Buscar

Custeio da Seguridade Social

Prévia do material em texto

Aluno: MARIA RAQUEL
	
	Disc.: LEG. TRAB E PREV. 
	2020.1 EAD (GT) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		O Artigo 195 da Constituição Federal determina que o Custeio ou Financiamento da Seguridade Social, envolva somente:
	
	
	
	Segurança, Previdência e a Assistência Social, são suportadas por toda a Sociedade direta ou indiretamente.
	
	
	Habitação, Previdência e a Assistência Social, são suportadas por toda a Sociedade direta ou indiretamente.
	
	
	Saúde, Previdência e a Assistência Social, são suportadas por toda a Sociedade direta ou indiretamente.
	
	
	Laser, Previdência e a Assistência Social, são suportadas por toda a Sociedade direta ou indiretamente.
	
	
	Educação, Previdência e a Assistência Social, são suportadas por toda a Sociedade direta ou indiretamente.
	
Explicação:
Gabarito: Item A.
Explicação: O artigo 195 da Constituição Federal determina que o Custeio ou Financiamento da Seguridade Social, que abrange a Saúde, a Previdência e a Assistência Social, é suportado por toda a Sociedade, direta ou indiretamente.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Qual a denominação jurídica previdenciária para quem tem a competência de recebe, cobrar e até penalizar as contribuições do INSS:
	
	
	
	População
	
	
	Segurados
	
	
	Sujeito Ativo.
	
	
	Contribuinte.
	
	
	Sujeito Passivo.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		(IBAM/2012/ adaptada) - O Regime Geral de Previdência Social será financiado por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União Federal. Além desses recursos, o Regime Geral de Previdência Social também será financiado pelas contribuições sociais. Uma delas é:
	
	
	
	 
aquela paga pelo empregador, que deverá incidir sobre a folha de salários e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer título, à pessoa fisica que lhe preste serviço, sendo, no entanto, obrigatório o vínculo empregatício.
	
	
	aquela paga pelo fornecedor de bens ou serviços para o exterior, ou de quem a lei a ele equiparar.
	
	
	aquela paga pelo exportador de bens ou serviços para o exterior, ou de quem a lei a ele equiparar.
	
	
	aquela paga pelo trabalhador e pelos demais segurados da previdência social, não incidindo contribuição sobre os benefícios de aposentadoria e pensão concedidas pelo Regime Geral de Previdência Social.
	
	
	aquela paga pelo empregador, que deverá incidir sobre a real remuneração percebida pela pessoa fisica que lhe preste serviço, sendo, no entanto, obrigatório o vínculo empregatício.
	
Explicação:
Prevê o art. 195 da Constituição: "A seguridade é financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios".
Os regimes de Seguridade Social são:
a- geral, que é destinado aos particulares. É o regime do INSS;
b- próprios, como o dos servidores públicos;
c- complementares, que visam complementar o regime geral ou dos servidores públicos.
Na verdade, a Seguridade Social não será financiada, mas haverá seu custeio. Não se trata de financiamento, como se fosse um empréstimo bancário , em que haveria necessidade de devolver o valor com juros e correção monetária. Trata-se de custeio, o que é feito por meio de contribuição social.
Entende-se por fonte de custeio os meios econômicos e, principalmente, financeiros obtidos e determinados à concessão e à manutenção das prestações da Seguridade Social.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Definindo e exemplificando as Contribuições Sociais como sendo uma espécie de tributo destinada a custear atividades estatais específicas que não são inerentes ao Estado. Têm como destino, a intervenção no domínio econômico (exemplo: fundo de garantia do tempo de serviço), o interesse das categorias econômicas ou profissionais (exemplo: contribuição sindical) e o custeio do sistema da seguridade social (exemplo: previdência social). Podemos, então, afirmar que as Contribuições Sociais são custeadas ou tem suas incidências sobre:
	
	
	
	Das Empresas, incidentes sobre as folhas de pagamentos, que refletem a remuneração pagas ou creditada ao enteado.
	
	
	Das Empresas, incidentes sobre as folhas de pagamentos, que refletem a remuneração pagas ou creditada ao Auxiliares Sociais.
	
	
	Das Empresas, incidentes sobre as folhas de pagamentos, que refletem a remuneração pagas ou creditada ao beneficiário.
	
	
	Das Empresas, incidentes sobre as folhas de pagamentos, que refletem a remuneração pagas ou creditada ao Segurados.
	
	
	- Das Empresas, incidentes sobre as folhas de pagamentos, que refletem a remuneração pagas ou creditada ao Dependente.
	
Explicação:
Gabarito : Item A.
Explicação: Contribuições Sociais como sendo uma espécie de tributo destinada a custear atividades estatais específicas que não são inerentes ao Estado. Têm como destino, a intervenção no domínio econômico (exemplo: fundo de garantia do tempo de serviço), o interesse das categorias econômicas ou profissionais (exemplo: contribuição sindical) e o custeio do sistema da seguridade social (exemplo: previdência social).
Aula 10 - As contribuições sociais são: Das Empresas, incidentes sobre as folhas de pagamentos, que refletem a remuneração paga ou creditada aos Segurados.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Acerca do plano de benefícios do INSS e da manutenção, perda e restabelecimento da qualidade de segurado, julgue os itens a seguir e indique aquele que está ERRADO:
	
	
	
	1. O RGPS concede as seguintes prestações aos segurados: aposentadoria (por invalidez, idade, tempo de contribuição e especial), auxílio-doença, salário-família, salário-maternidade, auxílio-acidente e reabilitação profissional.
	
