Buscar

Consultoria na Empresa Le Chef Gatô

Prévia do material em texto

2
CRIS RAILANE MARQUES SILVA
DEISE DO NASCIMENTO SOUZA
KARINE ALMEIDA BARBOSA
KARINE SOARES SANTOS
LUCIANA DE OLIVEIRA 
CONSULTORIA NA EMPRESA
LE CHEF GATÔ
	
Pontes e Lacerda – MT
2019
CRIS RAILANE MARQUES SILVA
DEISE DO NASCIMENTO SOUZA
KARINE ALMEIDA BARBOSA
KARINE SOARES SANTOS
LUCIANA DE OLIVEIRA
 
CONSULTORIA NA EMPRESA
LE CHEF GATÔ
Trabalho do curso de Administração apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção da média bimestral nas seguintes disciplinas Planejamento Estratégico, Estratégia Empresarial e Negociação, Planejamento Tributário, Teorias da Administração, Macroeconomia.
 
Pontes e Lacerda MT
2019
SUMÁRIO
1	INTRODUÇÃO	4
2 DIRETRIZES ESTRATÉGICAS	6
3 ANÁLISE MACROECONÔMICA	7
4 DECISÕES ESTRATÉGICAS	10
5	DESEMPENHO ESTRATÉGICO	12
CONCLUSÃO	13
REFERENCIAS.................................................................................................14
1. INTRODUÇÃO
Desde os tempos remotos do empreendedorismo, ele é necessário para tomada de decisões isso vai de acordo com as mudanças da tecnologia. Na atualidade o pensamento administrativo vem sendo conceituado por um foco especifico, nas entrelinhas do presente trabalho de maneira breve vamos apontar a empresa Le Chef Gatô.
Questões elaboradas pelos docentes do curso de Administração da Faculdade UNOPAR, polo da cidade de Pontes e Lacerda, com base na Situação Geradora de Aprendizagem (SGA), tendo como situação problema o caso: A evolução das Teorias da Administração. 
No primeiro capítulo, evidenciar -se -à respostas e perguntas formuladas que direcionam para a teoria da administração é constantemente influenciada pelas mudanças sociais tecnológicas e econômicas (tirando da teoria a pratica). No capítulo seguinte, a disciplina evidencia a diretrizes estratégicas. Analisa-se nessa etapa os fatores relativos destinados a expansão da Le Chef Gatô, e classificar- se os personagens apresentados no caso considerando os conjuntos e seus desdobramentos. 
Na terceira etapa construir-se à um breve cenário referente ao tema Análise Macroeconômica, com isso a características e problemas presente nos projetos envolvendo a empresa. O quarto tema descreve Decisões Estratégicas, visando a promoção de melhorias em seu processo de expansão. No derradeiro capitulo da disciplina Desempenha a Estratégica que trará uma ferramenta importante que contempla os objetivos, medidas de desempenho, metas e a iniciativas do negócio.
DESENVOLVIMENTO
Durante, considerando a perspectiva sistêmica do caso apresentado como objeto do estudo, a breve síntese, interpretativo do caso a empresa Le Chef Gatô.
DA TEORIA À PRATICA
No ano de 2011 o casal Ednei e Claudia fundou sua empresa Le Chef Gatô que desde o começo teve sucesso comercial produzindo doces e chocolates finos, com a proposta de uma “experiência gustativa” caracterizado por produtos de alta qualidade. Mantendo uma trajetória constante de crescimento a empresa começou a pavimentar o caminho para um novo ciclo de expansão.
No ano de 2015 mesmo sendo complicado para economia do Brasil, apresentando um recuo de 3,8% no Produto Interno Bruto em relação ao ano anterior. Apesar dos dados negativos da economia, o ano foi bem produtivo pro casal Ednei e Claudia, vivenciam um momento diferente na empresa, o crescimento dos negócios.
Essa terceira loja é um fruto de muito trabalho e dedicação, com isso também viria mais aplicação de ambas partes. Com o aumento do volume de vendas da loja, Claudia assumiu a maior parte das funções administrativas e do suporte operacional, enquanto Ednei ficou totalmente dedicado à de chocolatier, responsável pela produção e desenvolvimento de novos produtos. 
Foi durante esse ciclo de crescimento da empresa que os primeiros desafios relacionados a gestão do negócio começaram a surgir. Apesar do perfil empreendedor de Ednei, as demandas relacionadas ao processo de gerenciamento do e Chef Gatô não eram amplamente compreendidas. 
As rotinas burocráticas foram uma das primeiras dificuldades sentidas com a abertura da empresa, principalmente no que diz respeito ao processo de relacionamento dos impostos e de todas as taxas relacionadas à atividade. Quase diariamente ouvimos algo que faz referência ao termo administração. Assim sendo, primeiramente é imperioso apresentar o conceito da evolução das Teorias da Administração.
As origens dos métodos do Pensamento Administrativas Clássica 
