Buscar

Atividades Interdisciplinares Administração 3 semestre

Prévia do material em texto

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
IVAN DE BARROS SILVA
LORENA DE BARROS MULLER RAASCH
MARLON ANTONIO CAMPANHARO CHAGAS
RELATÓRIO DE CONSULTORIA NA EMPRESA “WASHING JEANS”.
Colatina
2019
IVAN DE BARROS SILVA
LORENA DE BARROS MULLER RAASCH
MARLON ANTONIO CAMPANHARO CHAGAS
RELATÓRIO DE CONSULTORIA NA EMPRESA “WASHING JEANS”.
Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR – 3º Período - Universidade Norte do Paraná, como requisito para obtenção de média semestral nas disciplinas: Comportamento Organizacional, Métodos Quantitativos, Legislação Social e Trabalhista, Responsabilidade Social e Ambiental e Modelos de Gestão.
Colatina
2019
SUMÁRIO
1	INTRODUÇÃO......................................................................................................3
2	DESENVOLVIMENTO..........................................................................................4
2.1	TAREFA 1 – PROBLEMAS IDENTIFICADOS..................................................4
2.2	TAREFA 2 - FATOS, DADOS E CONDUTAS A SEREM MANTIDOS.............6
2.3	TAREFA 3 – FOCO NA SUSTENTABILIDADE.................................................7
2.4	TAREFA 4 – DADOS DO CONSUMO DE ÁGUA DE 2017 E 2018..................8
2.5	TAREFA 5 – DIRECIONAMENTO PARA AGREGAR VALOR A MARCA........9
2.6	TAREFA 6 – IDENTIFICAR INSATISFAÇÃO COM MUDANÇAS...................10
2.7	TAREFA 7 – PROPOSTA PARA MINIMIZAÇÃO DE BOATOS......................11
2.8		TAREFA 8 – QVT COM BASE NO MODELO WALTON (1973).....................12
3	CONSIDERAÇÕES FINAIS .............................................................................17
4 REFERÊNCIAS.................................................................................................18
1 - INTRODUÇÃO
	
