Logo Passei Direto
Buscar

QUESTÕES OBJETIVAS DE METODOLOGIA E CONTEÚDOS BÁSICOS DE CIÊNCIAS NATURAIS E SAÚDE INFANTIL

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A educação brasileira precisa inovar sua forma de ensinar ciências. Para que isso aconteça, é necessário discutir um ensino que esteja voltado para uma prática mais investigativa.
Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
V Muitas escolas ainda promovem um ensino consolidado e as práticas científicas adotadas estão muito longe do que é produzir conhecimento.
V Um ensino baseado na investigação oportuniza aos estudantes argumentarem sobre as experiências vivenciadas, construindo seus próprios conhecimentos.
F Mesmo quando o docente, durante a sua formação inicial, vivenciar práticas pedagógicas diferenciadas, não conseguirá produzir conhecimentos científicos com seus alunos.
F O professor de ciências tem como tarefa ensinar os conteúdos. Adquirir esses conteúdos por meio de uma formação mais tradicional são garantias de uma aprendizagem significativa.

O Brasil, nas décadas de 1950 a 1980, com a instalação do Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura - IBECC -, promoveu diversos projetos na área de ciências e a elaboração de materiais didáticos para a melhoria do ensino.
Sobre o papel do IBECC para o ensino de ciências, analise as sentenças a seguir:
I- O IBECC estendeu suas atividades científicas para São Paulo em 1950; no início ocorria apenas no Rio de Janeiro. CORRETA
II- Esse instituto elabora os materiais didáticos com o apoio do governo e de agências internacionais, como a Fundação Ford e a Fundação Rockefeller. CORRETA
III- Os líderes que estavam a frente desse instituto, acreditavam que o desenvolvimento científico da população dependia de mudanças no currículo escolar e nas metodologias. CORRETA
IV- As ideias inovadoras para melhorar o ensino de ciências somente surgiram com a chegada do IBECC, contudo, consideradas uma novidade para o currículo escolar. ERRADA

Na década de 60, o sistema educacional apresentava dificuldades em fazer mudanças no currículo escolar. Isso só foi possível após a promulgação da LDB/61, que permitiu ao IBECC realizar mudanças no ensino de ciências, como a construção de projetos curriculares, a produção de materiais didáticos e kits para serem utilizados nas aulas de ciências.
Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
V Com a construção desses materiais proporcionaram-se aulas práticas mais dinâmicas para que os alunos descobrissem a ciência.
F Mesmo com a promulgação da LDB/ 61, o IBECC não conseguiu realizar mudanças significativas no ensino, nem atender ao programa da fundação Ford.
V O Brasil utilizou em seu currículo materiais que possuíam a mesma linha dos materiais norte-americanos.
F Os materiais utilizados pelo IBECC, aqui no Brasil, não necessitavam de nenhuma alteração, pois se adaptaram facilmente à realidade brasileira.

Para melhorar a forma de ensinar ciências, o ensino brasileiro precisa inovar a sua prática pedagógica, privilegiando uma didática voltada para a investigação.
Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Não há nenhuma diferença entre o que é ensinado na universidade com as práticas escolares adotadas pelo professor.
( X ) Um dos desafios do ensino de ciências é conseguir criar um espaço na educação que aproxime os pesquisadores dos educadores.
( ) O principal objetivo da ciência é reproduzir os conhecimentos científicos já consolidados.
( ) A escola tem acesso aos equipamentos especializados e equipes qualificadas, mas nenhum docente está interessado em efetuar uma abordagem investigativa em suas aulas.

O ensino científico que era oferecido pelas escolas ocidentais estava em decadência em relação ao ensino oferecido pelas escolas soviéticas. Os jovens apresentavam dificuldades de conhecimentos em determinadas disciplinas.
Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:
( ) As disciplinas ensinadas no ensino secundário ocidental desta época não exigiram alterações no ensino, pois os estudantes apresentavam um grau elevado de conhecimento nas áreas.
( ) O lançamento do satélite Sputnik, que colocou a Rússia em primeiro lugar no mundo quanto ao desenvolvimento científico e tecnológico, não pressionou os países ocidentais na busca de investimentos humanos.
( ) O ensino oferecido aos jovens americanos não passou por mudanças, pois não estava sendo questionado, e sim considerado superior ao ensino soviético.
( X ) Os jovens americanos apresentavam insuficiência nos conhecimentos de matemática, física e química e o currículo foi visto como fator principal pela decadência do ensino.

Para que o professor tenha o entendimento da docência, é necessário que ele entenda qual o conceito de prática pedagógica. Essa prática pedagógica não é imutável, mas um processo de construção do sujeito.
Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
V O papel do professor geralmente atende às necessidades de um dado contexto histórico imposto pela sociedade.
V O professor consegue ensinar quando tem conhecimento e só o adquire com a troca de experiências e pesquisa.
F Uma formação de qualidade se constitui apenas antes da experiência profissional.
F A experiência docente depende apenas de boas teorias, independente da prática desenvolvida.

Com a chegada da industrialização, o ensino de ciências passa a ser visto de forma mais significativa para o currículo escolar. Isso ocorreu pela crescente utilização de tecnologias nos meios de produção.
Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:
( ) A promulgação da Lei 4024 - Diretrizes e Bases da Educação de 1961 - dificultou ainda mais a participação das ciências no currículo escolar. Com a chegada dela, a carga horária das aulas foi reduzida.
( ) O lançamento do satélite Sputinik trouxe mudanças apenas para o currículo da União Soviética, que estava em processo de investimento na área da Educação.
( X ) Uma das mudanças no currículo foi a formação básica em ciências e não somente a formação técnica profissional.
( ) O Physical Science Study Committe - PSSC - não foi incorporado ao currículo das escolas brasileiras, pois os alunos não estavam preparados para realizar mudanças no currículo.

O currículo de ciências exigiu muitas melhorias, tanto na forma de ensinar quanto nas metodologias adotadas em sala de aula. Para que ocorressem determinadas mudanças, era necessário considerar alguns aspectos.
Quanto às mudanças no currículo de ciências, analise as sentenças a seguir:
I- O Brasil não se preocupou em reestruturar seu currículo escolar, pois os materiais eram trazidos prontos de outros países. ERRADA
II- A forma de ensinar ciências até a década de 50 apresentava uma forma descontextualizada e fragmentada. O aluno assumia um papel passivo durante a aprendizagem. CORRETA
III- Após a década de 50, grandes movimentos de renovação foram criados para a melhoria no ensino de ciências, principalmente após o lançamento do satélite Sputnik. CORRETA
IV- Os Estados Unidos se sentiram ameaçados com a superioridade apresentada no ensino soviético. Diante disso, realizaram mudanças em seu currículo. CORRETA

A professora Deise desenvolve no seu dia a dia na escola uma prática pedagógica que tem como objetivo a aprendizagem, por meio da pesquisa. Para contemplar os conteúdos das disciplinas de Ciências, ela utiliza diferentes abordagens que façam inter-relação aos conteúdos ensinados.
Para que os alunos alcancem a aprendizagem, a professora pode conduzir as aulas contemplando:
I- Conteúdos propostos no livro didático. CORRETA
II- Permitir trabalhos em equipe para que haja o diálogo entre os alunos. CORRETA
III- Criar situações polêmicas envolvendo os avanços científicos e suas implicações para a humanidade. CORRETA
IV- Priorizar as práticas sugeridas no livro didático que tenham o gabarito como auxílio. ERRADA

A disciplina de Ciências caracterizou-se por um ensino em que os professores utilizavam o livro didático como única fonte de leitura. A obrigação dos alunos era decorar os conteúdos para responder corretamente às provas.
Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Já na década de 70, o currículo de ciências apresentava uma visão contextualizada e os alunos participavam de forma ativa na aprendizagem.
( X ) O currículo de ciências, ao longo das décadas, baseou-se numa visão tradicional e conteudista, no qual as informações deveriam ser transmitidas aos estudantes.
( ) A seleção de conteúdos do currículo de ciências já eram predefinidos para serem trabalhados pelos professores. Desta forma, os alunos chegavam a uma aprendizagem satisfatória.
( ) O currículo de ciências sempre apresentou conteúdos que faziam parte da realidade dos alunos e da escola.

O ensino de ciências deve preparar o aluno para compreender o mundo e as transformações que nele ocorrem. Este ensino deve possibilitar ao aluno se reconhecer como peça fundamental para a valorização do meio em que vive.
Diante deste contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Os professores podem auxiliar os alunos, ampliando as informações sobre a importância de utilizar os recursos naturais de forma equilibrada. CORRETA
II- Poucas foram as mudanças exigidas pela sociedade na busca por informações sobre a tecnologia. ERRADA
III- Quando as aulas de ciências naturais são bem elaboradas, ocorrem momentos de reflexão e pesquisa. É por meio dessas aulas que o aluno chega ao conhecimento científico. CORRETA
IV- São muitos os recursos disponibilizados para auxiliar o professor no desenvolvimento de dinâmicas motivadoras para as aulas de ciências. CORRETA

Krasilchik (2000), em seus estudos, analisa o ensino de ciências numa perspectiva educativa voltada para a investigação científica. Segundo a autora, nos projetos curriculares desenvolvidos na década de 1960, para a construção do conhecimento, os alunos seguiam etapas predeterminadas.
Sobre a alfabetização científica oferecida naquela época, analise as sentenças a seguir:
I- A perspectiva educativa da investigação científica apresentou divergências quanto aos objetivos estabelecidos. CORRETA
II- A perspectiva educativa da investigação científica possibilitou para a maioria dos estudantes a tomada de decisões. ERRADA
III- A perspectiva educativa da investigação científica possibilitou aos estudantes uma cultura científica e a construção de novos conceitos. ERRADA
IV- A perspectiva educativa da investigação científica trouxe uma nova orientação para o ensino, modificando totalmente a imagem de fazer ciências, com a aquisição significativa de aprendizagem. ERRADA

A educação tem primeiramente como documento a Constituição Nacional, seguida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB. Diversas pesquisas apontavam que a educação brasileira necessitava de mudanças e reestruturação nos currículos apresentado nas escolas.
Frente a esta necessidade, o Ministério da Educação - MEC -, a Secretaria de Educação Básica e o Conselho Nacional da Educação estabeleceram a base nacional comum, responsável por orientar a organização, a articulação, o desenvolvimento e a avaliação das propostas pedagógicas de todas as redes de ensino brasileiras.
I- Estabelecer e regulamentar as diretrizes gerais para a educação, para assegurar a formação básica comum nacional. CORRETA
II- Estimular uma organização burocrática e centralizada dos sistemas de ensino, envolvendo todas as esferas do país. ERRADA
III- Orientar que os sistemas de ensino estabeleçam as suas normas e desenvolvam uma gestão autoritária para atender aos cursos de formação inicial e continuada de professores. ERRADA

O currículo escolar é construído socialmente por meio das relações entre professores, alunos, gestores, administradores, enfim, todas as relações que permeiam o espaço escolar e fora dele. No entanto, a palavra currículo pode ser entendida como as vivências realizadas pela comunidade escolar.
Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
( ) O currículo escolar diz respeito às atividades realizadas somente pelos professores e gestores da escola.
( X ) O currículo deve estar relacionado com a realidade da escola, com os conteúdos trabalhados e com o seu planejamento.
( ) Não é necessário desenvolver um currículo escolar baseado na realidade em que a comunidade escolar esteja inserida.
( ) Não podemos entender currículo oculto como as práticas escolares, a rotina do cotidiano e a forma que se encontram estruturadas as salas de aula.

O ensino de ciências deve estar pautado na pesquisa e em resolver situações-problema que possibilitem ao aluno a oportunidade de observar os fatos, levantar novas hipóteses, registrar os acontecimentos e tirar conclusões.
Quanto ao trabalho do professor em sala de aula, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
V Um dos objetivos didáticos do professor é ensinar os alunos a fazerem e a pensarem ciências.
V O professor, além de ensinar os conteúdos estabelecidos no currículo, deve ensinar os alunos a utilizarem os procedimentos para atingir o conhecimento.
V Para o desenvolvimento de competências, o professor poderá iniciar seu ensino com atividades mais simples, como a observação e a formulação de perguntas.
F O professor deve conhecer qual o domínio que os alunos têm em memorizar os conteúdos de ciências, pois esta é a melhor forma para avaliar os conceitos.

Há uma necessidade em realizar mudanças na base curricular, tanto na forma de ensinar ciências quanto nas metodologias escolhidas. A metodologia didática deve integrar o aluno ao mundo contemporâneo, possibilitando que os novos conhecimentos tragam significado na sua vida.
Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) O currículo pode ser entendido como os conteúdos e os planos pedagógicos desenvolvidos pelos professores.
( V ) Podemos dizer que o currículo é entendido como as experiências vividas pelos alunos na escola.
( F ) Os objetivos não estão inseridos no currículo escolar.

As Diretrizes Curriculares Nacionais são documentos que norteiam a prática pedagógica da educação brasileira. Elas foram elaboradas para desenvolver um trabalho que tenha uma base comum para o ensino da educação básica.
Diante deste contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Essas diretrizes curriculares não influenciam no trabalho em sala de aula, pois não apresentam objetivos importantes. ERRADA
II- Esse documento tem como base uma reestruturação no currículo, orientando e organizando as propostas pedagógicas. CORRETA
III- Essa mudança na educação alcançou apenas as esferas estadual e municipal. ERRADA
IV- As Diretrizes Curriculares Nacionais têm como objetivo a qualidade na formação dos alunos para que recebam um ensino que corresponda à sua idade e seu nível de aprendizagem. CORRETA

A comunidade escolar tem como função proporcionar a construção do saber. Para atingir os objetivos, a escola deve elaborar práticas de ensino que viabilizem ao aluno o caminho para chegar ao conhecimento.
Sobre a função da escola na construção do saber, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) Não é obrigação da escola respeitar o nível de desenvolvimento intelectual do aluno, ela apenas precisa repassar os conteúdos.
( V ) O ensino de ciências naturais deve ensinar os alunos a relacionar a importância da tecnologia com os fenômenos da natureza para que consigam resolver problemas sociais.
( V ) Para chegar à alfabetização científica, é necessário que o professor estude os conteúdos para que as estratégias na elaboração das atividades sejam significativas para os alunos.
( V ) O professor pode se utilizar das temáticas como meio ambiente, saúde e tecnologia para auxiliá-lo na construção de seu planejamento.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - são documentos norteadores, que possibilitam ao professor criar a sua própria metodologia, respeitando a diversidade e o contexto no qual a criança está inserida.
Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Os PCN foram criados para orientar o professor a reformular suas metodologias, mas os conteúdos não se apresentam de forma contextualizada, nem interdisciplinar.
( ) Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - são documentos individuais que não possuem nenhuma relação com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica - DCN.
( X ) Quando o professor elabora com os alunos um trabalho dinâmico e reflexivo, possibilita que eles adquiram uma bagagem de conhecimentos para sua vida.
( ) Os documentos elaborados para nortear o trabalho do professor em sala de aula não possuem uma hierarquia para delinear a importância destes documentos.

O papel fundamental da educação é construir uma escola voltada para atender ao cidadão. Para isso, são necessárias mudanças no currículo que possibilitam orientar o trabalho do professor.
Sobre a importância de se trabalhar de forma correta os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais com os alunos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Os conteúdos factuais ou conceituais são conteúdos de aprendizagem simples aprendidos por meio da memorização ou por repetição verbal.
( V ) Os conteúdos procedimentais referem-se a uma aprendizagem de ações, como desenhar, fazer a leitura de mapas, realizar medidas etc.
( V ) Os conteúdos procedimentais no ensino de Ciências dão prioridade ao saber fazer, por meio da investigação, da observação, da formulação de hipóteses e outras etapas.
( F ) Os conteúdos atitudinais relacionam-se às atitudes desenvolvidas pelos alunos no seu cotidiano. Não é um conteúdo fácil de identificar se houve incorporação dos valores e das atitudes, por isso os professores não devem levar em consideração a sua importância.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

A educação brasileira precisa inovar sua forma de ensinar ciências. Para que isso aconteça, é necessário discutir um ensino que esteja voltado para uma prática mais investigativa.
Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
V Muitas escolas ainda promovem um ensino consolidado e as práticas científicas adotadas estão muito longe do que é produzir conhecimento.
V Um ensino baseado na investigação oportuniza aos estudantes argumentarem sobre as experiências vivenciadas, construindo seus próprios conhecimentos.
F Mesmo quando o docente, durante a sua formação inicial, vivenciar práticas pedagógicas diferenciadas, não conseguirá produzir conhecimentos científicos com seus alunos.
F O professor de ciências tem como tarefa ensinar os conteúdos. Adquirir esses conteúdos por meio de uma formação mais tradicional são garantias de uma aprendizagem significativa.

