Buscar

TCC motivacao

Prévia do material em texto

9
FACULDADE MAUÁ DE BRASÍLIA
A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS 
SOUSA, Ana Paula Arruda
TREVISAN, Mauro
RESUMO
Através desse artigo será analisada a necessidade da valorização da motivação dos colaboradores dentro da empresa.
As organizações atuais tem se preocupado com as tecnologias, a inovação, pesquisa de mercado, o marketing, entre várias outras coisas e tem se esquecido de valorizar um bem maior de suma importância, que são as pessoas.
Se o funcionário é visto apenas como um empregado que esta ali apenas pra cumprir ordens, sem nenhum tipo de comprometimento e participação com a organização ele não buscaraa eficiência. Pelo reconhecimento e recompensa, a motivação passa a ser visto como um comportamento reativo, que leva ao movimento, conforme (Bergamini. 1997, p. 59).
A desmotivação tem sido apontada como um dos problemas dentro das organizações. A motivação são ações que conduzira as pessoas a alcançar os objetivos proposto pela sua liderança.
Palavras-chave: Motivação. Empresa. Desmotivação. Liderança.
ABSTRACT
Through this article we will analyze the need for the valuation of employee motivation within the company. 
The current organizations has been concerned with the technologies, innovation, market research, marketing, among many other things and have forgotten to appreciate the greater good of the utmost importance, which is people. 
If the employee is seen only as an employee that just there to obey orders, without any kind of commitment and involvement with the organization he has not sought efficiency. By recognition and reward, motivation is seen as a reactive behavior, which leads to the movement, as (Bergamini. 1997, p. 59th). 
The motivation has been identified as one of the problems within organizations. The motivations are actions that led people to achieve the proposed goals for his leadership.
Keywords: Motivation. Company. Demotivation. Leadership.
 INTRODUÇÃO
Motivação humana tem sido um assunto de estudo e discursão na gestão de pessoas. Varias teorias tentam explica a importância e a necessidade de conduzirem as pessoas a agirem de forma a alcançar os objetivos através dessa ferramenta.
Pois todo funcionário bem motivado se esforçara para se tornar um profissional de sucesso.
Diante da sua importância, para definir e explicar os processos motivacionais são tarefas muito complexas, pois a motivação esta ligada a direção, a conduta, a persistência e o tempo param se alcançar os objetivos.
Há vários problemas decorrentes da desmotivação no ambiente de trabalho. Oque se tem visto hoje dentro das empresas são vários funcionários sobrecarregados, em desvio de função, pressionados a alcançar lucros e às vezes ate humilhados. A falta de reconhecimento, baixos salários, clima organizacional ruim e problemas interpessoais também são um dos motivos de desmotivação, que logo são resultados da baixa produtividade, faltas constantes, atestados e falta de comprometimento.
Há várias vantagens, de se ter um colaborador motivado e com uma boa qualidade de vida no trabalho.
Segundo Vergas (apud Fiorelli, 2004, p. 118) motivação é uma força, uma energia que nos impulsiona na direção de alguma coisa que nasce de nossas necessidades interiores. 
Pois através dessa ferramenta, teremos funcionários produtivos, satisfeitos, comprometidos e em ambiente de trabalho mais saudáveis, e logo alcançando maior produtividade.
Em tempos modernos a necessidade de mudanças são essências. Um dos grandes desavio dos gestores é manter seus funcionários motivados, produtivos, satisfeitos e que a empresa permaneça em destaque competitivo. 
METODOLOGIA
A presente pesquisa é de ordem qualitativa, o método é o descritivo e a técnica revisão de literatura. Destaca-se que quanto aos procedimentos de coleta de dados, foram realizados com base em pesquisas bibliográficas, acessos a artigos, internet, livros e bem como estudo de caso.
 CONCEITO DE MOTIVAÇÃO
Há várias conceituações e aplicações da motivação no ambiente de trabalho, porém o sentido da palavra motivação prove do latim, é o que afirma (Maximiniano, 2004 p. 14) “A palavra motivação deriva do latim motivus, movere, que significa mover. O seu sentido original fundamenta-se no processo no qual o comportamento é incentivado, estimulado ou energizado por algum motivo ou razão”.
A mesma passa a ser entendida como fenômeno comportamental único e natural e vem da importância que cada um dá ao seu trabalho, do significado que é atribuído a cada atividade desse trabalho e que cada pessoa busca o seu próprio referencial de autoestima e auto identidade (BERGAMINI, 1997, p.54).
Portanto a motivação é pessoal, podendo ser desenvolvido de varias formas em cada indivíduo.Levando à influência nos objetivos e interesses coletivos pessoais a irem à busca de algo que possa satisfazer suas vontades e que contribua de alguma forma para realização de seus objetivos.
Conforme (CHIAVENATO 1982, p. 414), Motivo é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma isto é, tudo aquilo que dá origem a alguma propensão a um comportamento específico.
 ELEMENTOS QUE CONTRIBUEM PARA A MOTIVAÇÃO
