Buscar

orientação educacional

Prévia do material em texto

Entende-se a Constituição como um conjunto de regras governamentais que legisla sobre os poderes e funções de um país, aplicando-se aos variados níveis da organização política, inclusive sobre o campo educacional. Nosso país, em sua história, possui algumas constituições, a de 1967, por exemplo, ampliou a obrigatoriedade do ensino de 07 para 14 anos. A atual Constituição, promulgada em 1988 e única com a participação popular.
R: 
Constituição de 1937 - O ensino superior é obrigatório e gratuito
2 - Em 1932 houve um manifesto que representava as causas e princípios educacionais face ao momento vigente que, se por um lado tinha um ideário dos pressupostos liberais e, portanto, a busca de uma educação integral com base nas aptidões naturais, por outro, buscava um trabalho mais dinâmico e mais ativo para seus alunos. Dois anos após o manifesto, a Associação Brasileira de Educação oferece o primeiro curso de extensão sobre orientação educacional. Que movimento foi este?
R: 
Movimento dos Pioneiros da Educação Nova.
3 - A Orientação Educacional passou por vários períodos que receberam diferentes denominações de acordo com as suas características. Dentre eles, há um período que se caracteriza por fazer com que "o orientador discutisse suas práticas, seus valores, a questão do aluno trabalhador, enfim, a sua realidade no meio social; a prática da orientação volta-se para a concepção de educação como ato político". Este período denominou-se:
R: 
Período Questionador.
 
4 - Em que década se intensifica o trabalho da busca de uma identidade para o orientador, assim como de um referencial que atendesse às reais necessidades, dentro de um contexto mais democrático que o país começava a viver?
R: 
Década de 80
5 - O Orientador Educacional, muitas vezes, não tem condições de realizar todas as tarefas que lhes são pertinentes, correndo o risco de tornar-se generalista, ou de esvaziar sua ação, a ponto de torná-la irrelevante na escola.
De acordo com Saviani (1980):
R: 
"... a especialidade no campo educacional, como toda especialidade, só faz sentido na medida em que a área básica não seja perdida de vista... a especificidade da Orientação Educacional é apenas... a divisão no plano de educação...".
6 - A discussão sobre a " Organização do Trabalho Escolar" permitiu que fosse determinada uma das atribuições inerentes à Orientação Educacional que é:
R: 
coordenar o processo de investigação sobre a realidade socioeconômica e cultural vivencial do aluno.
7 - "É instituído o Serviço de orientação Educacional, com a finalidade de correção e encaminhamento dos alunos-problemas e de elevação das qualidades morais, através de um regime de autonomia que facilita a educação social dos escolares. Referiu-se, ainda, a Lei, à facilitação da escolha profissional, esclarecendo e aconselhando, em cooperação com a família". (MAIA; GARCIA, 1995, p. 15). A Instituição do Serviço de Orientação Educacional aconteceu na:
R: Lei Orgância do Ensino Industrial em 1942 (Decreto-lei 4073) de Gustavo Capanema.
8 - 
A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 (Lei 9394/96), fundamentada em princípios democráticos, fixa a educação numa concepção abrangente: " Art. 1º - A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. " (BRASIL, Lei 9394, 1996). Pensando na atuação do Orientador Educacional , nas Instituições Escolares . As funções abaixo são compatíveis com este Artigo da Lei , exceto uma das apresentadas abaixo . Identifique qual função atribuída ao OE , NÃO corresponde ao Artigo
R: 
Representação e divulgação estatística dos resultados das notas dos alunos , classificando os numericamente .
9 - 
Entende-se a Constituição como um conjunto de regras governamentais que legisla sobre os poderes e funções de um país, aplicando-se aos variados níveis de organização política, inclusive sobre o campo educacional. Nosso país, em sua história, possui algumas constituições, sendo que apenas uma possui a participação popular. Marque a alternativa correta:
R: 1988
10 - Na implementação do ensino profissionalizante obrigatório nas escolas brasileiras de ensino médio ( Lei 5692/71), o papel atribuído ao orientador educacional foi o de:
R: 
ter compromisso com o aconselhamento vocacional e a escolha profissional do aluno;
11 - 
Uma das muitas atribuições do Orientador Educacional é:
R: Coordenar o processo de investigação sobre a realidade do aluno
12 - Como aspectos relevantes para o campo educacional presentes nas constituições podemos destacar: a ampliação da obrigatoriedade no ensino de 07 a 14 anos. Que constituição foi esta?
R: 
Constituição de 1967
13 - 
Entende-se esta Carta-Documento como um conjunto de regras governamentais que legisla sobre os poderes e funções de um país, aplicando-se aos variados níveis da organização política, inclusive sobre o campo educacional. Nosso país, em sua história, possui algumas sendo a atual promulgada em 1988 e única com a participação popular. Esta é a definição de um dos conceitos abaixo. Qual opção apresenta o conceito dessa explicação?
R: Constituição
14 - O "Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova" lançado em 1932, por educadores comprometidos com um movimento de renovação da educação brasileira, representou as causas e princípios educacionais face ao momento vigente que, se por um lado tinha um ideário dos pressupostos liberais e, portanto, a busca de uma educação integral com base nas aptidões naturais, por outro, buscava um trabalho mais dinâmico e mais ativo para seus alunos.
 