As mudanças ocorridas no século XX, em decorrência da Revolução Industrial, exigiram métodos que aumentassem a produtividade fabril e economizassem mão-de-obra evitando desperdícios, ou seja “a improvisação deve ceder lugar ao planejamento e o empirismo à ciência: a Ciência da Administração.” (CHIAVENATO, 2004, p.43). Faz-se importante nesse contexto, uma retrospecção histórica, uma vez que, já no século XVII Descartes já negava todo saber que fosse tradicional, ou seja, baseado em costumes e crenças, afirmando que esses deviam ser substituídos pelo racional e no século XVIII, o Racionalismo passou a ser aplicado as ciências naturais e sociais, porém o trabalho ainda não abandonara as antigas técnicas para adotar “a racionalização da organização e execução do trabalho”, (MOTTA; VASCONCELOS, 2002, p. 32).
O empowerment e (fortalecimento) se baseia em quatro pilares principais: dor poder as pessoas, delegando autoridade e responsabilidade em todos os níveis da organização isso significa dar importância e confiar nas pessoas, dar-lhe e autonomia da ação.
2. DIRETRIZES ESTRATÉGICAS
O decorrer da expansão da empresa Le Chef Gatô, houve diversos desafios com as novas atividades, principalmente com o planejamento do negócio e seu novo plano de portfólio para seus produtos. Nisto os sócios Ednei e Claudia tiveram que estabelecer novas diretrizes estratégicas da imagem de sua empresa; sendo: missão, visão e valores.
Missão: “Proporcionar aos clientes uma experiência gustativa diferente, marcante e única”.
Visão: “Possuir como referência nacional satisfação do cliente ao atendimento e qualidade dos produtos, oferecer produtos únicos e marcantes já experimentado antes”.
Valores: “Qualidade, respeito com as leis e convenções nacionais e internacionais, ótimas práticas profissionais e compromisso”.
Com base na missão, visão e valores. A empresa irá definir uma matriz BCG (Boston Consulting Group) para avaliar os produtos e a sua viabilidade para manter – lós no novo portfólio da empresa. 
Matriz BCG
Participação Relativa de Mercado
Alta
Baixa
Alto
Crescimento do Mercado 
???
Baixo
 Vaca Leiteira	 Abacaxi
Pode – ser perceber que no quadro possui sinais como a estrela, ponto de questionamento, vaca leiteira e o abacaxi, estes sinais significa o nível que o produto está intercalado no mercado, sendo sucesso, razoável ou desfavorável. Desta forma os sócios podem toma a decisão de investir ou retirar do catálogo os produtos referentes a sua posição no mercado.
Estrela: brigadeiro e coxinha de brigadeiro, correspondem crescimento combinado com alta participação de mercado.
Ponto de Questionamento: doces especiais (potinhos e verrines), bombonieres, esses são normalmente produtos inovadores, exploram um nicho de sucesso no mercado, mesmo tendo adesão baixa de público.
Vaca leiteira: bolo, produtos de época, esses produtos são aqueles indispensáveis, o mercado já está consolidado então pouco investimento é necessário.
Abacaxi: caixas especiais, aventais e pingentes, são produtos de declínio no mercado, já não são considerados inovativos, ou então, suas vendas são muito baixas.
3. ANÁLISE MACROECONÔMICA
É preciso estar pronto para enfrentar as mudanças do mercado, planejando e buscando soluções adequadas ao negócio e mercado escolhido. Uma inflação elevada, naturalmente, eleva os custos de fabricação de um produto, visto que o empresáriotambém precisará pagar mais para os fornecedores, para os prestadores de serviço e assim por diante. 
No entanto, é comum que não se repasse integralmente todos os aumentos de custos para os consumidores. Isso precisa ser feito de maneira racional e ponderada, senão haverá o risco de fazer com que o cliente acabe buscando concorrentes que não subiram os preços no ritmo da inflação.
"Acreditar que a experiência ou a intuição resolviam todos os problemas na empresa, não é mais justificado do que sustentar, ao contrário, que qualquer problema possa ser resolvido por métodos científicos. A análise e o estudo em profundidade dos mecanismos empresários tornam menos incerta a tomada de decisões, ou, pelo menos, removem muitas hesitações do dirigente neste processo." - K. PENNYCUICK.
Ao expandir (ou tentar expandir) os negócios na crise, você tem muitas vantagens, mas também é importante olhar para os malefícios, e um deles é que você tem o risco de não conseguir vender mais e acabar se complicando. Sempre ouvimos dizer que a crise é a melhor oportunidade que as empresas têm de sair na frente da concorrência e inovar para crescer.
 Porém, é preciso muita cautela, porque nem tudo são flores. Como para tudo em um negócio, é preciso um bom planejamento e análise de mercado para entender os riscos e se preparar par ao pior deles, e também encontrar demandas paralelas às comuns do negócio. Expandir é como abrir uma nova empresa, e você deve ter tudo muito bem estruturado, principalmente quando o mercado não está propício à expansão.