O Brasil, nas décadas de 1950 a 1980, com a instalação do Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura - IBECC -, promoveu diversos projetos na área de ciências e a elaboração de materiais didáticos para a melhoria do ensino.
Sobre o papel do IBECC para o ensino de ciências, analise as sentenças a seguir:
I- O IBECC estendeu suas atividades científicas para São Paulo em 1950; no início ocorria apenas no Rio de Janeiro. CORRETA
II- Esse instituto elabora os materiais didáticos com o apoio do governo e de agências internacionais, como a Fundação Ford e a Fundação Rockefeller. CORRETA
III- Os líderes que estavam a frente desse instituto, acreditavam que o desenvolvimento científico da população dependia de mudanças no currículo escolar e nas metodologias. CORRETA
IV- As ideias inovadoras para melhorar o ensino de ciências somente surgiram com a chegada do IBECC, contudo, consideradas uma novidade para o currículo escolar. ERRADA

Na década de 60, o sistema educacional apresentava dificuldades em fazer mudanças no currículo escolar. Isso só foi possível após a promulgação da LDB/61, que permitiu ao IBECC realizar mudanças no ensino de ciências, como a construção de projetos curriculares, a produção de materiais didáticos e kits para serem utilizados nas aulas de ciências.
Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
V Com a construção desses materiais proporcionaram-se aulas práticas mais dinâmicas para que os alunos descobrissem a ciência.
F Mesmo com a promulgação da LDB/ 61, o IBECC não conseguiu realizar mudanças significativas no ensino, nem atender ao programa da fundação Ford.
V O Brasil utilizou em seu currículo materiais que possuíam a mesma linha dos materiais norte-americanos.
F Os materiais utilizados pelo IBECC, aqui no Brasil, não necessitavam de nenhuma alteração, pois se adaptaram facilmente à realidade brasileira.

Para melhorar a forma de ensinar ciências, o ensino brasileiro precisa inovar a sua prática pedagógica, privilegiando uma didática voltada para a investigação.
Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Não há nenhuma diferença entre o que é ensinado na universidade com as práticas escolares adotadas pelo professor.
( X ) Um dos desafios do ensino de ciências é conseguir criar um espaço na educação que aproxime os pesquisadores dos educadores.
( ) O principal objetivo da ciência é reproduzir os conhecimentos científicos já consolidados.
( ) A escola tem acesso aos equipamentos especializados e equipes qualificadas, mas nenhum docente está interessado em efetuar uma abordagem investigativa em suas aulas.

O ensino científico que era oferecido pelas escolas ocidentais estava em decadência em relação ao ensino oferecido pelas escolas soviéticas. Os jovens apresentavam dificuldades de conhecimentos em determinadas disciplinas.
Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:
( ) As disciplinas ensinadas no ensino secundário ocidental desta época não exigiram alterações no ensino, pois os estudantes apresentavam um grau elevado de conhecimento nas áreas.
( ) O lançamento do satélite Sputnik, que colocou a Rússia em primeiro lugar no mundo quanto ao desenvolvimento científico e tecnológico, não pressionou os países ocidentais na busca de investimentos humanos.
( ) O ensino oferecido aos jovens americanos não passou por mudanças, pois não estava sendo questionado, e sim considerado superior ao ensino soviético.
( X ) Os jovens americanos apresentavam insuficiência nos conhecimentos de matemática, física e química e o currículo foi visto como fator principal pela decadência do ensino.

Para que o professor tenha o entendimento da docência, é necessário que ele entenda qual o conceito de prática pedagógica. Essa prática pedagógica não é imutável, mas um processo de construção do sujeito.
Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
V O papel do professor geralmente atende às necessidades de um dado contexto histórico imposto pela sociedade.
V O professor consegue ensinar quando tem conhecimento e só o adquire com a troca de experiências e pesquisa.
F Uma formação de qualidade se constitui apenas antes da experiência profissional.
F A experiência docente depende apenas de boas teorias, independente da prática desenvolvida.

Com a chegada da industrialização, o ensino de ciências passa a ser visto de forma mais significativa para o currículo escolar. Isso ocorreu pela crescente utilização de tecnologias nos meios de produção.
Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:
( ) A promulgação da Lei 4024 - Diretrizes e Bases da Educação de 1961 - dificultou ainda mais a participação das ciências no currículo escolar. Com a chegada dela, a carga horária das aulas foi reduzida.
( ) O lançamento do satélite Sputinik trouxe mudanças apenas para o currículo da União Soviética, que estava em processo de investimento na área da Educação.
( X ) Uma das mudanças no currículo foi a formação básica em ciências e não somente a formação técnica profissional.
( ) O Physical Science Study Committe - PSSC - não foi incorporado ao currículo das escolas brasileiras, pois os alunos não estavam preparados para realizar mudanças no currículo.

O currículo de ciências exigiu muitas melhorias, tanto na forma de ensinar quanto nas metodologias adotadas em sala de aula. Para que ocorressem determinadas mudanças, era necessário considerar alguns aspectos.
Quanto às mudanças no currículo de ciências, analise as sentenças a seguir:
I- O Brasil não se preocupou em reestruturar seu currículo escolar, pois os materiais eram trazidos prontos de outros países. ERRADA
II- A forma de ensinar ciências até a década de 50 apresentava uma forma descontextualizada e fragmentada. O aluno assumia um papel passivo durante a aprendizagem. CORRETA
III- Após a década de 50, grandes movimentos de renovação foram criados para a melhoria no ensino de ciências, principalmente após o lançamento do satélite Sputnik. CORRETA
IV- Os Estados Unidos se sentiram ameaçados com a superioridade apresentada no ensino soviético. Diante disso, realizaram mudanças em seu currículo. CORRETA

A professora Deise desenvolve no seu dia a dia na escola uma prática pedagógica que tem como objetivo a aprendizagem, por meio da pesquisa. Para contemplar os conteúdos das disciplinas de Ciências, ela utiliza diferentes abordagens que façam inter-relação aos conteúdos ensinados.
Para que os alunos alcancem a aprendizagem, a professora pode conduzir as aulas contemplando:
I- Conteúdos propostos no livro didático. CORRETA
II- Permitir trabalhos em equipe para que haja o diálogo entre os alunos. CORRETA
III- Criar situações polêmicas envolvendo os avanços científicos e suas implicações para a humanidade. CORRETA
IV- Priorizar as práticas sugeridas no livro didático que tenham o gabarito como auxílio. ERRADA

A disciplina de Ciências caracterizou-se por um ensino em que os professores utilizavam o livro didático como única fonte de leitura. A obrigação dos alunos era decorar os conteúdos para responder corretamente às provas.
Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Já na década de 70, o currículo de ciências apresentava uma visão contextualizada e os alunos participavam de forma ativa na aprendizagem.
( X ) O currículo de ciências, ao longo das décadas, baseou-se numa visão tradicional e conteudista, no qual as informações deveriam ser transmitidas aos estudantes.
( ) A seleção de conteúdos do currículo de ciências já eram predefinidos para serem trabalhados pelos professores. Desta forma, os alunos chegavam a uma aprendizagem satisfatória.
( ) O currículo de ciências sempre apresentou conteúdos que faziam parte da realidade dos alunos e da escola.

O ensino de ciências deve preparar o aluno para compreender o mundo e as transformações que nele ocorrem. Este ensino deve possibilitar ao aluno se reconhecer como peça fundamental para a valorização do meio em que vive.
Diante deste contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Os professores podem auxiliar os alunos, ampliando as informações sobre a importância de utilizar os recursos naturais de forma equilibrada. CORRETA
II- Poucas foram as mudanças exigidas pela sociedade na busca por informações sobre a tecnologia. ERRADA
III- Quando as aulas de ciências naturais são bem elaboradas, ocorrem momentos de reflexão e pesquisa. É por meio dessas aulas que o aluno chega ao conhecimento científico. CORRETA
IV- São muitos os recursos disponibilizados para auxiliar o professor no desenvolvimento de dinâmicas motivadoras para as aulas de ciências. CORRETA

Krasilchik (2000), em seus estudos, analisa o ensino de ciências numa perspectiva educativa voltada para a investigação científica. Segundo a autora, nos projetos curriculares desenvolvidos na década de 1960, para a construção do conhecimento, os alunos seguiam etapas predeterminadas.
Sobre a alfabetização científica oferecida naquela época, analise as sentenças a seguir:
I- A perspectiva educativa da investigação científica apresentou divergências quanto aos objetivos estabelecidos. CORRETA
II- A perspectiva educativa da investigação científica possibilitou para a maioria dos estudantes a tomada de decisões. ERRADA
III- A perspectiva educativa da investigação científica possibilitou aos estudantes uma cultura científica e a construção de novos conceitos. ERRADA
IV- A perspectiva educativa da investigação científica trouxe uma nova orientação para o ensino, modificando totalmente a imagem de fazer ciências, com a aquisição significativa de aprendizagem. ERRADA

A educação tem primeiramente como documento a Constituição Nacional, seguida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB. Diversas pesquisas apontavam que a educação brasileira necessitava de mudanças e reestruturação nos currículos apresentado nas escolas.
Frente a esta necessidade, o Ministério da Educação - MEC -, a Secretaria de Educação Básica e o Conselho Nacional da Educação estabeleceram a base nacional comum, responsável por orientar a organização, a articulação, o desenvolvimento e a avaliação das propostas pedagógicas de todas as redes de ensino brasileiras.
I- Estabelecer e regulamentar as diretrizes gerais para a educação, para assegurar a formação básica comum nacional. CORRETA
II- Estimular uma organização burocrática e centralizada dos sistemas de ensino, envolvendo todas as esferas do país. ERRADA
III- Orientar que os sistemas de ensino estabeleçam as suas normas e desenvolvam uma gestão autoritária para atender aos cursos de formação inicial e continuada de professores. ERRADA

O currículo escolar é construído socialmente por meio das relações entre professores, alunos, gestores, administradores, enfim, todas as relações que permeiam o espaço escolar e fora dele. No entanto, a palavra currículo pode ser entendida como as vivências realizadas pela comunidade escolar.
Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
( ) O currículo escolar diz respeito às atividades realizadas somente pelos professores e gestores da escola.
( X ) O currículo deve estar relacionado com a realidade da escola, com os conteúdos trabalhados e com o seu planejamento.
( ) Não é necessário desenvolver um currículo escolar baseado na realidade em que a comunidade escolar esteja inserida.
( ) Não podemos entender currículo oculto como as práticas escolares, a rotina do cotidiano e a forma que se encontram estruturadas as salas de aula.

O ensino de ciências deve estar pautado na pesquisa e em resolver situações-problema que possibilitem ao aluno a oportunidade de observar os fatos, levantar novas hipóteses, registrar os acontecimentos e tirar conclusões.
Quanto ao trabalho do professor em sala de aula, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
V Um dos objetivos didáticos do professor é ensinar os alunos a fazerem e a pensarem ciências.
V O professor, além de ensinar os conteúdos estabelecidos no currículo, deve ensinar os alunos a utilizarem os procedimentos para atingir o conhecimento.
V Para o desenvolvimento de competências, o professor poderá iniciar seu ensino com atividades mais simples, como a observação e a formulação de perguntas.
F O professor deve conhecer qual o domínio que os alunos têm em memorizar os conteúdos de ciências, pois esta é a melhor forma para avaliar os conceitos.

Há uma necessidade em realizar mudanças na base curricular, tanto na forma de ensinar ciências quanto nas metodologias escolhidas. A metodologia didática deve integrar o aluno ao mundo contemporâneo, possibilitando que os novos conhecimentos tragam significado na sua vida.
Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) O currículo pode ser entendido como os conteúdos e os planos pedagógicos desenvolvidos pelos professores.
( V ) Podemos dizer que o currículo é entendido como as experiências vividas pelos alunos na escola.
( F ) Os objetivos não estão inseridos no currículo escolar.

As Diretrizes Curriculares Nacionais são documentos que norteiam a prática pedagógica da educação brasileira. Elas foram elaboradas para desenvolver um trabalho que tenha uma base comum para o ensino da educação básica.
Diante deste contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Essas diretrizes curriculares não influenciam no trabalho em sala de aula, pois não apresentam objetivos importantes. ERRADA
II- Esse documento tem como base uma reestruturação no currículo, orientando e organizando as propostas pedagógicas. CORRETA
III- Essa mudança na educação alcançou apenas as esferas estadual e municipal. ERRADA
IV- As Diretrizes Curriculares Nacionais têm como objetivo a qualidade na formação dos alunos para que recebam um ensino que corresponda à sua idade e seu nível de aprendizagem. CORRETA

A comunidade escolar tem como função proporcionar a construção do saber. Para atingir os objetivos, a escola deve elaborar práticas de ensino que viabilizem ao aluno o caminho para chegar ao conhecimento.
Sobre a função da escola na construção do saber, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) Não é obrigação da escola respeitar o nível de desenvolvimento intelectual do aluno, ela apenas precisa repassar os conteúdos.
( V ) O ensino de ciências naturais deve ensinar os alunos a relacionar a importância da tecnologia com os fenômenos da natureza para que consigam resolver problemas sociais.
( V ) Para chegar à alfabetização científica, é necessário que o professor estude os conteúdos para que as estratégias na elaboração das atividades sejam significativas para os alunos.
( V ) O professor pode se utilizar das temáticas como meio ambiente, saúde e tecnologia para auxiliá-lo na construção de seu planejamento.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - são documentos norteadores, que possibilitam ao professor criar a sua própria metodologia, respeitando a diversidade e o contexto no qual a criança está inserida.
Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Os PCN foram criados para orientar o professor a reformular suas metodologias, mas os conteúdos não se apresentam de forma contextualizada, nem interdisciplinar.
( ) Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - são documentos individuais que não possuem nenhuma relação com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica - DCN.
( X ) Quando o professor elabora com os alunos um trabalho dinâmico e reflexivo, possibilita que eles adquiram uma bagagem de conhecimentos para sua vida.
( ) Os documentos elaborados para nortear o trabalho do professor em sala de aula não possuem uma hierarquia para delinear a importância destes documentos.

O papel fundamental da educação é construir uma escola voltada para atender ao cidadão. Para isso, são necessárias mudanças no currículo que possibilitam orientar o trabalho do professor.
Sobre a importância de se trabalhar de forma correta os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais com os alunos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Os conteúdos factuais ou conceituais são conteúdos de aprendizagem simples aprendidos por meio da memorização ou por repetição verbal.
( V ) Os conteúdos procedimentais referem-se a uma aprendizagem de ações, como desenhar, fazer a leitura de mapas, realizar medidas etc.
( V ) Os conteúdos procedimentais no ensino de Ciências dão prioridade ao saber fazer, por meio da investigação, da observação, da formulação de hipóteses e outras etapas.
( F ) Os conteúdos atitudinais relacionam-se às atitudes desenvolvidas pelos alunos no seu cotidiano. Não é um conteúdo fácil de identificar se houve incorporação dos valores e das atitudes, por isso os professores não devem levar em consideração a sua importância.

