Buscar

ATIVIDADE 10

Prévia do material em texto

Exercício: CEL0291_EX_A4_201902581441_V10 
	12/05/2020
	Aluno(a): SANDRA REGINA PEREIRA
	2020.1 EAD
	Disciplina: CEL0291 - LINGUÍSTICA APLICADA AO ENS. DA LÍNGUA PORTUGUESA 
	201902581441
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Lucchesi e Lobo (1988, apud Vieira & Brandão, 2008) propõem uma distinção entre norma padrão e norma culta. Para os autores, a norma culta
I- é a variedade linguística de maior prestígio social.
II- corresponde aos usos dos falantes mais escolarizados.
III- é a variedade linguística que se caracteriza pelas estruturas sintáticas simples.
IV- é a variedade linguística cujos usos mais se aproximam das normas gramaticais.
Estão corretas as afirmativas:
		
	
	I apenas
	
	I, II, III e IV
	
	I e IV apenas
	 
	I, II e IV
	
	I e III apenas
	Respondido em 12/05/2020 19:58:33
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Leia o comentário abaixo:
"A língua é assim e o que foge disso é erro, é degeneração, é aviltamento da língua." (Travaglia, 2001:39)
Esse comentário vai ao encontro da ideia de um ensino
		
	
	descritivo
	
	produtivo
	
	textual
	 
	prescritivo
	
	lógico
	Respondido em 12/05/2020 19:58:40
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Hoje se questiona um ensino de Língua Portuguesa que há muito tempo se pratica nas escolas brasileiras: um ensino pautado apenas na memorização de regras gramaticais descontextualizadas, desvinculadas dos usos da língua. Segundo Travaglia, o ensino da gramática deve proporcionar o desenvolvimento da competência linguística do aluno. A partir dessas considerações, julgue as práticas de ensino de Língua Portuguesa desenvolvidas pelas seguintes professoras:
Prática I: A professora Ana Lúcia explicou para os alunos o conceito de adjetivo e, em seguida, solicitou que eles se valessem dessa classe gramatical na produção de um texto do gênero autorretrato.
Prática II: A professora Carla Mendes, numa aula expositiva, explicou o conceito de verbos e, na sequência, pediu que os alunos conjugassem o verbo AMAR no presente, no pretérito perfeito e no futuro do presente do modo indicativo.
Prática III: A professora Rafaela Santos, ao expor o conceito de pronomes, explicou aos alunos que essa classe gramatical funciona como elementos de coesão. Em seguida, propôs que eles reescrevessem um texto, substituindo os termos repetidos por pronomes.
Prática IV: A professora Dulce Farias expôs aos alunos o conceito de conjunção e salientou que essa classe gramatical serve como operador argumentativo. Em seguida, apresentou-lhes a seguinte frase introdutória: "A prática de exercícios físicos é muito importante..." e solicitou-lhes que produzissem argumentos que justificassem tal afirmativa. Para tanto, eles deveriam se valer de conjunções tais como: "porque", "pois" etc.
Estão de acordo com o ponto de vista defendido por Travaglia as práticas:
		
	
	I, II e III.
	 
	I, III e IV.
	
	II e III.
	
	I, II, III e IV.
	
	II, III e IV.
	Respondido em 12/05/2020 19:59:30
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Leia a citação abaixo:
"Veja-se que nenhum lugar da lusofonia fala língua padrão em sua plenitude, pois o próprio conjunto de regras do certo, presente na gramática tradicional, foi formado pela reunião de pequenos pedaços de um universo de variantes linguísticas escritas por literatos lusitanos. É por isso que não é incomum encontrarmos 'erros' de gramática mesmo em escritores portugueses, pois, apesar de a gramática ter escolhido uma de suas variantes de uso como padrão, suas outras variantes continuaram existindo." (Barbosa, A. G. Saberes gramaticais na escola. In: Vieira, S. R. & Brandão, S. F. Ensino de gramática: descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2008)
O trecho apresentado ilustra
		
	
	os conflitos linguísticos entre escritores portugueses e brasileiros.
	
	a questão da divergência de usos da gramática normativa brasileira.
	
	a homogeneidade linguística.
	 
	a formação da norma-padrão portuguesa.
	