 Um grande benefício da Le Chef Gatô expandir sua empresa na crise é que pode colher frutos se fizer isso antes dos seus concorrentes. Muitos esperam a poeira abaixar para tomar uma atitude, mas depois pode ser tarde demais, porque é quando todo mundo está fazendo. E se a oportunidade está em suas mãos, a crise é a sua chance de expandir, porque é quando o seu concorrente está mais vulnerável e fazendo nada de novo.
Além disso, expandir os negócios na crise cria a oportunidade de estar preparado para quando a crise acabar. A crise é cíclica, uma hora ela passa, e sua empresa não pode ser cíclica também – ela deve estar em uma constante de desenvolvimento. Por isso, muitos negócios crescem quando as coisas vão mal, porque eles se reinventam, e encontram oportunidades que antes eram invisíveis. Portando seria viável a Le Chef Gatô expandir seu negócio.
 O objetivo do Sistema de Contas Nacionais (SCN) é apresentar detalhadamente as atividades econômicas que se desenvolvem em uma economia e as relações entre os distintos agentes que interagem nos mercados, proporcionando assim um conhecimento preciso e detalhado de forma a atender diversas necessidades. Tal sistema consiste em um conjunto coerente e integrado de contas econômicas, saldos e quadros baseados em conceitos, definições, classificações e normas contábeis internacionalmente convencionadas.
 Dentre os usuários do SCN estão formuladores de políticas macroeconômicas, analistas e pesquisadores da área, gestores dos setores público e privado, meios de comunicação e o público em geral. Por intermédio dos resultados do SCN, os interessados podem estudar mais adequadamente as repercussões das políticas públicas nos diferentes setores econômicos, bem como elaborar com mais precisão os modelos que buscam prever o comportamento futuro da economia, crucial para o planejamento nas mais diversas áreas.
 A mensuração do grau de desenvolvimento econômico e da taxa de crescimento da economia são informações fundamentais derivadas do sistema, assim como a evolução do consumo, dos investimentos e da poupança. Por sua natureza o SCN promove também a integração das estatísticas econômicas e conexas em um sistema que tem por base conceitos e métodos econômicos e estatísticos homogêneos, de tal forma que faculta a realização de análises comparativas e históricas tanto no plano nacional quanto internacional. A Le Chef Gatô pode usar todos esses dados para fazer uma análise dos mercados em gerais para minimizar riscos de investimentos e tomar decisões com mais segurança.
 A alta do dólar em relação à moeda brasileira pode afetar desde as coisas mais simples, como o preço do pão, até mais complexas como a atividade exportadora, o mercado financeiro e o PIB do Brasil. O preço do dólar em reais, ou seja, sua a cotação, é definida pela relação de oferta e demanda entre a moeda americana e a brasileira. Dessa forma, quando há uma maior procura de dólares no Brasil, há uma alta no dólar. 
O mercado de câmbio no Brasil, funciona sobre o regime de câmbio flutuante, portanto, em tese não há intervenção alguma nesse mercado. Esse regime faz com que a cotação do dólar varie livremente apenas sob a lei de oferta e demanda entre a moeda americana e a brasileira.
 A valorização do dólar faz com que a inflação se torne alta, o que afeta diretamente o consumo do brasileiro. Por conta do nosso mercado importar grande número de matéria-prima do exterior, a alta do dólar torna a importação mais cara para as empresas, o que faz com o que os preços dos produtos aumentem de preço. Essa alta do dólar pode influenciar no aumento dos preços dos produtos da Le Chef Gatô pelo fato de muitos serem importados.
4. DECISÕES ESTRATÉGICAS
Visando à promoção de melhorias em seu processo de expansão, a “Le Chef Gatô” decidiu desenvolver estratégias competitivas bem-definidas em relação aos concorrentes e no mercado inserido. A partir do momento que toma sua decisão de expansão, a empresa deve buscar vantagens competitivas, que lhe permitirão manter-se à frente dos concorrentes, dentro da estratégia escolhida (construção, sustentação, nichos de mercado, colheita e desinvestimento/extinção) para esse novo posicionamento. Para tanto:
A) escolha duas estratégias competitivas bem-sucedidas que melhor podem ser utilizadas para esse novo posicionamento (expansão). Estratégia competitiva de construção e estratégia competitiva de desinvestimento.
B) explique os fundamentos das estratégias escolhidas.
Optamos pela estratégia competitiva de construção pelo fato de ser uma estratégia voltada para mercado em expansão, bem como também para aqueles que possuem concorrentes que deixam a desejar em alguma área, não atendendo de forma completa seu público, ou seja mercados que são desafiantes, como é o caso da “Le chef Gatô”.