Em 1954, Maslow (Maslow apud Schimidt, 2000, p. 27) formulou o seu conceito de hierarquia das necessidades, que influenciam o comportamento humano. Maslow concebeu essa hierarquia porque o homem é uma criatura que expande as suas necessidades no decorrer da vida. À medida que o homem satisfaz suas necessidades básicas, outras mais elevadas tomam o predomínio do comportamento.
A hierarquia das necessidades de Maslow é a seguinte: 
1 –NecessidadeFisiológica
São as que respondem pela manutenção da vida e conservação da espécie, como as de alimentação, de moradia e de sexo.
2 – Necessidades de Segurança 
Este grupo de necessidades compreende o desejo do indivíduo de proporcionar para si e para os seus um ambiente físico e emocional seguro e livre de ameaças.
3 – Necessidades Sociais 
Uma vez que as necessidades fisiológicas e, posteriormente, as de segurança estejam razoavelmente satisfeitas, aparecem as sociais como dominantes na escala. Estas se vinculam à vontade da pessoa de ser aceita por outras de seu convívio, bem como de desenvolver, com as mesmas, um relacionamento amistoso.
4 – Necessidades de Estima 
Correspondem ao desejo da pessoa de desenvolver uma autoimagem positiva e de receber atenção e reconhecimento dos outros, desde que tenham sido satisfeitas as necessidades sociais, a satisfação das necessidades provoca, por sua vez, sentimentos de autoconfiança, de prestigio, de poder e de ser útil e necessário.
5- Necessidades de Auto Realização
Após terem sido satisfeitas as necessidades de estima, surgem as de auto realização, que correspondem a categoria mais alta na escala que se referem à realização máxima de potência individual e , segundo Maslow, resumem-se na ideia de que “o que um homem é capaz de ser, deve ser”
 TIPOS DE MOTIVAÇÃO
 MOTIVAÇÃO INTRÍSECA
De acordo com alguns autores a motivação intrínseca, são fatores interno do individuo, que esta relacionada ao seu jeito de serem, seus gostos, seus interesses e modo de pensar.
Segundo Bernardinho (2006, p. 115 e 116), “a motivação baseia-se em dois pilares: o primeiro deles é a necessidade. Se você precisa, vai “correr atrás” e se dedicar. O segundo é a paixão. Se você gosta, ama o que faz, vai querer melhorar sempre”. 
Este tipo de motivação é constante e duradoura. As obrigações dentro da empresa deixam de ser obrigatória, mas se torna uma satisfação própria, relacionada à felicidade e a realização pessoal.
MOTIVAÇÃO EXTRÍSECA
São fatores externo ao individuo, tais como recompensas e benefícios. Os colaboradores são levados a cumpri e alcançar suas metas para que seja recompensado. É uma motivação muito inconstante, observa-se que o individuo não gosta da tarefa em si, mas gosta da recompensa que a tarefa ao ser executada lhe pode trazer, o que implica necessariamente pouca satisfação e prazer na execução da tarefa.
As pessoas tendem a acreditarque as motivações intrínsecas são sempre positivas enquanto as extrínsecas são sempre negativas. O fato é que elas atuam em conjunto e a resultante vai definir o comportamento do indivíduo no ambiente de trabalho.
DESMOTIVAÇÃO DOS COLABORADORES
A desmotivação no ambiente de trabalho pode ser um dos fatores que prejudica o crescimento profissional. 
 A especialista explica que, muitas vezes, os profissionais confundem a fonte do descontentamento. Os seja, acreditam estar na carreira errada, quando o problema é simplesmente a empresa em que atuam.
Nesse sentido, o profissional deve avaliar a relação que tem como o chefe e com os demais colegas de trabalho. O líder, por exemplo, dependendo da forma como atua com seus funcionários, pode ser um forte elemento desmotivacional. Acontece o mesmo com os colegas de trabalho. Se as pessoas com as quais ele convive têm valores muito diferentes dos dele, ele pode se desmotivar profissionalmente.
Se o profissional considera importantes elementos como plano de carreira e reconhecimento, mas a empresa em que atua não dá nenhum tipo de retorno em relação a esses pontos, ele eventualmente vai se frustrar. A remuneração, por exemplo, se não condiz com seu trabalho e comprometimento, afeta muita a motivação. Na opinião da professora do Ibmec/RJ, (Lucia Oliveira, 2012.)
A desmotivação no trabalho é hoje uma das principais causas de demissões, pedidos de desligamento e afastamento por doença dentro de empresas. Vamos entender os males da desmotivação: Um funcionário desmotivado, conforme pesquisas de 2010, produz cerca de 60% menos que o seu potencial. Sabe-se também que este não só está desmotivado, como acabará por deixar outras pessoas desanimadas também. Além do mais, existe a preocupação com a saúde do trabalhador, já que os efeitos psicológicos podem ser graves, depois de certo tempo. Perca de produtividade, faltas, baixo rendimento, perda de qualidade, são apenas alguns exemplos que a empresa pode ter de enfrentar por causar ou simplesmente deixar que causem a desmotivação de um funcionário, enfatiza (Alexandre Fiorentin, 2011.)
ALGUMAS CAUSAS DE DESMOTIVAÇÃO
· Falta de reconhecimento
· Sobrecarga	
· Insatisfação com a remuneração
· Falta de crescimento profissional
· Falta de confiança	
· Problemas interpessoais
· Falta de ética
· Clima organizacional ruim
· Criticas na frente de outras pessoas
ALGUMAS CONSEQUÊNCIA DA DESMOTIVAÇÃO
· Atrasos
· Absenteísmo
· Boicote na produtividade
· Má conduta de comportamento
· Desperdício da matéria prima
· Queda da produtividade
	