	
	2. Carência é o tempo correspondente ao número mínimo de contribuições mensais exigíveis para que o beneficiário tenha direito a usufruir o benefício.
	
	
	3. A concessão do salário-maternidade para as seguradas contribuintes individual, empregada doméstica, especial e facultativa depende do recolhimento mínimo de dez contribuições mensais.
	
	
	5. Serão considerados, para cálculo do salário de benefício, os ganhos habituais do empregado sob a forma de utilidades, mesmo os que não tenham incididos na contribuição previdenciária.
	
	
	4. Os segurados trabalhadores avulsos deverão provar o recolhimento das contribuições para que sejam contadas para efeito de carência.
	
Explicação:
Gabarito: Item E.
Explicação: Serão considerados, para cálculo do salário de benefício, os ganhos habituais do empregado sob a forma de utilidades, mesmo os que não tenham incididos na contribuição previdenciária.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Em conformidade com o artigo 4º da Lei 10.666/03, têm a obrigação de arrecadar a contribuição, descontando-a da remuneração do Contribuinte Individual que lhe prestar serviços, e recolhê-la ao INSS juntamente com a quota devida pela própria empresa. Assim baseada na Lei 10.666/03 do artigo 4º, a empresa têm a responsabilidade :
	
	
	
	Secundária.
	
	
	Solidária.
	
	
	Consecutiva.
	
	
	Obrigatória.
	
	
	Alternativo.
	
Explicação:
Gabarito: Item A.
Explicação: As Empresas, pelo Art. 4º da Lei 10.666/03, têm a obrigação de arrecadar a contribuição, descontando-a da remuneração do Contribuinte Individual que lhe prestar serviços, e recolhê-la ao INSS juntamente com a quota devida pela própria empresa.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Quem são considerados os contribuintes com a denominação  equiparado às Empresas para a Previdência Social?
	
	
	
	Somente o Proprietáriodo Imóvel, ou Incorporador em relação ao segurado que lhe presta serviços e o Dono da Obra de Construção Civil, quando for pessoa física, em relação a quem lhe presta serviço
	
	
	Somente Missão Diplomática ou Consular e o Operador Portuário e o órgão gestor da mão de obra portuária.
	
	
	 Todo o Contribuinte Individual em relação ao segurado que lhe presta serviço A Cooperativa em relação ao associado segurado e aos empregados. As Associações ou Entidades de qualquer natureza ou finalidade, inclusive condomínios - que tenham empregados. Missão Diplomática ou Consular. O Operador Portuário e o órgão gestor da mão de obra portuária. O Proprietário do Imóvel, ou Incorporador em relação ao segurado que lhe presta serviços e por fim O Dono da Obra de Construção Civil, quando for pessoa física, em relação a quem lhe presta serviço.
	
	
	Somente o Dono da Obra de Construção Civil, quando for pessoa física, em relação a quem lhe presta serviço
	
	
	Somente o Contribuinte Individual em relação ao segurado que lhe presta serviço A Cooperativa em relação ao associado segurado e aos empregados. As Associações ou Entidades de qualquer natureza ou finalidade, inclusive condomínios - que tenham empregados
	
Explicação:
Gabarito: Item A.
Gabarito:O Contribuinte Individual em relação ao segurado que lhe presta serviço A Cooperativa em relação ao associado segurado e aos empregados, As Associações ou Entidades de qualquer natureza ou finalidade, inclusive condomínios - que tenham empregados. Missão Diplomática ou Consular. O Operador Portuário e o órgão gestor da mão de obra portuária. O Proprietário do Imóvel, ou Incorporador em relação ao segurado que lhe presta serviços e por fim O Dono da Obra de Construção Civil, quando for pessoa física, em relação a quem lhe presta serviço.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		O Custeio ou Financiamento da Previdência, além do Artigo 195 da CF 88, é regido também pela Lei 8.212/912 e o Decreto 3.048/99. Segundo a Constituição de 1988 e a Lei 8.212/91, o custeio da Seguridade Social é composto pelas seguintes fontes. Questiona-se: Quais as fontes que compõe também o custeio da Seguridade Social?
	
	
	
	Receita Estadual, Receitas das Contribuições Sociais e Receitas de Outras Fontes.
	
	
	Receita Municipal, Receitas das Contribuições Sociais e Receitas de Outras Fontes.
	
	
	Receita Federal, Receitas das Contribuições Sociais e Receitas de Outras Fontes.
	
	
	- Receita Distrital, Receitas das Contribuições Sociais e Receitas de Outras Fontes.
	
	
	Receita da União, Receitas das Contribuições Sociais e Receitas de Outras Fontes.
	
Explicação:
Gabarito;Item A.
Explicação: 
O Custeio ou Financiamento da Previdência, além do Artigo 195 da CF 88, é regido também pela Lei 8.212/912 e o Decreto 3.048/99.Segundo a Constituição de 1988 e a Lei 8.212/91, o custeio da Seguridade Social é composto pelas seguintes fontes:
1. Receitas da União;
2. Receitas das Contribuições Sociais;
3. Receitas de Outras Fontes.
: Aula nº 10.

Mais conteúdos dessa disciplina