Prévia do material em texto

1-A educação brasileira precisa inovar sua forma de ensinar ciências. Para que isso aconteça, é necessário discutir um ensino que esteja voltado para uma prática mais investigativa. Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Muitas escolas ainda promovem um ensino consolidado e as práticas científicas adotadas estão muito longe do que é produzir conhecimento.
( V ) Um ensino baseado na investigação oportuniza aos estudantes argumentarem sobre as experiências vivenciadas, construindo seus próprios conhecimentos.
( F ) Mesmo quando o docente, durante a sua formação inicial, vivenciar práticas pedagógicas diferenciadas, não conseguirá produzir conhecimentos científicos com seus alunos.
( F ) O professor de ciências tem como tarefa ensinar os conteúdos. Adquirir esses conteúdos por meio de uma formação mais tradicional são garantias de uma aprendizagem significativa.
2-O Brasil, nas décadas de 1950 a 1980, com a instalação do Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura - IBECC -, promoveu diversos projetos na área de ciências e a elaboração de materiais didáticos para a melhoria do ensino. Sobre o papel do IBECC para o ensino de ciências, analise as sentenças a seguir:
I- O IBECC estendeu suas atividades científicas para São Paulo em 1950; no início ocorria apenas no Rio de Janeiro. CORRETA
II- Esse instituto elabora os materiais didáticos com o apoio do governo e de agências internacionais, como a Fundação Ford e a Fundação Rockefeller. CORRETA
III- Os líderes que estavam a frente desse instituto, acreditavam que o desenvolvimento científico da população dependia de mudanças no currículo escolar e nas metodologias. CORRETA
IV- As ideias inovadoras para melhorar o ensino de ciências somente surgiram com a chegada do IBECC, contudo, consideradas uma novidade para o currículo escolar. ERRADA
3-Na década de 60, o sistema educacional apresentava dificuldades em fazer mudanças no currículo escolar. Isso só foi possível após a promulgação da LDB/61, que permitiu ao IBECC realizar mudanças no ensino de ciências, como a construção de projetos curriculares, a produção de materiais didáticos e kits para serem utilizados nas aulas de ciências. Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Com a construção desses materiais proporcionaram-se aulas práticas mais dinâmicas para que os alunos descobrissem a ciência.
( F ) Mesmo com a promulgação da LDB/ 61, o IBECC não conseguiu realizar mudanças significativas no ensino, nem atender ao programa da fundação Ford.
( V ) O Brasil utilizou em seu currículo materiais que possuíam a mesma linha dos materiais norte-americanos.
( F ) Os materiais utilizados pelo IBECC, aqui no Brasil, não necessitavam de nenhuma alteração, pois se adaptaram facilmente à realidade brasileira.
4-Para melhorar a forma de ensinar ciências, o ensino brasileiro precisa inovar a sua prática pedagógica, privilegiando uma didática voltada para a investigação. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Não há nenhuma diferença entre o que é ensinado na universidade com as práticas escolares adotadas pelo professor.
( X ) Um dos desafios do ensino de ciências é conseguir criar um espaço na educação que aproxime os pesquisadores dos educadores.
( ) O principal objetivo da ciência é reproduzir os conhecimentos científicos já consolidados.
( ) A escola tem acesso aos equipamentos especializados e equipes qualificadas, mas nenhum docente está interessado em efetuar uma abordagem investigativa em suas aulas.
5-O ensino científico que era oferecido pelas escolas ocidentais estava em decadência em relação ao ensino oferecido pelas escolas soviéticas. Os jovens apresentavam dificuldades de conhecimentos em determinadas disciplinas. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:
( ) As disciplinas ensinadas no ensino secundário ocidental desta época não exigiram alterações no ensino, pois os estudantes apresentavam um grau elevado de conhecimento nas áreas.
( ) O lançamento do satélite Sputnik, que colocou a Rússia em primeiro lugar no mundo quanto ao desenvolvimento científico e tecnológico, não pressionou os países ocidentais na busca de investimentos humanos.
( ) O ensino oferecido aos jovens americanos não passou por mudanças, pois não estava sendo questionado, e sim considerado superior ao ensino soviético.
( X ) Os jovens americanos apresentavam insuficiência nos conhecimentos de matemática, física e química e o currículo foi visto como fator principal pela decadência do ensino.
6-Para que o professor tenha o entendimento da docência, é necessário que ele entenda qual o conceito de prática pedagógica. Essa prática pedagógica não é imutável, mas um processo de construção do sujeito. Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) O papel do professor geralmente atende às necessidades de um dado contexto histórico imposto pela sociedade.
( V ) O professor consegue ensinar quando tem conhecimento e só o adquire com a troca de experiências e pesquisa.
( F ) Uma formação de qualidade se constitui apenas antes da experiência profissional. 
( F ) A experiência docente depende apenas de boas teorias, independente da prática desenvolvida.
7-Com a chegada da industrialização, o ensino de ciências passa a ser visto de forma mais significativa para o currículo escolar. Isso ocorreu pela crescente utilização de tecnologias nos meios de produção. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:
( ) A promulgação da Lei 4024 - Diretrizes e Bases da Educação de 1961 - dificultou ainda mais a participação das ciências no currículo escolar. Com a chegada dela, a carga horária das aulas foi reduzida.
( ) O lançamento do satélite Sputinik trouxe mudanças apenas para o currículo da União Soviética, que estava em processo de investimento na área da Educação.
( X ) Uma das mudanças no currículo foi a formação básica em ciências e não somente a formação técnica profissional.
( ) O Physical Science Study Committe - PSSC - não foi incorporado ao currículo das escolas brasileiras, pois os alunos não estavam preparados para realizar mudanças no currículo.
8-O currículo de ciências exigiu muitas melhorias, tanto na forma de ensinar quanto nas metodologias adotadas em sala de aula. Para que ocorressem determinadas mudanças, era necessário considerar alguns aspectos. Quanto às mudanças no currículo de ciências, analise as sentenças a seguir:
I- O Brasil não se preocupou em reestruturar seu currículo escolar, pois os materiais eram trazidos prontos de outros países. ERRADA
II- A forma de ensinar ciências até a década de 50 apresentava uma forma descontextualizada e fragmentada. O aluno assumia um papel passivo durante a aprendizagem. CORRETA
III- Após a década de 50, grandes movimentos de renovação foram criados para a melhoria no ensino de ciências, principalmente após o lançamento do satélite Sputnik. CORRETA
IV- Os Estados Unidos se sentiram ameaçados com a superioridade apresentada no ensino soviético. Diante disso, realizaram mudanças em seu currículo. CORRETA
9-A professora Deise desenvolve no seu dia a dia na escola uma prática pedagógica que tem como objetivo a aprendizagem, por meio da pesquisa. Para contemplar os conteúdos das disciplinas de Ciências, ela utiliza diferentes abordagens que façam inter-relação aos conteúdos ensinados. Para que os alunos alcancem a aprendizagem, a professora pode conduzir as aulas contemplando:
I- Conteúdos propostos no livro didático. CORRETA
II- Permitir trabalhos em equipe para que haja o diálogo entre os alunos. CORRETA
III- Criar situações polêmicas envolvendo os avanços científicos e suas implicações para a humanidade. CORRETA
IV- Priorizar as práticas sugeridas no livro didático que tenham o gabarito como auxílio. ERRADA
10-A disciplina de Ciências caracterizou-se por um ensino em que os professores utilizavam o livro didático como única fonte de leitura. A obrigação dos alunos era decorar os conteúdospara responder corretamente às provas. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Já na década de 70, o currículo de ciências apresentava uma visão contextualizada e os alunos participavam de forma ativa na aprendizagem.
( X ) O currículo de ciências, ao longo das décadas, baseou-se numa visão tradicional e conteudista, no qual as informações deveriam ser transmitidas aos estudantes.
( ) A seleção de conteúdos do currículo de ciências já eram predefinidos para serem trabalhados pelos professores. Desta forma, os alunos chegavam a uma aprendizagem satisfatória.
( ) O currículo de ciências sempre apresentou conteúdos que faziam parte da realidade dos alunos e da escola.
11-O ensino de ciências deve preparar o aluno para compreender o mundo e as transformações que nele ocorrem. Este ensino deve possibilitar ao aluno se reconhecer como peça fundamental para a valorização do meio em que vive. Diante deste contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Os professores podem auxiliar os alunos, ampliando as informações sobre a importância de utilizar os recursos naturais de forma equilibrada. CORRETA
II- Poucas foram as mudanças exigidas pela sociedade na busca por informações sobre a tecnologia. ERRADA
III- Quando as aulas de ciências naturais são bem elaboradas, ocorrem momentos de reflexão e pesquisa. É por meio dessas aulas que o aluno chega ao conhecimento científico. CORRETA
IV- São muitos os recursos disponibilizados para auxiliar o professor no desenvolvimento de dinâmicas motivadoras para as aulas de ciências. CORRETA 
12-Krasilchik (2000), em seus estudos, analisa o ensino de ciências numa perspectiva educativa voltada para a investigação científica. Segundo a autora, nos projetos curriculares desenvolvidos na década de 1960, para a construção do conhecimento, os alunos seguiam etapas predeterminadas. Sobre a alfabetização científica oferecida naquela época, analise as sentenças a seguir:
I- A perspectiva educativa da investigação científica apresentou divergências quanto aos objetivos estabelecidos. CORRETA
II- A perspectiva educativa da investigação científica possibilitou para a maioria dos estudantes a tomada de decisões. ERRADA
III- A perspectiva educativa da investigação científica possibilitou aos estudantes uma cultura científica e a construção de novos conceitos. ERRADA
IV- A perspectiva educativa da investigação científica trouxe uma nova orientação para o ensino, modificando totalmente a imagem de fazer ciências, com a aquisição significativa de aprendizagem. ERRADA
FONTE: KRASILCHIK, M. Reformas e realidade: o caso do ensino das ciências. 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/spp/v14n1/9805.pdf>. Acesso em: 14 jul. 2018.
13-A educação tem primeiramente como documento a Constituição Nacional, seguida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB. Diversas pesquisas apontavam que a educação brasileira necessitava de mudanças e reestruturação nos currículos apresentado nas escolas. Frente a esta necessidade, o Ministério da Educação - MEC -, a Secretaria de Educação Básica e o Conselho Nacional da Educação estabelecerem a base nacional comum, responsável por orientar a organização, a articulação, o desenvolvimento e a avaliação das propostas pedagógicas de todas as redes de ensino brasileiras. Sobre os objetivos das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, analise as sentenças a seguir:
I- Estabelecer e regulamentar as diretrizes gerais para a educação, para assegurar a formação básica comum nacional. CORRETA
II- Estimular uma organização burocrática e centralizada dos sistemas de ensino, envolvendo todas as esferas do país. ERRADA
III- Orientar que os sistemas de ensino estabeleçam as suas normas e desenvolvam uma gestão autoritária para atender aos cursos de formação inicial e continuada de professores. ERRADA
14-O currículo escolar é construído socialmente por meio das relações entre professores, alunos, gestores, administradores, enfim, todas as relações que permeiam o espaço escolar e fora dele. No entanto, a palavra currículo pode ser entendida como as vivências realizadas pela comunidade escolar. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
( ) O currículo escolar diz respeito às atividades realizadas somente pelos professores e gestores da escola.
( X ) O currículo deve estar relacionado com a realidade da escola, com os conteúdos trabalhados e com o seu planejamento.
( ) Não é necessário desenvolver um currículo escolar baseado na realidade em que a comunidade escolar esteja inserida.
( ) Não podemos entender currículo oculto como as práticas escolares, a rotina do cotidiano e a forma que se encontram estruturadas as salas de aula.
15-O ensino de ciências deve estar pautado na pesquisa e em resolver situações-problema que possibilitem ao aluno a oportunidade de observar os fatos, levantar novas hipóteses, registrar os acontecimentos e tirar conclusões. Quanto ao trabalho do professor em sala de aula, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Um dos objetivos didáticos do professor é ensinar os alunos a fazerem e a pensarem ciências.
( V ) O professor, além de ensinar os conteúdos estabelecidos no currículo, deve ensinar os alunos a utilizarem os procedimentos para atingir o conhecimento.
( V ) Para o desenvolvimento de competências, o professor poderá iniciar seu ensino com atividades mais simples, como a observação e a formulação de perguntas.
( F ) O professor deve conhecer qual o domínio que os alunos têm em memorizar os conteúdos de ciências, pois esta é a melhor forma para avaliar os conceitos.
16-Há uma necessidade em realizar mudanças na base curricular, tanto na forma de ensinar ciências quanto nas metodologias escolhidas. A metodologia didática deve integrar o aluno ao mundo contemporâneo, possibilitando que os novos conhecimentos tragam significado na sua vida. Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( V ) O currículo pode ser entendido como os conteúdos e os planos pedagógicos desenvolvidos pelos professores.
( V ) Podemos dizer que o currículo é entendido como as experiências vividas pelos alunos na escola.
( F ) Os objetivos não estão inseridos no currículo escolar, pois são avaliados de forma separada.
( V ) Podemos dizer que o currículo pode ser elaborado por meio do contexto social em que a escola está inserida.
17-O currículo escolar é um tema que está presente nas mais diversas reuniões. A escola dedica boa parte de suas atividades para discutir quais são os conteúdos mais adequados para serem contemplados nos processos educativos. Segundo Moreira (1995, p. 11), o currículo "constitui significativo instrumento utilizado por diferentes sociedades tanto para desenvolver os processos de conservação, transformação e renovação dos conhecimentos historicamente acumulados como para socializar crianças e jovens segundo valores tido como desejáveis". O currículo associa-se às diferentes concepções no qual a educação está inserida historicamente. Ele não está presente somente nos planejamentos, mas em atividades que são realizadas no dia a dia. Diante disso, qual o significado do currículo oculto para a escola?
FONTE: MOREIRA, Antônio Flávio. O currículo como política cultural e a formação docente. In: SILVA, Tomaz Tadeu; MOREIRA, Antônio Flávio. Territórios contestados: o currículo e os novos mapas políticos e culturais. Petrópolis: Vozes, 1995.
( X ) É um processo contínuo e dinâmico que ocorre em ações não intencionais, em que seus resultados se refletem em situações presentes no ambiente escolar.
( ) São processos educativos que demonstram seus resultados por meio da aprendizagem que foi explicitamente intencional.
( ) É entendido como os resultados dos efeitos educativos, que foram almejados pelo currículo formal, com finalidade da aprendizagem.
( ) Possui efeito de transmissão de valores e atitudes, onde sua grande influência ocorre dentro da sala de aula.
18-As Diretrizes Curriculares Nacionaissão documentos que norteiam a prática pedagógica da educação brasileira. Elas foram elaboradas para desenvolver um trabalho que tenha uma base comum para o ensino da educação básica. Diante deste contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Essas diretrizes curriculares não influenciam no trabalho em sala de aula, pois não apresentam objetivos importantes. ERRADA
II- Esse documento tem como base uma reestruturação no currículo, orientando e organizando as propostas pedagógicas. CORRETA
III- Essa mudança na educação alcançou apenas as esferas estadual e municipal. ERRADA
IV- As Diretrizes Curriculares Nacionais têm como objetivo a qualidade na formação dos alunos para que recebam um ensino que corresponda à sua idade e seu nível de aprendizagem. CORRETA
19-A comunidade escolar tem como função proporcionar a construção do saber. Para atingir os objetivos, a escola deve elaborar práticas de ensino que viabilizem ao aluno o caminho para chegar ao conhecimento. Sobre a função da escola na construção do saber, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) Não é obrigação da escola respeitar o nível de desenvolvimento intelectual do aluno, ela apenas precisa repassar os conteúdos.
( V ) O ensino de ciências naturais deve ensinar os alunos a relacionar a importância da tecnologia com os fenômenos da natureza para que consigam resolver problemas sociais.
( V ) Para chegar à alfabetização científica, é necessário que o professor estude os conteúdos para que as estratégias na elaboração das atividades sejam significativas para os alunos.
( V ) O professor pode se utilizar das temáticas como meio ambiente, saúde e tecnologia para auxiliá-lo na construção de seu planejamento.
20-Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - são documentos norteadores, que possibilitam ao professor criar a sua própria metodologia, respeitando a diversidade e o contexto no qual a criança está inserida. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Os PCN foram criados para orientar o professor a reformular suas metodologias, mas os conteúdos não se apresentam de forma contextualizada, nem interdisciplinar.
( ) Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - são documentos individuais que não possuem nenhuma relação com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica - DCN.
( X ) Quando o professor elabora com os alunos um trabalho dinâmico e reflexivo, possibilita que eles adquiram uma bagagem de conhecimentos para sua vida.
( ) Os documentos elaborados para nortear o trabalho do professor em sala de aula não possuem uma hierarquia para delinear a importância destes documentos.
21-O papel fundamental da educação é construir uma escola voltada para atender ao cidadão. Para isso, são necessárias mudanças no currículo que possibilitam orientar o trabalho do professor. Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - podem auxiliar o docente na construção de seu planejamento escolar e na construção dos objetivos para o ensino de ciências. Sobre a importância de se trabalhar de forma correta os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais com os alunos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Os conteúdos factuais ou conceituais são conteúdos de aprendizagem simples aprendidos por meio da memorização ou por repetição verbal.
( V ) Os conteúdos procedimentais referem-se a uma aprendizagem de ações, como desenhar, fazer a leitura de mapas, realizar medidas etc.
( V ) Os conteúdos procedimentais no ensino de Ciências dão prioridade ao saber fazer, por meio da investigação, da observação, da formulação de hipóteses e outras etapas.
( F ) Os conteúdos atitudinais relacionam-se às atitudes desenvolvidas pelos alunos no seu cotidiano. Não é um conteúdo fácil de identificar se houve incorporação dos valores e das atitudes, por isso os professores não devem levar em consideração a sua importância.
22-Alguns professores de Ciências apresentam resistência em superar as metodologias pedagógicas e acompanhar as descobertas científicas para adotar em sala de aula. Muitos ainda utilizam com bastante frequência o livro didático como único recurso. É necessário diversificar as estratégias de ensino, desenvolvendo atividades que considerem o aluno como centro da aprendizagem. Diante disso, analise as sentenças a seguir:
I- O professor precisa ter conhecimento teórico e metodológico para conseguir melhorar sua prática e se manter atualizado para desempenhar sua profissão com qualidade. CORRETA
II- Um dos grandes problemas do ensino de ciências enfrentado pelos professores pode estar relacionado com as deficiências em suas licenciaturas. CORRETA
III- Os problemas da educação, como a superlotação nas salas de aula e a desvalorização do professor, impedem que o docente consiga atender à proposta elaborada pelos parâmetros curriculares. CORRETA
IV- O perfil dos alunos que frequentam, principalmente a escola pública, não apresentam dificuldades em compreender os conceitos científicos nas aulas de ciências. ERRADA
23-O IBECC e o Ministério da Educação prepararam os professores com treinamento para utilizar os livros e os materiais para os laboratórios das escolas. Esses centros também contam com recursos vindos da Fundação Ford e da Fundação Rockefeller. Diante disso, analise as sentenças a seguir:
I- Uma das ações para o ensino de ciências foi a produção de kits de ciências, contendo componentes de química e folhetos explicativos para realizar o experimento. CORRETA
II- O objetivo dos experimentos era possibilitar aos alunos equipamento simples para a realização de um ensino experimental de ciências. CORRETA
III- Os projetos desenvolvidos foram também destinados ao ensino de física, química e biologia. Esta nova fase do ensino de ciências priorizava menos conteúdo e mais ciência, incentivando a investigação. CORRETA
IV- A Fundação Ford trouxe para o Brasil cientistas norte-americanos para conhecer projetos do IBECC. As visitas realizadas nas escolas brasileiras não surtiram efeitos positivos para o ensino. ERRADA
24-A forma de ensinar ciências ainda está muito distante da pesquisa e da investigação. É necessário que o docente modifique sua didática, proporcionando uma aprendizagem significativa. De acordo com Carvalho (2006, p. 8), ?a didática sem uma prática de ensino equivalente perde todo o significado?. Quanto à didática utilizada em sala de aula, analise as sentenças a seguir: 
I- Os cursos de formação inicial e continuada não possuem muito significado para os futuros professores, pois a forma tradicional é a melhor para a aprendizagem. ERRADA
II- O professor precisa querer modificar a sua prática docente e oferecer uma aprendizagem significativa; caso contrário, a aplicação de novas propostas de ensino não apresentará resultados no trabalho em sala de aula. CORRETA
III- Os problemas enfrentados em sala de aula podem estar relacionados com as práticas inadequadas que os professores tiveram na sua formação básica. CORRETA
