebido oxigênio.
• O sangue rico em oxigênio chega ao coração por veias que vêm dos pulmões (chamadas de veias pulmonares).
• O sangue chega aos pulmões no átrio esquerdo, a primeira câmara no lado esquerdo.
• Do átrio esquerdo, o sangue segue para o ventrículo esquerdo, uma câmara muscular poderosa que bombeia o sangue oxigenado para todo o corpo.
• O ventrículo esquerdo é a mais forte das câmaras do coração. Seus músculos espessos necessitam executar contrações poderosas o suficiente para bombear o sangue para todas as partes do corpo.
• Esta contração forte gera a pressão sanguínea sistólica (o primeiro valor - e o mais alto - na medida da pressão arterial sanguínea). A pressão medida mais baixa, ou pressão sanguínea diastólica for medida quando o ventrículo esquerdo relaxa para se encher novamente com sangue.
• O sangue deixa o coração passando pela aorta ascendente. A aorta é a principal artéria que alimenta de sangue o corpo inteiro.
Válvulas Cardíacas
As válvulas cardíacas são estruturas que formam as valvas cardíacas, compostas basicamente de tecido conjuntivo. Cada valva é formada duas ou três válvulas (formações membranosas - cúspides).
Estão localizadas, mais especificamente, entre os átrios e ventrículos, bem como nas saídas da artéria aorta e artéria pulmonar. Quando o sangue passa pelas válvulas, há o fechamento das mesmas, impedindo o refluxo sanguíneo para a câmara cardíaca anterior, sendo que essa abertura e fechamento são regulados pelas pressões presentes no interior da câmara cardíaca.
Existem quatro valvas cardíacas:
· Tricúspide: apresenta três folhetos e possibilita o fluxo sanguíneo entre átrio e ventrículo direitos.
· Mitral ou bicúspide: apresenta dois folhetos e lembra uma mitra (um tipo de chapéu usado pelo bispo da Igreja Católica). Esta valva possibilita a fluxo sanguíneo entre átrio e ventrículo esquerdos.
· Pulmonar: localizada na saída do ventrículo direito para a artéria pulmonar, possibilitando o fluxo sanguíneo entre a luz dessas duas estruturas
· Aórtica: está localizada na saída do ventrículo esquerdo para a aorta, possibilitando o fluxo sanguíneo entre a luz dessas duas estruturas.
Durante o relaxamento do coração, havendo então a abertura das valvas aórtica e pulmonar (também conhecidas como semilunares), não ocorrendo refluxo sanguíneo em direção aos átrios, pois, durante este processo, as válvas bicúspide e tricúspide se fecham.

Mais conteúdos dessa disciplina