Buscar

TAREFA DE SEMIOLOGIA - PRESSÃO ARTERIAL

Prévia do material em texto

TAREFA DE SEMIOLOGIA - PRESSÃO ARTERIAL 
GIULIA ORLANDO VERRONE FEDERICO
1E
2336193-0
1. Quais os cuidados no ato da aferição:
A) quanto à posição do paciente?
O paciente deve estar, preferencialmente, sentado, com pernas descruzadas e os
pés apoiado no chão (evitar que estejam suspensos), suas costas devem estar relaxadas e repousando na cadeira, o braço deve estar na altura do coração e bem apoiado, com a palma da mão voltada para posição anatômica, a roupa não pode apertar o seu braço durante a medida, evitar garroteamento. 
B) quanto à atitude recente do paciente?
Anteriormente ao início do exame, o paciente deve ficar em repouso durante
pelo menos 3 a 5 minutos e se tiver feito esforço físico recente, indica-se 15 minutos no mínimo. Não é indicado conversar durante a medição e nem que o paciente esteja com a bexiga cheia. Deve manter-se calmo, pois o estresse altera a pressão. Fumar e ingerir bebidas alcoólicas também são fatores que a influenciam.
3. Quais os métodos na a aferição não invasiva da PA?
2. Descreva a técnica de aferição da pressão arterial, pelo método palpatório.
O método palpatório consiste em localizar a artéria braquial através da palpação do seu pulso, colocar o manguito cerca de 2-3 cm acima da fossa ante ulnar, centralizando a bolsa de borracha sobre a artéria braquial (verificar a seta para ficar em cima da artéria radial), manter o braço do paciente na altura do coração, posicionar os olhos no mesmo nível do mostrador do manômetro aneróide, palpar o pulso radial e inflar o manguito até seu desaparecimento no nível da pressão sistólica (memorizar o valor, por exemplo 120mmHg), desinflar rapidamente e aguardar de 15 a 30 segundos antes de inflar novamente, colocar o estetoscópio nos ouvidos com a curvatura voltada para frente, posicionar a campânula do estetoscópio suavemente sobre a artéria braquial, na fossa antecubital, evitando compressão excessiva e nunca abaixo do manguito.
4. O que significam os valores obtidos?
A partir desses valores podemos observar se a pressão exercida nas artérias está dentro dos padrões ou possuem alguma alteração.
5. Como deve ser feita a anotação da aferição?
Deve ser feita de acordo com os valores auscultados a partir dos sons de Korotkoff
→ Sons De Korotkoff
 Fase 1 ou K1: Primeiro som, fraco e seguido por batidas regulares. Equivale à Pressão
Sistólica.
 Fase 5 ou K5: Os sons cessaram completamente porque a artéria deixa de estar
comprimida e o fluxo passa a ser laminar. A pressão indicada no manômetro
corresponde à Pressão Diastólica.
 
•Sistólica: é o pico da pressão nas artérias. Regulada pelo volume de ejeção e pela complacência dos vasos sanguíneos. Normal: abaixo de 120 a 139 mmHg
•Diastólica: é a menor pressão nas artérias e depende da resistência periférica. Normal: abaixo de 80 a 89 mmHg
6. O que é a síndrome do jaleco branco?
A síndrome do jaleco branco é um tipo de transtorno psicológico em que a pessoa apresenta um aumento da pressão arterial no momento da consulta médica, porém sua pressão é normal em outros ambientes.
7. Qual a importância da aferição da PA para o diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica? Como é feito esse diagnóstico?
A partir da aferição é possível identificar quaisquer irregularidades apresentadas e em caso de alteração, o médico deve investigar a fundo o que ocorre com o paciente. Um possível método de diagnóstico é a realização do exame cardiológico usando o Holter, que avalia a pressão do indivíduo por 24h em sua rotina normal, assim como a importância das perguntas feitas na anamnese sobre sua vida e alguns outros fatores percebidos no exame físico.

Continue navegando