	Para a realização deste relatório, desde a fase de concepção até a sua conclusão, nossa consultoria aplicou técnicas que abrangem todos os campos da Administração.
	O texto a seguir tem o objetivo de levar os leitores a uma reflexão sobre os problemas detectados por nossa consultoria na empresa “Washing Jeans”, informando a situação em relação a questões ambientais, sociais, e trabalhistas. Após identificação dos problemas, mostraremos soluções baseadas no QVT de Walton (1973), que busca, através da melhora da qualidade de vida dos trabalhadores, maximizar os resultados obtidos pela empresa, evitando prejuízos financeiros e mantendo um ambiente corporativo saudável.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Tarefa 1 – Problemas identificados e sugestões de adequação.
1)	QUESTÕES AMBIENTAIS:
PROBLEMA: Consumo excessivo de água.
	O excessivo consumo de água que acontece nos processos de lavagem da empresa “Washing Jeans”, além de prejudicara marca perante os consumidores, devido a falta de responsabilidade social e ambiental, gera prejuízos financeiros a empresa.
SOLUÇÃO: O investimento em uma tecnologia moderna se faz necessário, a empresa necessita investir em máquinas que possam realizar a lavagem do jeans através do ozônio, o que gerará economia de água, poupará recursos financeiros e melhorará a imagem da empresa junto aos consumidores. 
2) QUESTÕES TRABALHISTAS:
PROBLEMA: Licença maternidade de 80 dias.
SOLUÇÃO: Realização de um novo acordo com os funcionários para a adequação da Licença Maternidade de acordo com a Clt. (Art. 392. A empregada gestante tem direito à licença-maternidade de 120 (cento e vinte) dias, sem prejuízo do emprego e do salário. (Redação dada pela Lei nº 10.421, 15.4.2002)
PROBLEMA: Adicional de insalubridade5%, abaixo do mínimo permitido pela CLT
Art . 192 - O exercício de trabalho em condições insalubres, acima dos limites de tolerância estabelecidos pelo Ministério do Trabalho, assegura a percepção de adicional respectivamente de 40% (quarenta por cento), 20% (vinte por cento) e 10% (dez por cento) do salário-mínimo da região, segundo se classifiquem nos graus máximo, médio e mínimo.)
SOLUÇÃO: Adequar o pagamento do adicional de insalubridade conforme CLT.
PROBLEMA: Rigor excessivo na cobrança de metas a serem atingidas.
	“Existe uma linha tênue entre o direito/poder do empregador de cobrar determinados alcances e os exageros que tornam a sua conduta agressiva e abusiva, expondo o trabalhador a situações humilhantes e constrangedoras durante o exercício laboral.”
	Cobranças excessivas que podem levar á quadros de depressão, como ocorridos na Washing Jeans, podem se enquadrar como assédio moral, gerando prejuízos tanto a empresa, como ao QVT dos trabalhadores. 
SOLUÇÃO: Adequar o limite de cobranças de resultados dos colaboradores, definindo metas que possam serem atingidas, procurando manter um ambiente corporativo saudável.
3) QUESTÕES ORGANIZACIONAIS:
PROBLEMA: Não realização de ações que possam agregar valor a marca “Washing Jeans”
	Com a facilidade do acesso a informações, cada vez mais o consumidor procurar dar preferência a marcas que praticam a sustentabilidade e tem responsabilidade social. No caso da empresa Washing Jeans, a falta dessas ações desvaloriza a marca e mostra a necessidade de investimentos nesse setor, investimentos em tecnologia de ponta, que possa angariar economia de água nos processos de lavagem do jeans.
SOLUÇÃO: Realizar atividades sociais e ambientais que envolvam os colaboradores e a comunidade no qual está inserida a empresa, para minimizar os impactos ambientais e valorizar a marca perante os colaboradores e a comunidade. 
2.2 Tarefa 2 – Fatos, dados e condutas a serem mantidos.
1) Reuso da água utilizada na lavagem do jeans - Preocupação com a preservação do meio ambiente.
Essa ação já realizada na empresa “Washing Jeans” mostra que a mesma possui responsabilidade ambiental, reaproveitando a água da lavagem do jeans para outros usos na empresa. 
2) O respeito a férias, realizado após acordo coletivo, de acordo com a legislação, divido em 2 vezes de 15 dias, após o período aquisitivo e antes do fim do período concessivo. 
Art. 139 - Poderão ser concedidas férias coletivas a todos os empregados de uma empresa ou de determinados estabelecimentos ou setores da empresa. 
§ 1º - As férias poderão ser gozadas em 2 (dois) períodos anuais desde que nenhum deles seja inferior a 10 (dez) dias corridos
3) Manutenção da marca forte no mercado mesmo após 40 anos. 
A marca “Washing Jeans” tem renome no mercado, por ter mais de 40 anos de serviços prestados, com qualidade conhecida pelos clientes, uma marca valorizada que deve ser mantida, e através de ações de sustentabilidade, angariar mais valores a mesma.
2.3 Tarefa 3 – Foco na Sustentabilidade
	Sustentabilidade; o que ela pode agregar de valor a marca de uma empresa.
O que é Sustentabilidade?
	O termo Sustentabilidade engloba várias ações e atividades realizadas por uma empresa ou uma pessoa, visando preservar os recursos escassos por ela utilizados, identificando e aplicando maneiras de reduzir os impactos ambientais causados por sua atividade, visando garantir o futuro das próximas gerações, no meio onde ela está inserida. 
	Importância da Sustentabilidade para uma empresa em sua atividade de produção:
	Uma empresa não pode praticar a Sustentabilidade de maneira superficial, visando apenas o lucro, pois isso não se sustenta em longo prazo. A sustentabilidade deve ser tomada como parte da empresa no seu dia a dia, estando presente em todas as atividades por ela realizadas. Os consumidores não consomem apenas produtos, eles consomem a marca, e pra que essa marca seja valorizada, ela deve ter ações responsáveis, tanto socialmente quanto ambientalmente. Na empresa “Washing Jeans” uma atitude sustentável que deverá ser praticada é despoluição e tratamento da água que é devolvida ao meio ambiente, diminuindo o impacto por ela causado, esse é um exemplo de atitude sustentável.
2.4 Tarefa 4 – Dados do Consumo de água dos anos 2017 e 2018
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	ANO 2017
	
	ANO 2018
	
	Mês
	Consumo M3
	
	Mês
	Consumo M3
	
	Janeiro
	17000
	
	Janeiro
	18000
	
	Fevereiro
	17000
	
	Fevereiro
	17900
	
	Março
	16800
	
	Março
	17200
	
	Abril16550
	
	Abril
	17000
	
	Maio
	16500
	
	Maio
	16900
	
	Junho
	16200
	
	Junho
	16900
	
	Julho
	16100
	
	Julho
	16200
	
	Agosto
	15400
	
	Agosto
	15400
	
	Setembro
	15300
	
	Setembro
	15400
	
	Outubro
	15300
	
	Outubro
	15100
	
	Novembro
	14700
	
	Novembro
	15000
	
	Dezembro
	14300
	
	Dezembro
	14200
	
	
	