 Entretanto essa estratégia nos permite ter um leque de ferramentas que ajudarão a melhorar o desempenho da empresa desde da conquista de novos usuários, bem como novos usos e maior frequência de uso.
Já com a estratégia competitiva de desinvestimento poderemos conter as despesas, eliminando uma linha de produto que não está dando mais retorno esperado e investindo em outro que pode ser mais rentável, uma empresa com um portfólio e produtos diversificado, não consegue distinguir seu público alvo, o qual não consegue suprir completamente os desejos dos seus clientes, essa estratégia pode ser uma boa opção para alavancar os negócios, sem precisar gastar muito, desinvestindo e investindo em melhores alternativas mais promissoras.
C) Desenvolva um planejamento detalhado de como utilizar as estratégias com base no caso apresentado - “Le Chef Gatô”.
Com base no caso apresentado da “Le Chef Gatô” que pretende expandir seus negócios, podemos indicar a estratégia competitiva de construção, visando conquistar novos usuários, incentivando os usuários atuais a consumirem mais o nosso produto, criando assim uma fidelidade.
 Podemos também contar com uma ferramenta da estratégia competitiva de construção, o ataque pelos flancos, que irá atingir as fraquezas do adversário, o qual pode atuar em regiões que são mal atendidas pelos seus concorrentes. Juntamente com a tática de guerrilha, usualmente utilizada por empresas desafiantes mais fracas contra concorrentes mais fortes, afim de enfraquecer a empresa adversária, por meio de reduções de preços, em época de lançamentos de novos produtos da concorrência.
Entretanto foi constatado que no caso apresentado a empresaapresenta escassez de capital e capacidade de expansão limitada por dificuldades operacionais e administrativas, dificuldade na precificação por causa da diversificação do portfólio e produtos, conta ainda com desperdício de matéria-prima e produtos acabados, pensando nesses problemas poderemos também fazer uso da estratégia competitiva de desinvestimento que poderá ajudar a empresa a se reerguer, retirando do mercado produtos que não estão dando retorno esperado, o qual pode desinvestir/eliminar e alocar o recurso que estava sendo gasto em outro produto mais rentável, esse processo irá conter gasto e reduzir atividades operacionais, podendo assim fazer uma pesquisa para saber ao certo em qual produto investir.
D) Qual é o posicionamento de mercado que o “Le Chef Gatô” pretende ter? Lembrando que existem seis opções principais para a empresa escolher o seu posicionamento: preço; qualidade; inovação; serviço; customização; diferenciação de benefícios. A empresa pode escolher vários posicionamentos, contudo, isso pode ser confuso para o cliente e ineficiente para a empresa. Portanto, sugere-se que a empresa escolha posicionamentos bem-definidos, seja criativa e inovadora.
Visando encontrar um lugar de destaque em meio ao consumidor, a “Le Chef Gatô” pretende seguir o posicionamento de preço, inovação e diferenciação de benefícios. Preço, pois esse é um diferencial que chama bastante atenção do consumidor, preço baixo por um produto de boa qualidade, reduzindo os gastos com atividades de marketing, produção, pesquisa e desenvolvimento, ela poderá oferecer preços menores do que o da concorrência e assim aumentar sua lucratividade.
Todavia podemos contar também com o posicionamento de inovação, a qual é um diferencial que pode colocar a empresa em destaque, inovando a empresa deixa velhos hábitos que não estão dando certo e aposta suas fichas em algo mais promissor, como avanços tecnológicos no meio de produção, mudança de público alvo, assim quando um produto chegar na fase de decadência, pode-se trocar por outro novo, uma empresa para conseguir manter-se inserida no mercado ela tem que estar sempre à frente da concorrência, pois o consumidor está a cada dia mais exigente e insaciável. 
A empresa “Le Chef Gatô" já conta com uma boa inovação, que é o caso dos acessórios associados a marca da empresa, os aventais infantis e adultos e os cordões com pingentes de gato símbolo da empresa, que são comercializados.
Contudo a diferenciação de benefícios vem agregar ainda mais nosso posicionamento de mercado, o qual pode ser um conjunto de característica ou produtos ofertado que jamais pode ser copiado pela concorrência, é a união de valores que beneficia o usuário de uma forma única, seja ele com desempenho, durabilidade, estilo, design ou com serviço como: facilidade com pedido, entrega e suporte.
5. DESEMPENHO ESTRATÉGICO
	Perspectiva
	Objetivos
	Medidas de Desempenho
	Metas
	Iniciativas
	