 ESTRATÉGIAS DE MOTIVAÇÃO
No ambiente de trabalho e importante reconhecer que as pessoas são diferentes, e que uma pessoa motivada não consegue motivar outra. Isso ocorre porque o que leva uma pessoa a agir de uma determinada forma não necessariamente tem o mesmo poder sobre a outra.
 Mesmo que a sua equipe seja mais ou menos homogênea, é praticamente impossível acertar uma estratégia que motive todos a dar energia total em um projeto. “É preciso ter em mente que as percepções são sempre muito relativas”, afirma (Barbara ladeia, 2013).
Nos tempos atuais não se pode pensar que o único critério de motivação dos colaboradores é o salario. Existem alguns meios estratégicos para se alcançar essa motivação, como o reconhecimento, a valorização, investimento na qualidade de vida, comparticipação em cursos, pós-graduação e mestrados. Recompensas criativas, como vale-presente, sorteio de folga, dia da beleza, etc.
O importante é entender a mente dos funcionários e usá-la a seu favor. Portanto, a primeira coisa a fazer é perceber que a solução não será a mesma para todos os funcionários, pois temos diferentes personalidades, habilidades, objetivos e necessidades diferentes. O trabalho dos gestores é descobrir o que funciona para cada um e explorar isso, isso vai consumir tempo e não é necessariamente fácil, mas funciona.
 