	
	
	
	
	DESVIO PADRÃO
	909,6598598
	
	DESVIO PADRÃO
	1229,436925
	
	MÉDIA
	15929,16667
	
	MÉDIA
	16266,66667
	
	MEDIANA
	16150
	
	MEDIANA
	16550
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
2.5 Tarefa 5 – Agregar Valor a marca “Washing Jeans”
DIRECIONAMENTO PARA A ADEQUAÇÃO DA PRODUÇÃO DA EMPRESA COM RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL. 
A empresa “Washing Jeans” é uma empresa antiga no mercado, mais de 40 anos, e é conhecida pela qualidade dos serviços prestados, mas não realiza atividades socioambientais, que agregam valor a marca e promovem uma melhora na qualidade de vida dos colaboradores (QVT) e no meio onde a empresa se encontra. 
Visto isso, a nossa consultoria indica a necessidade de realização de atividades socioambientais, exemplos abaixo, para uma valorização da marca perante a sociedade e uma produção sustentável: 
1)	Reduzir o impacto ambiental: A empresa Washing Jeans já realiza o reuso da água utilizada na produção, mas somente isso não é o suficiente, o investimento em tecnologias mais atuais para a diminuição do volume de água utilizado é necessário. 
2)	Criar líderes ambientais: Criar programas que possam incentivar colaboradores da empresa e a sociedade a participarem, afim de desenvolver nos mesmos uma liderança ambiental.
3)	Ações de Voluntariado: Incentivar os colaboradores da empresa a visitar Casas de recolhimento de idosos e de criança, pois uma simples visita causa um grande bem aqueles que ali se encontram. 
4)	Fazer doações para instituições sociais: Fazer doações para ONG’s, é um exemplo do que pode ser feito.
2.6 Tarefa 6 – Identificando insatisfação com as mudanças na empresa
	Como identificar o nível de qvt dos trabalhadores, (insatisfação com as mudanças apresentadas).
	Desde a implementação das mudanças pela empresa “Washing Jeans”, estão circulando boatos de insatisfação dos trabalhadores, e a empresa precisa estar ciente do que está acontecendo, pois a Qualidade de Vida dos Trabalhadores influencia diretamente na produção da empresa. 
	Para identificar estes problemas será necessária a coleta de dados juntos aos colaboradores da empresa. A empresa pode optar pelo questionário anônimo, onde há maior honestidade dos colaboradores, além de uma economia de custo e tempo para a realização.
	Para avaliar a opinião dos respondentes, as variáveis investigadas devem ser enunciadas em forma de afirmativas, com base no referencial teórico.
 	A percepção dos entrevistados será quantificada parapermitir o tratamento estatístico dos dados, de acordo com a seguinte escala de 5 pontos:
1 – discordo totalmente
2 – discordo parcialmente
3 – não concordo nem discordo
4 – concordo parcialmente
5 – concordo totalmente
	A partir da análise dos dados coletados, a empresa deverá tomar ações que possam melhorar a QVT dos colaboradores, e aplicar medidas para diminuir a insatisfação e boatos dentro da empresa.
2.7 Tarefa 7 – Proposta para a minimização de boatos dentro da empresa
Estabelecer uma comunicação interna visual de modo que todos os colaboradores da empresa possam ter acesso a informações, sentindo-se parte integrante da instituição, valorizado, melhorando o seu desempenho. 
A empresa deve utilizar de vários canais para promover essa comunicação, para demonstrar que boatos não são benéficos para empresa, pois informações sem comprovação trazem consequências negativas para a empresa e todos os colaboradores, afirmando que tais atitudes podem e deverão receber punição. Exemplos de canais a serem utilizados pela empresa:
1)	Jornal Mural – deve ser colocado em lugares visíveis, contendo textos curtos e objetivos.
2)	Intranet – Útil para empresas com mais de uma unidade.
3)	Rede social Corporativa – auto explicativo, exemplo: Facebook. O interessante é que os colaboradores contribuem de forma mais ativa. Para empresas grandes, é interessante que colaboradores de diferentes setores possam se conhecer.
4)	Tv Corporativa - atua da mesma forma como o jornal mural, mas é mais atrativa pelo dinamismo visual.
2.8 Tarefa 8 – Proposta de QVT com base no modelo Walton (1973)
Para melhorar o QVT da empresa, propomos (a seguir) um novo modelo.
Modelo de Richard Walton (1973)
Pinarello Pizzolato, B., de Moura, G. y Hennig Silva, A.: "Qualidade de vida no trabalho: uma discussão sobre os modelos teóricos" ,enContribuciones a laEconomía, abril 2013, em<http://www.eumed.net/ce/2013/qualidade-vida-trabalho.html>