IV- As práticas pedagógicas tracionais utilizadas tanto na educação infantil quanto do Ensino Fundamental sempre apresentam resultados satisfatórios na aprendizagem. ERRADA
FONTE: CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação Ambiental: Formação do Sujeito Ecológico. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
25-Foram muitas as propostas elaboradas ao longo dos anos para realizar mudanças na prática pedagógica, principalmente em desenvolver metodologias eficazes que permitam ao aluno adquirir conhecimento científico. Sobre as propostas de renovação para o currículo de ciências, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) O ensino tradicional foi extinto da sala da aula. Atualmente, os professores só utilizam didáticas pedagógicas inovadoras.
( F ) A forma de ensinar ciências deve ter um caráter experimental. O aluno deve seguir uma sequência estabelecida para ter a comprovação do que já foi ensinado na sala de aula.
( F ) O ensino expositivo é a melhor prática pedagógica a ser utilizada pelo professor. Nela, o professornão precisa relacionar os conteúdos ensinados com o conhecimento que o aluno possui.
( V ) Não há uma fórmula mágica para ensinar ciências. O professor deve mediar a aprendizagem e permitir que o aluno participe de forma ativa na construção do próprio saber.
26-A escola é uma instituição que oferece possibilidades aos alunos de articular os conhecimentos necessários sobre a saúde, adquiridos por meio dos conhecimentos científicos, aqueles trazidos pelos alunos, e os conhecimentos veiculados pelos meios de comunicação. Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) A escola é um espaço que articula os saberes dos alunos e dos familiares com os saberes do mundo, por isso é necessário um programa de saúde que ultrapasse os limites da escola. 
( V ) A escola pode elaborar projetos para sistematizar os conhecimentos sobre a promoção da saúde escolar, possibilitando a participação da comunidade local.
( F ) A escola não pode parar de ensinar os conteúdos específicos, por isso ações sobre a promoção da saúde devem ser desenvolvidas por equipes de saúde em ambientes extraescolares.
( V ) A escola deve inserir novas práticas pedagógicas e estimular a participação dos alunos na construção de projetos de ação local.
27-O Brasil na década de 60, com a ditadura militar, passou por mudanças políticas. Essas mudanças, de certa forma, influenciaram o papel da escola, impondo um regime repressor para reforçar as reformas institucionais. Diante disso, quanto aos acordos estabelecidos com os Estados Unidos para a garantia dessas mudanças, analise as sentenças a seguir:
I- Os EUA influenciaram muito no setor industrial e educacional, por meio de acordos estabelecidos com a USAID (Agência Norte-Americana para o Desenvolvimento Internacional). CORRETA
II- O principal objetivo do Brasil nesta época foi a modernização do país para melhorar a vida da população. ERRADA
III- A educação brasileira foi considerada uma das áreas em que o governo mais priorizou para garantir melhores mudanças para a sociedade. ERRADA
IV- Os acordos estabelecidos tinham o intuito de modernizar o Brasil, oferecendo bons salários aos brasileiros para atender ao progresso do país. ERRADA
28-Ensinar ciências abordando conteúdos relacionados ao corpo humano e à saúde contribuem para que o aluno adquira hábitos saudáveis de higiene, pois muitos alunos ainda chegam à escola em condições precárias. Sobre o papel da escola com relação aos cuidados que a criança necessita ter com o corpo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) É necessário que os professores realizem na escola trabalhos coletivos envolvendo os pais, os órgãos da saúde, da infância e da adolescência e a sociedade em geral.
( V ) A escola tem acesso às várias formas de comunicação do conhecimento, por isso ela precisa divulgá-las para conscientizar a população.
( F ) A escola não tem a obrigação de tornar os saberes transmissíveis e assimiláveis, pois é ela a detentora do conhecimento.
( F ) A escola é a única instituição responsável por erradicar as doenças causadas pela falta de higiene da população.
29-A escola que oferece uma alimentação balanceada consegue aos poucos levar as crianças a criar hábitos saudáveis e a perceber a importância nutricional de cada alimento. Sobre a obesidade infantil, analise as sentenças a seguir:
I- O principal problema da obesidade infantil é a questão estética, que leva a criança a sofrer bullying. ERRADA
II- O problema de obesidade está mais concentrado na classe média alta, por apresentarem mais condições financeiras. ERRADA
III- A obesidade está relacionada a vários fatores, como, por exemplo, a genética, a falta de atividades físicas e a defasagem nutricional. CORRETA
IV- A obesidade não causa problemas de saúde nas crianças e adultos, apenas leva à baixa autoestima. ERRADA
30-(ENADE, 2008) Com relação ao ensino de Ciências nos anos iniciais, as Ciências da Natureza precisam ser entendidas como elemento da cultura e também como construção humana, considerando que os conhecimentos científicos e tecnológicos desenvolvem-se em grande escala na atual sociedade.
FONTE: BERTUCCI,M. C. S.; OVIGLI, D. F. O ensino de Ciências nas séries iniciais e a formação do professor nas instituições públicas paulistas. Disponível em: <www.pg.utfpr.edu.br/sinect/anais>. Acesso em: 10 set. 2011. 
De acordo com essa perspectiva, a prática pedagógica nesses anos de escolaridade deve enfatizar:
( ) A valorização dos conhecimentos tecnológicos, em detrimento dos conhecimentos das Ciências Naturais.
( X ) A análise acerca de onde e de como aquele conhecimento discutido em aula está presente na vida dos sujeitos e as implicações dele para a sociedade.
( ) A exposição de ideias, reforçando o processo de transferência dos saberes produzidos em Ciências.
( ) A compreensão dos fenômenos naturais como resultado das reações dos componentes do ambiente, independentemente da ação dos homens sobre eles.
31-(ENADE, 2008) Estudantes de 9 anos de uma Escola de Ensino Fundamental estudam a distribuição de água para a população.
O professor inicia a atividade com perguntas como: 
- Toda água que sai da torneira é boa para beber?
- A água suja pode se tornar limpa? 
- Existem casas sem água boa para beber? As respostas são discutidas. 
O professor realiza em sala atividades práticas como: 
- construção de uma maquete do sistema de distribuição de água da cidade;
- experiência de decantação e filtração da água;
- excursão à estação de tratamento de água da cidade. O trabalho é ampliado para o estudo da preservação ambiental e da situação da água potável da população, que não tem acesso à rede de abastecimento de água. Refletem sobre como o poder público cuida da qualidade da água e das questões ambientais e, ainda, sobre a responsabilidade social da população e dos governantes.
A partir dessa descrição, considere as afirmações a seguir: 
I- As perguntas iniciais respondidas pelos alunos permitem ao professor fazer o levantamento do conhecimento prévio dos alunos. CORRETA
II- A contextualização dos temas ocorre durante as atividades, na inserção de aspectos do cotidiano dos alunos e da população. CORRETA
III- O conhecimento científico desautoriza o conhecimento que os alunos trazem de suas experiências de vida, em relação ao meio ambiente. ERRADA
IV- As crianças devem concluir que as questões relativas ao desmatamento próximo aos mananciais de água e a distribuição de água tratada a toda a população são de responsabilidade social exclusiva dos governos. ERRADA
32-As escolas devem levar em conta quais são os aspectos importantes para trabalhar os conteúdos básicos, atendendo assim ao perfil dos alunos e a região em que a comunidade está inserida. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:
( ) As diretrizes curriculares estão direcionadas a um currículo voltado para as competências e as habilidades. No entanto, percebe-se que todas essas reformas fracassaram no ensino.
( X ) As diretrizes curriculares estão baseadas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), definindo quais competências devem ser desenvolvidas na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.
( ) As diferenças entre as DCN e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) é que as DCN não são consideradas leis, apenas referências curriculares.
( ) Não existem diferenças entre as diretrizes curriculares e os parâmetros curriculares. Os dois documentos são obrigatórios por lei.
33-Os conhecimentos ensinados aos alunos devem auxiliar na formação de valores e atitudes dos educandos. Para isso, é necessário que os educandos compreendam quais as implicações desses saberes para sua vida. Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) O conhecimento sobre o funcionamento do próprio corpo permite ao aluno desenvolver atitudes de respeito e de cuidados com a saúde.
( V ) O conhecimento sobre o meio ambiente possibilita que o aluno reconheça a natureza como um elementoque auxilia na manutenção da vida, tanto do ser humano como dos demais seres vivos.
( F ) A escola deve retrabalhar algumas concepções trazidas pelos alunos, pois os conhecimentos aprendidos na família não devem ser considerados.
( V ) Por meio dos alunos, a escola tem acesso a muitas heranças culturais, que devem ser ouvidas, analisadas e respeitadas.
34-Atualmente, enfrentamos muitas dificuldades no sistema educacional. A escola por meio de sua ação docente é um espaço que precisa assumir seu papel social, modificando o seu currículo, melhorando a formação docente e a sua proposta pedagógica. Quanto à construção do currículo, analise as sentenças a seguir:
I- As atividades desenvolvidas, as relações diárias entre alunos e toda a comunidade escolar, só acontece por intermédio do currículo. CORRETA
II- É no currículo escolar que está concentrado todos os esforços para se atingir os objetivos para melhorar os níveis educacionais. CORRETA
III- O professor é a peça fundamental, pois é por meio dele que as ações se materializam na escola e na sala de aula. CORRETA
IV- Nós, como educadores, temos o compromisso de elaborar um currículo mais dinâmico e democrático. Já o currículo oculto é responsabilidade da direção escolar. ERRADA
35-O Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) avalia o nível de ensino que é oferecido aos estudantes. O Brasil não aparece numa colocação destacada e uma das causas pelo recorrente fracasso pode estar relacionado à maneira de ensinar ciências. Quanto ao ensino de ciências nas séries do Ensino Fundamental, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Ao trabalhar os conteúdos de ciências, o aluno tem possibilidades de entender e interpretar os fenômenos que acontecem no mundo.
( F ) Já há muitas décadas vem sendo dada grande importância para a área de ciências e sua incorporação no currículo. 
( V ) Antes mesmo do século XIX, o ensino de ciências já apresentava um conhecimento neutro com saberes e as verdades únicas.
( F ) A forma adequada de ensinar ciências deve estar baseada em observar e memorizar os conceitos, com a ajuda do livro didático.
36-Como trabalhar as aulas de Ciências sem ficar tão dependente do livro didático? Precisamos estabelecer uma relação entre a teoria e a prática, tornando as aulas mais atrativas para uma aprendizagem mais significativa. Quanto às práticas escolares adotadas para o ensino de ciências, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) O planejamento deve ser elaborado no início do ano, antes da chegada dos alunos na escola, para que o professor possa estabelecer metas e realizar um bom trabalho.
( F ) Planejar as atividades a serem aplicadas durante o ano letivo é uma tarefa individual, pois cada professor tem um conteúdo a ser ensinado.
( F ) O planejamento curricular apenas deve promover uma aprendizagem motivadora, não necessitando ser funcional.
( V ) Planejar significa pensar a melhor maneira para realizar uma tarefa. Para isso, é necessário elaborar e traçar metas.
37-Os Parâmetros Curriculares Nacionais são documentos que têm por objetivo facilitar as atividades realizadas pelo professor. Eles também norteiam o trabalho da escola na elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP). Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Os PCN orientam quais os conteúdos devem ser abordados com os alunos, para que o ensino seja de qualidade.
( F ) Uma das principais abordagens dos PCN é a elaboração de um currículo mais voltado para a transmissão e memorização dos conteúdos.
( F ) Os conteúdos contemplados pelos PCN não proporcionam espaço para a escola em seu planejamento, promover momentos de reflexão entre professores e alunos.
( V ) As atividades práticas desenvolvidas pelos professores devem contemplar conteúdos propostos pelos PCN, como os temas transversais.
38-O currículo de ciências deve ser elaborado de acordo com a realidade dos alunos e da comunidade. São várias as temáticas que o professor poderá utilizar para elaborar aulas motivadoras e dinâmicas. Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) Não há tantas possibilidades de trabalho para o professor, pois os temas são rígidos e as atividades já predeterminadas.
( V ) Os temas a serem trabalhados devem ser escolhidos de forma que atendam ao contexto da realidade da comunidade em geral, como, por exemplo, a cultura dos alunos.
( V ) O professor deve conhecer qual é o papel fundamental das ciências para elaborar práticas pedagógicas que sejam eficientes na resolução de problemas ambientais.
( V ) Trabalhar de forma interdisciplinar possibilita que as demais disciplinas possam contribuir com uma melhor aplicabilidade da ciência.
39-Nas últimas décadas, vários segmentos da educação manifestaram suas opiniões quanto à formação de professores, questionando o modelo de currículo adotado nos cursos de licenciatura atualmente. Contudo, diante das dificuldades apresentadas pelos alunos, exige-se um currículo voltado para a formação do educador. Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) O futuro professor precisa ter uma formação inicial que o prepare para a função, focada em "o que ensinar" e "como ensinar".
( V ) Somente ter uma base comum nacional para a formação de professores não resolve os problemas do ensino. A necessidade maior é ter um professor fundamentado em conhecimentos.
( V ) Para uma formação didática sólida, é necessário valorizar a relação da teoria-prática, com a pesquisa, desde o início do curso.
( F ) A elaboração de novas práticas pedagógicas não se adquire com uma boa formação inicial do professor. Estes saberes da docência somente serão adquiridos no dia a dia, em sala de aula.
40-O ensino de ciências deve priorizar uma prática por meio da investigação. Há a necessidade de aproximar o pesquisador do educador, pois o ensino oferecido pela universidade, muitas vezes, encontra-se distante do ensino oferecido na sala de aula. Sobre as práticas escolares e as práticas científicas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) As práticas pedagógicas desenvolvidas na escola devem estar voltadas para uma abordagem tradicional e expositiva, para que o aluno construa as próprias respostas.
( V ) Para que o aluno desenvolva atitudes investigativas na sala de aula, o professor, durante a sua formação inicial, precisa vivenciar na universidade essa mudança de atitude no ensino.
( V ) A universidade, como local de novos saberes, deve proporcionar a relação entre o ensino, a pesquisa e a extensão, para que o futuro professor consiga colocar em prática esse conhecimento.
( V ) A formação inicial e continuada deve possibilitar a participação do futuro professor na construção de projetos, para que possam com seus alunos realizar mudanças na comunidade.
41-Os anos de 1939 a 1945 foram marcados por conflitos bélicos entre os países do mundo. Esse período conhecido como Segunda Guerra Mundial influenciou na elaboração do currículo das escolas. Quanto ao ensino de ciências oferecido no sistema educacional, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Neste período, o Brasil foi o único país preocupado em realizar mudanças no currículo para melhorar o ensino de ciências.
( ) A Segunda Guerra Mundial não teve nenhuma influência na elaboração de um currículo que apresentasse melhorias no ensino de ciências.
( ) Nesta época, o ensino de ciências estava voltado apenas para a memorização dos conteúdos, mas, mesmo assim, o aluno participava ativamente da construção do conhecimento.
( X ) A Guerra Fria foi considerada um marco histórico para o avanço do ensino de ciências, pois as duas superpotências mundiais, Estados Unidos (EUA) e União Soviética(URSS), disputavam a hegemonia mundial.
42-Muitos professores ainda persistem em ensinar Ciências com as mesmas características de um ensino tradicional. As práticas adotadas em sala deaula estão longe de ter uma essência investigativa. Quanto à forma de ensinar, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) O ensino de ciências já apresenta currículos atualizados, mas as metodologias utilizadas em sala de aula ainda são muito tradicionais.
( F ) As práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores de ciências são, na maioria, atividades que proporcionam ao aluno vivenciar a investigação e a pesquisa.
( F ) Atualmente, o Brasil é um país que não se preocupa com reformas na educação, nem em formar profissionais pesquisadores nesta área.
( F ) As metodologias adotadas em sala de aula são perfeitamente adequadas para preparar os alunos para o mercado de trabalho.
43-Uma atividade quando voltada para uma prática investigativa, pode ser uma estratégia interessante e motivadora para ser utilizada com os alunos. Essa estratégia de ensino possibilita que o aluno seja protagonista na construção das respostas. Quanto ao ensino por investigação, analise as sentenças a seguir: 
I- O futuro docente durante a formação inicial deve ter contato com a investigação e com a pesquisa, para conseguir produzir conhecimentos científicos com seus alunos. CORRETA
II- O trabalho docente por meio da investigação dá possibilidades ao professor de romper com o ensino tradicional e formar alunos pesquisadores. CORRETA
III- O papel do professor de ciências é produzir conhecimentos com os alunos e não apenas apresentar conhecimentos acumulados. CORRETA
IV- A universidade não necessita modificar sua forma de formar os futuros professores, somente o docente deve modificar a sua prática. ERRADA
44-Houve uma época no Brasil em que o ensino de ciências teve influência, principalmente francesa. Além de seguir o mesmo currículo, a nossa educação adotou livros didáticos, e isso contribuiu para que as ideias francesas fossem disseminadas no Brasil. Quanto aos materiais adotados para o nosso currículo de ciências, analise as sentenças a seguir:
I- Os livros didáticos vindos do sistema público francês apresentavam conceitos atualizados e importantes para a nossa cultura. ERRADA
II- Com este sistema, os alunos conseguiam ter uma aprendizagem significativa, pois participavam ativamente na construção do saber. ERRADA
III- O ensino de ciências dessa época era mecanicista e puramente explicativo. O professor era quem detinha todo conhecimento. CORRETA
IV- Com este modelo de ensino, a participação dos alunos destinava-se apenas em responder questionários para fixar os conteúdos. CORRETA
45-O Brasil, desde o ano de 1838, vinha apresentando um ensino mecanicista que privilegiava a transmissão de informações. A participação dos alunos era apenas responder aos questionários e às provas. No final da década de 50, o Brasil realizou grandes mudanças no currículo escolar, graças à ação do Instituto Brasileiro de Educação, Ciências e Cultura (IBECC). Quanto ao importante papel do IBECC na educação brasileira, analise as sentenças a seguir: 
I- O IBECC teve como uma das finalidades a melhoria da qualidade do ensino de ciências, adotando um ensino experimental, com o intuito de promover a formação científica nos alunos. CORRETA
II- Isaías Raw assumiu como líder do instituto do IBECC. Reconhecendo a dificuldade apresentada no ensino, ele elaborou vários projetos renovadores. CORRETA
III- Um dos problemas enfrentados pelo IBECC foi a falta de equipamentos para laboratórios e de treinamento de professores. ERRADA
IV- Os professores de Ciências não recebiam materiais didáticos, nem livros explicativos para a realização dos experimentos no laboratório. Isso dificultou o ensino. ERRADA
46-O trabalho em equipe na escola possibilita mudanças significativas na forma de ensinar. No entanto, os Parâmetros Curriculares Nacionais demonstram uma preocupação quanto à forma de o professor desenvolver seus trabalhos. Quanto aos objetivos possíveis de serem atingidos pelo professor durante seu trabalho, analise as sentenças a seguir:
I- Produzir novos materiais, proporcionando atividades mais significativas. CORRETA
II- Preparar o planejamento de forma tradicional para que o aluno participe da construção do saber. ERRADA
III- Refletir se os objetivos propostos estão em consonância com a prática pedagógica adotada. CORRETA
IV- Elaborar atividades que possibilitam os alunos a participarem ativamente das atividades escolares. CORRETA
47-Os conteúdos ensinados em ciências naturais requerem uma aprendizagem por meio da investigação e da pesquisa para a formação de novos conhecimentos. É preciso oferecer um ensino mais dinâmico e interativo, em que as atividades desenvolvidas resultam em explicações científicas. De acordo com os PCN de Ciências Naturais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Os seres humanos necessitam do conhecimento em ciências naturais para a construção de posturas e valores com relação à preservação do meio ambiente.
( V ) Para o desenvolvimento de importantes valores, é relevante trabalharmos com os alunos o respeito à cultura e à diversidade.
( V ) Os conteúdos de ciências abordados em sala estão relacionados ao ambiente, à saúde e às relações que estabelecemos com eles.
( F ) Devemos reforçar com os alunos a ideia de que o ser humano é "dono do planeta Terra", e que somente nós podemos realizar mudanças.
FONTE: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. - Brasília: MEC/SEF, 1998.
48-O Projeto Político-Pedagógico é um documento que traz expresso quais os objetivos, as ações e as propostas para serem desenvolvidas e alcançadas no contexto educativo. Cada escola se baseia no seu projeto, pois, ao elaborar, ela precisa levar em conta a realidade da comunidade. Quanto ao papel dos PCN na construção do PPP, analise as sentenças a seguir:
I- O Projeto Político-Pedagógico não aceita alterações, nem rupturas em seu documento, pois ele é planejado baseando-se nas regras dos PCN. ERRADA
II- A escola deve elaborar ou reformular seu Projeto Político-Pedagógico, baseando-se em propostas pautadas nos PCN. CORRETA