	o problema da nomenclatura gramatical.
	Respondido em 12/05/2020 19:59:58
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Em relação aos estigmas lingüísticos, vários estudiosos contemporâneos julgam que a forma como olhamos o erro traz implicações para o ensino de língua. A esse respeito leia a seguinte passagem, adaptada da fala de uma alfabetizadora de adultos, da zona rural, publicada no texto Lé com Lé, Cré com Cré, da obra O Professor Escreve sua História, de Maria Cristina de Campos.
"Apresentei-lhes a família do ti. Ta, te, ti, to, tu.De posse desses fragmentos, pedi-lhes que formassem palavras, combinando-os de forma a encontrar nomes de pessoas ou objetos com significação conhecida. Lá vieram Totó, Tito, tatu e, claro, em meio à grande alegria de pela primeira vez escrever algo, uma das mulheres me exibiu triunfante a palavra teto. Emocionei-me e aplaudi sua conquista e convidei-a a ler para todos. Sem nenhum constrangimento, vitoriosa, anunciou em alto e bom som: 'teto' é aquela doença ruim que dá quando a gente tem um machucado e não cuida direito."
Considerando o contexto do ensino de língua descrito no texto acima, analise o seguinte enunciado.
O uso de "teto" em lugar de tétano não deve ser considerado desconhecimento da língua porque esse uso revela a gramática interna da aluna. Assinale a opção correta a respeito desse enunciado.
		
	
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
	 
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	Tanto a primeira asserção como a segunda são proposições falsas.
	
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
	
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é justificativa correta a primeira.
	Respondido em 12/05/2020 20:01:39
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O ensino da gramática da Língua Portuguesa requer que o professor leve em conta o caráter funcional dessa gramática, pois, como afirma Travaglia 2013, p. 27), o objetivo fundamental do ensino de língua é "formar um usuário competente da língua, que seja capaz de usar os diversos recursos da língua de modo adequado na construção de textos para veicular determinadas significações, produzir efeitos de sentido pretendidos em situações variadas e específicas de comunicação e, ao mesmo tempo, seja capaz de compreender os sentidos veiculados pelos textos que recebe".
 A partir dessas considerações, analise as práticas de ensino de gramática que seguem:
Prática I. A Professora Ana Machado organizou uma atividade a partir de um recurso específico da língua: a preposição "de". Explicou que essa classe de palavra ajuda a exprimir sentidos diferentes, dependendo das palavras que ela está ligando, como, por exemplo, ideia de posse (Ex.: Mãe, eu estava na casa de Pedro jogando videogame); característica (Ex.: Minha mãe me deu um bicho de pelúcia no meu aniversário); origem (Ex.: Voltamos de Campinas ontem). Em seguida, a professora apresentou um texto aos alunos e pediu que eles indicassem os diferentes sentidos da preposição "de" nele presentes.
Prática II. A professora Marisa Dourado organizou uma atividade a partir de um recurso expressivo da língua: o verbo no modo imperativo. Explicou que usamos essa forma verbal quando queremos dizer algo que outra pessoa faça ou têm de fazer. Para tanto, utilizou textos como: "Dê descarga depois de usar o banheiro"; "Vire à esquerda"; "Ao sair, apague a luz e feche a porta!". Em seguida, solicitou que os alunos trouxessem para a próxima aula diferentes textos que circulam na sociedade nos quais houvesse a presença de verbos no imperativo e apresentassem-nos à turma.
Prática III. A professora Sheila Dias organizou uma atividade a partir de uma classe de palavra específica: o pronome. Explicou o conceito de pronome e, sem seguida, apresentou um texto para os alunos e solicitou que eles sublinhassem todos os pronomes que nele havia e depois os copiassem no caderno.Pode-se afirmar que está(ão) de acordo com um ensino de gramática do ponto de vista funcional:
		
	
	apenas a prática I.
	
	apenas a prática II.
	
	apenas as práticas II e III.
	
	as práticas I, II e III.
	 
	apenas as práticas I e II.
	Respondido em 12/05/2020 20:01:38
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Travaglia (2003:17) estabelece uma relação entre gramática e qualidade de vida.  Para ele, é preciso ampliar a competência comunicativa do indivíduo. Isso significa que:
		
	
	quanto mais regras da gramática normativa o usuário dominar, melhor desempenho linguístico terá.
	
	quanto menos acesso ao padrão o usuário tiver, melhor desempenho linguístico terá.
	 
	quanto mais recursos da língua o usuário dominar, melhor desempenho linguístico terá.
	
	quanto mais acesso às variedades não-padrão o usuário tiver, melhor desempenho linguístico terá.
	
	quanto menos recursos mecanismos da língua o usuário dominar, melhor desempenho linguístico terá.
	Respondido em 12/05/2020 20:01:23
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Mollica, em Fala, letramento e inclusão social, nos diz que falantes mais letrados tendem a fazer julgamentos em relação aos usos da língua a partir do seu conhecimento do sistema. Segundo ela, existe uma relação entre a diversidade linguística no Brasil e a mobilidade social, já que temos conhecimento de que há uma variedade de prestígio.
Assinale a alternativa que contém uma sentença, que, dependendo do seu contexto de produção, é passível de ser julgada de modo preconceituoso.
		
	
	Nós vamos à praia.
	 
	As menina chegou bem.
	
	A gente saiu cedo hoje.
	
	Compramos um carro novo.
	
	O pessoal foi viajar.
	Respondido em 12/05/2020 20:00:38

Continue navegando