Para Walton (1973) apud Rodrigues (1994) a “expressão qualidade de vida tem sido usada com crescente frequência para descrever certos valores ambientais e humanos, negligenciados pelas sociedades industriais em favor do avanço tecnológico, da produtividade e do crescimento econômico”.
O modelo de Walton (1973) procurou identificar as condições da QVT diante de oito categorias conceituais, que segundo Vieira (1996) podem ser descritas da seguinte maneira, no quadro abaixo:
Compensação justa e adequada: Pode ser vislumbrada através da adequada remuneração ao trabalho além de critérios de equidade. Para Walton (1973) apud Rodrigues 1994 (p. 82), o trabalho em primeiro plano, é visto como da maneira pela qual o indivíduo ganha a vida, e desta maneira é um conceito relativo, já que não existe um simples consenso sobre os padrões objetivos e subjetivos para julgar a adequada compensação.
Dentre as dimensões que podem ser vislumbradas citam-se:
1º - Remuneração adequada: Remuneração necessária para o empregado viver dignamente dentro das necessidades pessoais e dos padrões culturais, sociais e econômicos da sociedade. Verifica-se também se há compatibilidade do salário em relação a função desempenhada, bem como de acordo com as exigências quanto qualificação, responsabilidade e habilidade inerentes.
2º - Equidade interna: Equiparação na remuneração entre outros membros de uma mesma organização;
3º - Equidade externa: Equidade na remuneração em relação aos outros profissionais no mercado de trabalho.
Condições de trabalho: Caracterizado pelas condições reais existentes no local de trabalho para realização das tarefas, apresentando os seguintes parâmetros:
1º - Jornada de trabalho: Número de horas trabalhadas, previstas ou não pela legislação, e sua relação com as tarefas desempenhadas.
2º - Carga de trabalho: Quantidade de trabalho executados em um turno de trabalho;
3º - Ambiente físico: Local de trabalho em relações as condições de bem estar(conforto) e organização para o desempenho do trabalho;
4º - Material e equipamento: Quantidade e qualidade de material disponível para execução do trabalho;
5º - Ambiente saudável: Local de trabalho e suas condições de segurança e de saúde em relação aos riscos de injúria ou doenças;
6º - Estresse: Quantidade percebida de estresse a que o profissional é submetido na sua jornada de trabalho.
Uso e desenvolvimento de capacidades: Remete a necessidade de utilização das habilidades e conhecimentos do trabalhador, da sua capacidade de desenvolver sua autonomia e autocontrole. Abrange o significado de:
1º - Autonomia: Medida permitida, ao indivíduo, de liberdade substancial, independência e descrição na programação e execução do trabalho;
2º - Significado da tarefa: Relevância da tarefa desempenhada na vida e no trabalho de outras pessoas, dentro ou fora das instituições;
3º - Identidade da tarefa: Medida de tarefa na sua integridade e na avaliação do resultado;
4º - Variedade de habilidade: Possibilidade de utilização de uma larga escala de capacidades e de habilidades do individuo;
5º – Retro informação: Informação ao indivíduo acerca de avaliação do seu trabalho com um todo, e de suas ações.
Chances de crescimento e segurança: Diz respeito a possibilidade de crescimento na carreira, crescimento profissional e segurançasno emprego, conforme abaixo descrito:
1º - Possibilidade de carreira: Viabilidade de oportunizar avanços na instituição e na carreira, reconhecidos por colegas, membros da família, comunidade;
2º - Crescimento profissional: processo de educação continuada para o desenvolvimento das potencialidades da pessoa e aplicação das mesmas;
3º - Segurança e emprego: Grau de segurança dos empregados quanto á manutenção de seus empregos.
Integração social da empresa: Objetiva medir a ausência de diferenças hierárquicas marcantes, apoio mútuo, franqueza interpessoal e ausência de preconceito são fatores precípuos para um bom nível de integração social nas empresas. Possui como dimensões:
1º - Igualdade de oportunidades: Grau de ausência de estratificação na organização de trabalho, em termos de símbolos “status” ou estruturas hierárquicas íngremes; e de discriminação quanto á raça, sexo, credo, origens, estilos de vida e aparência;
2º - Relacionamento: Grau de relacionamento marcado por auxílio recíproco, apoio sócioemocional, abertura interpessoal e respeito às individualidades;