III- A direção da escola deve construir o seu Projeto Político-Pedagógico para depois ser aplicado pelos professores. ERRADA
IV- O envolvimento de toda a comunidade escolar na elaboração do Projeto Político-Pedagógico é indispensável para o processo educativo. CORRETA
49-Alfabetizar cientificamente significa não só conhecer os conceitos, mas compreender a ciência para utilizá-la de forma correta no cotidiano. Os profissionais precisam desenvolver mecanismos para que o aluno identifique a importância da ciência para a sociedade. Diante deste contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Para atingir os objetivos no ensino de ciências, são necessários investimentos na formação inicial e continuada dos professores. CORRETA
II- Mudanças na elaboração de metodologias possibilitam que os educandos se apropriem do conhecimento científico. CORRETA
III- A relação entre teoria e prática proporciona que o educando esteja envolvido na construção do saber para a compreensão dos fenômenos naturais e de suas transformações. CORRETA
IV- Para que ocorra a alfabetização científica, o conhecimento sobre o senso comum trazido pelos alunos não é um fator importante a ser considerado pelo professor. ERRADA
50-Durante a aprendizagem de ciências, a criança desenvolve a imaginação, a intuição e a emoção. Por isso, o professor, diante das novas descobertas em ciências, deve propor atividades dinâmicas e inovadoras que estejam relacionadas com o cotidiano dos alunos. Sobre a importância de ensinar ciências, analise as sentenças a seguir:
I- Por ser uma disciplina complexa e com grande diversidade de conteúdos, fica impossível para o professor trabalhar de forma dinâmica, sendo necessário um ensino restrito a simples memorização. ERRADA
II- Para que o professor de ciências consiga elaborar atividades interessantes, ele precisa participar do processo de formação continuada para se atualizar. CORRETA
III- Ao elaborar seu planejamento,o professor deve ficar atento ao tempo, ao espaço, aos procedimentos e aos recursos metodológicos que serão utilizados. CORRETA
IV- O conhecimento escolar deve estar associado ao contexto histórico e social do aluno, para que a aprendizagem promova o crescimento cognitivo e emocional no aluno. CORRETA
51-O Ensino de Ciências nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental deve desenvolver a alfabetização científica para a formação de um indivíduo pensante e atuante na sociedade. Para atingir tal objetivo, é necessário que o professor busque alternativas metodológicas visando despertar nos alunos o interesse pelo aprendizado. Diante disso, analise as sentenças a seguir:
I- A criança, desde a educação infantil, deverá ser incentivada para compreender os recursos intelectuais da Ciência. CORRETA
II- A tarefa da escola é ajudar os alunos a desenvolverem as potencialidades para que possam operá-las. CORRETA
III- Os conteúdos ensinados em ciências não são possíveis de aplicar nas situações práticas diárias. ERRADA
IV- Para melhorar a qualidade do ensino de ciências, é necessário que a criança participe de forma ativa na ação durante o processo de aquisição do conhecimento. CORRETA
52-O professor é considerado a peça fundamental para a construção do currículo. É necessário que sua participação esteja voltada para a elaboração de um currículo mais dinâmico para ser trabalhado nas aulas de ciências. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:
( ) As aulas de ciências devem priorizar o ensino tradicional para se chegar a uma aprendizagem significativa.
( ) A escola não deve se envolver nos problemas da comunidade. Ela apenas deve se preocupar com as informações repassadas aos alunos.
( ) A cultura de uma região não é um fator importante, nem é necessária ser considerada na elaboração do currículo.
( X ) A escola é um local de troca de experiências. Nela, a pluralidade cultural está presente em todos os espaços, e essa interação contribui para a elaboração do currículo.
53-Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - foram desenvolvidos para nortear o trabalho do professor. Nele constam temáticas importantes e atuais para serem trabalhadas durante as aulas de ciências. Diante deste contexto, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - foram elaborados apenas para atender às séries iniciais do Ensino Fundamental.
( X ) O professor, ao trabalhar as temáticas abordadas pelos PCN, poderá adaptar suas aulas à realidade do aluno e da comunidade.
( ) Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN -, pelo fato de apresentarem temáticas atuais, não proporcionam ao professor desenvolver uma metodologia para a construção de projetos.
( ) As temáticas sugeridas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - não conseguem atender às diversidades culturais, regionais e políticas que compõem a sociedade.
54-As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) são documentos que orientam o planejamento da Educação. Esse documento tem por objetivo promover a igualdade de aprendizagem dos conteúdos que serão ensinados aos alunos. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) Com a construção das diretrizes curriculares, a escola consegue ter autonomia no seus currículos, utilizando as áreas de conhecimento para trabalhar os conteúdos.
( ) As DCN foram criadas para nortear os currículos da educação básica e o currículo do ensino superior.
( ) Um dos problemas enfrentados pelas diretrizes curriculares é a falta de autonomia dada aos professores.
( ) A construção das DCN contou com a participação de apenas algumas esferas da sociedade, como o Conselho Nacional dos Secretários Estaduais.
55-Os profissionais da educação têm por função auxiliar os educandos em sua melhoria intelectual. Contudo, o Estado também tem seu papel de responsabilidade quanto aos investimentos na educação. Diante deste contexto, analise as sentenças a seguir:
I- O Estado deve investir numa educação de qualidade para que a escola realize sua função, que é preparar as crianças para a participação social. CORRETA
II- As propostas educacionais oferecidas pelo governo devem garantir a formação de cidadãos competentes para resolverem os problemas da sociedade. CORRETA
III- O docente deve ser o mediador deste movimento, proporcionando que o aluno exerça sua cidadania. CORRETA
IV- Exercer a cidadania é algo apenas destinado e de responsabilidade dos agentes que representam a vida política do país. ERRADA
56-A intensificação da valorização do ensino de ciências no Brasil iniciou-se nos anos 1950. Após a Segunda Guerra Mundial, o incremento do desenvolvimento científico-tecnológico e a constituição de uma mentalidade pragmática e tecnológica, mutuamente interrelacionados, favoreceram a defesa da formação científica da população. As ciências foram instituídas como os conhecimentos capazes de unificar um mundo dividido, na medida em que eram entendidas como espaços neutros de comunicação entre os povos. Os estudos sobre o ensino de ciências têm contribuído para que possamos compreender as diferentes formas de ensinar, nos diferentes períodos da história. Quanto à abordagem do ensino de Ciências na década de 1960, assinale a alternativa CORRETA: 
( ) Ensino baseado na investigação científica. 
( ) Ensino baseado nas novas tecnologias da informação. 
( ) Ensino baseado no respeito ao multiculturalismo. 
( X ) Ensino baseado em atividades experimentais com o uso do método científico.
57-A palavra currículo está associada a diferentes concepções. Ele é construído de diversas formas e de acordo com a educação é concebido historicamente. No entanto, percebemos um distanciamento existente entre o currículo trabalhado em sala de aula pelos professores e as reais necessidades apresentadas pelos alunos. Diante disso, analise as sentenças a seguir: 
I- Podemos entender o currículo como as experiências vividas no ambiente escolar e nas relações sociais de nossos alunos. CORRETA
II- O currículo pode ser visto como um conjunto de atividades pedagógicas desenvolvidas com uma função educativa. CORRETA
III- O currículo deve se referir apenas às atividades organizadas na instituição escolar e não nas ações consideradas implícitas. ERRADA
IV- O currículo oculto é construído por meio das relações sociais e pela rotina do cotidiano escolar. CORRETA
58-O texto a seguir foi extraído do livro "A escola como espaço sociocultural: múltiplos olhares sobre educação e cultura". [...] o processo educativo escolar recoloca a cada instante a reprodução do velho e a possibilidade da construção do novo, e nenhum dos lados pode antecipar uma vitória completa e definitiva. Esta abordagem permite ampliar a análise educacional, na medida em que busca apreender os processos reais, cotidianos, que ocorrem no interior da escola, ao mesmo tempo em que resgata o papel ativo dos sujeitos, na vida social e escolar" (DAYRELLl, 1996, p. 137). Analisando essa citação, podemos entender a escola como espaço sociocultural, devendo superar a visão homogeneizante e entender o aluno como um indivíduo que possui sua história, desejos e hábitos que são únicos. Diante disso, ao elaborar atividades investigativas, o professor deverá: 
I- Considerar que todos alunos possuem o mesmo nível de conhecimento e ensinar de maneira uniforme, diminuindo as desigualdades de aprendizagem. ERRADA
II- Através de sua didática pedagógica, desenvolver uma metodologia leve para os alunos perceberem a importância do ensino científico na vida prática, social e política. CORRETA
III- Propor atividades que respeitem a realidade sociocultural do aluno, tendo a a ação pedagógica como instrumento motivador. CORRETA
IV- Promover atividades diferenciadas no ensino de ciências, partindo de uma problematização, incentivando a pesquisa. CORRETA
FONTE: AYRELL, Juarez. A escola como espaço sociocultural: múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1996.
59-É importante que o professor trabalhe a oralidade na educação Infantil. Esta comunicação, além de promovero intercâmbio social, dá oportunidades ao aluno de se expressar e de compartilhar com os colegas sobre as suas ações. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( V ) O professor tem uma função indispensável quanto ao incentivo do aluno em participar de atividades que favoreçam a linguagem comunicativa. 
( F ) O aluno somente conseguirá se expressar com clareza se tiver ao longo de sua vida oportunidades de vivenciar situações comunicativas. 
( F ) O professor não consegue desenvolver um trabalho de comunicação oral na Educação Infantil, pois os bebês não conseguem fazer interação com os adultos. 
( F ) A comunicação apenas acontece através da fala, por isso, as crianças pequenas não possuem a capacidade de se fazer entender.
60-"Vários estudos atestam que os atuais padrões de consumo crescem mais rapidamente que a capacidade de regeneração dos sistemas naturais, ou seja, para manter os níveis de uso de recursos como a água, os minérios, os solos e as florestas da maior parte da população mundial, seriam necessários vários planetas Terra". A renovação dos recursos naturais não possuem o mesmo ritmo do consumo exagerado da população. Esse padrão não sustentável trouxe uma grande preocupação quanto ao acelerado esgotamento dos recursos disponíveis. Diante desta realidade, a educação ambiental se define como um desafio a ser enfrentado no século XXI. Nesta perspectiva, pode-se afirmar que: 
I- O ser humano precisa desenvolver técnicas avançadas para que a natureza tenha capacidade de reposição de seus recursos para o desenvolvimento sustentável. ERRADA
II- A educação ambiental tem como objetivo proporcionar grande desenvolvimento econômico e social para atender às necessidades da população. ERRADA
III- O crescimento econômico não agride o ambiente, pois as estratégias de desenvolvimento sustentável estão sendo feitas de forma planejada e harmoniosa com o meio em que vivemos. ERRADA
IV- Para que alcancemos o desenvolvimento sustentável, a população deve reconhecer que os recursos naturais são finitos e sua utilização deve ser de forma racional. CORRETA
FONTE: MARTINS, D. et al. Geografia, sociedade e cotidiano: espaço mundial. 3. ed. São Paulo: Escala educacional, 2013.
61-Ao trabalhar conteúdos envolvendo a educação ambiental, a professora Ana destacou uma preocupação que afeta a cidade onde moram. Nos períodos chuvosos, os afluentes do rio que cortam a cidade, transbordam, trazendo grande quantidade de lixo. Após as enchentes, aparecem muitos casos de leptospirose. Sobre as melhores medidas a serem adotadas para reduzir o número de casos apresentados, analise as sentenças a seguir: 
I- A escola, a comunidade e a prefeitura, juntas, devem exterminar as populações de ratos que se encontram junto aos aterros sanitários. ERRADA
II- Aplicar inseticidas em todas as casas e locais onde eles se escondem. ERRADA
III- Desenvolver um projeto que envolva a comunidade, para evitar o acúmulo de lixo em suas residências. CORRETA
 IV- Desenvolver palestras com a participação da comunidade em geral, para que compreendam a importância de não jogar o lixo nos rios. CORRETA
62-A forma de abordar os conteúdos de ciências é fundamental para o ensino, mas a metodologia adotada pelo professor é que determinará a sua efetividade na prática pedagógica. Ao possibilitar a participação do aluno para que se torne agente ativo de sua aprendizagem, através da investigação científica, o professor deverá atuar como mediador deste processo. Para que o professor possa responder aos desafios da sociedade contemporânea e cumprir o seu papel com competência técnica e com uma prática pedagógica, que desenvolva as potencialidades no aluno, o ensino por investigação deverá: 
I- Atender à organização sequencial dos conteúdos, para que sua transmissão seja sistematizada, envolvendo grande complexidade na aprendizagem. ERRADA
II- Estabelecer relação entre o conteúdo ensinado e a prática do dia a dia, para que os alunos busquem soluções conjuntas, para os problemas da comunidade. CORRETA
III- Ensinar os conteúdos com um enfoque metodológico tradicional, estimulando a formulação de hipóteses para apresentar ao professor. ERRADA
IV- Intensificar as atividades experimentais baseadas no Método Científico, em busca de conhecimentos que auxiliam o professor e os alunos sobre como fazer ciência. CORRETA
63-(ENADE, 2008) O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova foi publicado em 1932 e assinado por 26 educadores brasileiros, entre eles Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo e Lourenço Filho. Nos trechos a seguir, aparecem algumas de suas principais ideias, mas, do direito de cada indivíduo à sua educação integral, decorre logicamente para o Estado que o reconhece e o proclama, o dever de considerar a educação, na variedade de seus graus e manifestações, como uma função social e eminentemente pública, que ele é chamado a realizar, com a cooperação de todas as instituições sociais. A consciência desses princípios fundamentais da laicidade, gratuidade e obrigatoriedade, consagrados na legislação universal, já penetrou profundamente os espíritos, como condições essenciais à organização de um regime escolar, lançado, em harmonia com os direitos do indivíduo, sobre as bases da unificação do ensino, com todas as suas consequências. Com base nesses trechos, conclui-se que, em seu contexto histórico, o Manifesto era: 
( ) Autoritário, já que defendia a obrigatoriedade escolar. 
( ) Elitista, porque pregava a dualidade do sistema de ensino. 
( X ) Inovador, pois compreendia a educação como um direito social. 
( ) Libertário, pois pregava o fim do Estado.
64-Muitos movimentos surgiram a partir da década de 50, com o objetivo de realizar mudanças na educação para atender ao desenvolvimento econômico, cultural e social do Brasil. Quanto ao ensino de ciências, ele nem sempre foi objeto de ensino nas escolas. Ele somente foi introduzido nos currículos escolares no final do século passado, com a criação de projetos para serem adotados na Educação Básica. Diante dessa informação, assinale a alternativa CORRETA: 
( ) Promover o acesso ao conhecimento científico não contribui para a formação de cidadãos mais responsáveis e críticos, pois este conhecimento é destinado aos cientistas. 
( ) A ciência, mesmo quando atende a interesses individuais de algum grupo de pessoas, não consegue resultar em benefícios para a coletividade. 
( X ) Os currículos elaborados no Brasil para o ensino de ciências estão atualmente mais voltados para uma aprendizagem contextualizada, na busca por possíveis soluções cotidianas. 
( ) Um aspecto importante é que os cientistas não recebem nenhum tipo de influência social, política e nem econômica. Os grupos de poder e de interesse não determinam o que será investigado.
65-Para que aconteça uma educação adequada e que atenda as necessidades dos alunos, é imprescindível o comprometimento ativo do professor no processo de ensino, pois muitos professores não se dão conta de seu importante papel na vida dos alunos. No entanto, uma das preocupações da educação é a construção do currículo sobre o que ensinar e que práticas pedagógicas devem ser adotadas. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA: 
( X ) A construção do currículo deve ter uma visão dinâmica e com práticas educativas, que priorizem a contextualização. 
( ) Os conteúdos escolares não devem ser questionados, pois são conteúdos prontos que devem ser transmitidos aos alunos. 
( ) A construção do currículo sobre o que ensinar e como ensinar, deve atender aos interesses sociais das classes dominantes. 
( ) A concepção curricular deve estar voltada para a construção de um ambiente educativo que reafirme o papel do professor como peça central da aprendizagem.
66-A escola é uma instituição que, atualmente, precisa de reformulação na sua prática pedagógica. A escola não é um local onde a comunidade resolve seus problemas, mas é um dos elementos formadores da sociedade. Diante deste contexto, analise as sentenças a seguir:I- A escola é um espaço de construção do saber, e sua prática deve ter uma ação intencional e planejada. CORRETA
II- A escola não precisa mudar sua forma de ensinar, pois a clientela atendida não exige uma mudança no perfil. ERRADA
III- Para o professor conseguir realizar atividades significativas na sala de aula, é necessário inserir o aluno na construção dessas atividades. CORRETA
IV- Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), a criança deve ter acesso ao conhecimento para exercer seus direitos e usufruir de seus deveres. CORRETA
FONTE: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
67-Antônio iniciou como professor da Escola X da rede pública. Ao transitar pelas ruas, percebeu que a cidade possuía uma infraestrutura bastante precária. Resolveu então, trabalhar a temática meio ambiente, enfatizando a importância da Educação Ambiental, pois percebeu também que os alunos durante o recreio, não tinham o hábito de jogar os restos orgânicos na lixeira. Propondo lançar novos olhares sobre o ensino de ciências, Antônio poderá obter maior êxito em trabalhar essa temática, caso: 
( V ) Elabore atividades que possibilitem o envolvimento dos alunos em projetos. 
( V ) Realize um levantamento de dados da realidade local. 
( V ) Propicie momentos de diálogo para conhecer os conhecimentos prévios dos alunos .
( F ) Imponha aos alunos as decisões e as ações para a construção de lixeiras para a cidade.
68-O governo norte-americano teve como um dos principais objetivos para a melhoria o ensino de ciências a elaboração de novos projetos, visando a uma reconfiguração no ensino. A Fundação Nacional de Ciências (National Science Foundation - ou NSF) foi contratada para as pesquisas e para a elaboração desses projetos. Diante disso, analise as sentenças a seguir: 
I- Para a realização dessa reforma no ensino, grupos de professores universitários norteamericanos foram contratados para assumir essa liderança. CORRETA
II- Um dos primeiros projetos elaborados foi na área da Física, o Physical Science Curriculum Study (PSSC). Esse projeto enfatizava o uso do laboratório para associar com a teoria apresentada em sala de aula. CORRETA
III- Os projetos desenvolvidos reforçavam o processo de investigação. Para isso, foram elaborados materiais especializados, como livros didáticos, equipamentos de laboratório e manuais instrutivos. CORRETA
IV- Os Estados Unidos, mesmo financiando esses projetos de melhorias no ensino, não tiveram grandes influências nas mudanças da educação, nem nos currículos escolares do mundo. ERRADA
69-A formação inicial e continuada, oferecida nas instituições, deve possibilitar que o futuro professor participe ativamente da construção do saber, para que ele assuma o papel de protagonista do conhecimento. Só assim poderá desenvolver na sala de aula atividades motivadoras e reflexivas. Quanto à importância da formação inicial e continuada de professores, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( V ) A formação de professores deve ser contínua e permanente para superar as práticas tradicionais. 
( F ) Durante a formação inicial, o professor não aprende a elaborar novas metodologias, pois já possui arraigado uma prática memorialística de ensinar. 
( V ) A formação deve preparar o futuro docente para exercer funções especializadas, para que possam produzir mudanças na sociedade. 
( F ) A universidade é que deve elaborar as metodologias para serem posteriormente aplicadas pelos professores em sala de aula.
70-A Escola Nova foi um movimento que contribuiu com a reformulação do ensino. O escolanovismo desenvolveu-se no Brasil com o objetivo de promover importantes transformações econômicas, políticas e sociais. Com relação ao que o escolanovismo acreditava sobre a educação, analise as sentenças a seguir: 
I- Esse movimento teve como objetivo a construção de uma sociedade mais justa, que respeitasse as diversidades, inserindo o indivíduo na sociedade. CORRETA
II- Para o movimento da Escola Nova, a educação deveria estar adequada às estruturas que se construíam naquele período do país. CORRETA
III- Este movimento não se perpetuou, pois a educação pública não deveria ser responsabilidade do Estado. ERRADA
IV- Para os pioneiros, este movimento deveria renovar a escola tradicional, impulsionando-a para uma evolução no atendimento escolar. CORRETA
71-O processo de ensino e aprendizagem deve inserir a realidade do aluno na prática pedagógica, pois só a quantidade de conteúdos não é suficiente para preparar os alunos para o exercício de sua cidadania. Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) A prática pedagógica adotada pela instituição de ensino deve considerar as características emocionais, culturais e socioeconômicas apresentadas pela comunidade em geral.
( F ) A transformação na escola somente será possível se os professores assumirem um papel tradicional na forma de ensinar.