Financeira
	
Produtos de qualidade e inovações
Aumento das receitas
	Crescimento da composição da receita com produtos inovadores
Redução de custos
	Aumentar o faturamento dos novos produtos em até 10% anual
Reduzir os custos de produtos importados em 8% semestral 
	Fazer marketing dos produtos e da empresa
Cotar com novos fornecedores
	
Do cliente
	Ofertar produtos inovadores
Ofertar produtos a preços similares ou inferiores ao dos concorrentes
	Satisfação dos clientes
Rentabilidade dos clientes
	Aumento de 10% de clientes no trimestre
Atender os clientes dentro dos prazos estipulados
	Melhorar o atendimento aos clientes
Criar aplicativo de delivery
	
De processos
	Aumentar o número de lançamento de produtos inovadores
Reduzir o tempo de processo de desenvolvimento de novos produtos
	Efetividade dos processos de inovação
Agilidade e controle no desenvolvimento dos novos produtos
	Reduzir 15% das variedades de produtos em 2 meses
Redução de percas de estoque
	Atualização do cardápio
Controle de quantidade de matéria-prima
	
De aprendizado e crescimento
	Manter um ambiente de trabalho que possibilite o desempenho das atividades e manutenção de qualidade dos produtos
Garantir a continuidade do trabalho sem prejuízo a qualidade
	
Qualificação dos trabalhadores
Empowerment
	Treinar 100% todos os colaboradores em suas funções até o fim do semestre
Permitir os funcionários tomarem decisões com base em informações fornecidas pelos gestores, mensalmente
	Implementar plataforma de treinamentos online
Aumentar a participação dos funcionários nas reuniões e recompensar os resultados
6. CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Marques, Cris. Introdução. 17 de abril de 2020.
Souza, Deise. Passo 4. 21 de abril de 2020. 
Soares, Karine. Painel desempenho estratégico. 21 de abril de 2020.
Soares, Karine. Começo do trabalho. 22 de abril de 2020.

Continue navegando