Buscar

Políticas Públicas para a Educação Infantil


Continue navegando


Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	
	A política nacional de Educação Infantil recomenda aos Estados e Municípios a adequação e elaboração de planos de educação de acordo com as políticas orientadoras da Educação Infantil. Uma das recomendações consiste em que:
	
	
	As instituições de Educação Infantil programem, no mínimo, 3 horas diárias de atendimento educacional, ampliando progressivamente mais 1 hora-mês esse atendimento.
	
	As instituições de Educação Infantil ampliem gradativamente para tempo integral o atendimento das crianças pequenas, de acordo com o desejo de educadores e gestores.
	
	As instituições de Educação Infantil considerem apenas a demanda atendida em anos anteriores para definirem sua forma de funcionamento.
	
	As instituições de Educação Infantil ofereçam, no mínimo 6 horas diárias de atendimento educacional, considerando a demanda real e as características da comunidade atendida nos seus aspectos socioeconômico e cultural.
	 
	As instituições de Educação Infantil ofereçam, no mínimo, 4 horas diárias de atendimento educacional, ampliando progressivamente para tempo integral, considerando a demanda real e as características da comunidade atendida nos seus aspectos socioeconômico e cultural.
	Respondido em 24/03/2020 17:15:52
	
Explicação:
O atendimento à criança é de, no mínimo, 4 (quatro) horas diárias para o turno parcial e de 7 (sete) horas para a jornada integral; 
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	De acordo com o Art 21 da atual LDB brasileira( lei nº 9.394/96) a educação infantil faz parte da etapa:
	
	
	Ensino Fundamental
	
	Ensino Superior
	 
	Educação básica
	
	Ensino Fundamental segundo segmento
	
	Creche
	Respondido em 24/03/2020 17:16:20
	
Explicação:
A Educação Infantilé a primeira etapa da Educação Básica.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A vida começa antes do nascimento. No ventre da mãe, a criança já tem o direito de ser protegida e gerada com saúde e segurança. Devemos, portanto, efetivar políticas públicas que favoreçam o nascimento e o desenvolvimento harmonioso de todo ser. Assinale qual a situação abaixo que indica uma violação ao direito da criança.
	
	
	Proporcionar creches e pré-escolas para todos os filhos dos trabalhadores
	
	Fornecer declaração de nascimento, logo que a criança nasça
	 
	Recusar atendimento médico com prioridade em postos de saúde e hospitais públicos
	
	Dar prioridade ao atendimento da criança em hospitais públicos
	
	Garantir uma alimentação saudável, equilibrada e variada.
	Respondido em 24/03/2020 17:16:54
	
Explicação:
Como dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente (art. 4°, parágrafo único) e a Constituição Federal (art. 227), a garantia a essa prioridade compreende a primazia de receber proteção e socorro em qualquer circunstância, precedência de atendimento nos serviços públicos, preferência na formulação e na execução das políticas sociais, destinação privilegiadas de recursos com a proteção à infância e à juventude
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	São documentos que regem as Políticas Públicas Nacionais em Educação Infantil:
I - Constituição Federal (1988);
II - Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8069/ 90);
III - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394 / 96);
IV - Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (1998);
V - Plano Nacional de Educação (2014 a 2024);
VI - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010).
	
	
	c) somente a alternativa IV.
	
	a) nenhuma das alternativas.
	
	b) somente as alternativas III, IV e VI.
	 
	e) todas as alternativas.
	
	d) somente a alternativa II.
	Respondido em 24/03/2020 17:18:03
	
Explicação:
Todos esses documentos apresnetam leis para a educação infantil.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Desde que nasce a criança brasileira tem o direito de estar na escola. A Legislação brasileira que dividiu a Educação infantil em dois tipos de atendimento: Creche de 0 até 3 anos e 11 meses e Pré-Escola para as crianças de 4 e 5 anos e normatizou esse direito formal foi a:
	
	 
	Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional Lei nº 9394/96
	
	Estatuto da Criança e do Adolescente
	
	Lei 13.976 de 2013
	
	Lei 5692/71
	
	CF de 1988
	Respondido em 24/03/2020 17:18:52
	
Explicação:
A lei de Diretrizes e bases da Educação Brasileira sancionada em 1996, definiua educação infantil em duas etapas: creche e pre-escola.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	As primeiras creches no Brasil surgiram em meados de 1870, como prioridade as famílias pobres. Qual era a ideia de creche que permeava nesse período em nosso país?
	
	
	espaço de alfabetização e somente preparação para leitura e escrita.
	 
	lugar onde a saúde e a higiene eram valorizadas e as crianças pobres eram bem cuidadas.
	 
	depósito normatizador do comportamento das crianças pobres.
	
	local destinado apenas para filhos de mulheres brancas.
	
	local onde o cuidar e o educar eram valorizados como ações conjuntas.
	Respondido em 24/03/2020 17:20:53
	
Explicação:
As instituições educacionais destinadas as crianças de 0 a 6 anos de idade (educação infantil), no Brasil, ela só se difundiu no ano de 1870. Seu aparecimento se deve à grande industrialização da época e consequentemente a urbanização, devido à lei do ventre livre
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O documento oficial do Ministério da Educação que estabelece as diretrizes para o trabalho em creches e educação infantil é:
	
	 
	Estatuto da Criança e do Adolescente
	
	Constituição Federal
	
	Parâmetros Curriculares Nacionais
	
	Conselho Regional de Psicologia
	 
	Referencial Nacional para Educação Infantil
	Respondido em 24/03/2020 17:21:36
	
Explicação:
O Referencial Nacional para Educação Infantil é o documento norteador das práticas e políticas desta fase da educação em nosso território.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) representa um marco importante na luta pelos direitos das crianças e jovens brasileiros. Entre os avanços representados pelo ECA está CORRETO afirmar que:
	
	
	as proposições desse documento foram oferecidas exclusivamente por profissionais da área da lei, seu texto contou com a participação somente de juristas e advogados.
	 
	a avaliação na educação infantil passou a ser mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento da criança, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.
	 
	as leis do Estatuto são para toda e qualquer criança e jovem e não só aquele marcado pela pobreza de nosso país. Propõem que o confinamento e a punição sejam substituídos pela prestação de serviço à comunidade.
	
	a formação dos profissionais de educação infantil passou a ser exigida em cursos de nível médio ou superior, que contemple os conteúdos específicos relativos a essa etapa da educação.
	
	A sociedade civil sem a participação do Estado passou a ter que assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
	Respondido em 24/03/2020 17:23:24
	
Explicação:
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), de 1990, complementa e amplia a nova concepção de criança e a educação que a família e o Estado devem lhe proporcionar.