( V ) A formação do professores não pode se dar por encerrada com a conclusão do curso, mas algo que precisa ser constante para a melhoria da prática pedagógica.
( V ) O saber docente ocorre por meio de uma prática de ação-reflexão. O conhecimento não pode ser construído separadamente da teoria e da prática.
72-O Brasil, durante o período da ditadura militar, enfrentou muitas mudanças políticas, as quais também refletiram nas escolas. Com este novo regime repressor, o país realizou reformas institucionais. Uma das reformas foram acordos estabelecidos com a USAID (Agência Norte-Americana para o Desenvolvimento Internacional). Com esses acordos firmados, o país passou a receber apoio dos EUA, tanto na área industrial quanto educacional. Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Um dos objetivos desses acordos foi promover a modernização do país. Para isso, o Brasil deveria seguir os modelos educacionais adotados pelos norte-americanos.
( V ) A educação brasileira passou a atender aos interesses capitalistas das multinacionais que aqui se instalaram. Os países subdesenvolvidos deveriam modernizar suas indústrias utilizando mão de obra barata e pouco qualificada.
( F ) A finalidade desses acordos visavam à transformação do ensino no Brasil e não a interesses políticos entre esses países.
( V ) A formação do indivíduo estava centrada no trabalhador, e a educação voltada para reforçar a estrutura de dominação.
73-Os futuros professores que vivenciam nas escolas de educação básica atividades experimentais durante o seu estágio supervisionado, possuem condições e conhecimentos para realizar outras atividades de cunho científico no espaço escolar onde irão atuar. Visto que eles adquirem durante a sua formação inicial novas habilidades que possam contribuir com sua prática pedagógica, podendo solucionar os problemas de aprendizagem, classifique com V as sentenças verdadeiras e com F as falsas:
( V ) Propor atividades experimentais com maior frequência para abordar os conteúdos.
( V ) Adquirir conhecimentos sistematizados de cunho científico que possibilitam maior eficiência e resultados na aprendizagem dos alunos.
( F ) Articular a teoria e a prática impondo aos alunos a metodologia que eles devem seguir para aprenderam de forma satisfatória.
( F ) Indicar aos alunos quais procedimentos são necessários para a reprodução das informações.
74-A construção do currículo escolar deve ser compreendida como um processo de formação em que toda a comunidade escolar esteja voltada para a construção de novas metodologias que contemplem atividades que envolvam a teoria e a prática. O ensino de ciências necessita de um currículo que contemple uma visão moderna, envolvendo conteúdos, procedimentos e práticas atualizadas. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:
( ) As decisões tomadas para a realização do currículo não se cristalizaram na prática escolar, não sendo influenciado pela situação política e econômica.
( ) Atualmente, o conhecimentocientífico não está sendo muito valorizado, por ser um conhecimento incontestável e estático.
( ) O ensino de ciências nas escolas não conseguiu se consolidar como uma ciência importante para a produção científica.
( X ) Os estudos realizados sobre o currículo de ciências nos mostram que ele é resultado de decisões e escolhas de um determinado contexto histórico.
75-A escola é o local de consolidação do saber. É por meio da formação e da informação que a população adquire conhecimentos e mudanças de atitudes pessoais para a saúde. Se a escola não tem condições de garantir a saúde mental de seus alunos, também não consegue garantir uma educação de qualidade. Sobre o papel da escola na disseminação das informações sobre saúde, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) O ambiente escolar é o espaço adequado para ensinarmos a nossas crianças atitudes de respeito com o corpo e com as necessidades de boa higiene.
( ) A escola é um local que tem como responsabilidade o repasse de outros conteúdos, não os de saúde.
( ) A escola é a única instituição responsável por incentivar as mudanças de hábitos da população, pois tem contato diariamente com as crianças.
( ) A escola não tem tempo para fazer parcerias com as secretarias de saúde, ela precisa dar conta de seu planejamento escolar.
76-Cabe ao futuro educador possibilitar, através da Metodologia de Ciências, um trabalho reflexivo e participativo, que permita ao professor adquirir conhecimentos sobre a maneira de ministrar Ciências, que o leve a perceber os valores científicos na vida prática, social e política. Sobre a postura do professor quanto ao desenvolvimento de uma metodologia que possibilite ao aluno analisar e refletir sobre a sua realidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) A disciplina de Ciências deve ser ministrada como instrumento de preparação para o exercício da cidadania.
( F ) Ao compreender o ensino de Ciências em seu contexto histórico e social torna-se desnecessário desenvolver atividades diferenciadas, uma vez que o currículo se encontra atualizado.
( V ) O ensino por meio da problematização, que incentiva a observação e o raciocínio lógico, deve partir do nível de conhecimento que o aluno possui e de seu ritmo de aprendizagem.
( V ) O professor deve dominar alguns conhecimentos sistematizados para apresentar na prática, formas de conduzir e avaliar o processo educativo.
77-A escola é um local privilegiado para as relações interpessoais. Ela contribui para a construção de valores, crenças, conceitos e formas de entender o mundo. Ela interfere também diretamente na produção social da saúde. Desta forma, pode junto à Organização Mundial de Saúde - OMS - auxiliar a comunidade a buscar formas de compreender o processo de manutenção da saúde. Quanto à função da OMS, assinale a alternativa CORRETA:
( ) O governo não possui responsabilidades com a Organização Mundial da Saúde - OMS - em realizar a divulgação em campanhas sobre a saúde da população.
( X ) A Organização Mundial da Saúde - OMS - desenvolve programas que contribuem para que a população seja atendida em suas necessidades básicas.
( ) Qualquer grupo de pessoas poderá orientar uma população quanto ao seu estado de saúde, não sendo necessário um órgão como a OMS.
( ) A Organização Mundial da Saúde - OMS - define saúde como sendo apenas a ausência de enfermidades.
78-As estratégias de ensino nas aulas de ciências devem priorizar procedimentos que permitam ao aluno participar da construção do conhecimento. Quando os conteúdos são apresentados de forma isolada, o aluno apresenta dificuldades em compreendê-los. Sobre a forma de ensinar ciências, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) O professor de ciências deve dar ênfase à explicação e à memorização de conceitos. Por meio desta metodologia, os alunos demonstram que compreendem com facilidade o conteúdo.
( V ) O professor deve criar mecanismos de aprendizagem para que a metodologia desenvolvida estabeleça conexão com os conteúdos.
( V ) A forma de ensinar ciências deve superar essa prática tradicional. O professor, quando adota uma prática reflexiva, possibilita que os alunos reflitam sobre a sua própria prática.
( V ) A aprendizagem, por meio de conteúdos factuais, prioriza a repetição e a memorização. Já a aprendizagem por conceitos, utilizando procedimentos adequados, requer a participação do aluno na construção desse conhecimento.
79-(ENADE, 2008) A elaboração do Projeto Político-Pedagógico é um processo de consolidação da democracia e da autonomia da escola, com vistas à construção de sua identidade. É uma ação intencional, com um compromisso definido coletivamente, que reflete a realidade, busca a superação do presente e aponta as possibilidades para o futuro. O Projeto Político-Pedagógico é um documento que não se reduz à dimensão didático-pedagógica.
Nesse texto, o Projeto Político-Pedagógico se constitui como:
( ) Incorporação de múltiplas teorias pedagógicas, produzidas na contemporaneidade.
( ) Instrumento legitimador das ações normativas da equipe gestora.
( ) Desenvolvimento de ações espontâneas da comunidade escolar.
( X ) Definição de princípios e diretrizes que projetam o vir a ser da escola.
80-Para ensinar ciências, o professor precisa refletir sobre sua prática e sobre sua metodologia para que ocorram mudanças no fazer pedagógico. O currículo escolar deve ser entendido como um processo dinâmico vivido pela comunidade escolar. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Podemos afirmar que o ensino de ciências nunca esteve historicamente associado a atender às situações políticas e econômicas dos países.
( X ) A situação atual do ensino de Ciências pode ser entendida se compreendermos as mudanças realizadas no currículo ao longo dos anos.
( ) As mudanças políticas e sociais que ocorreram no Brasil e no mundo não influenciaram na forma de estruturar o sistema educacional.
( ) Quando falamos em currículo, entendemos que ele é visto como uma grade curricular dividido em disciplinas a ser seguidas pelo professor.
81-São muitas as atividades diárias em que a ciência está presente no dia a dia e de forma tão natural que nem percebemos, como alguns consertos simples, a leitura de uma bula de remédios etc. A escola também deve assumir seu papel de colocar a criança em contato com o prazer da descoberta desde a educação infantil. Sobre a importância do ensino de ciências, assinale a alternativa CORRETA: 
( ) Para a descoberta da ciência, o professor deve priorizar os livros didáticos, pois as descobertas por meio de experimentos não trazem satisfação ao aluno. 
( X ) O trabalho do docente é socializar de forma criativa o conhecimento em ciências, possibilitando aos alunos o entendimento dos conteúdos e a construção do conhecimento. 
( ) Para o ensino de ciências, é imprescindível que o professor incentive seus alunos na memorização de nomes científicos, para o entendimento dos fenômenos da natureza. 
( ) A memorização ainda é o melhor modelo tradicional de ensino, pois os alunos atuam como receptores do conhecimento.
82-A prática pedagógica deve ter como preocupação a busca pelo conhecimento. A didática deve contemplar atividades que desenvolvam nos alunos a parte cognitiva e as questões de relacionamento humano. De acordo com os quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( V ) Os conteúdos conceituais desenvolvem no aluno competências para reelaborar o mundo real, compreendendo o mundo que o cerca. 
( V ) Os alunos aprenderam os conteúdos procedimentais quando conseguem colocar em prática os conhecimentos que adquiriram com os conteúdos conceituais. 
( V ) Os alunos adquiriram os conteúdos atitudinais quando aplicam no seu cotidiano as normas, valores e atitudes. 
( F ) Os conteúdos atitudinais quando trabalhados em sala de aula, devem enfatizaros trabalhos individuais.
83-Foram muitas as discussões realizadas por especialistas para que ocorressem melhorias no ensino de ciências. Percebe-se que na forma de ensinar ciências ainda prevalecem práticas tradicionais. Sobre as práticas pedagógicas adotadas em sala de aula, analise as sentenças a seguir: 
I- As tradicionais práticas em sala de aula, utilizadas pelos professores de ciências, podem estar relacionadas com a sua formação inicial. CORRETA 
II- As aulas práticas utilizadas no laboratório têm como finalidade demonstrar os conteúdos já ensinados pelo professor em sala. ERRADA
III- O professor deve elaborar metodologias que levem os alunos a ter domínio dos procedimentos científicos para aprender a fazer ciências. CORRETA
IV- O objetivo principal do ensino de ciência é aproximar o conhecimento científico do conhecimento cotidiano. CORRETA
84-(ENADE, 2011) O fazer docente pressupõe a realização de um conjunto de operações didáticas coordenadas entre si. São o planejamento, a direção do ensino e da aprendizagem e a avaliação, cada uma delas desdobradas em tarefas ou funções didáticas, mas que convergem para a realização do ensino propriamente dito. 
FONTE: LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2004. 
Considerando que, para desenvolver cada operação didática inerente ao ato de planejar, executar e avaliar, o professor precisa dominar certos conhecimentos didáticos, avalie quais afirmações abaixo se referem a conhecimentos e domínios esperados do professor: 
I- Conhecimento dos conteúdos da disciplina que leciona, bem como capacidade de abordá-los de modo contextualizado. CORRETA
II- Domínio das técnicas de elaboração de provas objetivas, por se configurarem instrumentos quantitativos precisos e fidedignos. ERRADA
III- Domínio de diferentes métodos e procedimentos de ensino e capacidade de escolhê-los conforme a natureza dos temas a serem tratados e as características dos estudantes. CORRETA
IV- Domínio do conteúdo do livro didático adotado, que deve conter todos os conteúdos a serem trabalhados durante o ano letivo. ERRADA
85-Os alunos apresentam dificuldades em compreender determinados conteúdos de ciências. Um dos problemas que pode estar ocasionando essa deficiência no ensino é a falta de qualificação dos professores nesta área. Quanto ao preparo do professor para atuar em sala de aula, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Muitas práticas pedagógicas adotadas pelos professores não possibilitam ao aluno uma aprendizagem significativa, pois elas priorizam prática repetitivas.
( F ) A maioria das metodologias aplicadas pelos professores de ciências apresentam um significado científico, possibilitando que o professor não seja dependente do livro didático.
( F ) A formação inicial que atualmente é oferecida ao professor permite desenvolver atividades que coloque o aluno como figura central na produção do conhecimento.
( V ) A formação inicial e continuada oferecida aos professores deve proporcionar ao professor a participação direta na investigação e na pesquisa.
86-As Diretrizes Curriculares Nacionais - DCN - são documentos que norteiam o trabalho da educação brasileira, orientando os professores quanto ao seu planejamento curricular e de que forma ele pode ser trabalhado nas escolas. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA quanto à importância deste documento para a elaboração do currículo escolar:
( ) O Ministério da Educação - MEC - foi o único órgão que realizou a atualização nas diretrizes curriculares na ampliação para nove anos do Ensino Fundamental.
( ) Para alterações no currículo ou nas práticas pedagógicas, não há nenhuma lei que regulamente essas mudanças.
( ) A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional não é a lei que regulamenta a educação brasileira.
( X ) As Diretrizes Curriculares Nacionais têm como objetivo desenvolver a formação dos alunos, oferecendo uma aprendizagem significativa de qualidade.
87-As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica foram elaboradas para direcionar uma melhoria na construção do currículo escolar. Para que as escolas tenham êxito na educação, é necessário realizar mudanças que atendam os interesses e necessidades da comunidade. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15548-d-c-n-educacao-basica-nova-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 8 abr. 2020.
( ) Um bom currículo deve considerar as estruturas físicas da escola para ser bem apresentada na comunidade.
( ) As discussões curriculares sobre a construção do currículo escolar devem envolver prioritariamente a formação docente.
( X ) O currículo escolar pode apresentar várias concepções, dependendo das influências e dos modos como a educação é concebida historicamente.
( ) O principal objetivo do currículo é trazer novas metodologias, mas ele não está intrinsecamente ligado à aprendizagem.
88-Os Parâmetros Curriculares Nacionais são diretrizes que possuem como objetivo principal a orientação aos professores quanto alguns fatores fundamentais, como garantir que os alunos adquiram conhecimentos necessários para exercerem a cidadania. Diante do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Esse documento foi elaborado para dar liberdade ao professor sobre as temáticas a serem desenvolvidas, adaptando a realidade do aluno.
( V ) Os PCNs dão possibilidade aos professores de ampliar seus conhecimentos, podendo criar sua metodologia e seus projetos de ensino.
( F ) O currículo não tem a obrigação de considerar os segmentos da sociedade, pois seu compromisso é dentro da escola.
( F ) O ensino de ciências não sofreu influências quanto às mudanças que ocorreram no sistema educacional ao longo das décadas.
FONTE: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em: 8 abr. 2020.
89-As temáticas abordadas em sala de aula sobre a Educação Ambiental devem ser vistas como ações que contribuem para a formação de cidadãos preocupados com a conservação e a preservação do meio ambiente. Quanto à importância da inclusão dessa temática ambiental na escola, analise as sentenças a seguir:
I- A aplicação dos conhecimentos que o aluno adquire na escola sobre o meio ambiente deve se restringir apenas ao espaço escolar. ERRADA
II- Inserir a temática educação ambiental nas escolas é imprescindível, pois contribui com a aprendizagem sobre os cuidados com o meio ambiente, necessários para a aplicação no dia a dia. CORRETA
III- A construção de novos projetos elaborados pelos alunos é uma das alternativas para trabalhar a temática ambiental no meio escolar. CORRETA
IV- O processo de aprendizagem sobre a educação ambiental deve ser constante, sem um limite cronológico, ele precisa extrapolar o espaço escolar. CORRETA
90-Quando os conteúdos são apresentados de forma isolada, o aluno apresenta dificuldades em compreendê-los. As estratégias de ensino nas aulas de ciências devem priorizar procedimentos que permitam ao aluno participar da construção do conhecimento. Sobre a forma de ensinar ciências, analise as sentenças a seguir:
I- Dependendo da metodologia, os alunos demonstram se compreendem ou não o conteúdo. Para que isso aconteça, o professor de ciências deve dar ênfase à explicação e à memorização de conceitos. ERRADA
II- O professor deve criar mecanismos de aprendizagem para que a metodologia desenvolvida estabeleça conexão com os conteúdos. CORRETA
III- O professor, quando adota uma prática reflexiva, possibilita que os alunos reflitam sobre a sua própria prática. A forma de ensinar ciências deve superar essa prática tradicional. CORRETA
IV- A aprendizagem, por meio de conteúdos factuais, prioriza a repetição e a memorização. Já a aprendizagem por conceitos, utilizando procedimentos adequados, requer a participação do aluno na construção desse conhecimento. CORRETA
91-Os Parâmetros Curriculares Nacionais de 1988 enfocam que o ensino de ciências, além de contemplar os conhecimentos científicos,devem priorizar a forma como eles serão adquiridos. O currículo não pode mais seguir uma sequência de informações determinadas pelo professor, mas adotar procedimentos e atitudes que possibilitam levar o aluno a desenvolver as capacidades para a compreensão do processo de ensino-aprendizagem. Diante disso, quanto aos conteúdos factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais, analise as sentenças a seguir:
I- Os conteúdos factuais estão voltados para a memorização de informações, dados, acontecimentos e fatos. Esse conhecimento reprodutivo contribui na aplicação de um contexto prático. ERRADA
II- Quanto aos conteúdos conceituais, o professor consegue perceber se o aluno efetivamente compreendeu esses conteúdos quando utiliza nas mais variadas situações do cotidiano, estabelecendo uma conexão entre os dados. CORRETA
III- Para ensinar numa dimensão procedimental, o professor precisa elaborar estratégias e mecanismos que priorizem atividades significativas e funcionais para atender às necessidades dos alunos. CORRETA
IV- Ensinar numa dimensão atitudinal requer trabalhar vários conteúdos, como valores, atitudes, respeito e cooperação. Para a formação de um cidadão, o professor deve selecionar conteúdos que desenvolvam no aluno uma postura ética diante das variadas situações. CORRETA
92-Como podemos organizar as nossas aulas Ciências Naturais? Que atividades podem ser elaboradas para que ela seja rica e desperte curiosidade nos alunos? Compete ao professor desenvolver meios que proporcione a participação dos alunos no processo de ensino. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O papel do professor neste processo é fundamental para que a proposta do currículo se materialize na escola e na sala de aula. CORRETA
II- É necessário diversas discussões e reflexões sobre a construção do currículo, tanto o currículo formal, que é planejado e desenvolvido, quanto o currículo oculto. CORRETA
III- O professor deve seguir sempre o seu planejamento, não podendo alterar a ordem dos conteúdos previstos no currículo. ERRADA
IV- O currículo deve ser pensado como uma ferramenta de participação crítica e ativa do aluno, com necessidade de aulas mais investigativas. CORRETA
93-O Livro Didático para o ensino de Ciências ainda é muito utilizado pelo professor em sala de aula. Como trabalhar as aulas de Ciências sem ficar tão dependente do livro didático? Precisamos estabelecer uma relação entre a teoria e a prática, tornando as aulas mais atrativas para uma aprendizagem mais significativa. Quanto ao planejamento elaborado para o ensino de ciências, analise as sentenças a seguir: 
I- O planejamento deve ser elaborado no inicio do ano, antes da chegada do aluno na escola, para que o professor consiga estabelecer as metas e realizar um bom trabalho. ERRADA
II- Planejar significa pensar a melhor forma para realizar uma tarefa. Para isso, é necessário elaborar e traçar metas. CORRETA
III- O planejamento curricular apenas deve promover uma aprendizagem motivadora, não necessitando ser funcional. ERRADA
IV- Planejar as atividades a serem aplicadas durante o ano letivo é uma tarefa individual, pois cada professor tem um conteúdo a ser ensinado. ERRADA
94-Para que a escola decida quais os conteúdos que devem ser abordados ao longo do ano letivo, é necessário ter um alinhamento sobre a elaboração do currículo escolar, pois ele é um documento que traz possibilidades de melhoria para o ensino. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Os valores e as atitudes que são trabalhados em sala de aula com os alunos estão embutidos no currículo de forma oculta. CORRETA
II- O currículo escolar pode ser entendido como a organização dos conteúdos que devem ser estudados e as atividades que devem ser executadas durante o percurso do ensino. CORRETA
III- Os conteúdos, as habilidades e as competências que são ensinadas e desenvolvidas devem ser dominadas pelo aluno ao final de cada etapa. CORRETA
IV- Nós, como educadores, temos a obrigação de participar de forma crítica na construção de um currículo mais democrático. ERRADA
 