3º - Senso comunitário: Grau de senso de comunidade existente na instituição.
Constitucionalismo: Caracteriza pelos direitos dos empregados cumpridos na instituição:
1º - Respeito às leis e aos direitos trabalhistas: Observância ao cumprimento dos direitos do trabalhador, inclusive o acesso à apelação;
2º - Privacidade social: Grau de privacidade que o empregado possui dentro da instituição;
3º - Liberdade de expressão: forma como o empregado pode expressar seus pontos de vista aos superiores, sem medo de represálias;
4º - Normas e rotinas: Maneira como normas e rotinas influenciam o desenvolvimento do trabalho.
Trabalho e espaço total de vida: Walton (p. 16) 1973 apud Rodrigues 1994 (p. 84) Afirma que a “experiência de trabalho de um indivíduo pode ter efeito negativo ou positivo sobre outras esferas de sua vida, tais como suas relações com sua família. Ainda, expõem a relação entre trabalho e espaço total de vida através do conceito de equilíbrio, que deve atingir os esquemas de trabalho, expectativa de carreira, progresso e promoção.
Em suma, é o equilíbrio entre a vida social do empregado e a vida no trabalho:
1º - Papel balanceado no trabalho: Equilíbrio entre jornada de trabalho, exigências de carreira, viagens e convívio familiar;
2º - Horário de entrada e saída do trabalho: Equilíbrio entre horários de entrada e saída do trabalho e convívio familiar (estabilidade nos horários).
Relevância total da vida no trabalho: Percepção do empregado em relação à responsabilidade social da instituição na comunidade, à qualidade de prestação dos serviços e ao atendimento de seus empregados:
1º - Imagem da instituição: Visão do empregado em relação à sua instituição de trabalho: importância para comunidade, orgulho e satisfação pessoais de fazer parte da instituição;
2º - Responsabilidade social da instituição: Percepção do empregado quanto à responsabilidade social da instituição para a comunidade, refletida na preocupação de resolver os problemas da comunidade e também não causar danos;
3º - Responsabilidade social pelos serviços: Percepção do empregado quanto à responsabilidade da instituição com a qualidade dos serviços postos a disposição da comunidade;
4º - Responsabilidade social pelos empregados: Percepção do empregado quanto à sua valorização e participação na instituição, a partir da política de recursos humanos.
3 – CONSIDERAÇÕES FINAIS
		Tomando por base todas as informações relacionadas a Questões Ambientais, Trabalhistas e Organizacionais na empresa “Washing Jeans”, nossa equipe de Consultores chegou a conclusão de que a empresa precisa aplicar imediatamente as soluções apontadas para os problemas identificados. Pois vimos que apesar de ter mais de 40 anos no mercado, a empresa precisa acompanhar as tecnologias atuais para evitar desperdícios de água no processo de produção, e ter uma responsabilidade social e ambiental, de sustentabilidade, que agregue valores a marca da empresa. Também são necessários novos acordos trabalhistas, para se adequar a Legislação e evitar sanções. 
	E por último aplicar o modelo Walton para melhorar a Qualidade de Vida dos Trabalhadores, pois uma empresa que visa apenas o lucro a curto prazo, que não tem a Sustentabilidade como um de seus pilares, que não se preocupa com o QVT dos seus colaboradores, não se mantém no mercado a longo prazo..
4 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
· Portal Jusbrasil. Disponível em https://www.jusbrasil.com.br/topicos/10721384/artigo-392-do-decreto-lei-n-5452-de-01-de-maio-de-1943> Acesso em 19 de Outubro de 2019.
· Portal Administradores.com “Disponível em: https://administradores.com.br/producao-academica/relatorio-tecnico-em-consultoria.” Acesso em 18 de Outubro de 2019.
· Kalil, Amanda.; Portal Jus.com.br, Disponível em https://jus.com.br/artigos/36781/assedio-moral-cobranca-e-punicao-nas-empresas-com-politica-de-metas. Acesso em 05 de Outubro de 2019.
· Portal Childfund.brasil.org. Disponível em https://www.childfundbrasil.org.br/blog/6-exemplos-de-responsabilidade-social-para-empresas/. Acesso em 11 de Outubro de 2019.
· ALVARENGA, Rúbia Zanotelli de. O assédio moral laboral como fator de adoecimento no trabalho. Disponível em: <https://www.lex.com.br/doutrina_27649717_O_ASSEDIO_MORAL_LABORAL_COMO_FATOR_DE_ADOECIMENTO_NO_TRABALHO.aspx>. Acesso em: 11 de julho de 2019.

Continue navegando

Outros materiais