O Manifesto defendeu uma educação pública, gratuita, laica e obrigatória. Dois anos após o manifesto, a Associação Brasileira de Educação ofereceu.
R: 
 (   ) O primeiro curso de extensão sobre Orientação Educacional.
15- 
O cotidiano escolar apresenta a natureza das práticas, ações desenvolvidas/realizadas em seu interior e, na medida em que conheço essa realidade, passo a entender melhor as decisões que a escola efetiva através de seus diferentes atores. Estudar e analisar esta realidade ajuda o Orientador Educacional a compreender a reciprocidade e cumplicidade das diversas possibilidades, não só nas questões relativas ao currículo e à aprendizagem, mas também nas relações de poder, de saber, de afeto, de emoção. Nesse sentido, quando a escola abre espaço para essa perspectiva, marque a alternativa que caracteriza essa escola:
R: 
Projeto pedagógico construído coletivamente pelos atores sociais e que se discute  sobre as diferenças e desigualdades.
16 - 
Atualmente, buscamos uma escola de qualidade e diante de tantos entráveis na educação, evasão escolar, falta de recursos, fracasso escolar, a escola percebe que não pode mais ficar fechada ao mundo exterior e isolada de suas influências. Chega-se à ideia que a educação é um empreendimento social coletivo e que, embora tenha sua própria realidade, ela não pode se manter à margem do contexto na qual se insere. Diante da necessidade de se ampliar a função da escola para além dos muros escolares,  de torná-la não excludente, marque a alternativa em que mostra a fala do profissional da educação que está de acordo com essa perspectiva do olhar para além dos muros escolares:
R: 
"Vamos discutir, hoje, turma, sobre a fome, mesmo que vocês não passem por esse problema em suas famílias".
17 - 
A ação do orientador educacional no cotidiano da escola deve estar envolvida com um trabalho de forma conjunta com a família. Porém há incumbências específicas da família e da escola. Qual alternativa abaixo se refere às incumbências específicas da escola?
R: 
Realizar a educação formal.
18 - 
O orientador educacional é corresponsável pelo sucesso ou o fracasso de uma boa comunicação e, consequentemente, por uma relação interpessoal  de qualidade, pois trabalha incentivando e articulando o trabalhocoletivo. Ao iniciar o processo de coordenação de um grupo, ele  precisa:
R: 
Dar  informações claras, organizar o tempo, o espaço, a rotina, as tarefas  para facilitar o processo de inclusão das pessoas na equipe.
19 - O orientador educacional deve estar atento, para alguns pré-requisitos que asseguram a eficácia de uma boa reunião. Assinale a alternativa correta:
R: 
Todas as alternativas estão corretas
20 - 
É necessário que o Orientador Educacional tente estabelecer vínculos, com princípios que tentam preservar a prática profissional, tais como: o exercício de colocarmo-nos no lugar do outro para que, a partir de suas próprias referências e não das nossas, possamos melhor compreendê-lo; é a tentativa de "calçar os seus sapatos". Este princípio diz respeito à:
R: Empatia
21 - 
Quanto ao termo interculturalidade, podemos afirmar que:
R: 
Propõe o reconhecimento da diversidade cultural mediante uma relação dialógica e democrática entre as variadas culturas
22 - 
De acordo com o dicionário Aurélio temos a seguinte definição: "Tendência a considerar as normas e valores da própria sociedade ou cultura como critério de avaliação de todas as demais". Esta definição se aplica à:
R: Etnocentrismo
23 - 
No encontro, todos concluíram que na elaboração de um plano de atividade da Orientação Educacional, em função das diversas modalidades de sua atuação, deve prevalecer a seguinte características :
R: 
o conhecimento da realidade concreta e a capacidade de promover alterações surgidas no contexto.
24 - 
O termo cultura engloba vários aspectos, como os valores, as normas, as regras e os costumes de determinado grupo social. Valorizar a cultura no âmbito educacional significa:
R: 
Compreender a realidade social, sua diversidade cultural.