95-Devido às grandes inovações tecnológicas a escola também precisa desenvolver novas práticas educativas, contemplando um currículo que seja significativo para o aluno. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) A elaboração de um bom currículo desenvolve habilidades e competências nos alunos, ampliando a capacidade de construir novos conhecimentos.
( ) O currículo é importante, pois da forma como ele foi elaborado o professor consegue avaliar se os alunos sabem todo o conteúdo ao aplicar a prova.
( ) A função da escola é a instrução, por isso, as inovações devem ser utilizadas quando o professor estiver adiantado com o conteúdo.
( ) O currículo é um documento estático, devendo ser elaborado no início do ano letivo, antes da chegada dos alunos.
96-A educação tem como compromisso auxiliar a escola na articulação dos valores e atitudes, por meio de sua função socializadora. Essas atribuições devem ser diárias para que resultem em ações éticas no convívio social. Sobre o currículo oculto, analise as sentenças a seguir:
I- A aprendizagem dos conteúdos atitudinais como lidar com os problemas nos espaços coletivos, como brigas, bullying, atitudes de desrespeito aos colegas e professores está relacionado à construção do currículo oculto. CORRETA
II- O comportamento, as atitudes, o respeito e outros valores, são ensinados e aprendidos na escola durante as relações interpessoais forma implícita. CORRETA
III- Currículo oculto norteia aos temas adversos que não estão formalmente inseridos no planejamento do professor. CORRETA
IV- O currículo oculto deve ser transmitido de forma implícita e utilizado como poder para o controle do dia o dia na escola. ERRADA
97-A Educação Infantil é entendida pelas Diretrizes Curriculares da Educação Infantil e os Referenciais Curriculares como um local que cuida e educa as crianças. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I-O professor da educação infantil deve ter como função apenas o cuidado e a proteção com as crianças. ERRADA
II-A sala dos pequenos é um local assistencialista da escola. ERRADA
III-A sala de Educação Infantil é um espaço que promove o desenvolvimento afetivo, cognitivo e social das crianças. CORRETA
98-O crescimento econômico do país deve ocorrer de forma equilibrada, atendendo às necessidades das gerações atuais, sem comprometer as gerações futuras. A educação ambiental é uma temática que deve ser abordada nas escolas, envolvendo os alunos nas ações para que compreendam a gravidade dos problemas ambientais e a urgência em tomar decisões conscientes. Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) Os alunos devem conhecer os problemas globais, pois os problemas ambientais que aparecem em nível local não dizem respeito a eles.
( F ) As pessoas que residem em determinados locais não podem ser considerados os causadores dos problemas ambientais. 
( V ) As pessoas que convivem diariamente num determinado local possuem até mais condições que o próprio Estado para diagnosticar os problemas locais.
( V ) Grande parte dos problemas ambientais poderiam ser resolvidos se a população local participasse de forma ativa, sugerindo possíveis soluções.
99-Muitas foram as discussões sobre a forma de ensinar ciências ao longo da história quanto ao professor entrar em sala de aula e apenas transmitir os conteúdos. Foram muitas as propostas elaboradas ao longo dos anos para realizar mudanças na prática pedagógica, principalmente em desenvolver metodologias eficazes que permitam ao aluno adquirir conhecimento científico. Sobre as propostas de renovação para o currículo de ciências, analise as sentenças a seguir:
I- O ensino tradicional foi extinto da sala da aula. Atualmente, os professores só utilizam didáticas pedagógicas inovadoras. ERRADA
II- A forma de ensinar ciências deve ter um caráter experimental. O aluno deve seguir uma sequência estabelecida para ter a comprovação do que já foi ensinadona sala de aula. ERRADA
III- O ensino expositivo é a melhor prática pedagógica a ser utilizada pelo professor. Nele, o professor não precisa relacionar os conteúdos ensinados com o conhecimento que o aluno possui. ERRADA
IV- Não há uma fórmula mágica para ensinar ciências. O professor deve mediar a aprendizagem e permitir que o aluno participe de forma ativa na construção do próprio saber. CORRETA
100-As mudanças para o ensino de ciências vêm sendo discutidas há pelo menos 30 anos, e o uso das práticas pedagógicas ganhando grande importância para a compreensão dos conceitos científicos. Quanto às metodologias mais comuns utilizadas para o ensino de ciências, assinale a alternativa CORRETA:
( ) O ensino tradicional, conhecido também por conteudista, ainda muito adotado pelos professores, é o mais adequado para atender às novas gerações.
( ) O ensino expositivo nunca pode ser utilizado, mesmo que o professor consiga envolver a turma numa aula mais atrativa, promovendo questionamentos e a interação com os alunos.
( ) No ensino por descoberta, o aluno consegue assimilar os conteúdos ou qualquer assunto, mesmo não tendo um conhecimento prévio sobre eles.
( X ) O ensino tecnicista surge para contrapor a educação tradicional. Nele, os alunos deveriam seguir os passos de um cientista, por meio de aulas experimentais e uso de laboratórios.
101-A subnutrição é um fator que traz muitos problemas de saúde. Essa alimentação inadequada e deficiente decorre de uma dieta alimentar baseada apenas em massas e gorduras. Sobre os problemas causados pela subnutrição, analise as sentenças a seguir: 
I- A carência de determinados alimentos pode ocasionar doenças, como raquitismo e osteoporose. CORRETA
II- A subnutrição é uma doença de adulto. Nenhum país registrou até hoje a morte de crianças decorrente desta doença. ERRADA
III- A falta de uma alimentação saudável pode interferir na aprendizagem das crianças. CORRETA
IV- O Governo Federal, em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), desenvolveu programas sociais que contribuíram com a diminuição da desnutrição e da mortalidade de crianças. CORRETA
102-(ENADE, 2005) Na aula de Biologia, em uma escola de Ensino Médio, ao trabalhar um determinado assunto a partir do livro didático adotado, o professor é interpelado por um aluno sobre a atualidade daquela matéria. O aluno explicou que, tendo acessado o site de uma universidade pela internet, leu que havia novos conhecimentos sobre o conteúdo em pauta, que contrariavam o que estava no livro. Diante da situação, o professor, que sempre tivera posturas que valorizam a produção de conhecimentos pelos alunos, deve:
( ) Acatar a informação do aluno como verdadeira, indicando à turma que esse conhecimento será objeto de avaliação.
( ) Desqualificar a internet como meio de transmissão do conhecimento, informando sobre a existência de muitos sites não confiáveis.
( ) Recomendar à turma que estude pelo livro didático adotado, explicando que a prova terá o livro como base.
( X ) Incentivar a turma a pesquisar sobre o assunto para avaliar as novas informações trazidas pelo aluno, deslocando a discussão para uma próxima aula.
103-O Projeto Político-Pedagógico é um documento que traz autonomia para a escola com uma ação intencional e com objetivos definidos coletivamente. Sobre como se constitui o Projeto Político-Pedagógico, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Documento que guarda várias teorias pedagógicas, para serem utilizadas em momento oportunos.
( ) Documento elaborado para atender às ações esporádicas que ocorrem na escola.
( X ) Documento que define os princípios e as diretrizes que norteiam o fazer na escola.
( ) Instrumento utilizado para controlar a equipe gestora.
104-As atividades investigativas para o ensino de Ciências podem ser entendidas como situações que envolvem o aluno na ação, interagindo com colegas e professores. Uma aprendizagem por meio da investigação e da pesquisa é fundamental para a formação de novos conhecimentos. É preciso oferecer um ensino mais dinâmico e interativo, em que as atividades desenvolvidas resultam em explicações científicas. Considerando o exposto, bem como a temática abordada pelo PCN de Ciências Naturais, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Os conhecimentos para a construção de atitudes e valores, com relação à preservação do meio ambiente, devem ser trabalhados somente a partir do 1° ano do Ensino Fundamental.
( X ) O professor deve possibilitar atividades em que a criança compreende a natureza como um todo dinâmico e o indivíduo um agente de transformações do mundo em que vive.
( ) As temáticas sobre cultura e diversidade são importantes conteúdos para a formação de valores, podendo ser trabalhado com os alunos maiores, pois já conseguem entender as situações.
( ) A escola deve reforçar com os alunos a ideia de que o ser humano é ´´dono do planeta Terra``, e que somente nós podemos realizar mudanças.
105-A comunidade escolar tem como função proporcionar a construção do saber. Para atingir os objetivos, a escola deve elaborar práticas de ensino que viabilizem ao aluno o caminho para chegar ao conhecimento. Sobre a função da escola, assinale a alternativa CORRETA:
( ) A função da escola é repassar os conteúdos e não possui a obrigação de verificar o nível de desenvolvimento intelectual em que o aluno se encontra.
( ) A função da escola é trabalhar a alfabetização científica cobrando dos alunos a memorização dos conteúdos para que a elaboração das atividades sejam significativas.
( X ) A escola deve oferecer um ensino de ciências naturais que relaciona a importância da tecnologia com os fenômenos da natureza para que os alunos consigam resolver os problemas sociais.
( ) A escola, ao trabalhar os conceitos científicos, deve considerar o trabalho individual como prioridade para a construção do conhecimento.
106-A busca por melhores condições na saúde vem acontecendo em vários momentos na história de nosso país. O governo, por meio de suas políticas públicas, vem desenvolvendo programas que visam a qualificar o atendimento da população. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:
( ) A escola não precisa investir tanto em infraestrutura para garantir a saúde do aluno, pois isso gera muitos gastos ao governo.
( ) O governo deve fiscalizar a situação de higiene no país. É necessário que apenas as famílias tenham uma boa infraestrutura para garantir a saúde da população.
( X ) A escola precisa manter a sua estrutura física em boas condições para receber os alunos e os profissionais da saúde.
( ) Quando o governo se refere à saúde pública, ele está falando apenas em garantir a saúde da parte física do corpo.
107-Com a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação, em 1961, o IBECC conseguiu trazer para as escolas brasileiras materiais que priorizavam o processo de investigação. Os livros didáticos seriam traduzidos e adaptados para serem utilizados nas escolas como um meio de transformação e renovação no ensino de ciências. Com base nessas informações, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 7 abr. 2020.
( ) Com o financiamento realizado pela Fundação Ford e USAID, a renovação no ensino trouxe grandes problemas para a educação da época.
( ) As editoras brasileiras mostraram grande interesse na publicação desses materiais.
( X ) Além de materiais curriculares, foram enviados dos Estados Unidos equipamentos para serem aplicados nas práticas de laboratório.
( ) O IBECC firmou um convênio com a United Agency for International Development (USAID), que financiou grande parte da produção desses materiais.
108-O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova foi um documento criado por educadores, que tinha como objetivos principal a escola pública para todos. A industrialização no país só seria possível se a educação fosse estendida como um direto contemplando todos os cidadãos.
Combase no exposto, sobre o Manifesto e o que podemos concluir considerando o seu contexto histórico, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) Entendia a educação como um direito social.
( ) Pregava o fim da igreja.
( ) Defendia a obrigatoriedade escolar.
( ) Pregava o sistema de ensino apenas para os ricos.
 
