A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
12 pág.
Roubo e extorsão

Pré-visualização | Página 4 de 4

de morte e extorsão mediante sequestro, não se aplica mais o artigo 9º da Lei 8072/90, pois entende-se que o artigo 224 do CP foi revogado. 
Obs2: No caso de aplicação da qualificadora do parágrafo 1º pela prática do artigo 159 do CP por bando ou quadrilha, é possível haver concurso com o artigo 288 do CP (associação criminosa)? Entendo que não, mas existem posições contrárias. 
Extorsão indireta
Art. 160 - Exigir ou receber, como garantia de dívida, abusando da situação de alguém, documento que pode dar causa a procedimento criminal contra a vítima ou contra terceiro:
Pena - reclusão, de um a três anos, e multa.
Modalidade especial de extorsão. Nesse tipo penal deve haver dívida prévia entre o sujeito ativo e o sujeito passivo e esse documento é que faz com que ele fique com a garantia de que irá receber esse valor devido.
Tal documento dado pela vítima ao credor (Sujeito ativo), poderá gerar a ela um “procedimento criminal”, entendido pela doutrina como um inquérito policial, denúncia pelo MP e, até mesm,o o processo penal. 
Exemplos: A vítima assina uma nota promissória de um valor que não deve; A vítima assina documento confessando crime (imagine aqui um crime de natureza econômica, por exemplo). 
OBS1: O exemplo mais habitual da doutrina se refere à vítima endividada que fornece cheque sem provisão de fundos como garantia de dívida. (Aqui muito cuidado! Esse cheque deverá ser pré-datado para caracterizar o crime do art. 160, senão será crime de estelionato (Súmula 246 do STF). Porém, outra parte da doutrina fala que cheque pré-datado não tem capacidade de gerar procedimento criminal, por isso não caracteriza o tipo do artigo 160. Falaremos mais do tema quando estudarmos estelionato do artigo 171.
OBS2: O Agiota, tem seu crime definido na Lei 7.492 de 16 de junho de 1986. Assim dispõe o artigo 8º.
“Art. 8º - Exigir, em desacordo com a legislação (Vetado), juro, comissão ou qualquer tipo de remuneração sobre operação de crédito ou de seguro, administração de fundo mútuo ou fiscal ou de consórcio, serviço de corretagem ou distribuição de títulos ou valores mobiliários:
Pena - Reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa."
Além disso, o artigo 71 do Código de Defesa do Consumidor proíbe “utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer”. Ele prevê detenção de três meses a um ano, além de multa.
Desse modo, acredita-se que, em virtude do advento de Leis especiais, o crime do artigo 160 não se aplicaria aos casos de agiotagem (existem divergências).
CAPÍTULO III DA USURPAÇÃO
Alteração de limites
Art. 161 - Suprimir ou deslocar tapume, marco, ou qualquer outro sinal indicativo de linha divisória, para apropriar-se, no todo ou em parte, de coisa imóvel alheia:
Pena - detenção, de um a seis meses, e multa.
§ 1º - Na mesma pena incorre quem:
Usurpação de águas
I - desvia ou represa, em proveito próprio ou de outrem, águas alheias;
Esbulho possessório
II - invade, com violência a pessoa ou grave ameaça, ou mediante concurso de mais de duas pessoas, terreno ou edifício alheio, para o fim de esbulho possessório.
§ 2º - Se o agente usa de violência, incorre também na pena a esta cominada.
§ 3º - Se a propriedade é particular, e não há emprego de violência, somente se procede mediante queixa.
Observar aqui que o Estado poderá efetivar desapropriações quando houver interesse social, na forma do artigo 184 da CF. 
(Movimentos “Sem terra” e “Sem Teto”, por exemplo, sustentam a exclusão da ilicitude de seus atos, devido ao estado de necessidade – tema controvertido!)
Supressão ou alteração de marca em animais
Art. 162 - Suprimir ou alterar, indevidamente, em gado ou rebanho alheio, marca ou sinal indicativo de propriedade:
Pena - detenção, de seis meses a três anos, e multa.
	Protege-se o patrimônio imóvel.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.