A LIDERANÇA NA MOTIVAÇÃO	
Segundo Bernardinho (2006, p.114 e 115), ser líder é dar o exemplo para que outros saibam como se faz e se esforcem para repetir a tarefa no mesmo nível ou ainda melhor. Essa é a única liderança que se sustenta com o tempo. Nada do que você diz influencia mais as pessoas do que aquilo que você faz. Liderar é inspirar e influenciar pessoas a fazerem a coisa certa, de preferência entusiasticamente e visando ao objetivo comum. Afinal, uma equipe precisa de líderes no dia a dia que todos olhem como referência. São aqueles que ajudam o treinador, ou gestor, a conduzir seu time (ou projeto) pela estrada do planejamento até alcançar a meta almejada”.
Os lideres de equipe tem que ter uma relação flexível com seus liderados, possuir percepção e habilidades para atender as diferentes necessidades das diversas pessoas de uma organização. 
Segundo Goldsmith (2000, p. 64), os líderes no futuro precisarão estar novamente preparados para extrair ideias das pessoas, para ajudá-las a identificar, articular e satisfazer as necessidades que lhe são próprias e não raro mutáveis. Por causa deste imperativo, a compreensão e o faro para as técnicas de diálogo socrático serão um aspecto importante da liderança no futuro.
 REQUISITOS DE LÍDER (McKinsey&Company)
· Capacidade de solucionar problemas;
· Capacidade de estabelecer prioridades;
· Trabalhar em equipe;
· Possuir criatividade e ser empreendedor;
· Capacidade de filtrar e usar bem as informações;
· Comunicar-se em outras línguas;
· Não ter medo de errar.
 OS TRES ESTILOS DE LIDERANÇA
Liderança autocrática: O líder toma decisões sozinhas, sem a opinião dos liderados. Conhecidos também por ser autoritários.
Liderança democrática: Tem uma liderança participativa ou consultiva, há participação dos liderados no processo decisório.
Liderança liberal: Neste tipo de liderança as pessoas têm mais liberdade na execução dos seus projetos, indicando possivelmente uma equipe madura, autodirigida e que não necessita de supervisão constante. Conforme (LYON, 2012).
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Na realização deste trabalho, verificou-se a grande competição no mundo empresarial e que para a sobrevivência da mesma é necessário agir com estratégia e muitas vezes não se da à atenção devida para o capital humano. Um dos fatores determinante para o crescimento da empresa é a combinação da motivação e comprometimento de seus colaboradores. É de suma importância às organizações dar mais valor para seus recursos humanos e usar meios para desenvolvê-los e trabalhar a potencialidades dos colaboradores.
Com base no que foi apresentado, é certo afirmar que o ser humano necessita de algo que o estimule para então começar a agir em busca de determinado objetivo. E através da motivação, os colaboradores podem ser conduzidos a alçar as metas proposta pela empresa.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BERNARDINHO. Transformando suor em ouro. Rio de Janeiro: Sextante, 2006.
BERGAMINI, Cecília.Whitaker. Motivação nas organizações. São Paulo, 1997.
CHIAVENATO, Idalberto. Administração de empresa. São Paulo, 1982.
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à administração. SÃO PAULO, 2004.
GOLDSMITH, Marshall. Coaching paraLiderança. San Francisco, 2000.
SCHMIDT, I. T. Motivação no Trabalho: teorias Contemporâneas. São Paulo, 2000. 
Novos requerimentos ao Administrador (McKinsey&Company)	
LYON, Renato. 2012
Viviam Klanfe Nunes.Disponível em: http://www.infomoney.com.br/carreira/noticia/ 
acesso em: 19/03/2012.
Douglas Trindade. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/ 
acesso em: 17/10/2013.
 Barbara ladeia. Disponível em: http://exame.abril.com.br/ acesso em: 
30/05/2013.
Alexandre Fiorentin.Disponível em: http://www.rh.com.br/ acesso em: 2011
Eugenio Mussak. Disponível em: http://www.portaleducacao.com.br acesso em: 
20/10/2014

Continue navegando

Outros materiais