Buscar

ATIVIDADE 01 - LIBRAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

ATIVIDADE 01 – WENDEL OLIVEIRA – 197171143 – ED. FISICA – 6° SEM
Nesta primeira unidade vimos a importância dos conceitos de deficiência auditiva e de surdez para compreender a cultura surda e a sua contextualização histórica. Além disso, você identificou os mitos e as verdades acerca dessa condição física, vendo o quanto é possível para um surdo viver em sociedade.
PROPOSTA
Pensando nisso, você conhece alguma pessoa surda ou já ouviu casos sobre essa deficiência?
Faça um texto dissertativo, com no mínimo 500 palavras, ou 10 linhas.
As dúvidas devem ser enviadas no canal "Fale com o professor".
Critérios de avaliação
1) Apresentação de resposta por meio de um texto de no mínimo, 500 palavras ou 10 linhas.
2) Cópias, transcrições integrais e ou análises cujo fundamento resida na utilização de ideias de terceiros não serão consideradas. Nesse caso, o (a) aluno (a) terá a sua participação zerada. Por essa razão, peço que evite a cópia integral ou parcial de trabalhos disponíveis na Internet, de obras de referência ou até mesmo de colegas. Fique atento (a) a essa informação. Caso você decida enriquecer seu texto com uma citação, forneça os devidos créditos ao autor da produção original, seguindo as normas da ABNT (acesse o seguinte link para obter informações a respeito do uso de referências em trabalhos acadêmicos: https://www.tecmundo.com.br/tutorial/59480-aprenda-usar-normas-abnt-trabalhos-academicos.htm).
Lembre-se que você pode, sim, complementar suas respostas, mas a correção e avaliação tomará como base sua reflexão sobre o tema em foco.
3) Estrutura do argumento: deve apresentar desenvolvimento e conclusão sobre a proposta da atividade.
4) Aderência ao conteúdo.
5) Criatividade e autonomia.
6) Clareza: as ideias devem ser apresentadas de forma clara, sem incoerências, e dialogar com o foco geral da atividade.
7) Atente à norma culta da Língua Portuguesa
O SILÊNCIO BARULHENTO
O ser humano é movido por sensações que guiam os seus sentimentos de acordo com o momento que vive. Por exemplo, ao estar triste cantar o mais alto que puder, ou, em silêncio, ouvir aquela música que ‘’alivia o coração’’, guiada pelo ritmo e melodia da canção.
É por isso que o encontro com um deficiente auditivo ou de surdez causa um impacto muito grande para aqueles que estão acostumado a demonstrar os seus sentimentos através das expressões sonoras. Não ter o bom dia retribuído nem sempre é sinal de falta de educação, às vezes, é a incapacidade do outro de reconhecer, sentir e/ou expressar os sentimentos da mesma forma que você.
Estar na posição de agente de atendimento e segurança (AAS) me coloca por diversas vezes de frente com muitas pessoas que possuem deficiência auditiva e ou de surdez, e da mesma forma que presto o atendimento para todas as outras pessoas, preciso atendê-los recepcionando-os com a mesma intensidade, e com o mesmo interesse. Inicialmente é difícil entender o silêncio após o desejo de um bom dia, que por muitas vezes foram retribuídos com o sorriso no rosto, como quem entende que existe uma dificuldade em mim, de reconhecer a forma de comunicação que preciso para me comunicar com ele.
Não conheço profundamente nenhuma das pessoas que possuem deficiência auditiva e ou de surdez, porém, fica nítido o interesse que eles possuem em tentar ajudar aqueles que se interessam em conhecer o mundo onde é a expressão pelos gestos que permitem a expressão dos sentimentos.
É notório que ainda é necessário muito mais investimento no que abrange a inserção do estudo de libras nas escolas de ensino fundamental e médio, porém, vivemos um momento de grande avanço nesse aspecto, onde integração está dando espaço para a inclusão. Exemplo disso pode ser as transmissões online de artista famosos, onde todas elas até o momento tiverem interpretes de libras para que todos pudessem aproveitar a atração disponibilizada. 
Essa possibilidade de estar todos os dias em contato com esse público, permite que eu possa ter uma visão diferenciada das formas de abordagens, e de como é importante saber e ter o estudo de LIBRAS em dia, para que a inclusão dos mesmos na sociedade seja cada dia maior, e que chegue ao nível da naturalidade da comunicação entre todos. É claro que existem desafios muito grandes a serem sanados, porém, é ação individual que dará início à reação coletiva.
 Como amante da música, o caso mais famoso que conheço, é da perda auditiva progressiva que o famoso compositor Beethoven teve, onde a partir dos 26 anos o mesmo começou a sentir as complicações iniciais de um problema que até então não teria uma causa especifica, se agravando e concretizando aos 46 anos com sua perda auditiva completa. Mesmo com a surdez, o mesmo ainda conseguiu compor grandes clássicos da música clássica, por já conhecer os sons que as notas emitiam em todos os contextos possíveis. 
“Há poucas coisas tão ensurdecedoras como o silêncio.” - Mário Benedetti