109-A população precisa modificar as suas práticas diárias para a recuperação do meio ambiente. A Educação Ambiental (EA) é considerada uma possibilidade para que ocorram mudanças na forma de pensar e no comportamento das pessoas. Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) A escola é um dos locais apropriados para oferecer uma educação ambiental com qualidade, gerando novas concepções e conceitos sobre a necessidade da preservação.
( V ) A transmissão de conteúdos não possibilita mudanças diárias. As ações pedagógicas devem incluir os alunos de forma interdisciplinar e ativa, preparando-os para os problemas do mundo.
( V ) A educação ambiental está sendo trabalhada nas escolas de forma fragmentada e descontextualiza.
( F ) As datas comemorativas devem ser aproveitadas para trabalhar o tema Ambiente. Quando trabalhado nestas datas, os alunos conseguem relacionar os conteúdos.
110-O ensino público oferecido às escolas brasileiras antes da década de 1950 eram traduções e adaptações dos materiais europeus. Além de trazer conteúdos europeus, influíam na metodologia dos professores. A elaboração de um novo currículo escolar iniciou somente em 1946, com a instalação do IBECC (Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura), que liderou a elaboração de novos materiais didáticos. Sobre o que pode ser destacado como um marco para o ensino de Ciências, considerando as contribuições do IBECC, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) Projetos curriculares inovadores.
( ) Capital humano estrangeiro especializado.
( ) Empréstimos financeiros ao governo brasileiro.
( ) Financiamento para os primeiros exemplares publicados.
111-Realizar atividades de ciências diferenciadas, relacionando-as com os conteúdos ensinados, é possibilitar que os alunos se apropriem do conhecimento de maneira atrativa e divertida, pois o trabalho prático é indiscutível na disciplina de Ciências e deve ocupar lugar central na aprendizagem. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Para a compreensão dos conteúdos de ciências, o ensino deve estar apoiado na observação, na reprodução e na memorização dos saberes.
( ) Os únicos conteúdos que podem ser ensinados por meio de atividades práticas são os conteúdos da disciplina de Ciências.
( X ) As aulas práticas com experimentos, jogos e brincadeiras, quando bem trabalhadas na escola, ajudam muito o aluno a compreender os conceitos científicos, pois favorecem o permanente exercício do raciocínio.
( ) Atualmente, os alunos são bombardeados por uma série de informações, por isso desenvolver estratégias inovadoras para o ensino de ciências pode prejudicar a compreensão dos conteúdos.
112-O ensino de ciências naturais deve proporcionar aos alunos o domínio dos procedimentos científicos. Para isso, é imprescindível ensiná-los a fazer ciências, adotando metodologias diferentes que é participar de forma passiva durante as aulas. Diante disso, analise as sentenças a seguir:
I-O professor deve elaborar estratégias metodológicas de ensino que diminuam o distanciamento entre o conhecimento científico e o conhecimento cotidiano. CORRETA
II-As aulas explicativas ainda contribuem muito para a articulação dos conteúdos, mesmo quando os alunos se comportam como meros ouvintes. ERRADA
III-O professor deve estabelecer tanto um plano de ensino quanto técnicas de aprendizagem que sejam coerentes com a proposta pedagógica, para atingir resultados concretos. CORRETA
IV-As propostas para o ensino de ciências estão mais voltadas para a aprendizagem de conteúdos conceituais. CORRETA
113-A saúde do ser humano deve ser considerada um fator importante em todas as fases da vida, desde o momento de sua concepção até o fim da vida. Quanto às influências da eola mais saudável, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Atualmente, os alunos possuem hábitos de alimentação adequados às suas idades. Isso contribui para sua aprendizagem.
( ) O Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE – foi criado apenas para atender às crianças da Educação Infantil.
( ) As ações de educação alimentar e nutricional desenvolvidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE – não trouxeram mudanças significativas nos hábitos alimentares.
( X ) A escola é um local que tem possibilidades de criar bons hábitos alimentares por meio de programas de melhorias na merenda escolar.
114-(ENADE, 2008) As Diretrizes Curriculares da Educação Infantil e os Referenciais Curriculares propõem a educação infantil como espaço de cuidar e educar. Essa concepção também se estende às creches, sobre as quais afirma-se:
I - as creches são lugar de proteção e de cuidados com a saúde, bem como de educação para as crianças; CORRETA
II - o ambiente escolar da creche se constitui como espaço assistencialista às crianças; ERRADA
III - o processo educativo na creche promove o desenvolvimento afetivo, cognitivo e social; CORRETA
IV- como espaço de guarda e tutela, a creche tem especial cuidado com a saúde e a higiene das crianças. ERRADA

Mais conteúdos dessa disciplina