25 - 
(PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA FRIBURGO-RJ) Em relação a Orientação Educacional é correto afirmar que, EXCETO: 
R: 
A Orientação Educacional deve investir no desenvolvimento das características individuais dos alunos, elaborando propostas e estratégicas de ação que visem a tornar legal a sua atuação na escola..
26 - 
O planejamento é uma ferramenta de fundamental importância na organização do cotidiano escolar. O planejamento possui significados variados e é compreendido com indispensável ao sucesso das ações humanas em todas as dimensões, inclusive na ação docente. Entre as informações abaixo, qual é a ÚNICA afirmação que se relaciona com essa definição?
R: 
Planejamento é processo que sintoniza a busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos.
27 - 
O Projeto Político Pedagógico expressa a visão de mundo, os valores ,os compromissos com a vida e a identidade de escola. A avaliação revela as diferentes dimensões de aprendizagem dos alunos, auxiliando o professor a tomar decisões sobre o seu trabalho . Essa visão relaciona a avaliação e o Projeto Político Pedagógico , como elementos constitutivos do processo ensino-aprendizagem . Sendo assim, o entendimento que se tem a respeito de avaliação da aprendizagem numa perspectiva inovadora, segundo Ilma Passos (2002), implica :
R : 
processo contínuo verificando os vários estágios do desenvolvimento do aluno
28 - 
Das afirmativas, indique a que NÃO é uma ação do Orientador Educacional diante do fracasso escolar. 
R: 
Desvalorizar a cultura do aluno, tentando adaptá-lo.
29 - 
O processo de aprendizagem dá-se tanto de forma alienante como possibilidade libertadora. À educação, podemos atribuir quatro funções que interagem e se inter-relacionam. Uma delas defende a seguinte proposição: O indivíduo, à medida que se sujeita a educação, transforma-se em um ser social, identifica-se com o seu grupo, com as suas regras e seus códigos. Esta proposição refere-se à funçào:
R: 
Função socializadora
30 - A função prioritária da escola é cuidar e garantir a aprendizagem, porém esta tarefa aparentemente simples (a escola ensina e o aluno aprende) não acontece tão facilmente e depende de inúmeras variáveis. Paulo Freire, um dos maiores educadores brasileiros do século XX, propõe que a formação dos alunos seja libertadora. Isso significa dizer que a educação deve: MARQUE A INCORRETA
R: 
formar os alunos para competir no mercado de trabalho, direcionando  para os cargos de execução os alunos desprivilegiados socioeconomicamente e para os cargos de planejamento aqueles privilegiados socioeconomicamente.
31 - O atual contexto educacional exige que o orientador, respeitando a relação básica educador−educando, apresente uma competência profissional política e pessoal que o torne capaz de colaborar no conhecimento da realidade concreta dos alunos, ajudando na elaboração participativa da proposta educacional de sua escola. Para isso, ele deve desenvolver, prioritariamente, vários procedimentos.
 
Assinale, na lista abaixo, o único procedimento em que ele NÃO deve se ocupar.
R: 
C) Preocupar-se predominantemente com o ajustamento pessoal de seus alunos.
32 - 
Segundo Grinspun (2006), especialista no campo da Orientação Educacional, compete aos sistemas de ensino o estímulo do exercício da cidadania, preocupando-se com a formação de sujeitos participativos e conscientes de seu papel na formação e transformação da sociedade. Logo, se faz necessário o surgimento de uma concepção e desenvolvimento de currículo que:
R: 
englobe conhecimentos ligados ao campo racional, mas também sentimentos e valores ligados ao campo emocional.
33 - 
Considerando-se as situações que produzem o fracasso escolar, pode-se afirmar que a orientação educacional tem um importante papel na mudança deste panorama, pois:
R: 
Promove a discussão e a reflexão sobre o resgate da auto-estima do aluno e traz para dentro da escola a realidade cultural dos alunos, valorizando suas experiências.