Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA Microbiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Cuidados com a Bacillus cereus
As intoxicações alimentares estão entre um dos maiores desencadeadores de toxinas que provocam vômitos, diarreias e outros problemas gastrointestinais. Essas intoxicações, que podem até mesmo levar a óbito, podem ser causadas por diferentes agentes, destacando-se o Bacillus cereus.
Bacillus cereus é uma bactéria da família Bacillaceae que se destaca por ter formato de bastão ser gram-positiva, aeróbica facultativa, formadora de esporos esféricos e responsável pela produção de uma grande quantidade de toxinas. Os B. cereus, apresentam grande resistência, os seus esporos suportam altas temperaturas, desidratação e até mesmo produtos químicos usados para a limpeza. Isso faz com que eles estejam amplamente distribuídos no ambiente, onde causam danos contaminando alimentos. A bactéria é encontrada principalmente em cereais, leites e derivados, carnes, alimentos desidratados e temperos acondicionados de maneira inadequada. Vale destacar que a falta de higiene também está ligada à contaminação por essa bactéria. O tratamento desse tipo de intoxicação alimentar é sintomático, ou seja, apenas para aliviar os sintomas. Além disso, é necessário realizar uma reposição hidroeletrolítica.
Para evitar a intoxicação por Bacillus cereus deve-se ter cuidado, é importante guardar todos os alimentos de forma adequada e na temperatura correta. Além disso, é importante nunca deixar alimentos cozidos por mais de duas horas em temperatura ambiente, evite guardar os alimentos reaquecidos muitas vezes e, ao aquecer, elevar a temperatura além de 75°C. Também faz-se necessário, que lave bem as mãos com água e sabão antes de comer ou preparar alimentos, importante também sempre manter os utensílios de cozinha higienizados, lave bem frutas e verduras com 5% de cloro, cozinhe muito bem a carne e ovos, não consuma laticínios não-pasteurizados e nem consuma produtos com a lata danificada.
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Bacillus cereus"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude/bacillus-cereus.htm. Acesso em 22 de março de 2020

Mais conteúdos dessa disciplina