Buscar

ATUAÇÃO DA FONOAUDIOLOGIA NA DISLEXIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATUAÇÃO DA FONOAUDIOLOGIA NA DISLEXIA
O objetivo deste trabalho é partir da análise da Dislexia e indicar o papel do fonoaudiólogo no agenciamento desta problemática.
Observa-se que as crianças com dislexia apresentam alterações no processamento fonológico, falha nas habilidades semânticas, sintática e pragmática.O tratamento para dislexia é feito com a prática de estratégias de aprendizagem que estimulam a leitura, a escrita e a visão e, para isto, é necessário o apoio de toda uma equipe, que contém (neurologia, fonoaudiologia, psicologia, pedagogia ou psicopedagogia).Apesar de não haver cura para dislexia, é possível alcançar bons resultados com o tratamento correto, já que ele é adaptado para as necessidades de cada pessoa, que poderá progredir gradualmente a capacidade de leitura e escrita. 
O fonoaudiólogo é um profissional muito importante para o tratamento da dislexia, sendo aquele que estabelece estratégias para facilitar a leitura e diminui a dificuldade em associar os sons da fala à escrita correspondentes. O tratamento é adaptado de modo que exista uma evolução dos conteúdos mais básicos até os mais difíceis e o treinamento deve ser constante, para manter e reforçar o que foi aprendido, ele deve conhecer as dificuldades apresentadas pela criança no processo diagnóstico, com o objetivo de orientar-se e aos professores para o tratamento adequado, visando ao desenvolvimento de estratégias que possibilitem a melhora no uso das habilidades e funções da linguagem e no desempenho dessa criança nas tarefas escolares que exigem leitura e escrita. A partir do reconhecimento do problema, o diagnóstico fonoaudiológico deve ser realizado basicamente pela análise da linguagem nos níveis fonológico, morfológico, sintático e semântico.
 Além disso, a importância da intervenção fonoaudiológica está associada ao meio familiar e escolar que contribuem imensamente em diferentes ambientes, além da importancia de conhecer a criança, seus interesses, suas vivências, suas dificuldades, seus erros e acertos. É necessário adaptar métodos e técnicas à individualidade de cada caso, respeitando-se a personalidade do paciente e tratando-o como um todo.
No entanto, vale ressaltar que as dificuldades causadas por esse transtorno podem ser melhoradas desde que o indivíduo seja diagnosticado precocemente e tratado de forma adequada, os impactos emocionais e comportamentais são evitados e a criança consegue suprir suas dificuldades e prosseguir no processo de alfabetização.
UFRJ é eleita centro de referência nacional para o tratamento da dislexia
.

Continue navegando