Buscar

A Kava Kava

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Kava Kava, conhecida também como Kawa kawa, é uma planta apimentada originária da Polinésia (Sul do Oceano Pacífico), que era utilizada há mais de três mil anos na forma de suco e chá para a cura , cerimônias religiosas e rituais no geral, por causa de suas propriedades relaxantes e sedativas. Contudo, desde final do século XX, vem sendo usada em tratamentos de ansiedade, nervosismo, agitação, insônia, calmante natural e antiinflamatório, em detrimento de sua eficácia para estas indicações. A descrição na botânica foi realizada primeiramente pelo Johann Foster, que denominou Piper, por fazer uma comparação ao seu sabor picante, e a palavra Methysticum no grego significa “bebida embriagante”(ALONSO, 1998). No entanto, alguns estudos científicos afirmam que essa planta medicinal traz problemas quando há um uso prolongado, pois pode causar hipertensão, anomalias nas células sanguíneas, hepatotoxicidade ( danifica o fígado), enfraquecimento muscular, tonturas e outras situações incômodas. Além disso, é contraindicado dirigir quando ingerir o medicamento, porque pode alterar os reflexos na direção. Outrossim, não é permitido lactantes e grávidas utilizar esse medicamento, por problemas hepáticos e com uso exagerado pode trazer graves sintomas. Por isso, é evidente que ao tomar kava-kava, deve-se observar os sintomas e reações pessoais e mantendo a dosagem adequada, porque se começar a sentir dormência da língua, tremores e tonturas, fica claro que já está excedendo a “dose correta” para o organismo. Por conseguinte, a Kawa-kawa promove um relaxamento da musculatura esquelética sem afetar os músculos esqueléticos, melhora o humor, a ansiedade e benéfica na indução do sono. Possui uma ação ansiolítica, hipnótico no sistema nervoso, melhorando assim a qualidade do sono e ansiedade.
Figura 1. Forte: ADEMAR MENEZES, 2002.
Na figura 1, a planta picante é arbustiva do grupo das angiospermas, de folhas cordiformes (ápice agudo) e membranáceas, apresentando a coloração verde. O caule de kawa-kawa possui entre-nós curtos e nós salientes, com raízes em formato de cabeleira. 
CONTRAINDICAÇÕES: Quando o indivíduo ingere doses altamente concentradas de P. methysticum, poderá originar uma intoxicação, os sintomas principais são: ataxia, desequilíbrio, distúrbios de fala, fadiga, sonolência, midríase, perda de apetite, dificuldade muscular e entre outros fatores. Portanto, quando contém esses sintomas, deve-se suspender o medicamento imediatamente para não haver problemas mais sérios. Além disso, é contraindicado dirigir quando ingerir o medicamento, porque pode alterar os reflexos na direção. Outrossim, não é permitido lactantes e grávidas utilizar esse medicamento, por problemas hepáticos e com uso exagerado pode trazer graves sintomas. 
Por conseguinte, a Kawa-kawa promove um relaxamento da musculatura esquelética sem afetar os músculos esqueléticos, melhora o humor, a ansiedade e benéfica na indução do sono. Possui uma ação ansiolítica, hipnótico no sistema nervoso, melhorando assim a qualidade do sono e ansiedade. Mas como descrito acima não é permitido usar em doses altas e por isso compra-se apenas com receitas médicas. 
REFERÊNCIAS: https://curapelasplantas.com.br/planta_medicinal/kava-kava-cava-cava-sf/
https://www.criasaude.com.br/noticias/kava-kava-eficaz-contra-ansiedade-00010.htm
https://www.oficinadeervas.com.br/conteudo/a-kawa-kawa-atua-sobre-ansiedade-e-insonia-veja-como
https://www.tuasaude.com/kava-kava/
https://assets.unitpac.com.br/arquivos/Revista/63/3.pdf

Continue navegando